sexta-feira, 31 de maio de 2024
Acidente na BR116 com caminhão e ônibus da Frederes deixa um morto e seis feridos
O grave acidente envolvendo um ônibus e um caminhão na BR 116 na noite desta quinta-feira (30) deixou um morto e outros seis ficaram feridos. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão ocorreu por volta de 20h no quilômetro 348 da rodovia.
Das seis pessoas que deram entrada no Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Camaquã, duas tiveram de ser removidas para Porto Alegre em estado grave. Um foi encaminhado para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e outro para o Hospital Cristo Redentor. O motorista do ônibus, de 36 anos, passou por cirurgia e vai permanecer internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
Uma criança de oito anos está entre as vítimas que seguem hospitalizadas após o acidente. Um o menino teve fraturas, mas não corre risco e deve ser liberada ainda hoje. Outros dois adultos também foram atendidos e devem receber alta hospitalar ainda nesta sexta-feira (31).
O homem morto no acidente seria José Volmir de Souza Nunes, cobrador do coletivo. A PRF não confirma a identidade, nem a idades das vítimas.
O ônibus pertence a empresa Frederes e fazia a linha Porto Alegre X Jaguarão. O coletivo seguia em direção ao sul do Estado, quando colidiu na traseira de um caminhão com placas de Sombrio/SC, próximo ao município de Tapes.
quarta-feira, 29 de maio de 2024
Marcelo Arruda é empossado presidente da Famurs
O prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, foi empossado presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) na noite desta terça-feira (28/05). Recebendo o cargo do prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, Arruda ficará no comando do Conselho de Administração da Famurs durante o anuênio 2024/2025.
Tradicionalmente, o ato de posse integra a programação do Congresso de Municípios do RS, mas em razão do atual momento de calamidade no estado, o evento foi transferido, em data a ser anunciada. Desta forma, a solenidade, que precisa ser cumprida por questão regimental, aconteceu na sede da Famurs e contou com a presença dos prefeitos empossados, autoridades, convidados e imprensa.
A nomeação de Marcelo Arruda à presidência da Famurs obedece a um acordo firmado entre os partidos com mais prefeitos no Rio Grande do Sul. Estabelecido em 2005, o acerto determina o rodízio de legendas na direção da entidade entre 2021 e 2024. Como o PTB, hoje após fusão PRD, foi o quarto partido com maior número de prefeitos eleitos no RS em 2020, assim o partido obteve o direito de escolher o presidente da Famurs em 2024. O Progressistas, o MDB e o PDT foram os primeiros a compor o rodízio.
Em seu discurso, já como presidente, Arruda destacou que é um privilégio assumir uma das entidades mais representativas e respeitadas do municipalismo brasileiro, que tem o papel de estar em diálogo constante com os governos e órgãos públicos e, ainda, entender os desafios de cada município e cada região.
Arruda declarou que este momento, um dos mais difíceis da história do RS, “irá exigir de todos nós, muita união, resiliência e empatia para podermos achar as soluções necessárias para cada problema que surge diariamente em cada município. Não tem cidade maior ou menor, não existe problema maior ou menor, estamos todos no mesmo barco e precisamos remar juntos na mesma intensidade para sairmos o mais rápido possível destas águas turbulentas”, disse.
O prefeito de Barra do Rio Azul aproveitou a presença das autoridades e enfatizou o comprometimento do governo estadual e federal, nas pessoas do governador Eduardo Leite e do ministro Paulo Pimenta, em auxiliar cada cidadão e município afetado a se reerguer, recuperar e reconstruir, em busca de fazer o RS próspero novamente. Também frisou que este é o momento de união entre partidos políticos, a fim de encontrar soluções rápidas e eficientes.
Segundo Arruda, no primeiro momento, sua gestão terá como foco pautas sobre as obras preventivas dos municípios, ações de recuperação e o crescimento sustentável das cidades após a tragédia climática. Para isso, pediu apoio das universidades e demais entidades especializadas em ciência e tecnologia, para elaborar projetos preventivos e reestruturantes. “Sabemos que o trabalho é longo e árduo, mas precisamos fazer o enfrentamento e apresentar soluções”, afirmou.
No entanto, o novo presidente frisou que não deixará de atuar nos grandes temas do municipalismo, bandeiras que a Famurs sempre defendeu e serão mantidas em sua gestão. Entre elas, ele destacou a conclusão dos acessos asfálticos, ainda em falta em 23 municípios; a defesa do agronegócio tecnológico, produtivo e sustentável, em cerca de 250 municípios; e o incentivo à implementação de tecnologia nos atendimentos dos 497 municípios, a fim de facilitar o serviço público prestado.
Arruda finalizou dizendo que serão inúmeros desafios à frente, tendo em vista o mandato de apenas um ano na Famurs, mas que irá trabalhar intensamente, com garra, dedicação e empenho para ajudar prefeito e prefeitas na defesa do municipalismo, sempre lembrando as autoridades da esfera estadual e federal de que é nos municípios que tudo acontece.
“Que este momento desafiador do RS possa nos unir ainda mais e que o nosso povo, que já é calejado e acostumado a batalhar e se reerguer, faça mais uma vez jus ao nosso querido hino riograndense: sirvam nossas façanhas de modelo à toda terra”, concluiu o presidente Arruda.
Despedida de Luciano Orsi
O presidente Luciano Orsi, também prefeito de Campo Bom, realizou o seu último discurso frente à entidade, ressaltando o trabalho de descentralização da Federação através do projeto de interiorização da gestão, a Missão Municipalista. Na oportunidade, ele também apresentou um breve balanço sobre as ações da Famurs, durante a Gestão 2023/2024 e no enfrentamento aos eventos climáticos.
Em sua explanação, Orsi destacou que a Famurs e os governos do Estado e federal têm agora a missão de reconstruir o Rio Grande do Sul. “Não podemos mais tirar da pauta o tema das mudanças climáticas. Precisamos estudar e discutir como vamos proteger o nosso estado”, afirmou.
Manifestações
O ato de posse contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, que frisou que os prefeitos gaúchos serão representados por um gestor atuante, na pessoa de Marcelo Arruda. Parabenizou mais uma vez a atuação dos prefeitos, eleitos durante uma pandemia e que hoje, em encerramento de mandato, enfrentam a maior catástrofe ambiental do país. Em sua fala, lembrou das ações do Estado para auxiliar os municípios, como as transferências fundo a fundo, a fim de dar todo o suporte aos municípios com o mínimo de burocracia possível. Afirmou que o RS vai ser exemplo de recuperação e força, e declarou que os gestores, em todas as esferas, precisam estar à altura do que o momento exige, pois vivemos um momento histórico.
A cerimônia também contou com representantes do governo federal. O ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, manifestou que o governo federal está no RS para auxiliar o governador e os prefeitos neste momento de união e reconstrução. Falou ao presidente Arruda que ele assume a Famurs em um momento que talvez seja o mais desafiador na história do RS. Manifestou sua lealdade, dedicação e esforço que faz e fará para que todos possam encontrar o apoio necessário do governo federal para reconstruir o estado. Pimenta declarou que sabe que muita coisa precisará ser feita, mas também sabe a força, coragem e dedicação de todos, para oferecer ao povo um futuro próspero.
Também presente, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, aproveitou a oportunidade para prestar solidariedade, reconhecimento e apoio ao RS frente à tragédia vivida no estado. Brevemente explicou a atuação do ministério e da Defesa Civil Nacional e quais as medidas que estão sendo adotadas para atender as necessidades do RS. Também declarou que o problema não é recurso financeiro ou orçamentário, mas como atender as necessidades no menor tempo possível.
De igual forma, o ministro das Cidades, Jader Filho, prestou solidariedade às famílias atingidas e falou sobre o impacto que teve visitando Eldorado do Sul, um dos municípios mais atingidos nos últimos eventos climáticos. Declarou que o governo, através da sua pasta, não descansará enquanto cada uma das unidades habitacionais não forem reconstruídas no RS. Ele também destacou que a solução, em muitos casos, vai além das casas, são os locais que precisam ser repensados. Também alertou que a prevenção deverá ser uma prioridade, não só no estado, mas de todo país, uma vez que novos eventos climáticos devem atingir o Brasil no futuro.
O ato de posse também contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Adolfo Brito, que na oportunidade avaliou que será preciso muito esforço para repôr as perdas, que não será na proporção de que os municípios perderam, mas é preciso atuação. Destacou que Arruda também terá apoio da Casa Legislativa a fim de trabalhar a favor da reconstrução do estado.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Marco Peixoto, aproveitou a ocasião para anunciar que será votada, nos próximos dias, a pauta sobre terceirização da folha de pagamento, atendendo um pedido da Famurs. Frisou que nenhum prefeito será penalizado, caso siga a cartilha orientativa do TCE, e o que os técnicos estão à disposição dos municípios, a fim de auxiliar em questões necessárias e evitar apontamentos dos gestores. Também desejou sucesso e êxito à Arruda, e manifestou que a Famurs continuará tendo um parceiro no Tribunal.
Conselho de Administração
Na oportunidade também foram empossados os vice-presidentes que irão compor o Conselho de Administração para a Gestão 2024/2025. A nova presidência da Famurs fica composta da seguinte forma:
Presidente
Marcelo Arruda (PRD) - Barra do Rio Azul / Amau
Vice-presidentes
Márcia Tedesco (PRD) - Balneário Pinhal / Amlinorte
Marcelo Maranata (PDT) - Guaíba / Acostadoce
Carlos Bordin (PP) - Jacutinga / Amau
Márcio Amaral (MDB) - Alegrete / Amfro
Moisés Pedone (PSDB) - Mostardas / Amlinorte
Rodrigo Batistella (PT) - Nova Santa Rita / Granpal
Nelsinho Camargo (PSB) - Barros Cassal / Amasbi
Assessoria de Comunicação Social
Monique Mendes
Coordenadora
segunda-feira, 27 de maio de 2024
Receita Federal integra mutirão de atendimento à população no Shopping Praia de Belas
Em parceria com outros órgãos e a iniciativa privada, instituição está dando prioridade aos serviços relacionados ao cadastro de CPF, essencial para as vítimas das inundações
A Receita Federal instalou dois guichês de atendimento aos cidadãos no Shopping Praia de Belas, trabalhando com foco nos serviços relacionados ao CPF. A ação faz parte das medidas de enfrentamento às enchentes no RS. O serviço funciona de segunda a sexta, das 12h às 18h.
A manutenção dos atendimentos para CPF é uma das demandas prioritárias neste momento de calamidade pública, pois o cadastro é essencial aos cidadãos que precisam acessar créditos, auxílios e muitos outros serviços.
Os cidadãos com acesso à internet podem fazer a regularização, alteração e inscrição de CPF sem necessidade de deslocamento, através do site da Receita Federal e do e-mail: atendimentorfb.10@rfb.gov.br.
Além da Receita Federal, outras instituições instalaram-se no espaço cedido pelo Shopping Praia de Belas formando uma grande parceria para o atendimento à população. A lista de parceiros inclui o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública do Estado do RS, a Caixa Econômica Federal, o INSS, os cartórios de Porto Alegre e, em breve, também o Instituto Geral de Perícias (mais conhecido como IGP, responsável pela emissão de carteiras de identidade).
A instalação deste posto avançado de atendimento da Receita Federal no shopping foi definida após a inundação do entorno do prédio da instituição e seguirá funcionando por tempo indeterminado.
Corpus Christi
Nesta quinta-feira, dia 30 de maio, não haverá atendimento por conta do feriado de Corpus Christi. Na sexta, dia 31, haverá atendimento.
Seção de Comunicação Institucional
Superintendência da Receita Federal do Brasil da 10ª RF
(51) 3290-7420| luciana.menuci@rfb.
Corte da 40ª Festa do Colono é escolhida
Nesse sábado (25), aconteceu a escolha das soberanas da 40ª Festa do Colono, na Sociedade Agrícola Feliz, em Santa Auta, no interior de Camaquã. Tradicional festa em comemoração aos colonos da região.
Para compor a nova corte, foram escolhidas a 1ª Princesa Larissa Bierhals Fiss, Rainha Lidiane Kaminski Spiering e 2ª Princesa Natália Münchow dos Reis. O evento contou com as soberanas da 39ª Festa do Colono, 1ª Princesa Bianca Tavares Konrad, Rainha Luana Dietrich Fenske e 2ª Kellen Beatriz Konrad, que representaram e divulgaram brilhantemente a festa no ano de 2022.
A coroação ocorreu em solenidade realizada após a seleção da corte na Sociedade Agrícola Feliz.. A rainha recebeu uma premiação de R$ 700,00 e cada princesa R$ 500,00.
A tradicional festa do Colono será nos dias 20 e 21 de julho, e os terrenos para expositores já estão sendo reservados, interessado entrar em contato pelo telefone (51) 99906-7008.
O evento tem o patrocínio do Mercado Rocke de Santa Auta, Cresol, Afubra, Jeske e Jeske, Floricultura Floresta, Comercial Losveske, W Upper Energy Solar e o apoio do Sintraf Sul.
quinta-feira, 23 de maio de 2024
Alunos da APAE Camaquã são contratados pelo Grupo Lins Ferrão
Sempre promovendo a visibilidade e inclusão social de jovens com deficiência, a APAE Camaquã lançou o Projeto Conviver em 2024.
Este projeto, realizado em parceria com a empresa local Grupo Lins Ferrão - Pompeia/Gang e SENAC, está proporcionando oportunidade para menores aprendizes com deficiência ingressarem no mercado de trabalho.
Através da Lei 8.213/91, que estabelece diretrizes para o Programa Jovem Aprendiz, os alunos Lucas da Silva Luna e Marizete Ribeiro da Silva foram contratados pelo Grupo Lins Ferrão em seus primeiros empregos como Aprendizes. Esta é mais uma oportunidade facilita o desenvolvimento de habilidades profissionais essenciais.
O Projeto Conviver conta com o apoio fundamental de uma equipe dedicada de profissionais.
A equipe é formada pela assistente social Eloela Maria Franz e a psicóloga Kennia Maria Kunde Venske . A coordenação geral do projeto está sob a responsabilidade de Adriana Colombi da Cunha Longaray.
Nossa equipe e alunos foram recepcionados pelos colaboradores do Grupo Lins Ferrão, Jaires Longaray coordenador de logística, Naythielen Coelho, Analista de SRH e Ricardo Antero Bernar, Assistente de SRH.
A parceria com o Grupo Lins Ferrão demonstra um compromisso significativo da empresa com a responsabilidade social e a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A empresa ao longo do tempo vem ofertando oportunidades de trabalho ao nossos alunos e atendidos.
Por: Igor Garcia - Assessor de Imprensa APAE Camaquã
Prorrogado o pagamento da cota única do IPTU 2024 até 28 de junho
Os contribuintes que optaram pelo parcelamento em até 10 vezes sem juros seguem com as mesmas datas.
A Secretaria da Fazenda anunciou a prorrogação do pagamento do IPTU 2024 na ultima terça-feira, 21 de maio. Os contribuintes de Camaquã terão desconto de 10% realizando o pagamento do IPTU até o dia 28 de junho. Além do desconto valer para o pagamento em cota única, também é possível garantir o desconto pagando em 4 parcelas no cartão de crédito.
O pagamento de quem optou pelo parcelamento em até 10 vezes continua com as mesmas datas de vencimento.
Neste ano, os camaquenses também podem ter mais informações sobre o IPTU 2024 e emitir segunda via da guia pelo site da prefeitura através do link camaqua.atende.net/subportal/iptu.
O pagamento pode ser efetuado no caixa da prefeitura ou através dos bancos conveniados: Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Federal, ou pelo cartão de crédito no caixa da Prefeitura. Para mais informações ligue (51) 3671.7204.
Confira o cronograma do IPTU 2024:
COTA ÚNICA – 10% desconto – ATÉ 28/06
4x (Cartão de Crédito) – 10% desconto – ATÉ 28/06
Abrigados no Ginásio serão acomodados em novo local para mais conforto e segurança
Prefeitura Municipal seguirá oferecendo todo o suporte necessário para as pessoas acolhidas.
Informamos que devido á redução de pessoas abrigadas em Camaquã e visando o seu bem-estar, um novo local mais adequado e confortável as condições climáticas foi organizado para seu acolhimento. A Prefeitura Municipal seguirá amparando e oferecendo assistência durante todo o processo de recuperação das vítimas das enchentes acolhidas no município.
Os abrigados do Ginásio de Esportes serão realocados neste sábado (25) para o novo endereço na Maj. Lúcio Meireles, 1491 (Anexo da Igreja Betânia - entrada pelo portão lateral).
quarta-feira, 22 de maio de 2024
Escolas da Rede Municipal de Ensino se reúnem para palestra sobre “Projeto Libertar
A palestra foi ministrada pelas escrivãs de polícia, Bianca Benemann e Danielle Bouza, para os alunos dos anos finais das Escolas Municipais de Ensino Fundamental José Antônio Netto, Osvaldo Aranha, Sepé Tiarajú e Marina de Godoy Netto. As palestrantes ressaltaram este assunto tão importante, alertando os jovens e adolescentes sobre os crimes cibernéticos, que estão aumentando em todo o país, onde personagens buscam crianças e adolescentes vulneráveis para praticarem os abusos.
“Falando e trazendo este tema para os alunos, mostra que devemos ter coragem e segurança para impedir os abusos contra as crianças e adolescentes. Juntos, podemos criar comunidades mais seguras e proteger aqueles que são mais vulneráveis." disse a Secretária Ana Carmelita na abertura oficial da palestra, destacando também o empenho da Polícia Civil na luta e prevenção contra estes crimes.
Município recebe R$ 500 mil de Emenda para calçar ruas no entorno da E.M.E.I Mimosa
O calçamento da Rua Belmiro Gonçalves contemplará toda a extensão da via que compreende o trecho da Av. Nestor de Moura Jardim e a Rua Dr. João Ferreira. A pavimentação total da via também ocorrerá na Rua Maurício Cardoso no trecho entre Belmiro Gonçalves e Antônio Tavares.
“Agradecemos ao Deputado Federal Heitor Schuch por esse importante projeto que irá destinar por meio da emenda, um significativo valor de recursos para a melhoria da nossa cidade. São parcerias como essa que contribuem para o desenvolvimento de Camaquã”. Ressaltou o Prefeito Ivo de Lima.
terça-feira, 21 de maio de 2024
HOMEM É PRESO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO EM SENTINELA DO SUL
Agentes da Polícia Civil, por meio da DP TAPES/29ª DPRI, deram cumprimento a Mandado de Busca e Apreensão, na Zona Rural de Sentinela do Sul/RS, oportunidade que uma espingarda, um revólver, além de dezenas de munições de diversos calibres, foram apreendidas.
O suspeito, de 85 anos, foi autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, sendo recolhido ao sistema prisional. O indivíduo é investigado por tentativa de homicídio ocorrida no dia 15/04, ocasião em que efetuou disparos de arma de fogo na direção do carro do próprio filho, o qual é seu desafeto, em decorrência de disputa de patrimônio.
Suspeito de homicídio é preso em São Lourenço do Sul
A Delegacia de Polícia de São Lourenço do Sul cumpriu na manhã de hoje, 21/05/24, no Bairro Navegantes, um mandado de prisão preventiva em desfavor de suspeito da prática de homicídio tentado ocorrido na noite de 07/05/2024 na Avenida São Lourenço, Bairro Navegantes.
A Polícia Civil tão logo foi comunicada do fato criminoso iniciou a investigação policial, conseguindo identificar a autoria do delito e produzir provas suficientes para a representação pela prisão preventiva do homem de 58 anos de idade. Denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp 53 9844.85901.
Atenção IPE Saúde mantém a suspensão de atendimentos presenciais e telefônicos
Estimativa é que atendimentos se normalizem nesta sexta-feira (24). Em razão da grave enchente que afetou o funcionamento da sede do IPE Saúde e de diversos sistemas do estado, informamos que os atendimentos presenciais e telefônicos seguirão suspensos até sexta-feira, 24 de maio.
segunda-feira, 20 de maio de 2024
Delegacia de Polícia de Cerro Grande do Sul recebe doação de materiais
Nesta quarta-feira, 15/05/2024, a Delegacia de Polícia de Cerro Grande do Sul/RS recebeu a doação de diversos materiais, incluindo televisão, frigobar, equipamento para lavagem de viaturas, lanternas táticas, coldres, além de kits de APH (Atendimento Pré-Hospitalar), os quais serão muito úteis aos policiais lotados na cidade.
A entrega foi feita pela Presidente do CONSEPRO, Senhora Andreia Solka, a qual não mediu esforços para a aquisição dos materiais, buscando recursos junto ao executivo municipal. Os valores foram destinados pelos vereadores, Claudia Regina Pacheco Coutinho e Dionatan Carlos Lietz de Oliveira, através de emendas legislativas.
Os policiais agradecem o apoio dos órgãos citados, bem como de toda a comunidade local.
Água potável é entregue às famílias na Ilha Santo Antônio na última sexta-feira (17)
Foram mais de 144 galões de 20 litros doados pela empresa Itaara entregues aos afetados pelas chuvas que estão isolados na localidade.
Na última sexta-feira, 17, a Secretaria do Desenvolvimento Social entregou água potável para as famílias afetadas pelas enchentes na localidade da Ilha Santo Antônio, na região da várzea. Foram mais de 144 galões de 20 litros doados pela empresa Itaara e entregues aos afetados pelas chuvas que estão isolados na localidade.
A destinação das águas alcançou 66 famílias que sofrem com o desabastecimento de água potável devido as inundações terem atingido os poços artesianos e cacimbas que abastecem as residências. As famílias também receberam kits de limpeza que irão auxiliar na recuperação das moradias.
A entrega foi realizada através de transporte tanto terrestre como de embarcações necessárias para chegar aos locais atingidos pelas enchentes.
Força Tática apreende menor por tráfico de drogas e arma de fogo em Camaquã
Na noite de sábado (18), a Brigada Militar, através da Força Tática do 30º BPM, apreendeu um menor de idade em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no município de Camaquã.
Durante patrulhamento ostensivo, os policiais flagraram o adolescente em atitude suspeita. Ao realizar a abordagem, a equipe encontrou com ele uma quantidade significativa de drogas, uma arma de fogo e munições.
Nesta ação foram apreendidos os seguintes materiais pela Força Tática:1 arma de fogo
2 carregadores de pistola
1 coldre de pistola
35 munições
236,31 gramas de maconha
1 balança de precisão
R$ 342,00 em dinheiro
O menor foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia de Camaquã, onde o flagrante foi lavrado.
Ação reforça o compromisso da Brigada Militar através da Força Tática com a segurança da comunidade.
A Brigada Militar ressalta a importância da denúncia anônima para o combate ao crime. Em caso de flagrante ou atitude suspeita, a comunidade pode ligar para o 190.
Saque calamidade do FGTS liberado para Camaquã
Na manhã deste sábado (18), a prefeitura de Camaquã utilizou as suas redes sociais, para anunciar que camaquenses vítimas de alagamentos poderão fazer uso do Saque Calamidade.
Serão beneficiados os moradores da zona da várzea, onde diversas residências foram alagadas em função da elevação do Rio Camaquã e do Arroio Duro.
Os cidadãos atingidos devem acessar o aplicativo FGTS Caixa e solicitar o saque de até R$ 6.220,00 por conta sem a necessidade de ir até uma agência.
Saque Calamidade FGTS no Rio Grande do Sul: Tudo o que você precisa saber
O Saque-Calamidade FGTS permite que trabalhadores retirem recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em situações emergenciais, como desastres naturais. No Rio Grande do Sul, devido às fortes chuvas e inundações que atingiram o estado em maio de 2024, o governo federal liberou o saque para municípios afetados.
Quem pode solicitar o Saque-Calamidade no RS?Moradores dos municípios em situação de calamidade pública: A lista completa dos municípios está disponível no site da Caixa Econômica Federal (https://www.fgts.gov.br/Pages/sou-trabalhador/saque-calamidade.aspx).
Trabalhadores com carteira assinada: É necessário ter no mínimo 3 anos de carteira assinada e saldo no FGTS.
Titular da conta do FGTS: O saque só pode ser solicitado pelo titular da conta.
Qual o valor do Saque-Calamidade?Até R$ 6.220,00: O valor máximo varia conforme o saldo disponível na conta do FGTS.
Como solicitar o Saque-Calamidade?App FGTS: A maneira mais rápida e fácil de solicitar o saque é pelo aplicativo FGTS, disponível para download nas lojas de aplicativos.
Agências da Caixa Econômica Federal: Também é possível solicitar o saque presencialmente em qualquer agência da Caixa.
Documentos necessários:
RG ou CNH: Documento de identidade com foto.
CPF: Número do Cadastro de Pessoas Físicas.
Carteira de Trabalho: Comprovante de trabalho.
Comprovante de residência: Conta de luz, água ou telefone com data de vencimento atualizada.
Decreto de calamidade pública: Disponível no site da prefeitura do seu município.
Prazo para solicitação:Até 31 de dezembro de 2024: O prazo para solicitar o Saque-Calamidade no Rio Grande do Sul é até o dia 31 de dezembro de 2024.
Informações importantes:Não é necessário comprovar o uso do dinheiro: Você não precisa apresentar notas fiscais ou recibos para comprovar o uso do dinheiro do saque.
Saque isento de imposto de renda: O valor do Saque-Calamidade é isento de imposto de renda.
Consulte o saldo do seu FGTS: Antes de solicitar o saque, acesse o site ou aplicativo do FGTS para verificar o saldo disponível em sua conta.
Canais de atendimento:Central de Atendimento FGTS: 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (demais regiões).
Site da Caixa Econômica Federal: https://www.fgts.gov.br/Pages/sou-trabalhador/saque-calamidade.aspx
Aplicativo FGTS: Disponível para download nas lojas de aplicativos.
Eldorado do Sul e Guaíba: Secretaria da Saúde auxilia retomada de serviços
Eldorado do Sul e Guaíba seguem necessitando de apoio. Auxiliar os municípios na reabertura dos serviços públicos de saúde no Rio Grande do Sul após a enchente é um dos desafios da Secretária da Saúde (SES).
Neste domingo , dia 19, técnicos da SES e da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) estiveram em Eldorado do Sul e Guaíba para fornecer orientações sobre o levantamento de perdas e a reabertura dos serviços para a população.
Situação em Eldorado do Sul e Guaíba
Em Eldorado do Sul, um dos municípios mais atingidos pela enchente, seis unidades de saúde ainda permanecem fechadas, enquanto um Pronto Atendimento e uma sala de vacinas funcionam provisoriamente no centro administrativo da Prefeitura. O município tem duas unidades funcionando na área rural e conseguiu reabrir uma na área urbana.
Em Guaíba, há duas unidades de saúde que foram atingidas pela enchente. No município, foi instalado um Hospital de Campanha da Marinha do Brasil, que disponibiliza atendimentos nas especialidades de clínica médica, pediatria, ortopedia e cirurgia geral. A unidade, que conta com 43 militares da área da saúde, entre médicos, enfermeiros, psicólogo e profissionais de outras especialidades, já atendeu 1,7 mil pacientes desde que começou a funcionar, em 9 de maio.
“Foi um momento importante para que a SES possa enxergar as nossas fragilidades neste momento. Já somos uma região carente de equipamentos públicos de saúde e fomos atingidos em unidades básicas que perderam equipamentos. Precisaremos recuperar e teremos muito trabalho, mas com a força que tem o nosso povo e a ajuda do Estado e do governo federal podemos sair dessa mais rápido”, destacou o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata.
segunda-feira, 13 de maio de 2024
POLÍCIA CIVIL IMPLEMENTA PROJETO LIBERTAR NO ABRIGO DE CAMAQUÃ PARA VÍTIMAS DAS ENCHENTES.
A Polícia Civil, por meio da 29ª Delegacia de polícia Regional, na manhã de hoje (13/05/2024) proferiu palestra aos desabrigados que se encontram no Ginásio Municipal de Esportes e totalizam 102 pessoas.
Na oportunidade, as Escrivãs de Polícia Bianca Benemann de Danielle Bouza orientaram sobre como se prevenirem de predadores sexuais reais e virtuais, da necessidade de cuidado mútuo, acompanhamento constante de crianças e adolescentes abrigados, inclusive nos banheiros compartilhados, convocando todos a lutarem pela proteção da integridade física e psicológica dos seres humanos em formação que ali se encontram.
Segundo o Delegado Vladimir Peukert Urach, o Projeto Libertar será implementado em todos os abrigos da 29ª Região Policial para que seja coibido qualquer comportamento lesivo à integridade sexual dos que já estão suportando a dor de tudo perderem e devem ter a proteção do Estado nesse momento de extrema fragilidade.
As palestrantes policiais finalizaram suas falas com o provérbio africano: “Quando o rebanho se une o leão vai deitar com fome”, sendo dever de todos a proteção de cada ser humano abrigado.
A Polícia Civil, por meio da DPPA Camaquã realizou rondas ostensivas nos abrigos instalados na região
A Polícia Civil, por meio da DPPA Camaquã, durante todo o sábado e o domingo (11/05 e 12/05), realizou rondas ostensivas em diversos abrigos instalados nos municípios da região.
Durante as rondas, os policiais conversaram com os coordenadores dos abrigos, passando orientações para melhor segurança dos abrigados, em especial dos grupos vulneráveis, bem como ressaltaram estarem à pronta disposição para atendimento de eventuais intercorrências, atualizando os números de contato da Polícia Civil.
Na oportunidade, a Polícia Civil também intermediou a entrega de vários donativos e medicamentos nos abrigos, em auxílio ao trabalho de voluntários da região.
Durante as ações, foram visitados um total de 17 abrigos compreendidos nos municípios de São Lourenço do Sul, Camaquã, Arambaré, Sentinela do Sul, Cerro Grande do Sul, Sertão Santana e Mariana Pimentel.
As rondas contaram com a participação de 05 agentes policiais e 01 delegada de polícia.
A Polícia Civil segue na missão de servir e proteger!
sexta-feira, 10 de maio de 2024
Governo do RS vai antecipar metade do 13º salário para servidores
A previsão é que os pagamentos sejam feitos até 15 de junho. Anúncio foi feito nesta sexta-feira (10/5) pelo governadordo RS, Eduardo Leite
O governo do Rio Grande do Sul (RS) anunciou, nesta sexta-feira (10/5), que o estado fará a antecipação dopagamento de metade do 13º salário para servidores públicos estaduais. A previsão é que os pagamentos sejam feitos até 15 de junho.
“Tomamos a decisão de fazer a antecipação de parte do 13º salário dos nossos servidores”, informou o governador Eduardo Leite (PSDB), em coletiva de imprensa para anúncio das medidas adotadas pelo governo gaúcho. Segundo ele, muitos funcionários públicos foram atingidos pelo desastre em quase todos os municípios.
“Então, nós estamos antecipando metado do 13º salário dos servidores para pagamento até 15 de junho.” Serão cerca de R$ 900 milhões liberados pelo estado para o pagamento antecipado do 13º.
Na quinta-feira (9/5), o governo federal anunciou um conjunto de 12 medidas para aliviar a situação da população que reside no estado, com valor total de recursos de R$ 50,945 bilhões e impacto de R$ 7,695 bilhões no primário. Serão beneficiadas 3,5 milhões de pessoas, no total.
As medidas incluem a antecipação de pagamentos do Bolsa Família e do Auxílio Gás, além da restituição do Imposto de Renda (IR) para moradores do estado.
Seguro veicular em enchentes: especialista destaca a agilidade para o acionamento imediato do serviço
Diante do cenário de devastação no RS, quem possui automóvel em situação comprometida pela enchente deve agilizar o acionamento imediato do seguro veicular e, assim, ganhar tempo valioso. É o que orienta a gerente da Sinosserra Corretora, Nádine Cândido Cunha. “Ganhar tempo é essencial. As pessoas que possuem seguro total e que têm um automóvel em situação de alagamento - total ou parcial - não precisam esperar as águas baixarem para acionarem o seguro e podem fazê-lo imediatamente”, explica.
Conhecido popularmente como “seguro total”, o seguro compreensivo é a modalidade mais procurada e que prevê o atendimento a sinistros decorrentes de eventos climáticos extremos.
Desde o dia 03/05, a Sinosserra Corretora tem recebido uma média de 30 acionamentos de seguro por dia para perda total para veículos submersos, fator que já configura evidente perda total. O número equivale à média mensal de períodos normais. “A perspectiva é de que essa média de chamados cresça exponencialmente nos próximos dias e semanas, por isso a agilidade é fundamental”, pontua.
Nádine lembra, ainda, que em cenários de alta demanda, as companhias de seguro dispõem de efetivos de contingência especiais inclusive, de outras regiões (inclusive de outros estados) para dar suporte aos chamados, mas reforça que os atendimentos ocorrem após o cenário não representar risco para as pessoas.
A Sinosserra Corretora atua em parceria com um grupo de 15 seguradoras nacionais. Mais de 90% dos seus segurados possuem seguro compreensivo. No Brasil, entretanto, a estimativa é de que 70% da frota não possua qualquer tipo de seguro.
José Pedro Jobim
Moglia Comunicação Empresarial
Fone: (51) 9 9793-3300
http://www.moglia.com.br
Desalojados em função das enchentes deixam o Teatro do Sesc Camaquã
Na manhã desta sexta-feira, 10 de maio, as oito pessoas que estavam abrigadas provisoriamente no Teatro do Sesc Camaquã desde o último dia 04 deixaram o local. Conforme determinação da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e da Defesa Civil, as necessidades de abrigo para pessoas desalojadas em virtude das enchentes passaram a ser atendidas na estrutura do Ginásio Municipal de Esportes Wadislau Niemxeski que, desde terça-feira, dia 07, foi ativado com esta finalidade.
“Temos muita satisfação em poder ter prestado apoio ao município para atendimento e acolhimento dessas pessoas desalojadas vindas de nossas cidades vizinhas neste momento tão difícil”, comenta a diretora do Sesc Camaquã, Daiane Ribeiro Pereira.
“Nós seguiremos, em parceria com o Senac e o Sindilojas Costa Doce, com o apoio na mobilização e arrecadação de alimentos para atendimento das necessidades das cidades da Costa Doce, que segue bastante afetada com a cheia da Lagoa dos Patos”, completa, agradecendo o apoio de colaboradores, fornecedores e parceiros durante os últimos dias.
Em Camaquã, tanto a sede do Sesc e do Senac (Rua Marcírio Dias Longaray, 01), quanto a do Sindilojas Costa Doce (Av. Sete de Setembro, 239), são pontos de coleta de doações de alimentos, itens de higiene, água e agasalhos. O mesmo se repete nas demais unidades do Estado que não tiveram seu funcionamento prejudicado. O programa Sesc Mesa Brasil, além disso, também recebe doações em dinheiro para a compra e distribuição de donativos, através do PIX “mesabrasil@sesc-rs.com.br” ou depósito/transferência para Banco do Brasil, agência 3418-5, conta corrente 6461-0, CNPJ 03.575.238-0001/33, em nome de Sesc Mesa Brasil 2020. Enquanto entidade representativa do comércio de bens, serviços e turismo, a Fecomércio-RS segue pleiteando nas esferas municipais, estadual e federal medidas para mitigar os impactos econômicos gerados pela crise.
Cremers implanta receituários on-line azul e amarelo com apoio do CRF-RS
| Foto: Divulgação |
O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Eduardo Neubarth Trindade, e a presidente do Conselho Federal de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS), Giovana Ranquetat, anunciaram o trabalho em conjunto para implantação de receituários azul e amarelo na plataforma digital do Cremers.
A conquista aconteceu após conversa com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, que entendeu a urgência e a necessidade da ação neste momento de calamidade pública que atinge o estado.
A ferramenta está disponível para uso dos médicos registrados no Cremers desde a última quarta-feira (08), no Espaço do Médico, no site cremers.org.br, e, em alguns dias, no aplicativo do Conselho de Medicina.
A utilização da receita digital para medicamentos sujeitos a controle especial foi possível a partir da publicação do Ofício Circular 001/2024, da Divisão de Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria Estadual da Saúde (SES), na terça-feira (7).
O documento trata da dispensação de medicamentos por meio de receita dos tipos A1, A2 e B1, destinadas à prescrição de entorpecentes e psicotrópicos. O documento autoriza a emissão de receitas por meio do sistema oficial de prescrição eletrônica do Cremers.
A receita digital foi criada de forma pioneira entre os Conselhos Regionais de Medicina do Brasil em abril de 2020, durante a pandemia de covid-19, e já conta com 5 milhões de documentos emitidos. Desde então, a implantação de receitas para medicamentos de controle especial era uma luta do Conselho.
Agora, frente às dificuldades geradas pelas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, o Cremers atuou pela utilização da plataforma, que garante maior controle da prescrição e a rastreabilidade dos medicamentos dispensados.
A ferramenta digital do Cremers poderá ser utilizada para auxiliar que pessoas que estejam em área isoladas ou com difícil deslocamento. Além disso, o trabalho dos médicos voluntários poderá ser ampliado com o uso da telemedicina aliada à prescrição digital de medicamentos sujeitos à controle especial, sobretudo nas áreas das especialidades médicas.
Para o presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, a utilização da plataforma do Conselho já está consolidada entre médicos e população, e é amplamente reconhecida pelas farmácias. Além disso, a ferramenta “traz mais segurança para os médicos e os pacientes, dando credibilidade às prescrições realizadas”, enfatizou.
“A emissão de receitas para medicamentos de controle especial vai beneficiar principalmente aqueles pacientes psiquiátricos e oncológicos que foram afetados pelas enchentes. Neste momento, vamos atender a uma situação excepcional e de caráter emergencial de calamidade pública”, explicou Trindade.
Rio Grande do Sul: sobe para 113 o número de mortes
Mais de 406 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas devido aos temporais que assolam o estado desde 29 de abril. Destas, 69.617 estão em abrigos e 337.116 estão abrigadas com amigos ou familiares.
O número de feridos chega a 756 e 146 pessoas continuam desaparecidas. A situação é crítica em 435 dos 497 municípios gaúchos, com 1,9 milhão de pessoas afetadas.
| Foto: Defesa Civil/RS |
quinta-feira, 9 de maio de 2024
CNJ pede que juízes do RS evitem tornozeleira e priorizem prisão domiciliar
CNJ pede que juízes do RS evitem tornozeleira e priorizem prisão domiciliar
Carolina BrígidoColunista do UOL09/05/2024 18h15
Diante da situação emergencial no Rio Grande do Sul, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) publicou nesta quinta-feira (9) um documento com diretrizes para o funcionamento do sistema prisional e socioeducativo do estado durante o estado deCNJ calamidade pública.
Entre as recomendações, o órgão pede que os juízes deixem de determinar, quando possível, o uso da tornozeleira eletrônica, porque o funcionamento pode ficar comprometido em meio a enchentes e alagamentos. O CNJ também quer que os juízes evitem expedir novas ordens de prisão e priorizem o recolhimento domiciliar dos presos.
As orientações foram definidas pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas, que integra o CNJ.
Conforme o decreto baixado pelo governo estadual em 1º de maio, a calamidade pública afetou mais de 80% das cidades gaúchas, que sofrem mortes, desabastecimento, riscos à saúde da população, danos materiais e ambientais, além de destruição de moradias, estradas e pontes. Na segunda-feira (6) e na terça-feira (7), a coluna mostrou que as chuvas deixaram presídios do RS ilhados, sem energia e com baixo estoque de água potável.
No documento, o CNJ afirma que "os estabelecimentos voltados à privação de liberdade e os demais serviços penais e socioeducativos estão sendo afetados, o que torna imprescindível a adoção de medidas pelos órgãos competentes, a fim de assegurar os direitos fundamentais das pessoas que estão sob custódia ou mesmo sob a restrição de liberdade e mitigação dos riscos decorrentes do contexto local".
O CNJ recomenda que novas prisões preventivas no Rio Grande do Sul sejam determinadas com "máxima excepcionalidade" no momento. E que, nos casos de decretação de prisão domiciliar, o conceito de domicílio poderá ser ampliado, se for o caso, para garantir a segurança da pessoa recolhida.
O mesmo documento orienta que seja dispensada do comparecimento periódico em juízo a pessoa em liberdade provisória enquanto durar a calamidade pública. Também devem ser dispensado do comparecimento pessoal quem estiver cumprindo medidas alternativas à prisão.
O CNJ também recomenda que os juízes gaúchos evitem aplicar monitoração por meio de tornozeleira eletrônica, "considerando os notórios alagamentos, as dificuldades para o funcionamento das tornozeleiras eletrônicas em áreas com infraestrutura afetada e a falta ou fornecimento irregular de energia elétrica imprescindível ao seu carregamento, a possível necessidade de deslocamento extraordinário, eventuais riscos à saúde da pessoa monitorada e possibilidade de avaria do equipamento".
Os juízes foram instruídos, ainda, a rever prisões provisórias de grupos específicos: mulheres gestantes, lactantes, mães ou pessoas responsáveis por criança de até doze anos ou por pessoa com deficiência, assim como pessoas idosas, indígenas e pessoas com deficiência. O mesmo foi recomendado nos casos de "pessoas privadas de liberdade em estabelecimentos penais atingidos pela calamidade pública, em risco de inundação ou nos quais os serviços essenciais e as garantias básicas à vida e à dignidade da pessoa humana estejam afetados ou potencialmente afetados".
Ainda segundo o documento, juízes poderão transferir para a prisão domiciliar, como medida emergencial, pessoas que estejam hoje em estabelecimentos prisionais sem condições mínimas de salubridade e habitabilidade, sem água potável, sem alimentação ou sem energia elétrica.
O texto abre a exceção para audiências de custódias serem realizadas por videoconferência quando o preso não puder ser levado à presença de um juiz devido ao estado de calamidade. Nesses casos, é assegurado ao preso ter uma entrevista prévia e reservada com o advogado ou defensor público. Além disso, o advogado e o membro do Ministério Público devem participar da audiência do preso com o juiz. Na ocasião, não podem estar presentes o policial responsável pela prisão ou pela investigação. O exame de corpo de delito deve ser realizado sempre presencialmente, antes da realização da audiência de custódia.
Medidas análogas são recomendadas para o tratamento de menores infratores em audiências de apresentação e também sobre o recolhimento dessas pessoas a instituições durante a calamidade pública.
O CNJ também recomenda que o Judiciário zele, junto ao Executivo, pela "garantia das assistências básicas e dos serviços essenciais para a preservação da dignidade das pessoas privadas de liberdade que permanecerem em estabelecimentos". Entre as garantias estão alimentação, água potável e autorização de entrada regular de doações de familiares. O documento orienta aos estabelecimentos que disponibilizem informações do mundo exterior e sobre familiares aos presos e jovens recolhidos no sistema socioeducativo.
Ainda segundo o texto, é recomendada a criação do Comitê Interinstitucional de Crise, com participação de representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Poder Executivo, da sociedade civil e de conselhos de políticas públicas. O órgão ficaria responsável pelo acompanhamento do sistema penal e do sistema socioeducativo enquanto durar a situação de calamidade pública.
Prefeitura cancela a Festa de São João 2024
NOTA: Prefeitura cancela a Festa de São João em 2024
Evento ocorreria em junho e foi cancelado devido à situação de calamidade no Estado.
A Prefeitura de Camaquã informa que devido à situação de calamidade pública que assolou todo o Estado do Rio Grande do Sul está oficialmente cancelada a tradicional Festa de São João que ocorreria no dia 24 de junho na cidade.
O cancelamento da edição deste ano foi definido para que todos os esforços sejam voltados para ajudar os camaquenses e todos os gaúchos que sofrem com as consequências das enchentes.
terça-feira, 7 de maio de 2024
Homem é morto a tiros em Dom Feliciano
Homicídio doloso em Dom Feliciano. Vítima ALEXANDRO DE SOUZA LUCAS. A Causa provável , disputa de ponto de tráfico de drogas. A vítima estava com tornozeleira eletrônica.
Idade da vítima: 35 anos
Local do fato: via pública, rua Júlio de Castilhos, em frente ao numeral 332, centro de Dom Feliciano.
segunda-feira, 6 de maio de 2024
LUTO EM DOM FELICIANO
O jovem donfelicianense Ademir Jaehn Mascyejewski que estava desaparecido, foi encontrado sem vida
Infelizmente a tragédia que abala o Rio Grande do Sul, fez mais uma vítima, enlutando a comunidade de Dom Feliciano neste domingo (05).
O donfelicianense Ademir Jaehn Mascyejewski que havia desaparecido após ter sido levado pela enxurrada das águas no município de Sinimbu- RS, infelizmente foi encontrado sem vida.
O jovem e um amigo estavam em um caminhão quando foram arrastados pela correnteza, o caroneiro foi localizado e resgatado, enquanto Ademir foi levado pela força das águas.
sábado, 4 de maio de 2024
Inauguração da loja Flor deTuna
quinta-feira, 2 de maio de 2024
Ademir Jaehn Mascyejewdki de Dom Feliciano continua desaparecido após ter sido levado pela enxurrada em Sinimbu
O Dom Felicianense Ademir Jaehn Mascyejewski está desaparecido após ter sido levado pela enxurrada de água, em Sinimbu.
Ele e o amigo estavam em um caminhão de cor verde. O caroneiro foi localizado e resgatado.
Informações podem ser enviadas para (51) 996019226


























