quarta-feira, 29 de outubro de 2025

POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA “OPERAÇÃO ALARIFE” EM COMBATE AO FURTO ABIGEATO NAS CIDADES DE GENERAL CÂMARA E VENÂNCIO AIRES

General Câmara/Venâncio Aires, 29/10/2025:* Na manhã desta terça-feira, a Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DECRAB) de Camaquã, com apoio da 17ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI), deflagrou a “Operação Alarife”, voltada ao combate aos crimes de furto abigeato ocorridos na região.

Durante a ação, foram cumpridas três medidas cautelares:

- Um mandado de busca e apreensão em uma propriedade rural localizada no Boqueirão, município de General Câmara;

- Um mandado de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva na localidade de Passo da Cananeia, município de Venâncio Aires.

A operação é resultado das investigações sobre um furto de nove bovinos, ocorrido em 19 de agosto de 2025, no interior de General Câmara. Por meio de uma ação conjunta entre a 3ª DECRAB Camaquã, a Delegacia de Polícia de General Câmara e o Setor de Inteligência Policial e Análise Criminal (SIPAC) da 17ª DPRI, foram coletadas provas que permitiram identificar o caminhão utilizado no transporte dos animais furtados e seu proprietário.

Após esse crime, outros dois furtos de gado com características semelhantes foram registrados na mesma localidade, indicando que os autores possuíam conhecimento prévio da região.

Com base em depoimentos e diligências, dois indivíduos foram identificados como suspeitos de participação no furto ocorrido em agosto.

A autoridade policial da 3ª DECRAB Camaquã representou pela prisão preventiva dos dois investigados. No entanto, após manifestação do Ministério Público e análise do Poder Judiciário, foi deferida a prisão preventiva de apenas um deles, além da autorização para buscas nas residências de ambos.

Nas diligências, foram apreendidos talões de produtor rural e um caminhão boiadeiro da marca Ford, cabine branca e carroceria preta. Um dos suspeitos foi preso preventivamente e conduzido à Delegacia de Polícia de General Câmara, onde foi interrogado, confessando o transporte do gado furtado.





A Operação Alarife reforça o compromisso da Polícia Civil no enfrentamento aos crimes rurais e na proteção do patrimônio e da segurança do produtor .

Nenhum comentário:

Postar um comentário