Sem educação não há possibilidade de solução. Segundo Gilberto Jasper, “ O trânsito é uma coleção de insanidades que desafia a psiquiatria”. Embora as estatísticas que apontam o luto de várias famílias todos os dias, a Polícia Rodoviária Federal tem enfrentado alterações no trânsito das diversas rodovias do estado.
Também, o vandalismo e a pichação foi elevado à condição de “arte” e “manifestação de protesto”, em vez de “crime”. Prédios públicos e privados, monumentos, placas de trânsito, veículos e tudo que estiver ao alcance não escapa da destruição dos marginais. Os gastos com a limpeza e recuperação seriam importantes para contratar professores, brigadianos e funcionários para postos de saúde.
O desemprego de mais de 14 milhões de pessoas tem muito a ver com a carência de mão de obra qualificada. Gilberto Jasper afirma que tem ouvido depoimentos de empresários que promovem cursos gratuitos que são suspensos por falta de interessados. E isto, na verdade, acontece nos diversos segmentos do mercado. Também é surpreendente, que doenças extintas retornam com força total, causando milhares de vítimas, principalmente, nas camadas mais pobres, por falta de hábitos saudáveis.
Vários governos, municipais, estaduais e federal, são apontados por órgãos de controle por descumprimento de preceitos legais que preveem percentuais fixos a serem investidos em saneamento. Todos esses problemas têm em sua raíz o descaso com a “ educação”.Enquanto professores forem remunerados de forma ofensiva, prédios forem relegados ao abandono e os avanços da informática e tecnologia forem exceção nas escolas, conviveremos com o caos.
Josy Farias
Nenhum comentário:
Postar um comentário