terça-feira, 18 de janeiro de 2022

OS SETE HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES, SEGUNDO STEPHEN COVEY

 COLUNA PORTUGUÊS E POESIA

1 SER PROATIVO: É tomar responsabilidade pela própria vida, compreendendo que o comportamento de cada pessoa depende das decisões que ela toma. Cada um deve ter iniciativa e responsabilidade o bastante para conseguir fazer coisas acontecerem. Fatores externos possuem influência nos proativos, mas a resposta deles se baseia em seus valores, não unicamente em uma reação à uma circunstância apresentada. 

2 TER O OBJETIVO EM MENTE: Começar o dia com a imagem mental de como você quer que sua vida seja, já projetando o ponto de chegada. Quando alguém mantêm esse objetivo claro em mente, fica mais fácil alinhar comportamentos e ações de forma a não violarem critérios estabelecidos para chegar lá e também aproximar o indivíduo da meta de vida desejada.

3 COMEÇAR COM O MAIS IMPORTANTE: Um gerenciamento eficaz se baseia em fazer o que for mais relevante primeiro, a cada dia e a cada momento. Para isso, é preciso disciplina e vontade de fazer bem. Portanto, saber gerenciar bem o tempo e priorizar são atividades que andam lado a lado com esse hábito.

 4 PENSAR COM A LÓGICA GANHA-GANHA: O ganha-ganha é uma filosofia de interação humana que busca continuamente o benefício mútuo em todas as situações. Isso significa que todos devem conseguir resultados satisfatórios em qualquer contato e relação. Ainda que o mercado corporativo seja bastante competitivo, essa abordagem prevê que existem recursos suficientes para todos e que o sucesso de um não precisa significar o fracasso do outro.

 5 BUSCAR ENTENDER, ANTES DE SER ENTENDIDO: A comunicação é a habilidade mais importante na vida, mas muitas vezes as pessoas falham quando o assunto é escutar. Os indivíduos são condicionados a ouvir para responder, não para gerar um entendimento melhor do outro. Para interagir de forma eficaz com outras pessoas, primeiro é preciso compreendê-las, o que envolve ouvir com empatia e criar uma conexão baseada na verdade e na presença. Essa é uma prática difícil, que envolve se deixar ser vulnerável, mas essencial para gerar confiança e consideração. Só depois de compreender, é possível ser compreendido, parte igualmente importante do processo de comunicação.

 6 CRIAR SINERGIA: É a percepção de que o todo é maior do que a soma das partes, exaltando o poder das relações interpessoais e da cooperação. A sinergia valoriza as diferenças e gera interações mais confiáveis e amorosas, a partir da união de forças.

 7 RECALIBRAR QUANDO PRECISO: Ele envolve exercer as dimensões física, mental, social/emocional e espiritual de forma constante, regular, equilibrada e sensata. Para ser uma pessoa altamente eficaz, é preciso cuidar do próprio corpo, praticar a espiritualidade, exercitar a mente e se dedicar às relações interpessoais (exercitando as boas convivências cotidianas). (Fonte: napratica.org.br)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário