| Cantora camaquense faz sua estreia como compositora |
Na sexta-feira, 16 de outubro - noite de lua nova - quando completou 29 anos, a cantora e compositora camaquense Luana Fernandes lançou em várias plataformas digitais o seu CD de estreia com músicas autorais - o álbum “Lua de Outubro” - que conta com 15 faixas. Ela realizou uma live em Florianópolis - SC, onde está residindo, e de presente recebeu um programa especial na FM Cultura, além de ter sido destaque em diversos veículos de imprensa, inclusive no Segundo Caderno da Zero Hora, na coluna “Paralelo 30”, do conceituado crítico musical Juarez Fonseca.
O CD autoral, que já estava pronto, tinha lançamentos programados para Porto Alegre e Camaquã, no Teatro do Sesc. Contudo, a pandemia provocada pela Covid-19 fez com que ela mudasse seus planos suspendendo, temporariamente, os shows presenciais, que devem voltar em 2021.Desde sua estreia nos palcos, em 2012, com o show “FéMenina” gravado em DVD independente na Casa de Cultura Mario Quintana, Luana vem conquistando a cena musical da capital, tendo inclusive recebido da ALRS o prêmio Vitor Mateus Teixeira de Melhor Cantora 2019. Neste ano ela encerrou o programa Galpão Crioulo na RBS TV, com o clipe da música “Pôr do Sol no Guaíba”, composição de Barbosa Lessa, que também faz parte de seu álbum de estreia.
Em “Lua de Outubro”, Luana Fernandes mostra as diferentes fases da lua e de sua carreira de dez anos, fincando raízes na MPB, mas sem deixar de absorver elementos de outros gêneros, tomando para si diversas características, como guitarras com multi-efeitos, baterias eletrônicas, pitadas de flamenco, percussões afro e temas que nos levam ora para o acústico dos violões, ora para o soul. Essa mistura de sons associado à voz límpida e à interpretação vibrante de Luana se transforma numa sonoridade contemporânea e poética, não datada, que não deixa de ser um retrato da nova música popular brasileira.
A música “Lua de Outubro”, que dá título ao CD, é uma composição do poeta e pai da cantora Catullo Fernandes, com melodia de Ricardo Cordeiro, que também assina a direção musical do disco. As 15 faixas trazem canções da própria cantora, com destaque para “Jaqueta preta”, “Não quis” e “Mulher África”, além de composições de Ricardo Cordeiro, e o poema “Análise”, de Fernando Pessoa musicado por Álvaro Santestevan.
Músicos:
Ricardo Cordeiro (violão/baixo/vocais)
Fernando Sefrin (bateria)
Douglas Vallejos (sax/harmônicas)
Gabriel Romano (acordeon)
Lorenzo Flach (guitarra)
Gisa Haas (teclado)
Roberta Campos (castanholas)
Risomá Cordeiro (contrabaixo)
Bruno Coelho (percussão)
Lu Mello (percussão)
Amaro Neto (sons incidentais e guitarra)
Produção: Luana Fernandes/Catullo Fernandes
Produção e Direção Musical: Ricardo Cordeiro
Mixagem e Masterização: Amaro Neto
Direção de arte: Edinara Patzlaff
Fotografia: Beta Iribarrem
Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu
Produção Executiva: Lizandra Moraes
Redes:
https://www.luanafernandes.com/
https://instagram.com/luanafernandescantora
facebook.com/luanafernandescantora
Contato cantora - (51) 9 9188.5288
Nenhum comentário:
Postar um comentário