segunda-feira, 30 de setembro de 2024

DECRAB Camaquã recupera trator furtado em São Joaquim-SC

    No dia 27 de setembro a Polícia Civil através da DECRAB Camaquã e da Delegacia de Polícia de São Martinho, recuperou um trator Massey Ferguson, modelo 275, hoje avaliado em R$ 50.000,00. Este trator foi objeto de furto mediante Estelionato, fato ocorrido em 6 de junho de 2021.
    A recuperação deste trator corresponde a 6ª Fase da “Operação Mahindra”, em que DECRAB Camaquã identificou e desarticulou a maior quadrilha do Estado do Rio Grande do Sul envolvida no golpe na aquisição de maquinários agrícolas, em sua grande maioria Tratores. 
    A vítima de São Joaquim caiu no golpe, o trator foi transportado até a cidade de Garibaldi quando foi entregue a um dos membros da quadrilha. A Delegacia de Polícia de Garibaldi ficou responsável pelas investigações, mas somente a pessoa que recebeu o trator foi identificado.
    Em abril de 2024 a DECRAB Camaquã, dando sequências as Investigações da “Operação Mahindra” realizou buscas nas cidades de São Martinho, Humaitá e Nova Candelária, formalizando depoimentos sobre a procedência de 4 tratores furtados, que foram negociados pela quadrilha com revendas da região. Destas diligências foi recuperado em julho deste ano, um trator pertencente a uma vítima de Morro Redondo.
    Informações também surgiram referente ao trator Massey Ferguson modelo 275, sendo este localizado em agosto. Foram realizadas todas as verificações necessárias, comprovando que o trator localizado era o trator furtado da cidade de São Joaquim-SC. Após contatos com a vítima foi agendado uma data para formalizar o registro de recuperação e devolução do referido trator.
    A DECRAB Camaquã agradece a Delegacia de Polícia de São Martinho, na figura da Comissária Mara, pela presteza e agilidade em formalizar o registro, depoimentos e demais documentos necessários.



Escolas de Camaquã serão transferidas para antiga Fundasul

    As fortes chuvas que atingiram Camaquã na semana passada causaram diversos transtornos à cidade, incluindo danos consideráveis em algumas escolas municipais. Diante dessa situação, a Secretaria Municipal de Educação decidiu transferir os alunos de três escolas para o prédio da antiga Fundasul, visando garantir a continuidade das aulas.
    Os estabelecimentos de ensino que tiveram suas estruturas comprometidas pela chuva passarão por uma avaliação detalhada para identificar os reparos necessários. Enquanto isso, os alunos serão acolhidos na antiga Fundasul, que se encontrava ociosa desde o encerramento de suas atividades.
    A decisão de utilizar o prédio da antiga Fundasul foi considerada a mais adequada para garantir a continuidade do processo de ensino e aprendizagem, minimizando os impactos causados pelas chuvas. A Secretaria Municipal de Educação está trabalhando para adaptar o espaço e oferecer as condições necessárias para o bom desenvolvimento das atividades escolares.
Quais são as escolas de Camaquã que terão aulas na Fundasul:
    As aulas reiniciam no dia 02 de outubro, no prédio da Fundasul, para as seguintes escolas:EMEF João Goulart,
EMEF Dr. Nadir Medeiros e
EMEI Irmãs Bernardinas
    Já os alunos da EMEF Mário Centeno Crespo, ainda não possuem uma data definida para o retorno das aulas. O local aguarda que as águas na localidade de Pacheca baixem, para que as atividades tenham condições de serem retomadas.







PARABÉNS IRINÊS GEIGER- MARATONISTA CAMAQUENSE

    O sucesso não é um destino, mas sim uma jornada. É sobre aprender e crescer ao longo do caminho. É sobre superar desafios e obstáculos. É sobre nunca desistir dos seus sonhos. Se você está disposto a trabalhar duro e se dedicar, você pode alcançar qualquer coisa q se propuser a fazer.

    Eu faço parte do seleto grupo de maratonistas.



quinta-feira, 26 de setembro de 2024

POLÍCIA CIVIL REALIZA PRISÃO POR TRÁFICO DE DROGAS

     A Delegacia de Polícia Civil de São Lourenço do Sul em investigação sobre tráfico de drogas no Bairro Navegantes, identificou um indivíduo responsável pela venda das drogas. De posse das provas suficientes, a autoridade policial representou pela prisão preventiva do suspeito e mandado de busca e apreensão. Na tarde de hoje, 26/09/2024, policiais civis realizaram as diligências de busca apreendendo porções de maconha, dinheiro e um veículo Renalt/Megane. O investigado de 36 anos de idade foi encaminhado ao Presídio de Pelotas. Auxilie a Polícia Civil com informações pelo whatsapp 53-98448.5901





Polícia prende o autor do homicídio de empresário Camaquense

    A Polícia Civil divulgou na tarde desta quinta-feira (26) que prendeu no bairro Hípico o homem apontado como autor da morte do empresário Marcos Veni Martins Farias, de 72 anos, ocorrida em 14 de setembro. Álvaro Eusébio Xavier, de 43 anos, teria confessado a autoria do crime.Conforme a Polícia Civil, a investigação de seguimento iniciou no dia 16 de setembro e no mesmo dia o autor já havia sido identificado, ouvido e confessado o crime. Ainda conforme a Polícia Civil, a identificação do autor foi mantida em sigilo para não atrapalhar as investigações.
    O inquérito policial será concluído em até de 10 dias, quando as demais circunstâncias do crime serão esclarecidas.Marcos Farias era proprietário de uma oficina de funilaria de automóveis no centro de Camaquã. Ele foi morto com diversos golpes de faca em sua casa, na Rua Bento Gonçalves, onde funcionava a oficina.
Foto: Divulgação

Local do crime



quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Imagens de Camaquã que foi atingida por forte temporal nesta quarta-feira

Igreja no Bairro Viégas


Sindicato Rural de Camaquã e Arambaré





















Fenômeno conhecido como microexplosão atingiu Camaquã

    Um forte temporal, resultado de uma microexplosão, causou estragos significativos em Camaquã, na Costa Doce do Rio Grande do Sul na madrugada desta quarta-feira (25). A cidade foi atingida por ventos intensos, queda de árvores, postes e destelhamentos, deixando grande parte da população sem energia elétrica.A onda de tempestades que assola o estado desde o domingo intensificou-se nesta quarta, com novos temporais fortes e severos atingindo diversas regiões. Em Camaquã, a situação foi ainda mais crítica devido à microexplosão, um fenômeno caracterizado por uma corrente de vento descendente violenta que se espalha de forma radial ao atingir a superfície.
Instabilidade severa do tempo atingiu Camaquã nesta quarta (25)
    De acordo com a MetSul Metereologia, uma frente semi-estacionária se convertendo em frente fria, aliada à alta umidade do ar, contribuiu para a formação de nuvens carregadas e de grande desenvolvimento vertical, típicas de produzir microexplosões. Imagens de satélite mostram nuvens com topos atingindo -70ºC sobre a cidade no momento do evento.
    Embora estações meteorológicas não tenham registrado ventos extremamente intensos em Camaquã, a concentração dos danos em uma área específica indica a ocorrência de uma microexplosão, um fenômeno localizado e de grande poder destrutivo.A Defesa Civil municipal está realizando um levantamento dos danos e prestando auxílio às famílias atingidas. A prefeitura de Camaquã decretou estado de emergência e solicita doações de alimentos, água, materiais de construção e roupas.
Parque Sindicato Rural de Camaquã

Foto Divulgação/Sindicato Rural de Camaquã


terça-feira, 24 de setembro de 2024

Saiba o que pode ou não ser feito no dia da eleição

    Em 6 de outubro, mais de 153 milhões de brasileiras e brasileiros irão às urnas para escolher novos prefeitos e vereadores para 5.569 municípios. E, para esse dia, a Justiça Eleitoral tem uma norma que disciplina o que pode ou não ser feito, seja pelos candidatos ou pelos próprios eleitores. Todas as regras sobre propaganda eleitoral estão na Resolução TSE n° 23.610/2019, modificada recentemente pela Resolução TSE n° 23.732/2024.
                                                            Permissão
    No dia das eleições é permitida a manifestação, desde que individual e silenciosa, da preferência do eleitor por determinado candidato, partido, coligação ou federação, desde que seja feita por meio do uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.


                                                Proibição

    A aglomeração de pessoas com roupas ou instrumentos de propaganda que identifiquem partido, coligação ou federação é vedada pela legislação eleitoral. Da mesma forma, é proibida a manifestação ruidosa ou coletiva, a abordagem, aliciamento e utilização de métodos de persuasão ou convencimento do eleitorado, bem como a distribuição de camisetas.
    Nas seções eleitorais e juntas apuradoras, os servidores da Justiça Eleitoral, mesários e escrutinadores são proibidos de usar ou portar qualquer objeto que tenha propaganda de candidato, partido, coligação ou federação. A violação a qualquer uma das condutas listadas acima configura divulgação de propaganda, prevista no artigo 39 da Lei n° 9.504/1997.
                                                Crimes
    É considerado crime, no dia da eleição, o uso de alto-falantes e amplificadores de som; a realização de comício ou carreata; a persuasão do eleitorado; a propaganda de boca de urna; a divulgação de propaganda de partido ou candidato; e a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento, podendo ser mantidos em funcionamento aplicativos e conteúdos que já tenham sido publicados anteriormente.
                                           Responsabilização
    Qualquer cidadão que tiver conhecimento de infração penal prevista na legislação eleitoral deve comunicar ao juízo da zona eleitoral onde a irregularidade foi verificada. Juízas e juízes eleitorais poderão, a depender da natureza da infração, encaminhar as irregularidades para análise do Ministério Público.
Fonte: https://www.tse.jus.br/





Acidente na ERS-350 em Chuvisca

    Um acidente ocorreu no início da tarde desta terça-feira na ERS-350, segundo informações de populares o motorista teria perdido o controle do veículo devido há muita água na pista e colidido contra uma árvore as margens da rodovia.
    A Brigada militar atendeu a ocorrência e a secretaria de saúde do município de Chuvisca prestou os primeiros socorros e levou o motorista para atendimento no posto de saúde do município.
Não temos a informação sobre o estado de saúde e a gravidade dos ferimentos do motorista.



Fotos: Divulgação Internautas







Camaquã: temporal provoca interrupção nas aulas em diversas escolas

    As fortes chuvas que atingem a região de Camaquã desde a madrugada desta terça-feira, dia 24 de setembro, causaram a suspensão das aulas em pelo menos cinco escolas do interior do município. O motivo é a impossibilidade de trafegar pelas estradas rurais, que estão intransitáveis devido ao grande volume de água.
    Previsão de retorno das aulas no interior de Camaquã é incerta
    A previsão de retorno das aulas ainda é incerta e depende da evolução das condições climáticas. As escolas orientam que os alunos e responsáveis entrem em contato com os estabelecimentos de ensino para obter informações atualizadas sobre a situação.
    A Defesa Civil de Camaquã alerta a população para os riscos de transitar em locais com alagamentos. As autoridades recomendam que a população redobre a atenção ao cruzar pontes e bueiros.Confira a relação de escolas com aulas suspensas nesta terça no interior de Camaquã:EMEF 15 Novembro
EMEF Chequer Buchain
EMEF Érico Veríssimo
EMEF João Beckel
EMEF Mário Crespo

Imagem/Divulgação




segunda-feira, 23 de setembro de 2024

COMUNICADO DE EXTRAVIO DE TALÃO

 

EXTRAVIO DE TALÃO DE PRODUTOR

 

                   SILVIO SANTO MIRANDA LONGARAY CPF 008.085.560-10 produtor rural, estabelecido na localidade de Costa do Sutil, Banhado do Colégio, Interior de Camaquã, RS, comunica que possui talão bloco de notas modelo 15, número 175806872 e em 30.04.2024 foi perdido o referido talão da Empresa TGL Tabacos Green Leaf Ltada, CGC nº 10.616.265/0001-72. Comunica para fins de regularização junto a Receita Federal conforme ocorrência nº 2024 0923 1101 745.

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Traficante é presa no interior de Cristal

    Uma traficante foi preso na manhã desta quarta-feira (18), no interior de Cristal. A prisão ocorreu na localidade de Cordeiro.De acordo com a polícia, uma mulher foi condenada pelo crime de tráfico de drogas e um mandado de prisão foi expedido em desfavor da criminosa. Ação da polícia Civil de Cristal contou com o apoio da Delegacia de Guaíba.
    Após a prisão, a traficante, de 28 anos, foi encaminhada ao Sistema Prisional onde ficará à disposição da Justiça.
    Denúncias podem ser feitas a Delegacia de Polícia de Cristal pelo WhatsApp (53) 9844-85901.

Divulgação/PC





Gerando Falcões, Gerdau e Melnick lançam projeto para restaurar bairro de Eldorado do Sul

    Iniciativa conta com uma rede de empresas parceiras para implementar o programa Favela 3D - Digna, Digital e Desenvolvida - no RS, projeto escalável que visa reestruturar bairro impactado pelas enchentes de maio
    Duas das maiores empresas gaúchas se uniram à Gerando Falcões para trazer ao Rio Grande do Sul o projeto Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida), idealizado pela ONG para melhorar a qualidade de vida nas favelas do país e empoderar seus moradores. O intuito é transformar a realidade de comunidades duramente afetadas pelas enchentes de maio. Melnick e Gerdau encontraram na ONG de atuação nacional a parceria com a expertise necessária para desenvolver uma iniciativa com potencial de ser replicada e escalada para diversos locais e contribuir na reconstrução das cidades impactadas pelas inundações.
    E a primeira cidade escolhida para receber o projeto com um investimento de cerca de R$ 17 milhões foi Eldorado Sul, município da Região Metropolitana de Porto Alegre que foi o mais atingido pela catástrofe climática no estado, com 100% da área urbana da cidade impactada e 32 mil pessoas dos 39 mil habitantes da cidade afetados fortemente. Esse será o primeiro projeto Favela 3D na região sul do Brasil. Para viabilizar a execução, há a expectativa da adesão de outras grandes empresas no projeto para a captação dos recursos necessários.
    A iniciativa levará para a Vila Costaneira, em Eldorado do Sul, uma nova infraestrutura de saneamento básico, intervenções de melhorias habitacionais, desenvolvimento social, geração de renda, inclusão digital e o programa decolagem, que prevê o acompanhamento individualizado de cada integrante atendido pelo programa por meio de um aplicativo.
    A Melnick, que atuou ativamente em diferentes frentes para ajudar os gaúchos em maio deste ano, como na participação em resgates, infraestrutura e manutenção de abrigos, mutirões de logística de doações e de limpeza de Porto Alegre, já possuía um projeto para Eldorado do Sul iniciado em junho de 2023, que mapeou as vilas Progresso e Costaneira, visando contribuir com a administração municipal para levar saneamento básico, calçamento, iluminação, uma praça e um centro comunitário estruturado para a região que é considerada a mais carente da cidade. O projeto em construção estava em fase de ajustes e buscando o apoio do Instituto Ascendendo Mentes, integrante do ecossistema da Gerando Falcöes no Rio Grande do Sul, para a realização conjunta dessa iniciativa de transformação social e amparo das famílias dessas comunidades.
    Assim que a tragédia climática praticamente dizimou a cidade, desde a primeira semana, a Melnick, a partir da interlocução com o grupo Unidos por Eldorado, não mediu esforços para auxiliar a cidade nos salvamentos, mantimentos, limpeza e reconstrução. A Escola Municipal La Hire Guerra já recebeu melhorias emergenciais realizadas pela incorporadora, em parceria com o Unidos por Eldorado e empresas como a Dell, e foi entregue renovada para atender os estudantes da comunidade.
    A Gerdau, por sua vez, tem atuado desde o primeiro dia das chuvas, com doações de itens de necessidade básica e suporte às ações públicas. Nos últimos meses, tem se comprometido com a reconstrução do estado, como a construção de dez pontes, reforma de 13 escolas e um hospital, apoio no Centro Humanitário de Acolhimento da ACNUR, bem como ações de suporte aos seus colaboradores atingidos e a micro e pequenos negócios gaúchos.

Projeto Eldorado

    E para acelerar essa retomada da cidade, Melnick e Gerdau entram como estruturadores do Projeto Eldorado, que imediatamente contou com a adesão e apoio da Gerando Falcões, com sua expertise de ecossistema de desenvolvimento social e responsável pela execução da iniciativa. A Gerdau já é parceira de diversas outras ações da ONG por todo o Brasil e não será diferente no Projeto de Eldorado.
    Além dos investimentos já definidos pelas empresas para viabilizar a execução da primeira Favela 3D no RS, projeto replicável da Gerando Falcões que já transformou diversas comunidades em outros estados brasileiros, as companhias também realizam interlocução com gestores de outras grandes empresas para formar uma rede de investidores para o projeto.
    "A dinâmica do Favela 3D tem sido bem-sucedida porque trazemos a comunidade para jogar junto com a gente. Trabalhamos em conjunto com todos os moradores para entender as reais necessidades e os principais problemas a serem resolvidos. Além de um plano de ação geral, também prestamos apoio a cada família, por meio do Decolagem, programa a partir do qual estipulamos metas individuais para a emancipação da pobreza e acompanhamos a evolução a partir do nosso aplicativo e mentores", explica Edu Lyra, CEO e Fundador da Gerando Falcões.
    "Acreditamos que a união dessas grandes empresas irá criar um ambiente que nos possibilita auxiliar de maneira efetiva na reconstrução de Eldorado do Sul, além de criar condições de implantarmos uma iniciativa replicável e que pode ser escalada a diversas outras cidades e regiões que ainda sofrem com os impactos das enchentes de maio, contando com a expertise da Gerando Falcões para concretizarmos essa entrega", destaca Leandro Melnick, CEO da Melnick.
    Já a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e gaúcha de nascimento, tem um histórico de colaboração com a Gerando Falcões, incluindo a implementação de outras iniciativas recentes da Favela 3D em São Paulo e no Rio de Janeiro e a criação de fundo aberto para captação de recursos direcionados a reconstrução de habitações no Rio Grande do Sul.
    "Permanecemos ao lado do povo gaúcho e comprometidos em participar ativamente da recuperação do Rio Grande do Sul. Essa nova parceria se soma às inúmeras frentes de apoio em que estamos atuando para a reconstrução do estado em que nascemos há 123 anos, que já somam mais de R$74 milhões", afirma André Bier Gerdau Johannpeter, vice-presidente do Conselho de Administração da Gerdau. "Com a Favela 3D, vamos contribuir para impactar positivamente e devolver a dignidade para a população da Villa Costaneira, em Eldorado do Sul."
    Além disso, o Projeto Eldorado já conta em seu planejamento de uma segunda fase, que prevê a construção do zero de um novo e moderno Centro Comunitário, num prédio com três pavimentos e diversas salas para atividades, refeitório, duas quadras poliesportivas (uma coberta e outra externa), criando um ambiente propício para o desenvolvimento social, esportivo e pedagógico para as crianças e jovens da comunidade.
    O cronograma de execução da iniciativa está dividido em três etapas: Diagnóstico, Planejamento, e Implementação. Com início previsto já para esse terceiro trimestre, a previsão de conclusão do Programa Favela 3D é até setembro de 2026. Porém, a iniciativa nasce com o objetivo claro de ser replicada e escalada para outras vilas e comunidades de Porto Alegre e Região Metropolitana que foram duramente impactadas pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul.

Sobre a Gerando Falcões

    A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua na superação da pobreza nas favelas. Nosso trabalho é realizado com força de uma Rede de ONGs. Ou seja, somos uma ONG que apoia e acelera o trabalho de outras ONGs e líderes sociais que atuam em periferias e favelas em todo o Brasil. Estamos unidos por uma missão audaciosa: transformar a pobreza das favelas em peça de museu antes de Marte ser colonizado. Fazemos isso por meio de programas e tecnologias sociais escaláveis e de alto impacto, capazes de gerar resultados de longo prazo como a Falcons University, Favela 3D, Decolagem e ASMARA.

Sobre a Gerdau

    Com 123 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: mais de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,91 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).

Fonte: Martha Becker | martha@marthabecker.com.br

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Se Liga: qual é a função das mesárias e dos mesários nas eleições?

 Chegue à seção de votação bem informado sobre o trabalho desses colaboradores da Justiça Eleitoral

Você sabe o que faz uma mesária ou um mesário no dia das eleições? Por que eles são convocados para trabalhar nas eleições e quais são as suas atribuições na seção de votação?

        A atuação desses colaboradores da Justiça Eleitoral é essencial para garantir um pleito transparente e eficiente, além de ser fundamental para o fortalecimento da democracia e do exercício da cidadania. Dados do cadastro eleitoral indicam que foram convocados 1.890.826 mesárias e mesários para as Eleições Municipais de 2024.
    Todo o processo de votação é conduzido por eles. Essa é uma função que exige grande responsabilidade. Qualquer cidadã ou cidadão pode se voluntariar para trabalhar como mesária ou mesário nas eleições, mas é necessário ter mais de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral.
Divisão de atribuições
As atribuições são divididas entre quatro pessoas na seção eleitoral:
Presidente da seção eleitoral: é a maior autoridade no local de votação e responsável por manter a ordem, podendo solicitar apoio da força pública, se necessário.
Mesários: o primeiro e o segundoº mesário auxiliam a pessoa que ocupa o cargo de presidente e a substituem na ausência dela, nessa ordem.
Secretário: é a pessoa responsável pelo preenchimento da ata da mesa receptora de votos, registrando as ocorrências no campo "Anotações". As mesárias e os mesários convocados recebem treinamento especial, que pode ser presencial ou realizado no ambiente de aprendizagem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mesmo aquelas pessoas que já atuaram em eleições anteriores precisam refazer o treinamento a cada ano eleitoral, para se atualizarem sobre as novidades e fazerem uma reciclagem.
Competências das mesárias e dos mesários
    Entre as principais funções desempenhadas por esses colaboradores da Justiça Eleitoral, estão: identificar os eleitores: conferir documentos e verificar se a eleitora e o eleitor estão aptos a votar na seção eleitoral correspondente;
    Organizar o fluxo de eleitores: manter a ordem e garantir que as eleitoras e os eleitores sigam o processo corretamente, desde a chegada à seção eleitoral até a votação na urna eletrônica
    Também verificam as credenciais dos fiscais de partido que passam pela seção;
operar a urna eletrônica: iniciar o processo de votação, liberando a urna para cada eleitora ou eleitor, e prestar assistência em caso de dúvidas;
    Garantir o sigilo do voto: zelar para que a eleitora e o eleitor votem de forma sigilosa e sem interferências;
    Emitir o comprovante de votação: entregar o comprovante após o registro do voto;
registrar ocorrências: anotar em ata qualquer problema ou irregularidade ocorrida durante o processo eleitoral;
    Encerrar a votação: finalizar o processo de votação no horário estipulado e preparar a urna para o envio dos resultados.

Quem não pode se voluntariar para a função?
A Justiça Eleitoral estabelece algumas exceções para quem deseja ser mesária ou mesário. Veja quem não pode se voluntariar:
- Candidatas, candidatos e seus parentes, até o segundo grau, inclusive por afinidade, e cônjuges.
- Integrantes de diretórios de partidos políticos ou federações que exerçam funções executivas.
- Agentes policiais.
- Ocupantes de cargos de confiança do Poder Executivo.
- Funcionários do serviço eleitoral.
- Eleitoras e eleitores menores de 18 anos.
Fonte: .tse.jus.br


Mulher morre após ser atropelada na ERS-350, em Chuvisca

    Um grave acidente com vítima fatal foi registrado na noite deste domingo, 15 de setembro na ERS-350, em Chuvisca. Uma mulher, identificada como


Fabiana Vieira Bitencourt 48 anos, foi atropelada por um veículo que trafegava pela ERS 350 próximo a esquina do Rincão na Vila Silva em Chuvisca..
    De acordo com informações preliminares, a vítima foi socorrida por equipes de resgate e encaminhada a um posto de saúde do município. No entanto, devido à gravidade dos ferimentos não resistiu e veio a óbito.
    As causas do acidente estão sendo investigadas pela Polícia Civil. A Brigada Militar esteve no local para atender a ocorrência. Segundo familiares e amigos, Fabiana sofria de depressão.

Foto: Divulgação/Redes sociais






Obras da nova ponte sobre o Rio Camaquã avançam em Cristal

    O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está investindo R$ 85 milhões na duplicação da ponte sobre o Rio Camaquã, localizada no km 428 da BR-116/RS, nas proximidades do município de Cristal.


Foto: Divulgação/DNIT

       A obra, que já alcançou um avanço significativo, tem como objetivo principal melhorar a fluidez do trânsito na região, facilitando o escoamento da produção para o Porto de Rio Grande e o acesso de turistas uruguaios ao litoral sul do Brasil.
    Além da duplicação da ponte, o projeto também inclui a construção do viaduto da Pompéia, que servirá como acesso secundário para o município de Camaquã. As intervenções nas duas Obras de Arte Especiais englobam serviços de terraplenagem, pavimentação e sinalização.
Benefícios para a região de Camaquã
    A ampliação do trecho da BR-116/RS trará diversos benefícios para a região, impactando diretamente a vida de mais de 66 mil habitantes de Camaquã. Estima-se que cerca de 3,8 mil veículos de carga e 2,2 mil veículos de passeio transitam diariamente pelo local, e a duplicação da ponte proporcionará mais segurança e agilidade para todos esses usuários.A obra também contribuirá para o desenvolvimento econômico da região, facilitando o escoamento da produção agrícola e industrial para o Porto de Rio Grande. Além disso, a melhoria da infraestrutura viária atrairá mais turistas para o litoral sul do Brasil, impulsionando o turismo local.

Andamento das obras

    As obras de duplicação da ponte sobre o Rio Camaquã estão em ritmo acelerado. Atualmente, já foram concluídos 76% da fundação, 75% dos blocos, 71% da mesoestrutura e 33% da superestrutura. O DNIT estima que a obra seja concluída em 2025.





Denúncia anônima leva à prisão por tráfico de drogas em Camaquã

    Uma ação da Força Tática da Brigada Militar resultou na prisão de um homem por tráfico de drogas na madrugada deste domingo, no bairro Getúlio Vargas, em Camaquã.A operação foi deflagrada após a polícia receber uma denúncia anônima informando sobre a venda de drogas na região. Diante da informação, os policiais intensificaram o patrulhamento no bairro e, durante uma incursão a pé pelas ruas, avistaram um indivíduo em atitude suspeita, portando uma mochila.
    Acusado de tráfico de drogas tentou fugir dos policiais
   Ao perceber a presença da polícia, o homem tentou fugir, mas foi rapidamente abordado. Durante a busca pessoal, os policiais encontraram cerca de 2,5 kg de maconha e uma balança de precisão dentro da mochila.
    Questionado sobre a origem da droga, o suspeito confessou ter recebido uma quantia em dinheiro para transportar de um local para outro. Ele também informou que residia nas proximidades e que em sua casa havia mais drogas para consumo próprio.
    Diante dos fatos, os policiais se deslocaram até a residência do suspeito, onde encontraram mais uma porção de maconha em um armário.
    O homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e encaminhado à UPA para realização de exame médico e, posteriormente, à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Camaquã para registro da ocorrência.
Foto: Divulgação


sexta-feira, 13 de setembro de 2024

POLÍCIA CIVIL REALIZA PRISÃO DE INDIVÍDUO AUTOR DE FURTOS A ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS NO CENTRO DA CIDADE

         A Delegacia de Polícia Civil de São Lourenço do Sul realizou uma investigação referente à furtos ocorridos nos dia 06 e 07 de setembro em estabelecimentos comerciais do centro da cidade. Comprovada a autoria do fato, a autoridade policial representou pela prisão preventiva do investigado, a qual foi deferida pelo Poder Judiciário. Na data de hoje, 13/09/2023, no Bairro Barrinha, foi efetuada a prisão preventiva do autor dos furtos, o qual possui diversos antecedentes de crimes contra o patrimônio. O preso foi encaminhado ao Presídio Regional de Pelotas. Auxilie a Polícia Civil com informações pelo whatsapp 53-98448.5901

Foto: Divulgação/PC


ACIC Promove Encontro com Candidatos à Prefeitura de Camaquã durante Reunião-Almoço

    A Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC) realizou, nesta quinta-feira (12) mais uma edição da tradicional Reunião-Almoço, promovendo um encontro com os candidatos à Prefeitura de Camaquã, Marcos Maranata, prefeito, Renato Nogueira, vice-prefeito, pela Chapa: Juntos por Amor à Camaquã.
    O evento, que aconteceu na sede da entidade, teve como objetivo proporcionar um espaço de diálogo entre os representantes da classe empresarial e o candidato, abordando as propostas para o futuro do município.
    A presidente da ACIC, Carla Roxo, destacou a importância de promover esses momentos de interação entre o setor público e a comunidade empresarial.
    "A ACIC sempre esteve comprometida com o desenvolvimento econômico e social de Camaquã. Hoje, mais uma vez, criamos uma oportunidade para que diferentes perspectivas sejam ouvidas, com o propósito de contribuir para o crescimento sustentável da nossa cidade", afirmou Carla durante seu discurso de abertura.
    O evento faz parte de dois encontros programados para o mês de setembro, com o objetivo de oferecer uma plataforma para os candidatos exporem suas visões para o município.
    No próximo dia 26, a ACIC receberá os candidatos Abner Dilman, prefeito e Luciano Cabeça, vice-prefeito, da Chapa: Camaquã Seguindo no Rumo Certo, dando continuidade aos encontros promovidos pela entidade.
    Ao final da Reunião, Carla Roxo agradeceu a presença de Marcos Maranata e Renato Nogueira, e ressaltou a importância do diálogo contínuo entre os setores público e privado, afirmando que a participação ativa da classe empresarial é essencial para a construção de um futuro próspero para Camaquã.
Por: Igor Garcia - Assessor de Imprensa ACIC





quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Superando a Traição: Um Guia para a Cura e Reabilitação

 Ser traído é uma experiência dolorosa que pode abalar as bases da confiança e da autoestima. A dor da traição pode ser devastadora, mas com tempo, apoio e as estratégias certas, é possível superar essa fase e seguir em frente com a vida.

1. Permita-se Sentir:

É crucial reconhecer e validar seus sentimentos, sejam eles raiva, tristeza, mágoa ou confusão. Negar ou reprimir essas emoções só prolongará o processo de cura. Permita-se chorar, gritar ou conversar com alguém de sua confiança sobre o que está passando.

2. Evite Contato com o Traidor:

Manter contato com a pessoa que te traiu só reabrirá as feridas e dificulta o processo de seguir em frente. Se possível, bloqueie o contato nas redes sociais e evite lugares que frequentam juntos.

3. Não Se Culpe:

A culpa é um sentimento comum após a traição, mas é importante lembrar que você não é responsável pelas ações do outro. A traição é uma escolha do traidor, e não um reflexo do seu valor como pessoa.

4. Busque Apoio:

Converse com amigos, familiares ou um terapeuta sobre o que você está passando. O apoio social é fundamental para lidar com a dor emocional e te ajudará a se sentir menos sozinho.

5. Cuide de Si Mesmo:

Priorize sua saúde física e mental durante esse período difícil. Alimente-se de forma saudável, pratique exercícios físicos, durma o suficiente e evite o uso excessivo de álcool ou drogas.

6. Pratique o Autocuidado:

Dedique tempo para atividades que te tragam prazer e relaxamento. Leia um livro, tome um banho relaxante, pratique yoga ou meditação. O autocuidado te ajudará a reduzir o estresse e a ansiedade.

7. Reflita sobre o Relacionamento:

Com o tempo e a distância emocional, analise o relacionamento de forma racional. Identifique padrões comportamentais como sugar baby, falhas de comunicação ou problemas que possam ter contribuído para a traição. Essa reflexão te ajudará a tomar melhores decisões em futuros relacionamentos.

8. Perdoe a Si Mesmo e ao Traidor:

O perdão não significa condenar a traição, mas sim abrir mão da raiva e do ressentimento que te prendem ao passado. Perdoar te libertará da dor e te permitirá seguir em frente com a vida.

9. Reconstrua sua Autoestima:

A traição pode abalar sua autoestima, mas é importante lembrar que você é valioso e digno de amor. Reafirme suas qualidades, estabeleça metas e conquistas pessoais para fortalecer sua autoconfiança.

10. Abrace a Possibilidade de Novos Relacionamentos:

Com o tempo e a cura, você estará pronto para abrir seu coração para novos relacionamentos. Busque pessoas que te tratem com respeito, amor e honestidade.

Lembre-se:

A superação da traição é um processo individual e leva tempo. Não se compare com outras pessoas e respeite seu ritmo de cura.

É normal sentir altos e baixos durante o processo de recuperação. Tenha paciência consigo mesmo e persista em seus esforços para se curar.

Se sentir que não está conseguindo lidar com a dor da traição sozinho, procure ajuda profissional de um psicólogo ou terapeuta.

A traição pode ser uma experiência dolorosa, mas não define quem você é. Com amor próprio, apoio e as estratégias certas, você superará essa fase e construirá um futuro feliz e saudável.

Foto: Divulgação


Fonte: Júlia Pautas



Prefeitura de Camaquã abre concurso público com 44 vagas em diversos cargos

 Inscrições para concurso público iniciam nesta sexta-feira, 13 de setembro.

    Começam nesta sexta-feira (13) as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Camaquã para 57 cargos com 44 vagas mais cadastro reserva. O edital do concurso foi publicado na terça-feira (10).

    As inscrições estarão abertas de 13 de setembro até o dia 13 de outubro, pelo site www.creativegroup.net.br. É necessária a realização do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 55,00 para os cargos de nível fundamental incompleto e completo, de R$ 85,00 para os cargos de nível médio e nível técnico e de R$ 135,00 para aqueles de nível superior. A solicitação de isenção de taxa de inscrição será de 13/09 a 19/09/24, obedecendo os procedimentos conforme o edital do Concurso Público 01/2024.

    As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas no dia 17 de novembro de 2024 (domingo), das 08h às 12h, para os cargos de Ensino Fundamental e Médio e, das 14h às 18h, para os cargos de Ensino Técnico e Superior, conforme horário oficial de Brasília-DF. Dúvidas e mais informações sobre o concurso estão disponíveis no link https://concursos.creativegroup.net.br/informacoes/16/ ou no site da Prefeitura na aba “Concursos”.


Câmara dos deputados aprova aumento da pena de feminicídio para até 40 anos

    A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei do Senado Federal, que aumenta a pena para o crime de feminicídio, a pena atual é de 12 a 30 anos de reclusão, pela proposta passará a ser de 20 a 40 anos, e inclui outras situações consideradas agravantes da pena.
    Os deputados também aprovaram que o crime passe a figurar em um artigo específico em vez de ser um tipo de homicídio qualificado, como ocorre hoje em dia.
    Segundo a matéria, as novas situações que podem aumentar a pena, os agravantes, são de assassinato da mãe ou da mulher responsável por pessoa com deficiência e quando o crime envolver: emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio cruel; traição, emboscada, dissimulação ou recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido; e emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido.
    Todas as circunstâncias do crime analisado serão atribuídas também ao coautor ou participante do assassinato.
    O PL prevê aumento de penas em 1/3 caso a vítima estiver grávida ou nos três meses após o parto, quando as vítimas forem menores de 14 anos ou maiores de 60, e aumento de 1/3 caso o crime tenha ocorrido na presença de filhos ou pais da vítima.
    Pela proposta os autores de crimes contra a mulher ficam proibidos de exercer mandato eletivo ou ocupar cargo público.
    O texto também amplia a pena para delitos cometidos em razão do sexo feminino, como lesão corporal, crimes contra a honra, ameaça e descumprimento de medida protetiva.
    A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) ressalta a importância de tratar o crime de feminicídio como um crime autônomo.
    “Enfrentar o feminicídio não é apenas recrudescimento penal. Envolve política de educação, cultura e multissetorialidade. É necessário termos uma sociedade onde não haja dor em sermos mulheres”.
    O texto foi aprovado em plenário nesta quinta-feira (11), e agora segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Fonte: Francine Marquez