terça-feira, 31 de maio de 2022

Organização criminosa com ação Interestadual Especializada em Furtos de Tratores é desarticulada pela Decrab Camaquã



Na manhã de hoje dia 31 de maio de 2022, a Polícia Civil através da Decrab Camaquã deflagrou a 3ª fase da “Operação Mahindra” desarticulando uma organização criminosa que se especializou no furto de tratores, crimes cometidos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

As investigações iniciaram em 12 de abril de 2021, quando uma vítima da cidade de Sertão Santana registrou ocorrência relatando que havia caído em um golpe. Segundo o relato da vítima ela ofereceu no OLX seu trator, recebendo mensagens via WhatsApp de uma pessoa interessada em comprar o maquinário. Este “suposto” comprador efetuou um depósito na conta da vítima, e mandou um guincho buscar o trator, porém na segunda-feira a vítima constatou que o depósito era um envelope vazio.

A Decrab Camaquã assumiu as investigações e constatou a forma de atuação da quadrilha. O contato com as vítimas ocorria via WhatsApp, pelo Líder da quadrilha, o qual cumpre pena no Presídio Regional de Caxias do Sul. O golpe normalmente concluído em uma sexta-feira, quando era efetuado o depósito na conta da vítima, através de um envelope vazio, tomando a precaução de fazer este depósito após o término do horário bancário, o que impediria que a vítima averiguasse se realmente o valor acertado, havia sido depositado.

Posteriormente o Líder contratava um guincheiro para realizar o transporte, normalmente com destino para Caxias do Sul e Farroupilha, porém antes de chegar ao destino recebia novas orientações para entregar o trator em outro local. A Decrab constatou que os Guincheiros eram contratados aleatoriamente e que não faziam parte da quadrilha, recebiam um pedido de frete via WhatsApp, acertavam o valor e eram pagos em dinheiro quando entregavam o trator. 

Os criminosos sabiam que as vítimas iriam anotar a placa dos caminhões, bem como ficavam com o contato telefônico dos motoristas. Se o Guincheiro fosse identificado pela Polícia não teria como saber quem o contratou. A Decrab constatou que quando o Guincheiro era orientado a entregar em outro local, membros da quadrilha já estavam acompanhando este caminhão, bem como após a entrega esse Guincheiro era seguido até sair do local, para garantir que não iria desconfiar de algo e chamar a polícia. 

A esposa do Líder também tinha forte atuação na organização, pois repassava as ordens aos demais, retransmitindo mensagens de áudio, onde ameaças eram feitas com relação a dívidas.

O braço direito do Líder era quem recebia o trator e tinha a função de repassar o maquinário para outro integrante, este encarregado de vender o mais rápido possível, normalmente por valor abaixo de mercado. O integrante que recebia o trator já tinha um receptador encarregado de vender o maquinário. Para não deixar rastros, após a venda do trator, o dinheiro era depositado em várias contas de terceiros, que depois repassavam este dinheiro para a esposa do Líder, para seu cunhado e para seu braço direito.

Durante as investigações a Decrab Camaquã conseguiu rastrear e recuperar 2 tratores negociados pela quadrilha, maquinário que estavam no interior do município de Nova Bassano, um deles pertencente a vítima de Sertão Santana e o outro a uma vítima de Candelária. Todos os integrantes da quadrilha foram identificados, as transações bancárias, bem como a movimentação de 14 tratores entre janeiro e junho de 2021. 

Com a conclusão do Inquérito Policial, foi representado pelas Prisões Preventivas dos 10 integrantes da quadrilha e por Mandados de Busca em 13 residências nas cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Cotiporã, Cidreira e Lajeado. Foi comprovado que o Líder do grupo já havia sido indiciado pela prática criminosa através de uso de WatsApp, por este motivo a Decrab Camaquã representou pela transferência deste preso do Presídio Regional de Caxias do Sul, na intenção de que não tivesse acesso a internet e que não desse continuidade aos golpes, sendo o pedido acatado pelo Poder Judiciário que determinou que o preso “deve ser segregado em Presídio com bloqueadores de sinal”. 

Foram presos o Líder da quadrilha, um dos integrantes e o receptador, estando os demais investigados em situação de foragidos. 

O Inquérito Policial foi concluído e remetido ao Poder Judiciário, onde todos os 10 integrantes da organização criminosa foram denunciados. A Decrab agradece ao apoio da 8ª DPRI, 19ª DPRI, 23ª DPRI e 29ª DPRI.

segunda-feira, 30 de maio de 2022

HOMICÍDIO EM CERRO GRANDE DO SUL*




Na madrugada do dia 29/05/2022, houve registro de várias vítimas baleadas num estabelecimento na Zona Rural de Cerro Grande do Sul. O local, chamado de CABANA, é alvo de diversas denúncias por funcionar como PUTEIRO. Várias já foram as intervenções policiais no local. Inclusive, no começo do ano houve um tiroteio no local, ocasião em que não restaram feridos.

Acerca dos fatos deste fim de semana, 02 pessoas vieram a óbito no local, enquanto outras 02 pessoas ficaram feridas.

Dentre os mortos, 01 homem e 01 mulher. O homem é natural da cidade, sem passagens pela polícia. A mulher, estava com alerta de DESAPARECIMENTO registrado em GUAÍBA. Ela também não tinha antecedentes.

Em relação aos feridos, 01 mulher que era visitante de vários presidiários diferentes, que já foi vítima de tentativa de homicídio outras vezes na região metropolitana, além de 01 homem, natural de CGS, somente com antecedentes de violência doméstica.

A ocorrência foi atendida pela Brigada Militar de Camaquã e Delegacia de Pronto Atendimento de Camaquã.

Os Agentes da DP de Cerro Grande do Sul já iniciaram as diligências para identificar e ouvir as testemunhas.

O Del Luciano ressalta que buscará entender a dinâmica dos fatos, através dos laudos periciais e relatórios de investigação, de modo que ainda é prematuro falar sobre motivação do crime.

quarta-feira, 25 de maio de 2022

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL

CLUBE NAÚTICO ARAMBARÉ

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL

 

            O Comodoro do Clube Náutico Arambaré no uso de suas atribuições estatutárias vem notificar o associado Marcelo Felipe Gross para que apresente defesa prévia, no prazo de 15 (quinze) dias, referente ao cometimento pelo associado de infração prevista no Artigo 25, alínea a do Estatuto Social do Clube.

                                                          

Diego Chamorro dos santos

Comodoro do Clube Náutico Arambaré

                                               Arambaré, 19 de maio de 2022.


segunda-feira, 23 de maio de 2022

Atletas da Apae representam Camaquã nas Olimpíadas das Apaes do Rio Grande do Sul

 


Doze alunos/atletas da Apae Camaquã representaram nossa instituição e nosso município nas Olimpíadas das Apaes RS que acontecem em Canoas de 23 à 27 de maio. 

Os alunos da Apae Camaquã se classificaram para disputar 10 modalidades ao longo da competição. 

Para a coordenadora de educação física da Apae, Adriana Barão o momento é de superação: "Mais do que participar do evento, nossos alunos se dedicaram para estarem lá, se superaram e nos deram um belo exemplo, temos certeza de que Camaquã estará muito bem representada nos jogos. 

A Delegação da Apae Camaquã é composta pelos atletas: 

Karen, Alcenira e Cássio - Natação estilos Crow e Costas

Elisandro -Tênis de Mesa

Camila e João Batista - Bocha Adaptada

Luma - Corrida de PC e Bocha Adaptada

Elzira - Salto em Distância, Corrida Revezamento 4x100 e Arremesso de Peso

Flávia Rebeca -Lançamento de Dardo, Corrida Revezamento 4x100 e Arremesso de peso

Maiquel - Salto em Distância

Adriele - Corrida de 50/100 Down e Corrida Revezamento 4x100

João Paulo -Corrida de PC

Os alunos serão acompanhados pelas profissionais da instituição: 

Adriana Barão - coordenadora de educação física

Thays Felhberg fisioterapeuta

Kamilla Lutz -  professora

Chalana Florisbal - supervisora

Agradecemos as mães Sandra, Simone e Zilma que acompanharam a delegação ao longo dos jogos. 

Boa sorte aos atletas, estamos orgulhosos de vocês.

Alunos da Rede Municipal de Ensino participam do 1º Circuito Camaquense de Corrida

 





Competição contou com a participação de estudantes das escolas municipais.

Na manhã deste domingo (22), foi realizado o 1º Circuito Camaquense de Corrida no entorno da Praça da Legalidade. O evento esportivo teve a parceria da Secretaria Municipal da Educação e Desporto, de Allende Bueno Eventos Esportivos e contou com apoio de empresas locais.

Neste primeira edição, a Rede Municipal de Ensino foi representada pelas escolas municipais 15 de Novembro, Bento Dias, Rui Barbosa, Ana Tomázia, Alfredo Jacobsen, Marina de Godoy Netto, João Goulart e Chequer Buchaim. Também participaram da competição atletas de toda a região.


Segundo o diretor de Esportes, Everton Peglow, a competição superou as expectativas da organização em sua primeira edição. “Todos estão de parabéns, os atletas e principalmente os alunos da rede que demonstraram disciplina e empenho no decorrer da corrida”, relatou Everton.


Confira os vencedores:


Categoria 1 – Nascidos em 2014/2015/2016 – Masculino (400 metros)

Campeão: Estevan Martins Peglow – Joga 10

2º Lugar: Gustavo Kruger Nunes – EMEF Bento Dias

3º Lugar: João Luvas da Silvas Elias – EMEF Marina de Godoy Netto


Categoria 2 – Nascidos em 2014/2015/2016 – Feminino (400 metros)

Campeã: Ana Luiza Meyer Dornelles

2º Lugar: Rafaela Copes da Silva - EMEF 15 de Novembro

3º Lugar: Valentina Berche Peter

Categoria 3 – Nascidos em 2010/2011/2012/2013 – Masculino (600 metros)

Campeão: Luis Felipe Gomes – Toque de Bola – Cristal

2º Lugar: Caio Vitor Ribeiro – Joga 10

3º Lugar: Erick Miranda de Abreu

Categoria 4 – Nascidos em 2010/2011/2012/2013 – Feminino (600 metros)

Campeã: Amanda Munchow Hartwig – EMEF Rui Barbosa

2º Lugar: Luane Venzke – EEEF Carvalho Bastos

3º Lugar: Maiara Copes da Silva – EMEF 15 de Novembro

Categoria 5 – Nascidos em 2007/2008/2009 – Masculino (1,5 km)

Campeão: Gustavo de Antônio - Talagasso

2º Lugar: Ruan Soares Nogueira – Joga 10

3º Lugar: Lucas Rafael da Silva Zillmer – EMEF 15 de Novembro

Categoria 6 – Nascidos em 2007/2008/2009 – Feminino (1,5 km)

Campeã: Jéssica Clara Mariano - EMEF 15 de Novembro

2º Lugar: Lauana Copes da Silva - EMEF 15 de Novembro

3º Lugar: Natália Munchow Altemburg - EMEF 15 de Novembro

Parceria SMED e SENAR disponibilizou curso de bolachas e salgados caseiros




Curso disponibilizado às manipuladoras de alimentos da Rede Municipal de Ensino irá beneficiar os alunos das escolas municipais.

Na semana passada realizou-se nas dependências da Assessoria de Suprimento Escolar - Setor de Nutrição o "Curso de Bolachas e Salgados Caseiros", uma parceria do Senar com a Secretaria Municipal da Educação e Desporto, ministrado pela instrutora Denize Vogg.

A iniciativa ocorreu em parceria das empresas Viviana Alimentos e Blue Ville, que ofertaram a farinha de trigo, macarrão e farinha de arroz utilizada nas preparações, bem como brindes para serem sorteadas às manipuladoras.

Nesse curso foram contempladas as manipuladoras de alimentos das escolas: EMEF Marina de Godoy Netto,  EMEF Ana Tomázia Ribeiro, EMEF Otto Laufer, EMEF Bento Francisco Dias, EMEF 15 de Novembro, EMEF Drº Nadir Medeiros, EMEI Irmãs Bernardinas, EMEI Recanto Infantil, EMEI Cecy Ribeiro Dias e APAE.

Essas capacitações estão sendo oferecidas para as manipuladoras que trabalham diretamente com a preparação da Alimentação Escolar nas escolas municipais, em pequenos grupos,  para intensificar a prática e o aprendizado de receitas nutritivas que serão oferecidas aos alunos da rede municipal.

"A realização desses cursos visa valorizar e capacitar esses profissionais tão importantes na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE em nosso município", afirmou Viviane Krüger, Nutricionista e Assessora de Suprimento Escolar.

O encerramento do curso teve a participação do Secretário Municipal da Educação e Desporto, Nelson Egon Geiger Filho e da Secretária Adjunta, Jaqueline Santos, como também a participação de Leandro Lampe, Técnico em Educação do Senar.

O Secretário Nelson declarou que: “Fico alegre em ver a dedicação de cada uma das manipuladoras de alimentos em fazer estas delícias que irá beneficiar as crianças da nossa rede municipal de ensino”.

POLÍCIA CIVIL PRENDE DOIS INDIVÍDUOS EM CERRO GRANDE DO SUL



Em 23/05/2022, policiais civis efetivaram a prisão de 02 indivíduos em Cerro Grande do Sul.

O primeiro é acusado de traficar drogas na zona rural, sendo alvo de prisão preventiva, após representação da autoridade policial.

O segundo já respondia a processo, réu por tráfico de drogas e porte de arma de fogo. Estava submetido a medidas cautelares impostas pelo Poder Judiciário, porém foi flagrado pela Brigada Militar descumprindo as medidas, estando fora de sua residência no período noturno. A Autoridade Policial tomou conhecimento do descumprimento, representando pela prisão do indivíduo, que não aproveitou a benesse concedida pelo judiciário.

Ambos serão recolhidos ao Sistema Prisional.

quarta-feira, 18 de maio de 2022

SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO É PRESO EM TAPES*

Em 18/05/22, durante a madrugada, um indivíduo foi baleado, sendo alvejado por 02 disparos, ocasião em que foi socorrido ao hospital. 

A Polícia Civil, tão logo recebeu a notícia, efetuou diligências, identificando um vigilante, suspeito de ter atirado contra a vítima, que é usuário de drogas. 

Realizadas buscas na casa do suspeito, 02 armas e diversas munições foram apreendidas.

O suspeito foi autuado em flagrante, sendo liberado mediante o pagamento de fiança.

Ele será indiciado pela posse irregular de arma de fogo, e a depender do curso das investigações, também responderá pelo homicídio.

POLÍCIA REALIZA OPERAÇÃO EM CERRO GRANDE DO SUL*

Em 17/05/2022, policiais civis e militares realizaram diligências na zona rural de Cerro Grande do Sul, visando cumprir mandados judiciais. 

Um indivíduo foi preso. 

Houve a apreensão de uma arma de fogo com numeração raspada, além de munições e outros objetos. 

A operação coordenada pelo Delegado Luciano contou com o apoio da DP Tapes, DP Camaquã, DP Barra do Ribeiro e DECRAB.




Irga promove Seminário Milho Irrigado em Terras Baixas nos dias 23 e 24 junho

Com objetivo de promover e difundir o cultivo de milho irrigado em terras baixas, o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) realizará nos dias 23 e 24 de junho, em Restinga Seca, o Seminário “Milho Irrigado em Terras Baixas”. O público-alvo deste evento serão produtores de arroz que realizam rotação com culturas de sequeiro e técnicos atuantes na temática.

Em terras altas do RS, na safra 2020/21, a produtividade média foi de 5,4 t/ha em  801,7 mil hectares (CONAB).  Sob condições de alto manejo, em pesquisas desenvolvidas com milho irrigado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), na Estação Experimental do Arroz (EEA), em Cachoeirinha, e pela UFSM, em Santa Maria têm sido obtidas altas produtividades do grão, superiores a 10,00 t/ha ou 167 sc/ha.  

Resultados iguais ou superiores também foram obtidos em unidades demonstrativas conduzidas nas Estações Regionais de Pesquisa do IRGA, ou seja, as informações de manejo para alta produtividades do milho já estão disponíveis de forma regionalizada. Em função do potencial e estabilidade produtiva, devido a capacidade de irrigação da metade sul, os preços atrativos, a lavoura de milho já é uma realidade em terras baixas, com vários produtores apostando nessa nova alternativa para as terras baixas. 

Algumas informações do manejo do milho irrigado em terras baixas estão disponibilizadas nas circulares técnicas do IRGA, em parceria com a UFRGS e a UFSM, intituladas “Milho no contexto da lavoura arrozeira: potencialidades, desafios e avanços” (No. 006/Junho/2020) e “Milho no contexto da lavoura arrozeira: manejo dos fatores relacionados à planta e viabilidade financeira” (No. 008/Novembro/2000), disponíveis no site do IRGA.

A programação do evento, que será divulgada em breve, conta com experts no assunto, como o Prof. Dr. Paulo Régis da Silva. Além de um espaço de debates, em que produtores trarão suas experiências com o cultivo do milho irrigado em terras baixas. São parceiras desse evento, as empresas BASF, BAYER, DEKALB, Sementes Agroceres, Agroeste, Pionner e Sementes NK.

Para Rodrigo Machado, presidente do Irga, o milho em terras baixas já é uma realidade. "Temos que tratar a lavoura de arroz como parte do sistema de produção, onde estão inseridos, soja, milho e pecuária. 

A diretora técnica da autarquia, Flávia Tomita, fala sobre a importância do seminário que é o primeiro evento promovido pelo IRGA tendo como tema central a cultura do milho irrigado em terras baixas. "Dentro do sistema de produção de arroz irrigado, o milho tem importância sendo uma alternativa para a rotação e diversificação de culturas. Ao longo dos anos, o IRGA já  vem realizando pesquisas com essa cultura, assim o seminário tem como objetivo a transferência da tecnologia aos produtores." salientou.

terça-feira, 17 de maio de 2022

Adesp representa o Rio Grande do Sul na segunda etapa da Turismo 1.4 BR

A Associação Desportiva Portoalegrense irá representar o Rio Grande do Sul na segunda etapa do campeonato brasileiro de Turismo 1.4. 

E equipe fez sua estreia na primeira etapa da competição que aconteceu dia 27 de março, no Autódromo Internacional Ayrton Senna em Goiânia. 

Liderado pelo piloto e empresário gaúcho Thiago Messias, contando com financiamento da Secretaria estadual do esporte e lazer (lei de incentivo PRO-ESPORTE/RS), o time composto de outras promessas como Dionathan Marins, Nicolas Dall Agnol e a dupla Fabrício Goulart e Willian Pinho, se prepara para o Campeonato Brasileiro de Turismo 1.4, que terá sua 2ª etapa no dia 22 de maio (domingo), no Autódromo Internacional Potenza. 

Para o piloto Thiago Messias, a segunda etapa será de evolução e confirmação. "Viemos de vitória em uma bateria da Turismo 1.4 RS que aconteceu em Guaporé. Achamos os erros da etapa de Goiânia e evoluímos. Ajustamos carro e estilo de pilotagem, sabemos que podemos vencer corridas novamente." 

Para o líder da equipe adaptação e concentração serão fundamentais. "Precisamos nos adaptar a pista, o traçado é técnico e vai exigir bastante dos nossos pilotos."

Enquanto líder de equipe e projeto, Thiago Messias projeta a equipe ADESP forte em Potenza. "Que consigamos ter os melhores resultados possíveis. Temos o Nicolas Dall Agnol que irá brigar pelo campeonato, o carro está bom, o motor fortalecido e temos a expectativa de que nosso piloto saia de Potenza liderando a competição em sua categoria. 

ACELERA ADESP!

O Projeto ADESP - BUSCANDO A VITÓRIA NAS PISTAS 2022 - é financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria do Esporte e Lazer - PRO-ESPORTE/RS RS LIE - Lei Estadual 13.924, de 17 de junho de 2012, através do ICMS que você paga.

A nossa equipe é incentivada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria do Esporte e Lazer – Pro Esporte RS, e patrocinado pelas empresas: @tracadoconstrucoes @airside.brasil @redemac.bomagg.torres @putingaautoviacao @zandeiplasticos @new_pack_embalagens @viniladycosmeticos

Pilotos: @thiagomessias111 @nicodallagnol @dionathan514 @willians.pinho @porquinho33_

#Esporte_rs #Governo_rs #Automobilismo #turismo14 #NovasFaçanhasnoEsporteeLazer @esporte_rs #novasfaçanhas

segunda-feira, 16 de maio de 2022

Irga inicia substituição de computadores da Estação Experimental do Arroz



O Instituto Riograndense do Arroz vem em constante evolução, com a aquisição de diversos equipamentos que otimizem e melhorem processos, além de entregar maior qualidade aos servidores inicia a troca dos equipamentos de informática da  Estação Experimental do Arroz(EEA). 

A aquisição destes equipamentos têm como finalidade:

a) Substituir equipamentos obsoletos;

b) Substituir equipamentos fora da garantia cuja manutenção se torne onerosa;

s) Atender setores onde há necessidade por novos equipamentos;

d) Garantir a atualização e modernização do parque computacional do IRGA.

"Ao longo dos anos de 2021 e 2022 o IRGA adquiriu 200 computadores, 450 pen drive e 200 webcams. Ainda em 2021 foram trocados todos os computadores da Sede Administrativa e distribuídos webcams e pen drives para todas as localidades do instituto." salienta o Presidente do Irga, Rodrigo Machado. 

Conforme o chefe da Seção de Informática da autarquia, João Vegini, a necessidade de melhoria era iminente. "Mais de 80% dos computadores tinham no mínimo 8 anos de uso e todos não estão mais cobertos pela garantia, necessitando ser paulatinamente substituídos, a medida que apresentem falhas que inviabilizem a recuperação ou fiquem obsoletos quanto ao uso do hardware e de softwares. Além disso, o ingresso dos novos funcionários também gera demanda por equipamentos."

Após a troca na EEA, a próxima etapa são as substituição dos equipamentos nas Coordenadorias, NATEs e LASs.  

Por - Igor Garcia

OPERAÇÃO ATERRADOS





OPERAÇÃO ATERRADOS 

Na tarde de hoje dia (16/5), a Polícia Civil através da DECRAB/Camaquã deu início a 1ª fase da “Operação Aterrados” com o objetivo de combater o crime de furto abigeato, Na ocasião foi cumprido um Mandado de Busca e Apreensão na Penitenciária Modular Estadual de Montenegro.

O crime ocorreu no interior do município de Tabai, em 02/04/2022, por volta das 22h, ocasião em que foram furtados 20 cabeças de gado e transportados em um caminhão. Os animais foram avaliados em mais de R$ 66.000,00 (sessenta e seis mil reais). 

As investigações iniciaram através da Delegacia de Polícia de Tabai, com a oitiva da vítima e testemunhas, bem como a apreensão dos animais furtados, os quais foram localizados em uma propriedade rural no município de Nova Hartz. A partir deste ponto foi solicitado que a DECRAB Camaquã assumisse as diligências, sendo instaurado o Inquérito Policial e dado sequência as investigações.

Na data de hoje, houve o cumprimento de um Mandado de Busca e Apreensão na Penitenciária de Montenegro, face da imputação de mandante do crime, a um detento que cumpre pena na referida instituição. Durante as buscas na cela deste detento foram localizados 05 (cinco) aparelhos de telefone celular, bem como formalizaram seu depoimento a respeito das imputações que lhe são atribuídas. 

As investigações prosseguem com novas diligências que serão realizadas pela DECRAB Camaquã a fim de esclarecer  a cadeia de comando e identificar todos os envolvidos na prática criminosa, devendo o Inquérito ser remetido a justiça nos próximos dias.

A ação operacional contou com o apoio da Penitenciária Modular Estadual de Montenegro e a Atividade de Segurança e Disciplina.

POLÍCIA CIVIL – PARA SERVIR E PROTEGER

domingo, 15 de maio de 2022

BANRISUL FINANCIA 8 MILHÕES NA EXPOCAMAQUÃ 2022

 Superintendente da Região Sul do Banrisul Vanialice Leal, assinou os contratos no estande do banco durante a feira.



1° Arena de Inovação pulsa e movimenta Expocamaquã 2022

Pulsante, instigante e inspiradora assim foi a 1° Arena de Inovação na Expocamaquã 022.

A Associação Comercial e Industrial de Camaquã em parceira com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, com apoio do SEBRAEX e Sistema FIERGS, trouxe à EXPOCAMAQUÃ 2022, a 1ª edição da Arena de Inovação, em uma das feiras mais tradicionais do estado, que aconteceu no Parque de Exposições Dorval Ribeiro, de 13 a 15 de maio, em Camaquã. 

A Arena de Inovação trouxe um espaço conceito com objetivo de oportunizar acesso a conteúdos sobre inovação e desenvolvimento tecnológico, aos empresários e comunidade de Camaquã, além de promover oportunidades de negócios inovadores entre empresas e pessoas, criando conexões e movimentando mercados. 

Foram 3 dias de programação extensa, voltada aos diversos segmentos empresariais e comunidade em geral. Entre as dinâmicas, pautas técnicas e práticas, com apresentação de cases empresariais de sucesso, painéis, oficinas de startups de tecnologias, demonstração interativa em um espaço de experiência com alunos e professores dos cursos de robótica do Senai Pelotas, Exposição de projetos e startups de inovação e tecnologia, além de um Campeonato Game de FIFA 22. 

Para a Presidente da ACIC, Paola Longaray Fonseca, o momento foi histórico: "A Arena de Inovação fomentou a atitude empreendedora na comunidade camaquense e fortaleceu a ideia de que cada um deve buscar ser um elemento ativo de transformação da sociedade através de seus propósitos e iniciativas, conectar pessoas e empresas, ideias e investimentos. Empreendemos ideias na Arena de Inovação e isso não tem preço, tem valor" salienta Paola. 

Para o secretário de desenvolvimento, inovação, cultura e turismo, Clayton Dworzecki, o momento foi de atualização. “Disseminamos conteúdo sobre inovação e tecnologia, trouxemos atualização e demonstramos tecnologias que estão sendo ou que podem ser aplicadas nas empresas e no dia a dia”, salienta Clayton.

A 1° Arena de Inovação foi sucesso absoluto de público na Expocamaquã 2022, durante os 3 dias de atividades. 

Fonte e fotos: Igor Garcia - Assessoria de Imprensa ACIC

sábado, 14 de maio de 2022

COMISSÃO JOVEM DO SINDICATO RURAL DE CAMAQUÃ DEBATE O TEMA DA SUCESSÃO NA EXPOCAMAQUÃ 2022



Um dos principais desafios entre os produtores rurais tradicionais é a inclusão dos mais jovens no círculo rural e promover o envolvimento da juventude no cotidiano das entidades que promovem os interesses do agro.

Com essa meta de inclusão, a COMISSÃO JOVEM DO SINDICATO RURAL DE CAMAQUÃ E ARAMBARÉ promove um encontro na EXPOCAMAQUÃ DIGITAL com o tema: OS DESAFIOS DA SUCESSÃO FAMILIAR E DA GESTÃO DE PROPRIEDADE RURAL.

Conrado Longaray, presidente da Comissão Jovem, fez o convite e deu um parâmetro geral do tema debatido que você confere no vídeo:



lll FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO É DESTAQUE NA NOITE DE QUINTA-FEIRA NA EXPOCAMAQUÃ DIGITAL

Com um quadro de peso desenvolvendo o tema da Inovação e o Desenvolvimento, a 4ª noite de Expocamaquã foi marcada por muita informação útil para o desenvolvimento das empresas e instituições.

Ciro Vives, gerente regional do SEBRAE, fez suas observações num bate papo muito instrutivo sobre inovação com Paola Fonseca presidente da ACIC, Fabrício Bartz presidente do Sindilojas Costa Doce e Clayton Dworzecki secretário do desenvolvimento, inovação cultura e turismo.

O 2º bloco, o do Desenvolvimento, a conversa foi com Artur Gibbon, diretor da Oceantec, Alexandre M. Chequim, CEO da DigiFarmz e Vinicius Martins pró-reitor de pesquisa, inovação e pós-graduação do IFSUL.

Mais detalhes você consegue assistindo o depoimento em vídeo de Artur Gibbon:




SENADOR HEINZE COMEMORA SANÇÃO DE LEI QUE GARANTIRÁ FINANCIAMENTO DE MÁQUINAS ADQUIRIDAS EM FEIRAS

SENADOR VISITOU A EXPOCAMAQUÃ E FEZ O ANÚNCIO

Em visita muito aguardada e prestigiada pelos produtores rurais da região e associados do Sindicato Rural de Camaquã e Arambaré, o Senador LUIS CARLOS HEINZE(PP-RS) esteve na EXPOCAMAQUÃ 2022 e aproveitou a oportunidade para anunciar a sanção da Lei 14.336/2022, oriunda do PLN 1/22 que abriu crédito suplementar para destravar recursos que vão garantir o financiamento de máquinas agrícolas adquiridas em feiras e exposições.

Veja na íntegra o pronunciamento do Senador ao site da Expocamaquã:


ACIC DA PORTEIRA PRA CÁ: MULHERES DO AGRO DEBATEM EM PAINEL DA ACIC NA 3ª NOITE DE EXPOCAMAQUÃ

Uma noite de muito brilho foi a quarta-feira 11 de maio na Expocamaquã Digital. Mulheres fortes e de referência do Agro debateram o papel das mulheres em todas as esferas do Agronegócio.

O bate papo da noite ficou a cargo de Andréa Verissimo Lopes de Almeida, Eduarda Olivia Schneider e Gilkiane Cargnelutti com a moderação de Paola Fonseca que com muita simpatia e tranquilidade conduziu a conversa sob o olhar contemplativo e de admiração do jornalista Alex Soares, que apresentou o evento.

Estou na Associação(ACICAMAQUÃ) mas a minha raiz é Agro", afirmou a presidente da ACIC após uma breve abertura feita pelo Presidente do Sindicato Rural de Camaquã e Arambaré, Paulo Griebeler

Paola Fonseca iniciou apresentando dados interessantes sobre o desempenho e a atuação das mulheres no Agro , trecho da live que você confere abaixo:


CURSO DE ALIMENTOS À BASE DE ARROZ E DERIVADOS, CAPACITA MAIS UMA TURMA NA EXPOCAMAQUÃ 2022

Hoje aconteceu o encerramento do curso do SENAR RS de Produção de Alimentos a Base de Arroz e Derivados, durante a Expocamaquã 2022, as participantes foram as manipuladoras da Secretaria Municipal de Educação de Camaquã, que foi parceira na mobilização e realização do curso. Agradecemos a instrutora Denize Cardoso Vogg.


quarta-feira, 11 de maio de 2022

Simpósio em comemoração aos 50 anos da Acostadoce ocorre em Camaquã






Executivo Municipal participou do evento realizado na noite de terça-feira (10). 

Na noite da terça-feira (10), a Associação dos Municípios da Costa Doce (Acostadoce) realizou, no Clube Camaquense, em Camaquã, um Simpósio em comemoração aos 50 anos da entidade que reúne 12 municípios da região. O evento teve a participação de representantes e autoridades dos municípios de Arambaré, Barra do Ribeiro, Camaquã, Chuvisca, Cristal, Cerro Grande do Sul, Dom Feliciano, Guaíba, Mariana Pimentel, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes. 

A abertura do Simpósio foi realizada pelo presidente da Acostadoce e prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata. O evento teve a presença e apresentação de dois candidatos ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o deputado estadual e pré-candidato pelo MDB, Gabriel Souza, e o empresário e pré-candidato pelo PSC, Roberto Argenta. Os pré-candidatos apresentaram algumas propostas para a Região da Costa Doce e todo o Estado aos presentes.

O Executivo Municipal foi representado pelo Prefeito Ivo de Lima Ferreira, pelo Vice-prefeito Abner Dillmann e por diversos secretários municipais. O Simpósio também teve a importante presença do presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Zulkoski, que palestrou sobre importantes conquistas que o movimento municipalista conquistou para os municípios da Costa Doce, bem como abordou algumas questões importantes para os gestores públicos municipais. Paulo Salerma, presidente recém-eleito da FAMURS e prefeito de Restinga Seca, também esteve presente no encontro.


Durante o encontro também ocorreu a cerimônia de posse do novo presidente da Acostadoce, o prefeito de Arambaré, Jardel Cardoso, que agora presidirá tanto a associação quanto o Consórcio Intermunicipal Centro-Sul, que até 2021 era presidido pelo prefeito Ivo.


Em seu discurso como anfitrião do evento, o prefeito Ivo destacou “que no ano de 2021 foi definido que seriam unidas as duas entidades para que o próximo presidente pudesse assumir ambas as funções e atuar de maneira mais integrada”. “Desejo sucesso nessa caminhada ao prefeito Jardel e conte conosco para juntos desenvolvermos ainda mais a nossa região”, concluiu Ivo. 


Compondo a diretoria da Acostadoce junto com o presidente Jardel estará o prefeito de Tapes, Luiz Carlos Garcez, como vice-presidente, e o prefeito de Cristal, Marcelo Krolow, como Tesoureiro, e o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata.

terça-feira, 10 de maio de 2022

FRENTE PARLAMENTAR INICIA ATIVIDADES EM CONJUNTO COM FUNDAÇÃO THIAGO GONZAGA

Em seu primeiro compromisso oficial como presidente da Frente Parlamentar pela Segurança de Crianças e Adolescentes no Trânsito, Lasier Martins (Podemos-RS) participou de seminário organizado pela Fundação Thiago de Moraes Gonzaga na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em Brasília.

O senador apresentou os compromissos do movimento de senadores inspirado na iniciativa da ativista gaúcha Diza Gonzaga voltados à “promoção de políticas públicas e de conscientização da sociedade” e pediu subsídios da agência da ONU e de outros atores envolvidos nessa “nobre causa de proteger nossas crianças do flagelo do trânsito”.

Diza foi representada pela filha Larissa no evento que contou também com a presença de especialistas, autoridades da área de segurança no trânsito e organizações não-governamentais (ONG). O Brasil é signatário da meta global para reduzir os acidentes de trânsito à metade até 2030.


Fonte: https://senadorlasiermartins.com.br/

quinta-feira, 5 de maio de 2022

POLÍCIA CIVIL RECUPERA OBJETOS FURTADOS DE PROPRIEDADE RURAL

A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Barra do Ribeiro recuperou uma motosserra e uma roçadeira na localidade de Bom Retiro, zona rural de Eldorado do Sul, próximo à divisa com Barra do Ribeiro. Os objetos foram furtados em 28 de fevereiro deste ano em propriedade localizada no interior de Mariana Pimentel. As investigações que resultaram na recuperação foram realizadas pela Delegacia de Polícia de Barra do Ribeiro.


1ª Etapa do Circuito Camaquense de Corrida de Rua ocorre no dia 22 de maio



Inscrições estão abertas para a competição. 

No dia 22 de maio, acontecerá a 1ª Etapa do Circuito Camaquense de Corrida de Rua, realizado pela Allende Bueno Eventos Esportivos, em parceria com a Secretaria da Educação e Desporto, através da Diretoria de Esportes. O evento acontecerá na Praça da Legalidade, às 8h30min.

A competição irá reunir crianças, jovens e adultos para disputar em cada categoria. Nas categorias escolares vão competir meninos e meninas dos 6 aos 15 anos. Já nas categorias adultas competem homens e mulheres a partir dos 16 anos em diante em categorias divididas em 10/10 anos.

As categorias escolares serão:

De 6 a 8 anos – 400 metros

De 9 a 12 anos – 600 metros

De 13 a 15 anos – 1,5 km

 As inscrições para as categorias adultas devem ser realizadas no Studio Allende Bueno e na Matéria Prima Suplementos. Já as inscrições para as categorias escolares podem ser feitas no Ginásio Municipal de Esportes ou pelo telefone (51) 3692.1804 (whatsapp).

OPORTUNIDADE: APAE Camaquã contrata Educador(a) Físico(a)



A APAE Camaquã está contratando profissional Educador(a) Físico(a) para trabalhar com os atendidos da Instituição.
Regime de contratação: CTPS
Carga Horária: 40 horas semanais
Remuneração: a combinar
Interessados devem deixar currículo na sede da instituição.
A APAE Camaquã fica localizada na Rua Francisco Luís Pereira da Silva, 373 - Carvalho Bastos, Camaquã.

terça-feira, 3 de maio de 2022

Expocamaquã e lançada no Sindicato Rural

Evento ocorrerá de 13 a 15 de maio dentro da programação da feira.



A Associação Comercial e Industrial de Camaquã em parceira com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, com apoio do SEBRAEX e Sistema FIERGS, traz a EXPOCAMAQUÃ 2022, a 1ª edição da Arena de Inovação, em uma das feiras mais tradicionais do estado, que acontecerá no Parque de Exposições Dorval Ribeiro, de 13 a 15 de maio, em Camaquã. 

A Arena de Inovação trará um espaço conceito que tem como objetivo oportunizar acesso a conteúdos sobre inovação e desenvolvimento tecnológico, aos empresários e comunidade de Camaquã, além de promover oportunidades de negócios inovadores entre empresas e pessoas

Serão 3 dias de programação extensa, voltada aos diversos segmentos empresariais e comunidade em geral. Entre as dinâmicas, pautas técnicas e práticas, com apresentação de cases empresariais de sucesso, painéis, oficinas de startups de tecnologias, demonstração interativa em um espaço de experiência com alunos e professores dos cursos de robótica do Senai Pelotas, Exposição de projetos e startups de inovação e tecnologia, além de um Campeonato Game de FIFA 22. 

Para a presidente da ACIC, Paola Longaray Fonseca, o momento é histórico: "A Arena de Inovação surgiu com a intenção de fomentar a atitude empreendedora na comunidade e fortalecer a ideia de que cada um deve buscar ser um elemento ativo de transformação da sociedade através de seus propósitos e iniciativas, conectar pessoas e empresas, ideias e investimentos".

O secretário de Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, Clayton Dworzecki explica que o momento é de atualização. “Queremos disseminar conteúdo sobre inovação e tecnologia, trazer atualização e demonstrar tecnologias que estão sendo ou que podem ser aplicadas nas empresas e no dia a dia”, salienta Clayton.

Aguarde novidades da programação em www.acicamaqua.com.br

1° Arena de Inovação ACIC e SMDICT movimentará a EXPOCAMAQUÃ 2022

Evento ocorrerá de 13 a 15 de maio dentro da programação da feira.

A Associação Comercial e Industrial de Camaquã em parceira com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, com apoio do SEBRAEX e Sistema FIERGS, traz a EXPOCAMAQUÃ 2022, a 1ª edição da Arena de Inovação, em uma das feiras mais tradicionais do estado, que acontecerá no Parque de Exposições Dorval Ribeiro, de 13 a 15 de maio, em Camaquã. 

A Arena de Inovação trará um espaço conceito que tem como objetivo oportunizar acesso a conteúdos sobre inovação e desenvolvimento tecnológico, aos empresários e comunidade de Camaquã, além de promover oportunidades de negócios inovadores entre empresas e pessoas.

Serão 3 dias de programação extensa, voltada aos diversos segmentos empresariais e comunidade em geral. Entre as dinâmicas, pautas técnicas e práticas, com apresentação de cases empresariais de sucesso, painéis, oficinas de startups de tecnologias, demonstração interativa em um espaço de experiência com alunos e professores dos cursos de robótica do Senai Pelotas, Exposição de projetos e startups de inovação e tecnologia, além de um Campeonato Game de FIFA 22. 

Para a presidente da ACIC, Paola Longaray Fonseca, o momento é histórico: "A Arena de Inovação surgiu com a intenção de fomentar a atitude empreendedora na comunidade e fortalecer a ideia de que cada um deve buscar ser um elemento ativo de transformação da sociedade através de seus propósitos e iniciativas, conectar pessoas e empresas, ideias e investimentos".

O secretário de Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, Clayton Dworzecki explica que o momento é de atualização. “Queremos disseminar conteúdo sobre inovação e tecnologia, trazer atualização e demonstrar tecnologias que estão sendo ou que podem ser aplicadas nas empresas e no dia a dia”, salienta Clayton.

Aguarde novidades da programação em www.acicamaqua.com.br

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Profissionais da APAE ministram formação para professores da rede municipal de ensino

Professores e profissionais da APAE Camaquã realizaram na noite da última quinta-feira(28) formação para professores da rede municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Camaquã . O tema abordado no encontro foi o modelo TEACCH, criado para o tratamento e educação para pessoas com Transtornos do espectro autista. O convite foi realizado pela assessora pedagógica da Educação Especial 

Ministrando a formação participaram nossa diretora Vera Rosane Jacobsen, as

supervisoras pedagógicas, chalana Florisbal e Adriana Barão, a terapeuta ocupacional Michelle Suriz, a psicóloga Caroline Araújo e as professores, Sabrina Freitas, Larissa Florisbal,  Leandrali Gonçalves, Josiane Soares, Juana Radunz , Jaqueline Daniberg e Franciele Souza.

O tratamento referente a educação para Autistas e crianças com déficits relacionados à  comunicação ajuda pessoas com transtornos do espectro autista a compreenderem melhor o universo ao redor.

O modelo TEACCH é um programa Educacional e clínico criado a partir de um projeto de pesquisa que observou atentamente os comportamentos de crianças autistas em diferentes situações. Ele possui o objetivo de apoiar a pessoa com transtorno do esperto autista a chegar à idade adulta com máximo de autonomia possível.