Na última sexta-feira (10/10/2025), foi lançada a 3ª Edição do Relatório Lilás, uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, tendo por um dos objetivos a proposição de políticas públicas que enfrentem de forma eficaz a violência contra mulheres.
O projeto coordenado pela Delegada de Polícia Regional da 29ª Região Policial, Dra. Vivian Sander Duarte, foi criado em 2024 pela Escrivã de Polícia Bianca Benemann de Almeida e tem por norte conscientizar as mulheres acerca da violência psicológica, fornecendo, através de palestra com recursos pedagógico claros, o conhecimento de cada um dos tipos dessa violência, os caminhos de denúncia e demais recursos legais para que elas saiam desse ciclo.
No artigo intitulado "O papel do Letramento de Gênero na Identificação da Violência Psicológica", a criadora do projeto, Escrivã Bianca, informa que já foram realizadas 37 palestras que alcançaram 2.014 mulheres residentes no Rio Grande do Sul e diversos estados brasileiros, incluindo colegas policiais , sendo uma arma eficaz no combate ao assédio sexual e na interrupção do ciclo da violência mais sutil, em que pese devastadora, que é a psicológica.
Para Delegada Vivian o conhecimento compartilhado na palestra é essencial para salvar vidas, porque identificando a violência psicológica, barramos sua ascensão a outros patamares, lembrando que todo feminicídio começa com a violência psicológica.



Nenhum comentário:
Postar um comentário