sexta-feira, 26 de abril de 2024

Inaugurado o primeiro Ponto de Cultura de Camaquã

 

Na noite de 19 de abril - data em que o Município de Camaquã registrou 160 anos - aconteceu a inauguração do Ponto de Cultura da Associação Amigos da Água Grande (AAAG) - Pró-Memória Barbosa Lessa, o primeiro do gênero no Município, outorgado pelo Governo do Estado do RS. O descerramento da placa inaugural contou com a presença de dirigentes culturais da Casa do Poeta Camaquense e Associação de Artesãos, artistas, músicos e escritores de Camaquã e outras cidades. O novo secretário de Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, Varlei Magalhães e o vereador Claiton Silva da Silva representaram os poderes Executivo e Legislativo.

O evento cultural transcorreu no espaço Luau Chão de Estrelas, no Verdes Campos Lazer & Eventos. No local a empresa, dirigida pelo casal Pablo Pacheco Fernandes e Claudia Olinto, cedeu uma área para a instalação do futuro Memorial Barbosa Lessa, que conta ainda com um quiosque com capacidade para 120 pessoas sentadas, e que entre outras atividades, se tornou a nova sede da Associação Amigos da Água Grande.

Recursos para ações culturais já estão garantidos

Conforme o presidente da AAAG e coordenador do espaço, Catullo Fernandes, neste ambiente, ainda este ano, serão realizadas diversas ações culturais, no período de seis meses (junho a novembro), onde serão oferecidos cursos e oficinas, além de palestras e exibição de documentários sobre Camaquã Terra Farroupilha, visando a consolidação deste título estadual, e o fortalecimento da história e da cultura projetando o turismo no Município.

A AAAG é uma entidade cultural que conta com 17 anos de atuação em prol da preservação da história de Camaquã, e em particular da memória do escritor e pesquisador Barbosa Lessa. “Acabamos de aprovar dois grandes projetos através da Associação para a execução de cem sessões de cinema com entrada franca numa parceria com o produtor cultural Ícaro Machado, e o curta metragem “Barbosa e Nilza Lessa: camaquenses adotivos”, ambos pela Lei Paulo Gustavo somando mais de 250 mil reais”, comemora o poeta e pesquisador Catullo Fernandes, que anunciou ainda uma emenda impositiva do vereador João Pedro Grill, no valor de R$10 mil para a realização de oficinas gratuitas.

Dirigentes da AAAG e escritores da CAPOCAM, na cerimônia de descerramento da placa.

Foto: Studio Bee



Nenhum comentário:

Postar um comentário