Além dos novos titulares, chefe do Executivo também anunciou mudanças de nomes das pastas.
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (23/12), o prefeito Abner Dillmann anunciou mudanças na composição do secretariado municipal, bem como a atualização dos nomes de algumas pastas do governo. As alterações fazem parte de um processo de reorganização administrativa, com foco em maior eficiência, integração das políticas públicas e fortalecimento das ações estratégicas do município.
Durante o anúncio, o chefe do Executivo confirmou os novos titulares das seguintes secretarias:
Secretaria Especial de Governo – Vitor Azambuja
Com experiência no Legislativo e na administração pública, de 2015 a 2017 atuou como assessor na Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), de 2017 a 2018 integrou o gabinete do então deputado estadual Marcel van Hattem na Assembleia Legislativa e exerceu a função de Coordenador de Relacionamento Institucional do IPE Saúde de 2019 a 2020. Foi eleito vereador em 2020 e reeleito em 2024, tornando-se o mais jovem vereador eleito da história do município
Secretaria de Desenvolvimento Social – Fabiano Ribeiro
Formado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil 2002, atua como advogado há 23 anos. É Especialista em Direito Público. Foi Assessor Jurídico na Câmara Municipal de Vereadores de Arambaré, Procurador-Chefe do Município de Camaquã de 2017 a 2024. Em 2025, assumiu o cargo de Secretário da Saúde de Camaquã.
Secretaria da Cultura, Turismo e Eventos – Eva Rosi Bueno Nunes
É pedagoga, com formação em Ciências Físicas e Biológicas e pós-graduação em Gestão Escolar, Supervisão e Inspeção Escolar e Gestão Democrática da Educação. Com mais de 30 anos de experiência na área educacional, atuou como professora, diretora, supervisora educacional e gestora pública, tanto na rede municipal quanto na rede privada de ensino. Foi Secretária Municipal da Educação no período de 2017 a 2020, reassumindo a pasta entre 2023 e 2024. Também integrou a diretoria executiva da UNDIME/RS e presidiu a regional da ACOESTADOCE.
Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Sustentável (anterior Secretaria do Meio Ambiente) – Gildo Silva
É formado em História pela Uniasselvi e especialista em História Contemporânea pela PUCRS e em Gestão Pública pela UFRGS. Foi Supervisor do gabinete do Vice-Governador do Estado do RS de 2011 a 2014. Também foi Coordenador Regional da Agência de Desenvolvimento Social do RS na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social – FGTAS de 2015 a 2018. Foi assessor parlamentar da bancada do PSB na Câmara Municipal de Vereadores de Camaquã de 2019 a 2022. Foi Secretário da Agricultura e Abastecimento de Camaquã de 2022 a 2024. Assumiu a pasta da Cultura, Turismo e Eventos de Camaquã em 2025.
Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (anterior Secretaria do Planejamento e Mobilidade Urbana) – Tenente-Coronel Marcelo Nunes Ferreira
Formou-se no curso de Soldados 1991 em Camaquã, depois se formou no curso de sargentos de 1993 em Santa Maria. Concluiu o curso superior de formação de oficiais de 1995 a 1998 na Academia de Polícia Militar – Porto Alegre. É Bacharel em Ciências Militares – Área de Defesa Social, e pós-graduado em Gestão Pública pelas Faculdades SENAC em 2015. Em 2015 assumiu o comando do 30º Batalhão de Polícia Militar de Camaquã. Em Camaquã foram 24 anos de atuação, sendo destes, 22 anos como oficial em diversas funções de comando. Como Comandante do 30° BPM foram duas oportunidades, entre 2015 e 2016, e em 2019. Em 2021 assumiu o comando do 6º Batalhão de Polícia Militar da cidade de Rio Grande, onde atuou até 2022.
Secretaria da Saúde – Daniel Mariano
É Psicólogo clínico e organizacional formado pela PUCRS, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e pós-graduado em Transtornos de Ansiedade e Pânico. Possui MBA em Gestão da Psicologia Organizacional, formação que une a ciência do comportamento humano a estratégias de liderança, alta performance e bem-estar corporativo. Com uma trajetória de 8 anos como Sargento nas Forças Armadas (Exército e Aeronáutica), possui sólida expertise em disciplina, resiliência e gestão de pessoas, competências que hoje aplica em consultorias e palestras para empresas e instituições.
Além das nomeações, o prefeito também anunciou a mudança na denominação de algumas secretarias, adequando seus nomes às atribuições exercidas:
A Secretaria da Agricultura e Abastecimento passa a se chamar Secretaria do Desenvolvimento Rural;
A Secretaria da Infraestrutura passa a se chamar Secretaria da Infraestrutura Urbana;
A Secretaria dos Transportes passa a se chamar Secretaria da Infraestrutura Rural.
De acordo com o prefeito Abner Dillmann, as mudanças refletem um novo momento da administração municipal. “Estamos promovendo ajustes importantes para tornar o governo mais organizado, moderno e alinhado com as reais necessidades da população. A redefinição das pastas e a chegada de novos secretários fortalecem a capacidade de planejamento e execução das políticas públicas, garantindo mais eficiência e resultados concretos para a nossa cidade”, destacou..
























.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)


.jpg)






.jpg)
.jpg)



.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)






