quinta-feira, 28 de julho de 2022

Um livro inesquecível

Fernão Capelo Gaivota (Editora Record) é um romance publicado em 1970 pelo autor norte-americano Richard Bach e que possui como personagem protagonista uma gaivota que viaja no espaço-tempo.

O enredo começa a se desenrolar expressando a lástima que a gaivota Fernão sente por sua revoada, que vive, aos olhos dele, uma vida medíocre, limitada e material, tendo como principal e único intuito, disputar as sobras de peixe deixadas pelos barcos perto da costa. Fernão não compartilha do mesmo pensamento que seu bando, possuindo um amor atípico pela beleza do voo enquanto seu bando usa o voo exclusivamente como um meio de alcançar comida.

Treinando diariamente, Fernão alcança voos mais rápidos e mais belos enquanto seus irmãos pelejam pelos miúdos. Devido a isto, Fernão é frequentemente confrontado e julgado pelo seu bando, até mesmo os seus pais manifestam desapontamento sobre a paixão de Fernão, aconselhando, a ele, agir como as outras gaivotas e se desprender deste estilo de vida inconveniente.

A constante falta de conformismo com a limitada vida de seu bando leva Fernão a ser diversas vezes confrontado pelas gaivotas mais velhas e visto como transtorno para o grupo, por consequência, isto o leva eventualmente a ser expulso de seu bando devido a sua desobediente percepção de vida. E então banido por toda sua vida e prometido a ser infeliz e solitário longe do bando, Fernão parte para além das montanhas.

Fernão passa então o restante de sua vida fazendo o que sempre amou, sem restrições ou empecilhos, refinando assim seu voo e cada aspecto de suas habilidades aéreas, aprendendo a acompanhar os ventos continentais e a planar às brisas marítimas seu voo ia tão alto quanto as montanhas mais altas, mais rápido que qualquer outra gaivota tenha sequer sonhado em ser e então os aspectos pragmáticos de sua vida, como a alimentação, se adequaram ao seu estilo de vida, fazendo o contrário de que seus irmãos faziam, moldando suas vidas em torno de se alimentar enquanto deixavam de lado suas paixões.

O restante da história é narrado após a sua morte em que ele se encontra em outra realidade, um plano paralelo, no qual ele aprende a manipular a realidade do tempo sendo ensinado agora, por outras gaivotas que, como ele, também sacrificaram sua vida no bando pelo amor ao voo. A partir daí o enredo adota um panorama não só metafórico, mas também espiritual e utópico, a história agora se apresenta de forma a mostrar como ele alcançou a felicidade e o crescimento de sua percepção da vida e tudo o que aprendeu neste plano paralelo. Análogo à famosa alegoria da caverna do filósofo Platão, Fernão perdoa seu bando e assume como meta pessoal, voltar a seus irmãos e apresentar a eles a verdade que ele agora consegue enxergar, ensinando eles a voar.

(Fonte: Unicentro)

Verdes Campos Lazer & Eventos, um empreendimento regional


Camaquã e Região estão ganhando um espaço diferenciado. O novo point da diversão - antiga Morada Oswaldt - fica a 3 Km do centro da cidade, logo depois da Escola Agrícola Chequer Buchaim. 

Tudo começou motivado pela visão empreendedora do camaquense Pablo Pacheco Fernandes, que num gesto de gratidão a sua terra natal resolveu efetivar um investimento, que viesse a projetar a cidade de uma forma objetiva, divertida e sustentável. Ele e sua mulher Claudia Pereira Olinto, os investidores Eduardo Sérgio Wollmann e Lúcia Pereira Olinto, juntamente com seu irmão Catullo e a esposa Guel Fernandes integram a direção do empreendimento familiar Verdes Campos Lazer & Eventos.

Depois de momentos de tantas incertezas em virtude de uma pandemia mundial nada mais oportuno que famílias e amigos desfrutem de boas experiências junto da natureza, renovando a saúde física e mental, tantas vezes abalada pelo estresse diário dos tempos atuais. Conforme o diretor presidente, Pablo Fernandes e o diretor de eventos, Catullo Fernandes o espaço entrará em atividade seguindo todas as normas ambientais e legais onde a segurança dos visitantes é o fator fundamental.

O ousado projeto Verdes Campos vem assinado pelo conceituado arquiteto Everton Garcia. A área de 6,2 hectares conta com uma Arena para shows musicais, com capacidade para até quatro mil pessoas e amplo estacionamento, e também oferece locação de salão para festas com até 120 pessoas. E na sequência uma área com piscinas, sala de jogos, fogo de chão e quadras de esportes, entre outras opções de lazer. O próprio slogan do empreendimento resume o propósito dos investidores: Verdes Campos Lazer & Eventos - Um lugar pra ser feliz!

A temporada de eventos começa no dia 10 de setembro (sábado) a partir das 19h30, com um evento teste recebendo três grandes shows e um encontro de Invernadas Artísticas, no Esquenta da Semana Farroupilha. O espaço disponibilizará praça de alimentação com food trucks na maior arena da região, com shows-baile dos grupos Bem Pachola, Porteira do Pago e Banda Centenário, no I Entrevero Camaquã Terra Farroupilha. 

Explicando a logo Verdes Campos

A criação da logotipia surgiu de uma ideia conjunta do produtor cultural Catullo Fernandes; sua filha, a publicitária Luana Fernandes, atualmente radicada em São Paulo (SP); e seu irmão Pablo Fernandes, com arte-final do experiente profisional gráfico  Júlio César dos Santos Rodrigues.

A identidade visual é bem simples e direta valorizando a questão ambiental já que o espaço Verdes Campos situa-se numa área rural embora fique somente a 3km do centro da cidade de Camaquã.

O sol, elemento principal, ilumina um pássaro que simboliza o gavião carcará (carancho) ave de rapina, que vive sobrevoando aquela região, e será a mascote do espaço. Entre as letras na cor verde sobressai uma folha em formato transparente, também representativa da natureza.

Tudo isto mesclado ao slogan, que não poderia ser mais oportuno e objetivo: Verdes Campos Lazer & Eventos - Um lugar para ser feliz!

Conheça detalhes do projeto no facebook Verdes Campos. Maiores informações pelo celular/whats (51) 99811.5067.



POLÍCIA CIVIL PRENDE 06 INTEGRANTES DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA EM TAPES

Em 28/07/2022, quinta-feira, policiais civis realizaram diligências em vários endereços de Tapes/RS, ocasião em que deram cumprimento a 06 Mandados de Prisão em desfavor de de indivíduos suspeitos de integrar Organização Criminosa.

A quadrilha tinha atuação voltada ao tráfico de drogas, sendo que parte de seus integrantes é investigada por homicídios decorrentes de guerra entre as facções. Como atividade secundária, exploravam jogos de azar, através de rinhas de galo. O dinheiro do tráfico de drogas e das apostas era 'lavado' em outras atividades.

A investigação já dura 08 meses, resultando em várias prisões, apreensões de drogas, armas de fogo, dinheiro, celulares e outros objetos.

No curso da investigação, encontradas mensagens trocadas entre os criminosos, em que planejavam matar rivais.

Durante o cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão, em data pretérita, foram encontrados 110 galos de briga na casa de um dos investigados, os quais eram mantidos numa mega estrutura, que contava com dezenas de gaiolas e uma arena para a realização das rinhas.

Além das prisões, houve ordem judicial para quebra de sigilo bancário e fiscal dos indivíduos, além do sequestro de veículos e imóveis.

Nesta data, participaram Agentes da DP Tapes, DP Cerro Grande do Sul, DP Camaquã, DECRAB/DPRI Camaquã, coordenados pelo Delegado Luciano.

sexta-feira, 22 de julho de 2022

*TRAFICANTE É PRESO DURANTE MERGULHO NA LAGOA DOS PATOS*

Em 22/07/2022, policiais civis realizaram operação policial em Tapes/RS, ocasião em que deram cumprimento a Mandado de Busca e Apreensão, bem como efetivaram a prisão preventiva de 04 indivíduos acusados de tráfico de drogas.

Um dos foragidos, ao receber ordem de parada, evadiu e pulou na Lagoa dos Patos, saindo a nado e mergulhando. Prontamente, os policiais civis também pularam na lagoa e conseguiram capturar o foragido, enquanto este mergulhava.

Os 04 presos serão indiciados por tráfico de drogas e outros crimes. A investigação durou 04 meses e contou com várias diligências, que resultaram na apreensão de drogas, dinheiro, armas de fogo, e celulares.

Nesta data, participaram os Agentes da DP Tapes e DECRAB Camaquã.

A OAB e a Sociedade Civil" foi tema da Reunião Almoço ACIC desta quinta-feira (21)




Aconteceu na última quinta-feira mais uma super edição da Reunião Almoço ACIC 2022.

Recebemos o presidente da OAB - Seccional do Rio Grande do Sul, Leonardo Lamachia, que falou sobre o tema "A OAB e a Sociedade Civil".

Em sua explanação o palestrante iniciou a sua fala ressaltando a importância do debate e a proximidade entre a Ordem e a sociedade gaúcha. 

Lamachia também salientou a importância da OAB gaúcha ao longo de suas nove décadas de história. O presidente da Ordem dos Advogados/RS destacou ainda o compromisso da OAB para com a defesa do estado, da democracia, dos direitos humanos, pela rápida administração da Justiça, e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas. 

Lamachia também falou sobre temas como eleições 2022, privilégios do Poder Judiciário, Supremo Tribunal Federal, atuação destacada da OAB em temas de grande importância e interesse da sociedade em geral, como divida do estado do Rio Grande do Sul junto à União e questões ligadas a segurança pública. 

A Reunião Almoço ACIC tem o patrocínio de: Lojas Afubra, Sicoob Cooperativa de Crédito, Fortral New Holland, Radio Acústica FM, Acessórios Becar, Roxo Centro de Compras e Grupo Mediare. 

Sobre o palestrante

Leonardo Lamachia, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Seccional do Rio Grande do Sul, especialista em Direito Empresarial com ênfase em Direito Tributário, Cível, Administrativo (licitações e defesas) Agronegócio, Cooperativas, Terceiro Setor, Arbitragem. Atuação em sustentações orais nos Tribunais do Estado – em matéria trabalhista, empresarial e administrativa.

Lamachia tem atuação destacada em entidades empresariais: Diretor Jurídico da Associação dos Jovens Empresários de Porto Alegre, Vice-Presidente da Associação dos Jovens Empresários de Porto Alegre, Assessor Jurídico do SEBRAE/RS, Membro do Conselho da Câmara de Arbitragem da Federasul e Conselheiro do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo. 

A próxima "Reunião Almoço da ACIC" acontecerá no dia 04 de agosto e contará com a participação de Ciro Vives, gerente regional do Sebrae. 

Você é nosso convidado especial!

Te aguardamos nesta quinta-feira, dia 04 de agosto as 12h.

É IMPRESCINDÍVEL A CONFIRMAÇÃO DE SUA PRESENÇA.

Informações pelo tel/whats: (51) 3671-4822

*POLÍCIA CIVIL PRENDE INDIVÍDUO COARMA E MUNIÇÕES EM TAPES*






Em 21/07/2022, policiais civis deram cumprimento a Mandado de Busca e Apreensão expedido pelo Poder Judiciário, ocasião em que buscas foram realizadas na casa de um indivíduo que era alvo de denúncia anônima. Durante a diligência, houve a apreensão de 01 arma de fogo, 01 cano de outra arma de fogo, centenas de munições (intactas e deflagradas), além de outros objetos. Pelo crime de porte ilegal de arma, o indiciado pagou fiança e foi liberado.

O indivíduo também será investigado pelo crime de maus tratos a animais (pena de 02 a 05 anos), já que vários cães em situação precária foram encontrados no imóvel. Também foram localizadas roupas camufladas e uma carcaça de Tatu, o que indica que ele pratica caça ilegal.

Participaram os Agentes da DP Tapes e DP Cerro Grande do Sul.

terça-feira, 19 de julho de 2022

A OAB e a Sociedade Civil será o tema da Reunião Almoço ACIC desta quinta-feira (21)




A OAB e a Sociedade Civil será o tema da Reunião Almoço Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC) desta quinta-feira (21). O encontro acontece nesta quinta-feira(21) na sede da entidade em Camaquã. 

Leonardo Lamachia, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Seccional do Rio Grande do Sul, especialista em Direito Empresarial com ênfase em Direito Tributário, Cível, Administrativo (licitações e defesas) Agronegócio, Cooperativas, Terceiro Setor, Arbitragem. Atuação em sustentações orais nos Tribunais do Estado – em matéria trabalhista, empresarial e administrativa.

Lamachia tem atuação destacada em entidades empresariais: Diretor Jurídico da Associação dos Jovens Empresários de Porto Alegre, Vice-Presidente da Associação dos Jovens Empresários de Porto Alegre, Assessor Jurídico do SEBRAE/RS, Membro do Conselho da Câmara de Arbitragem da Federasul e Conselheiro do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo. 

Você é nosso convidado especial!

Te aguardamos nesta quinta-feira, dia 21 de julho as 12h.

É IMPRESCINDÍVEL A CONFIRMAÇÃO DE SUA PRESENÇA.

Informações pelo tel/whats: (51) 3671-4822

A Reunião Almoço ACIC tem o patrocínio de: Sicoob - Afubra - Fortral -Roxo - Becar - Mediare - Acústica FM

Estupro de vulneravel

Na manhã de hoje (19/7), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Cristal, sob coordenação da Delegada Geórgia Malafaia, cumpriu mandado de prisão preventiva, na cidade de Cristal, de um homem, de 67 anos, acusado de estupro de vulnerável. O preso foi encaminhado ao Presídio Estadual de Camaquã, o qual ficará à disposição da justiça.

POLÍCIA CIVIL – PARA SERVIR E PROTEGER

Decrab Camaquã realiza “Operação Honey” no interior de Dom Feliciano




Na tarde do dia 18 de julho, a Polícia Civil através da Decrab Camaquã deflagrou a “Operação Honey”, realizando Mandados de Busca e Apreensão na localidade de Sutilzinho, interior do município de Dom Feliciano com o objetivo de combater o crime de furto abigeato e o comércio ilegal de carne.

As investigações realizadas pela Decrab Camaquã constataram que vários crimes estavam sendo realizados nesta localidade, tanto com o abate de animais como com o furto de semoventes vivos, sendo furtados bovinos, ovinos, suínos e também caixas com colméias de abelhas. 

Através das informações recebidas, foi representado judicialmente pelos mandados de busca e apreensão, ocasião em que em um destes locais foi apreendido uma espingarda calibre 28, munição e certa quantidade de carne de gado. O dono da propriedade foi autuado em flagrante, sendo posto em liberdade após o pagamento de fiança.

A operação foi coordenada pelo Delegado Peterson da Silva Benitez, contando com o apoio da Delegacia Regional, DP Camaquã e DP Dom Feliciano, num total de 11 agentes em 4 viaturas

Toda e qualquer denúncia pode ser realizada para a Decrab Camaquã através dos telefones 51-3671-1818 e 51-98610-9844 “Wats”, com total garantia do anonimato

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Alunos do CEJA da Rede Municipal participam de cursos técnicos no IFSul








Os cursos foram realizados através do projeto “EJA integrada à Qualificação Profissional – IFSul”.

Os alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) da Rede Municipal de Ensino estão participando de cursos técnicos através do projeto “EJA integrada à Qualificação Profissional – IFSUL”. Os estudantes realizam aulas práticas dos cursos de Operador de Sistemas Domésticos de Tratamento de Águas e Auxiliar de Eletricista Residencial que ocorrem semanalmente nas dependências do instituto federal.

As coordenadoras da Secretaria Municipal da Educação e Desporto, Carina Rosa e Gabriela Paim, realizam acompanhamentos semanais das atividades, dando suporte pedagógico aos professores e alunos participantes. 

Segundo as coordenadoras, “o projeto em parceria com o IFSul se trata de um avanço significativo na educação do nosso município, ampliando as possibilidades de um futuro com mais oportunidades para nossos estudantes”, salientaram Carina e Gabriela.

terça-feira, 12 de julho de 2022

Deputado Covatti Filho destina 100 mil reais para Apae Camaquã

O deputado federal Covatti Filho (Progressista) destinou emenda parlamentar para Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Camaquã), instituição de história e atuação extremamente importantes para o município de Camaquã. No ato de entrega, o parlamentar foi representado pelo assessor Marcelo Gouveia, na ocasião, Rodrigo Machado também esteve presente. 

Para Apae, a emenda no valor de R$ 100 mil, o valor entra no caixa da instituição como recurso livre. Conforme os gestores, a emenda custeará o início da construção do Ginásio de Esportes da entidade. Participaram da reunião, nas dependências da instituição, além de Gouveia e Machado, os membros da diretoria da entidade, Francisco de Paula Paiva Delamare e João Francisco de Souza Aguiar, presidente e diretor financeiro respectivamente.

"Agradecemos ao Deputado pela destinação deste recurso absolutamente importante e estratégico para melhoria das nossas dependências e serviços, com este valor iremos iniciar as obras do nosso ginásio de esportes." salientou o diretor financeiro da Apae. 

Sobre a instituição

Atualmente a Apae Camaquã atende 265 pessoas, sendo 200 em sala de aula, realiza 1800 atendimentos prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS) por mês e presta assistência a 200 famílias.

Ao longo deste mandato, o Deputado Federal Covatti Filho, destinou 700 mil reais para Camaquã, sendo 100 mil para a APAE, 100 mil para Liga e 500 mil para o Hospital Nossa Senhora Aparecida de Camaquã, polo de atendimento regional.

POLÍCIA CIVIL PRENDE DOIS INDIVÍDUOS NA ZONA RURAL

Em 12/07/2022, policiais civis realizaram operação na zona rural de Tapes e Sentinela do Sul. 

Foram cumpridos dois Mandados de Busca e Apreensão no curso de investigação de furto de fios e cabos. Numa das casas, nada foi encontrado. Na outra casa, foram recuperados cabos furtados, e apreendidas dezenas de munições. Este indivíduo será preso em flagrante e recolhido ao presídio, pela prática do crime de posse irregular de arma de fogo. Ele e o comparsa responderão, também, por furto qualificado. 

Ainda, os agentes deram cumprimento a Mandado de Prisão de outro indivíduo, na localidade Cerro Chato, envolvido com tráfico de drogas, roubo e outros crimes.

Houve a participação de Agentes da DP Tapes e DP Cerro Grande do Sul.

sexta-feira, 8 de julho de 2022

EXTRAVIO DE TALÃO DE PRODUTOR

 ADÃO RENATO ALVES NUNES, CI nº 4075316614 produtor rural, residente na Estrada da Costa do Pinheiro, S/N, Chuvisca RS, CEP 96193000, comunica o extravio do talão de produtor rural Modelo 15 Inscrição número 437/1014118. Talão P 180, Notas nº 857.641 a 857.650 Comunica para fins de regularização junto a Receita Federal conforme ocorrência n° 3741/2022

Construção do trecho da ciclovia é concluído na Travessa Porto Alegre



O trecho ainda receberá reforço na sinalização e pintura.

Nesta semana, as obras da ciclovia que percorre a Avenida José Loureiro da Silva foram concluídas. O último trecho da ciclovia foi construído na Travessa Porto Alegre, em frente ao Hotel Pôr do Sol e a pracinha do Alvorada.

A nova ciclovia tem uma extensão de mais de 1,5 km e ainda receberá todo um reforço na sinalização, além de pintura de todos os trechos conforme o padrão de ciclovia determinado pelos órgãos competentes. 

quinta-feira, 7 de julho de 2022

ACIC reúne associados em assembleia geral ordinária e elege novo conselho

 







A Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC) recebeu os associados na manhã desta quinta-feira (30)  na sede da entidade, para a Assembleia Geral Ordinária.

O encontro, realizado no formato presencial, na oportunidade foram apresentados os Relatórios de atividades da gestão 2020/2021 iniciou com balanço financeiro do exercício de 2021, com números referentes às receitas e despesas, e também sobre o balanço patrimonial. O empresário camaquense e associado da ACIC, Jorge Schaidhauer do grupo Center, conduziu os trabalhos presidindo o ato.

A prestação de contas recebeu parecer favorável do Conselho Fiscal e também foi aprovada por unanimidade pelos associados.

Atividades de 2021

Na sequência, a ex-presidente Kátia Szczepaniak fez um relato das principais atividades realizadas no ano de 2021, período em que  presidiu a Associação. “Assumimos a ACIC e logo na sequência vivemos os efeitos da covid-19 e todos as mudanças em função da pandemia. Com criatividade e trabalho aprendemos e crescemos com esse desafio e percebemos isso pelas atividades e conquistas que tivemos, algumas concretizadas e outras encaminhadas. Um de nossos propósitos era termos o associado mais presente. E acredito que conseguimos”, comentou Kátia.

 

Novo Conselho deliberativo da ACIC


REPRESENTANTE

Paola Longaray Fonseca 

Paulo Pankowski

Arno Britz

Francisco Scherer

Carlos Lucindo Silva Moreira

Diego Marques 

Eduardo Bordignon

Erny Santana Ness 

Francisco Scherer

Giilmar Tessmann

Janaina Carvalho

Jorge Rubem Dias Schaidhauer

Jose Leonardo Rodrigues Costa 

Ligiane Pankowski

Liliana Cickorski

Luciano Stasiak Barbosa 

Luiz Alberto Hoff

Luis Antonio Baptistella

Paulo Cesar Griebeler 

Silvana Scherer Vieira 

Paulo Bierhals

Rubem Scherer 

João Paulo Lopes

Chenia Silva de Souza

Fabricio Bartz 

Josiane Longaray 

Fabio Renner 

Michel Pires

Marcio Silva 

Alexandre Roxo

Pablo Florisbal

Nádia Schaidhauer

Solenidade de Descerramento das Fotos na Galeria de Presidentes da ACIC

No encerramento das atividades a presidente Paola Longaray Fonseca em conjunto com os ex-presidentes Paulo Pankowski e Kátia Szczepaniak realizaram o ato de Descerramento das Fotos na Galeria de Presidentes da ACIC, pelos seus mandatos frente à entidade nas gestões 2018/2019 e 2020/2021 respectivamente. 

Por: Igor Garcia - Assessor de imprensa - ACIC

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Grupo conclui trabalho sobre fiscalização da Taxa CDO

Diretoria aprovou o manual na manhã desta quarta-feira (29) - Foto: Sérgio Pereira/Irga

O Grupo de Trabalho (GT) oficializado pela Portaria do Irga nº 003/2022 concluiu as suas atividades nesta semana. O objetivo do GT era definir ações e medidas para a implantação e elaboração de um manual de procedimentos e rotinas para a uniformização da fiscalização da Taxa de Cooperação e Defesa da Orizicultura (CDO).


A CDO é paga pelos produtores orizícolas gaúchos para cada saco de 50 quilos de arroz colhido. A taxa foi criada em 1968, por meio da Lei nº 5.645, sancionada pelo então governador Walter Peracchi Barcellos, e é a principal fonte de receita do Irga.

A redação do Manual de Procedimentos e Rotinas, para a uniformização da fiscalização da Taxa CDO de forma a melhor evidenciar os procedimentos realizados e atendendo a legislação vigente, foi concluída pelo GT. Nesta quarta-feira (29), a Diretoria Executiva do instituto aprovou o manual.

O GT colocou em prática outras duas ações. A primeira delas foi a assinatura de um Termo de Compartilhamento de Dados com a Junta Comercial do Rio Grande do Sul. A partir deste instrumento, a Junta fornecerá ao Irga relatório das indústrias de beneficiamento de arroz com CNPJ ativo, bem como emitirá relatórios mensais das empresas constituídas que tenham em seu objeto social atividades de beneficiamento de arroz e registros ativos na JUCIS/RS. O Termo já foi assinado pela Diretoria do Irga, faltando apenas a conclusão por parte da Junta Comercial.

Outra ação foi a realização de reunião com a Secretaria da Fazenda em 2 de junho, com o objetivo de revisar e realizar alterações no Termo de Compromisso já firmado com a Sefaz. O convênio possibilita o acesso às informações sobre os valores arrecadados a título de Taxa CDO, inadimplências e dos estágios de cobrança, bem como a possibilidade de realizar consultas por meio do sistema da Sefaz/RS para o trabalho de fiscalização da CDO. A autarquia aguarda retorno da Secretaria.

Fazem parte do GT: o presidente do Irga, Rodrigo Machado; o chefe da Divisão de Materiais e Serviços, Paulo Tavares; o assessor da Divisão Financeira e Contábil Edson Moura de Andrade; os fiscais da Taxa CDO Paulo Almada, Regis Gross de Carvalho e Luis Rogério Santos; a assessora jurídica Leticia Barres Jaccottet; e a servidora Katia Luciane Garcia Souza.

“Precisávamos acertar alguns pontos no trabalho realizado hoje na fiscalização da CDO, para melhorar os nossos controles. Essa é uma atividade que exige muita transparência. Com as medidas tomadas agora pelo Grupo de Trabalho, garantimos um processo mais eficiente na fiscalização”, explica Rodrigo Machado.

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br