segunda-feira, 29 de junho de 2020

Empresários realizam carreata em defesa da abertura do comércio em Camaquã


Na tarde desta segunda-feira (29), um grupo de empresários camaquenses organiza uma carreata em defesa do comércio. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a crise financeira que atinge a classe dos comerciantes.
Na última terça-feira (23), pedestres e motoristas que passaram pelo Centro da cidade puderam notar manequins e araras vazias nas calçadas. Além disso, frases impressas em cartazes demonstram os questionamentos e afirmações dos comerciantes.
Em pronunciamento ocorrido na tarde desta segunda-feira (22), o governador Eduardo Leite confirmou a manutenção da região de Porto Alegre e, consequentemente a região de Camaquã, na bandeira vermelha. Desta forma, somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem estar abertos, mantendo 50% dos trabalhadores. Os demais locais do comércio e serviços devem ficar fechados.
Restaurantes e lancherias ficam proibidos de receber clientes no local, mas podem atender em sistema de tele-entrega, drive-thru e pegue e leve. Nos shoppings, também fica permitido o acesso apenas a serviços essenciais - como farmácias, lavanderias e supermercados, que podem operar com apenas 25% dos funcionários. Fora isso, os shoppings devem permanecer fechados, sem circulação de pessoas.
As aulas devem ser mantidas de forma remota. Cursos livres devem permanecer fechados, assim como escolas de ensino infantil, fundamental e médio e universidades.


Camaquã tem novos casos e total de infectados por Covid-19 na região passa de 160


No começo desta semana, o total de casos confirmados de Covid-19 na região de Camaquã chegou à 161. Durante o final de semana, foram confirmados novos casos em Camaquã, Encruzilhada do Sul e Barra do Ribeiro. Com dois novos casos confirmados no sábado (29), Camaquã chegou à 68 pacientes com diagnóstico positivo. 
O levantamento com o total de casos foi feito pela reportagem do Clic Camaquã, com base nos dados fornecidos pelas Prefeituras Municipais e confirmados pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. Ainda segundo as Prefeituras, pelo menos 100 destes pacientes já estão recuperados.
Neste sábado (27), a cidade de Camaquã chegou a 68 casos de Covid-19 confirmados. Além disso, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou mais uma morte por Covid-19 para Camaquã. Trata-se se uma paciente de 67 anos que estava internada no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, tratando outros problemas de saúde. Ela contraiu a Covid-19 no Hospital e em decorrência da doença, faleceu na tarde de quinta-feira (25), sendo o Governo Estadual.
Com isso, a cidade de Camaquã teve um aumento de casos de Covid-19 de 600% em um período de um mês. No dia 25 de maio, a Prefeitura de Camaquã confirmou o 11º caso da doença, número que é seis vezes maior nesta sexta-feira, 26 de junho, 31 dias depois.
Segundo a SES, são 40 novos óbitos para o novo coronavírus no Rio Grande do Sul. Esse total engloba os que seriam publicados ontem e não foram por instabilidade no acesso ao banco de dados do Ministério da Saúde.

Casos na região
Arambaré - 3 casos confirmados
Barra do Ribeiro - 17 casos confirmados - 2 óbitos
Camaquã - 68 casos confirmados - 4 óbitos
Cerro Grande do Sul - 2 casos confirmados
Chuvisca - 6 casos confirmados
Dom Feliciano - 4 casos confirmados - 1 óbito
Encruzilhada do Sul - 31 casos confirmados - 1 óbito
Mariana Pimentel - 4 casos confirmados - 2 óbitos
São Lourenço do Sul - 20 casos confirmados
Sentinela do Sul - 1 caso confirmado
Sertão Santana - 1 caso confirmado
Tapes - 4 casos confirmados

Executivo Municipal reúne-se com vice-presidente da Fecomércio

Nesta tarde Luiz Antônio Batistella, vice-presidente da entidade reuniu-se com o Executivo camaquense

Ao final da tarde desta sexta-feira (26), o Executivo Municipal, esteve reunido com o vice-presidente da Fecomércio, Luiz Antônio Batistella, os quais trataram sobre os leitos de UTI, os quais em parceria estão buscando viabilizar a vinda destas unidades, além de buscar soluções para amenizar os impactos aos comerciantes do município de Camaquã.
Na ocasião também estiveram presentes o Secretário Municipal da Saúde, Fabiano Martins, acompanhado pelo Coordenador da Vigilância em Saúde, Luciano Pereira Dias, onde ficou alicerçada esta parceria com o vice-presidente da Fecomércio.
Os órgãos envolvidos nesta reunião declararam o empenho em buscar juntos, o melhor para a comunidade de Camaquã.


Polícia


- Furto/Arrombamento em Estabelecimento Comercial - O proprietário de um estabelecimento comercial situado na Rua Júlio de Castilhos, Centro de Camaquã RS, registrou que a porta principal do estabelecimento foi arrombada, sendo subtraídos  aproximadamente R$ 1.600,00 (hum mi, e seiscentos reais) em produtos. Segundo a vítima, dois cadeados foram danificados e o pino da porta retirado.

- Um morador de Camaquã que solicitou o auxílio emergencial, todavia, tomou conhecimento da recusa do recebimento do auxílio porque o seu CPF havia sido utilizado para abertura de microempreendedor individual. A vítima tomou conhecimento que o fato ocorreu em 20/11/2017 e em razão disto registrou ocorrência para que fosse apurado.

- A Brigada Militar recebeu denúncia de populares de que um homem estava bebendo, perturbando e pedindo dinheiro nesta sexta-feira, 26/06/2020, na Praça Donário Lopes. A Brigada Militar abordou o suspeito de manhã, por volta das 10:15 hs, o qual estava embriagado e totalmente alterado. O suspeito reagiu à abordagem e ainda desacatou a guarnição xingando os policiais, bem como ainda negou-se a indentificar-se incorrendo em contravenção e resistiu à detenção Por conta disto, foi detido e encaminhado ao plantão policial onde acabou sendo identificado com extensa ficha de antecedentes policiais.

- Um cidadão registrou que tomou conhecimento na Caixa Econômica Federal, no dia 26/06/2020, às 10:00 hs, no Centro de Camaquã, quando fazia cadastro para receber o fundo de garantia por tempo de serviço que, nos dados pessoais do mesmo, consta um número de CPF diferente do CPF dele. A vítima, temendo o uso indevido do seu nome ou CPF, registrou a ocorrência policial, e que não tem conhecimento se foi obtida por alguém vantagem com o uso do seu nome.

- Compareceu pessoalmente na DPPA Camaquã, no dia 26/06/2020, por volta das 11:30 hs, a pessoa de LUÍS FERNANDO VOIGT PEREIRA para comunicar que não estava desaparecido, e que estava na casa pessoa conhecida. O LUÍS FERNANDO constava como desaparecido desde 20/06/2020, às 16:30 hs.

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Arrombamento em prédio comercial

O crime ocorreu na rua  Rua Manoel da Silva Pacheco

Relata a vítima, um homem, que é proprietário de um prédio comercial na Rua Manoel da Silva Pacheco e terça feira, 23/06/2020 por volta de 10h da manhã, constatou que a porta da frente do prédio que é de vidro, estava com a fechadura danificada e a porta encostada. Ao entrar no prédio e verificar o restante do imóvel, constatou que foram furtados 7 pelegos artesanais de couro de colocar em cadeiras, 20 canecos de Chopp de vidro, 20 jogos de talheres inox, e um lava jato.


terça-feira, 23 de junho de 2020

Camaquã tem toque de recolher decretado para combate à Covid-19


Toque de recolher será realizado entre às 22h e às 5h, com praças e espaços públicos interditados e descumprimento passível de multa e detenção de 6 meses à 2 anos 

Em live realizada na tarde desta terça-feira (23), a Prefeitura Municipal de Camaquã anunciou novas medidas para combate à Covid-19. Participaram da transmissão o procurador do Município, Fabiano Ribeiro, e o secretário Municipal da Saúde, Fabiano Leite Martins.
Além do novo boletim epidemiológico, eles também anunciaram a implementação do toque de recolher na cidade.
O toque de recolher acontecerá a partir desta quarta-feira (24), todos os dias, entre às 22h e às 5h, também válidos para finais de semana e feriados. O descumprimento do mesmo pode acarretar ação penal, com multa de até dois mil reais. A punição, dependendo do caso, pode ser de detenção de seis meses a dois anos.
Dentre as medidas de combate ao Coronavírus, Martins também anunciou novas etapas do processo de sanitização da perímetro urbano da cidade. O secretário da Saúde ainda anunciou a interdição dos espaços públicos de Camaquã, com toque de recolher que também se aplica aos feriados e finais de semana.
A cidade também terá, em breve, nova orientação para realização de testes rápidos de pacientes com suspeita ou contato com pacientes diagnosticados com a Covid-19.
Desde o anúncio da inclusão de Camaquã na bandeira vermelha do Distanciamento Controlado, uma nova onda de discussões envolvendo a abertura do comércio e as medidas de prevenção da Covid-19. A intervenção foi necessária após denúncias de descumprimento do distanciamento social em diversos espaços do município.
O distanciamento social previsto pelo Governo segue se mostrando ineficaz, principalmente por não ter o apoio total da parte mais importante: as pessoas.

Polícia

Homicídio Doloso - Comunica, na qualidade de Policial Civil, que no dia e horário supracitados foi acionado a comparecer no local do fato, Próximo ao jardim das flores, na cidade de Camaquã, tendo em vista ligação da Brigada Militar para este Órgão informando o ocorrido. Que Chegando no local, foi localizada a vítima que estava alvejada por diversos disparos de arma de fogo.

Desaparecimento de Pessoa - Comunica que seu filho LUIS FERNANDO VOIGT PEREIRA de 32 anos, saiu de casa no sábado por volta das 16h30min e ate o presente momento nao retornou. Que LUIZ FERNANDO foi visto por uma vizinha da familia na data de hoje por volta das 14h00min no posto de gasolina na esquina de tapes. O mesmo não sabe utilizar telefone.

Furto Arrombamento de Residência - Comunica o furto em sua residencia de um televisor sony, tela plana, 32 polegadas cor preta, um receptor sky HDTV, duas bombachas, uma verde 48, e a outra azul, 50, uma jaqueta uruguaia, xadres, cinza/preto, numero GG e a quantia de cinquenta reais em especie que estavam em cima da mesa da cozinha. Segundo o comunicante foi aberta uma janela de madeira nos fundos da residencia, sem vestigio de arrombamento. Salienta havia marcas de pneus de moto no local. Nao tem suspeito. Fato ocorreu numa propriedade rural em Arambaré, Estrada Terra Dura.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

COMÉRCIO FECHADO: Governo mantém bandeira vermelha para a região de Camaquã

A partir desta terça-feira (23), somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem estar abertos, mantendo 50% dos trabalhadores; os demais locais de comércio devem ficar fechados

Em pronunciamento ocorrido na tarde desta segunda-feira (22), o governador Eduardo Leite confirmou a manutenção da região de Porto Alegre e, consequentemente a região de Camaquã, na bandeira vermelha. Desta forma, somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem estar abertos, mantendo 50% dos trabalhadores. Os demais locais do comércio e serviços devem ficar fechados. 
Durante a tarde desta segunda-feira (22), os prefeitos da região propuseram a criação da microrregião da Costa Doce e desmembramento da região Metropolitana de Porto Alegre. O anúncio foi feito pelo Secretário Municipal da Saúde, Fabiano Martins, em uma transmissão ao vivo, ocorrida após conferência em vídeo com os prefeitos da região. 
A proposta serve para evitar que a região seja movida para a bandeira vermelha e tenha restrições ainda maiores no comércio e serviços. Em primeiro momento, a proposta foi recusada e a região de Camaquã "passará a semana" dentro da bandeira vermelha do Distanciamento Controlado.
Restaurantes e lancherias ficam proibidos de receber clientes no local, mas podem atender em sistema de tele-entrega, drive-thru e pegue e leve. Nos shoppings, também fica permitido o acesso apenas a serviços essenciais – como farmácias, lavanderias e supermercados, que podem operar com apenas 25% dos funcionários. Fora isso, os shoppings devem permanecer fechados, sem circulação de pessoas.
As aulas devem ser mantidas de forma remota. Cursos livres devem permanecer fechados, assim como escolas de ensino infantil, fundamental e médio e universidades.
Passam a ser totalmente vedados o funcionamento de academias, missas e serviços religiosos, clubes sociais e esportivos (mesmo que com atendimento individual) e serviços de higiene pessoal – como cabeleireiro e barbeiro.
O modelo de Distanciamento Controlado está dividido em protocolos que devem ser adotados para cada atividade econômica conforme a bandeira semanal. Por isso, é preciso que os moradores de cada uma das regiões acessem o site distanciamentocontrolado.rs.gov.br para consultar os protocolos específicos de cada setor.
Todas as regiões, seja qual for a bandeira na qual está classificada, devem seguir todos os protocolos de prevenção, que incluem uso de máscara, distanciamento entre as pessoas, higienização dos ambientes e das mãos, uso de equipamento de proteção individual (EPI), afastamento de casos positivos ou suspeitos, teto de ocupação e atendimento diferenciado para grupos de risco.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Redução no teto de operação (número máximo permitido de trabalhadores presentes ao mesmo tempo no ambiente de trabalho, aplicado a serviços com quatro ou mais trabalhadores) dos serviços públicos não essenciais, restrito a 25% dos trabalhadores.
Serviço de habilitação de condutores com operação restrita a apenas 50% dos trabalhadores.
Serviços públicos essenciais, como segurança e manutenção de ordem pública, política e administração do trânsito, bem como atividades de fiscalização e inspeção sanitária, não têm a operação afetada com a bandeira vermelha.

AGROPECUÁRIA
Produção e serviços relacionados à agricultura, pecuária e produção florestal sofrem redução no teto de operação a 50% dos trabalhadores.

ALOJAMENTO E ALIMENTAÇÃO
Restaurantes, padarias e lanchonetes deixam de operar na modalidade presencial, ofertando serviços apenas por meio de tele-entrega, pegue e leve ou drive-thru.
Hotéis, por sua vez, passam a operar com apenas 40% dos quartos disponíveis.

COMÉRCIO
Na bandeira vermelha, o comércio de rua e em centros comerciais ou shopping é suspenso, e os estabelecimentos devem ficar fechados. O mesmo ocorre para o comércio de veículos.
Somente poderão operar estabelecimentos que comercializem itens essenciais, como medicamentos, produtos de higiene pessoal, alimentação e transporte. Mesmo assim, farmácias, supermercados e postos de gasolina têm operação reduzida a 50% dos trabalhadores.
Serviços de manutenção e reparação de veículos automotores passam a operar com apenas 25% dos trabalhadores.
Comércio atacadista de itens não essenciais deixa de atender na modalidade presencial. O teto de operação é reduzido a 25% dos trabalhadores, com atendimento exclusivo via tele-entrega, pegue e leve ou drive-thru.

EDUCAÇÃO
A partir do dia 15 de junho, algumas atividades de ensino serão retomadas nas bandeiras laranja e amarela. Na bandeira vermelha, portanto, as atividades de cursos livres ficam suspensas. Nas universidades, somente são mantidas em funcionamento na bandeira vermelha as atividades de laboratório necessárias à manutenção de seres vivos. Demais atividades de ensino seguem na modalidade remota, exclusivamente.

INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO
Construção de edifícios, obras de infraestrutura e serviços de construção, por serem considerados essenciais, sofrem apenas redução na operação, passando de 100% para 75% dos trabalhadores na bandeira vermelha.

INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO E EXTRATIVA
Passam a operar com apenas 50% dos trabalhadores, à exceção das consideradas essenciais, como alimentação, bebidas, fármacos e de extração de petróleo e minerais, que têm o teto reduzido de 100% para 75% de trabalhadores.
Para atender a essa restrição no total de trabalhadores presentes ao mesmo tempo no estabelecimento, sugere-se que, além do teletrabalho, as indústrias adotem regimes de escala, rodízio e/ou turnos alternativos para a manutenção da produção.

SAÚDE
No campo da saúde, vital ao enfrentamento da pandemia, os serviços não são afetados. No entanto, recomenda-se a postergação de consultas eletivas.
Serviços de veterinária, porém, têm a atividade reduzida para 50% dos trabalhadores.

SERVIÇOS
Com a bandeira vermelha, ficam fechadas todas as atividades relacionadas à arte, cultura e lazer, incluindo academias de ginástica, clubes sociais e esportivos.
Ficam vedadas também as atividades de captação de áudio e vídeo em teatros e casas de espetáculo, de empréstimo e consulta de itens em museus, bibliotecas e acervos, bem como os ateliês de arte, os quais recentemente foram liberadas nas bandeiras amarela e laranja em teatros.
Parques, jardins botânicos e zoológicos são fechados para atendimento ao público, sendo permitida a operação de 50% dos trabalhadores para manutenção dos espaços e seres vivos.
Serviços religiosos em templos igrejas e similares ficam fechados, não podendo receber o público de fiéis. No entanto, segue sendo permitida a captação de áudio e vídeo dos serviços religiosos, como missas.
Serviços de higiene pessoal (cabeleireiro e barbeiro) não podem abrir na bandeira vermelha, assim como agências de viagens.
Serviços de imobiliários, de consultora e administrativos passam a atender somente via teleatendimento, com no máximo 25% dos trabalhadores presentes no estabelecimento.
Serviços bancários e de advocacia permanecem com atendimento presencial restrito, com no máximo 50% dos trabalhadores.
Por fim, serviços de lavanderia e de reparo e de manutenção de objetos, considerados essenciais, permanecem abertos aos clientes, mas com teto de operação reduzido a 25% dos trabalhadores.

SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Serviços de edição e edição integrada à mídia impressa, bem como de produção de vídeos e programas de televisão, seguem autorizados a funcionar, com teto de operação reduzido a 50% dos trabalhadores. A atividade de rádio e televisão, porém, não sofre alteração, seguindo com operação de 75% dos funcionários.

SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA
Serviços de utilidade pública não sofrem alteração na operação com a vigência da bandeira vermelha, dado sua essencialidade. Seguem atuando com 100% dos trabalhadores.
No entanto, mesmo com 100% de operação permitida, esses estabelecimentos devem respeitar o número máximo de pessoas por ambiente permitido com o distanciamento mínimo obrigatório entre pessoas, isto é, respeitar o teto de ocupação.
Em escritórios pequenos, o limite de ocupação de um ambiente pode levar a um estabelecimento ter menos trabalhadores atuando presencialmente de forma simultânea, mesmo com a operação de 100% autorizada.

TRANSPORTES
O transporte de passageiros passa a operar com apenas 50% dos assentos da janela disponíveis. Sendo ambiente de aglomeração e propenso à disseminação do vírus, esse protocolo de operação deve ser estritamente respeitado nas bandeiras de maior risco.

Começa obras de asfalto em Camaquã




Começou na tarde desta segunda-feira (22), as obras de pavimentação asfáltica na cidade de Camaquã, rendo o inicio na avenida Bento Gonçalves, a qual será pavimentada até a avenida Sete de Setembro.
Os trabalhos estão sendo realizados pela equipe da Secretaria Municipal da Infraestrutura, os quais receberão treinamento nas fábricas dos equipamentos que compõe a usina de asfalto.
Posteriormente estas obras serão realizadas na área central, restaurando toda a pavimentação hoje existente sendo feito em toda a largura da pista, lembrando que todo o insumo para a primeira fase da pavimentação com asfalto, já encontra-se na área da usina de asfalto.

Ruas que receberão asfalto

Avenida Bento Gonçalves, com início na avenida José Loureiro da Silva, até avenida 7 de Setembro; rua Olavo Moraes, do portão Boa Viagem até a Igreja Matriz; avenida 7 de Setembro, da ponte até Luiza Maraninchi; além das ruas que já existem asfalto.

Prefeitura de Camaquã monta defesa para retornar à bandeira laranja

Logo que foi anunciado que Camaquã entraria na bandeira vermelha em questão ao Covid-19, o Executivo Municipal começou a preparar a defesa para reverter a situação

Após anúncio do Governo do Estado na tarde deste sábado (20), em relação à troca das bandeiras das regiões que foi subdividido o Estado em questão ao plano de contingenciamento ao Covid-19, onde Camaquã por fazer parte da região metropolitana, passou da bandeira laranja para vermelha, sendo que nesta qualificação a região, teria que, além de ações mais rígidas fechar o comércio local.
Após esta notícia o Governo Municipal, imediatamente entrou em contato com o Governador Eduardo Leite e a Secretária da Saúde do Estado, Arita Bergmann, contestando esta troca de bandeira, devido às ações que foram tomadas no município de Camaquã, como também das novas ações que estão sendo projetadas no plano de contingenciamento.
Logo que o Prefeito Municipal conversou com as autoridades do Estado, reuniu na tarde deste domingo alguns secretários, entre eles Fabiano Martins, da Secretaria da Saúde, onde foi montado toda uma estratégia para a formulação da defesa do município, com dados oficiais dos casos.
Na parte jurídica do município, outro setor importante da prefeitura, o qual participou da reunião, encontra-se sendo feito todo o processo de defesa para ser apresentado ainda neste domingo ao Governo do Estado, mas, na tarde de segunda-feira (22), haverá uma reunião por vídeo conferência entre o Governo Municipal e o Estado, para esclarecer a defesa, buscando reverter à situação de Camaquã.
Nos próximos dias será anunciado novas ações de prevenção ao Coronavírus, para assim tentar evitar que Camaquã venha a anunciar mais casos positivos.


Coluna Português e Poesia

O Amor Simples
(Lya Luft)

Alguém vai sorrir e dar de ombros ao ler este título: amor simples? Bah.
Se tudo na vida é complicado, o amor tende a ser isso, multiplicado e múltiplas vezes.
Ou não? Depende do amor, do tempo, do casal, das circunstâncias. Hoje em dia, casais e
famílias encerrados na pandemia , muitos amores se renovam, outros se veem estilhaçados, o
anel que me deste se quebrou.
Não sei se tenho muitas amizades firmes e fortes hoje em dia. Algumas se foram
porque a Senhora Morte as levou, e de várias nunca me recuperei. Outras, uma, duas,
simplesmente sumiram sem um adeus e, depois de algum tempo de perplexidade, desisti.
Muitas ficaram e outras surgiram, tenho a sorte de ter aquelas amizades da vida inteira, e
algumas novas, que são sempre um refrigério, renovação e aprendizado.
Nesta fase de reclusão, que vai me cansando e enlouquecendo muita gente, nunca
tanto valorizei a internet, o Whats , o Instagram , o Face , pontos de encontro, troca de
recados, afetos, debates, risos e também tristezas.
Quando pequena, eu tinha poucas amigas reais: não se usava muito isso de dormir ou
comer na casa dos outros, não havia praticamente vizinhas da minha idade. Mas eu tinha
amigos imaginários, de que já falei: uma família inteira. Familinha, diminutos, vestidos de
verde, chapeuzinho pontudo. Eu os sentava no peitoril da janela e conversava com eles.
Imaginação infantil, ou de verdade gnomos benfazejos? Criança enxerga o que adultos há
muito deixaram de ver.
Na escola comecei a entender amizade e coleguismo. Afinal já podia visitar amigas e
elas vinham à minha casa. Sempre havia as mais ligadas em mim e as mais ligadas entre si:
eu, em geral a mais novinha e maior, mais pateta para muitas coisas, ficava um pouco de
fora. Mas adorava dançar de mãos dadas no pátio da escola, cantiga de roda, sobretudo – ao
entardecer nos dias de calor – na calçada de casa. Outros tempos. Quando, já escurecendo,
a criançada ainda corria ou girava na rua, eu tinha de entrar: banho, comer e cama.
Surgiram daí minhas revoluções bobas e prematuras: “Por que tenho de entrar se as outras
podem continuar brincando? Por que tenho de comer e logo dormir? Por que, por que, por
quê?”.
Por isso e outros motivos, sempre desejei crescer. Ser jovem, adulta, entrar na
maturidade, envelhecer: cada vez ficaria mais independente, mais livre. “Ninguém é livre”,
me diziam. É, sim, eu teimava. Livre para ler ou caminhar quando quisesse, para dormir
quando sentisse vontade, para comer algo além de purê de batata, peito de frango e canja.
Para ler quando e quanto quisesse, e casar, e ter filhos, coisa que eu mais queria, e, de novo,
tempo para sonhar e ler.
E para as grandes, verdadeiras amizades.
Amigo, esse que não cobra, não trai, não tem inveja nem ciúme, nem te deixa na mão
– e, mesmo quando não te entende, te curte –, como eu espero ser para os meus, é esse
amor simples de que falo no título.
E nos salva.

Governo Municipal cancela ato de entrega da Usina de Asfalto

A Prefeitura Municipal de Camaquã, vem a público comunicar a população camaquense que, devido a divulgação do Governo do Estado, sobre a troca da bandeira laranja para bandeira vermelha na região onde encontra-se Camaquã, CANCELA O ATO VIRTUAL DE INAUGURAÇÃO DA USINA DE ASFALTO.
O Governo Municipal preocupado em combater a pandemia do Coronavírus, decidiu cancelar este evento, e pede a compreensão dos convidados e população que a muito tempo tem solicitado obras de pavimentação asfáltica.
Mesmo diante do cancelamento, o governo anuncia que as obras continuam com sua programação, tendo o seu início nesta segunda-feira (22).


Ações de fiscalização contra o Covid-19 são feitas em Camaquã

Neste final de semana uma frente de trabalho, composta pela Vigilância em Saúde, Divisão de Trânsito, Fiscais Covid e Brigada Militar, realizaram diversas ações de fiscalização.
As ações foram no sentido de evitar a aglomeração em pontos da cidade, principalmente em praças e pontos tradicionais de lazer, fazendo com que o Decreto Estadual venha a ser seguido. O município de Camaquã, através destas ações vem instruindo a população para que venham a evitar sair de casa, somente se necessário.
O Governo Municipal solicita a população para que evitem a aglomeração, para que utilizar dos meios de prevenção, evitando assim a proliferação do Novo Coronavírus em nossa região.


quinta-feira, 18 de junho de 2020

Usina de Asfalto começa a funcionar dia 22 de junho

Após ato oficial de entrega da Usina de Asfalto, que será transmitido pelo Facebook da Prefeitura de Camaquã, rua Bento Gonçalves começa a receber camada asfáltica
 
Na semana que passou, o Prefeito Municipal Ivo de Lima Ferreira, reuniu parte do secretariado municipal, acompanhado de representantes de entidades para a construção do planejamento das obras de asfalto, como também a entrega oficial da usina. Ficando agendada para o dia 22 de junho, às 9 horas, data que entrará em funcionamento a Usina de Asfalto.
Haverá neste dia a transmissão pelos meios de comunicação da prefeitura, este momento tão esperado por toda comunidade para logo após ser iniciada a colocação do asfalto na rua Bento Gonçalves.
O Executivo Municipal, em comum acordo entre os participantes da reunião, fará este ato para que a população venha a conhecer a usina e o seu funcionamento, lembrando que, o fato de ser um grande passo para o município.
O prefeito Ivo, já encontra-se com a Licença de Operação, a qual foi concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental  Fepam, nº 03247/2020.


Coluna Nelson Gaiger

Outra vez “My Way”  

Paul Anka, cantor e compositor canadense, radicado nos EEUU que tem exato minha idade (nasceu 06 dias depois de mim). Ainda vivo está há tempos menos atuante. Compôs uma das mais belas canções de todos os tempos: “My Way”, imortalizada pelo imbatível Frank Sinatra. Em francês, com o nome de “Da Habitude” pela não menos famosa Nana Mouskuri. 
Em inglês ninguém a canta como Sinatra, que imortalizou “New York, New York” e “Moon River”. Aquela do filme de mesmo nome; a última de “Bonequinha de Luxo”. Trilhas sonoras e filmes que não voltam mais. Saudosista, sempre que passa na TV eu assisto.
BEM: “My Way” significa meu caminho, meu método, meu jeito, minha maneira. É o assunto de hoje. Embora já tenha falado nela aqui quero outra vez usá-la para mencionar o jeito, mesmo desastrado, do Presidente Jair Bolsonaro. Citei no microfone; mencionei aqui em outras ocasiões. A maneira do Presidente falar não é própria para o cargo. No qual deveria ter elegância, calma, firmeza equilibrada. Como se diz em francês, “noblese oblige”. A nobreza, do cargo é claro, obriga a educação no falar.
Mas esse jeito, essa maneira, esse método do Presidente aponta para outro lado: a espontaneidade e a sinceridade. Assim que indignado com certos rumos dos acontecimentos na atual situação “pandêmica” acaba dizendo grosserias e bobagens. Mas, veja-se bem: a OMS (Organização Mundial da Saúde) que é importante órgão da ONU, criticava o isolamento vertical afirmando que mesmo os “assintomáticos” poderiam transmitir o vírus (COVID-19). E, por isso, até atacava a posição de Bolsonaro. Depois, admitiu diferente para os “assintomáticos”. Quando Bolsonaro se valeu dessa informação da OMS para reafirmar sua posição, a entidade voltou à trás. Desdisse o que antes dissera.
Afinal. Até onde vai a certeza da OMS?  E daí até onde vale o que afirma? Até onde está a garantia de que suas afirmações devem ser seguidas?
Então, nessa “pandemia” as regras e orientações da OMS e seus defensores radicais podem não ser o caminho totalmente certo. Pode haver outras estradas. Ou não?  Desta forma o insolente Governador João Dória, de São Paulo, ou o “envolvido em corrupção” Witzel, do Rio podem estar perambulando por caminhos não os mais precisos. 
Sabem, nem todos os governantes estão certos. Nem todos os integrantes da saúde estão corretos. Governante sério é aquele que cuida da coisa pública com parcimônia e com esforço para abranger os interesses ma maioria da população. O Mal. Floriano Peixoto, nosso 2º Presidente da República, viajava de bonde no Rio de Janeiro, então Capital do Brasil, pagando a passagem de seu bolso. E sem andar cercado de seguranças. Vou falar nesse assunto da próxima vez.

Coluna Contabilidade

PJe-Calc será obrigatório a partir de julho de 2020

O PJe-Calc é o sistema de cálculo trabalhista desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, a pedido do CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho), para utilização em todo judiciário trabalhista como ferramenta padrão de elaboração de cálculos trabalhistas e liquidação de sentenças, visando à uniformidade de procedimentos e à confiabilidade nos resultados apurados. Além disso, o novo sistema de cálculo é mais uma ferramenta inovadora na era da justiça eletrônica.
Com o advento do Processo Judicial Eletrônico em âmbito nacional, surgiu a necessidade de se ter um sistema de cálculo trabalhista que pudesse ser utilizado de forma padronizada por todos os Tribunais do Trabalho.
A nova redação entabulada no parágrafo 6.º do artigo 22 da Resolução de n.º 185/2017 passa a ser: “A partir de 1º de julho de 2020, quaisquer cálculos deverão obrigatoriamente ser juntados em PDF e com o arquivo “pjc” exportado pelo PJe-Calc. A extensão “pjc” se refere ao tipo de arquivo que é exportado pelo PJe-Calc, após a elaboração do cálculo trabalhista.
Até então, cada Perito apresentava seu Laudo e/ou Parecer com os cálculos de liquidação de sentença através de softwares desenvolvidos por dezenas de empresas que atuam no mercado e outros tantos apresentavam através de relatórios criados através de planilhas de excel.
Ocorre, que como já visto anteriormente a partir de 01/07/2020 todos aqueles profissionais que atuam na Justiça do Trabalho na elaboração de cálculos, tais como: Contadores, Economistas, Advogados e Calculistas deverão apresentar suas contas através do sistema padrão desenvolvido pelo Judiciário. 

Arrombamento e furto em estabelecimento comercial

Relata o comunicante o qual é diretor de  uma Escola, localizada no bairro Conego Luiz Walter Hanquet, que ontem pela manhã por volta de 08h ao realizar a abertura da Escola constatou que a porta do refeitório estava arrombada. Ao entrar no local, os quatro ventiladores com seus respectivos interruptores haviam sido furtados.  Acredita o comunicante que os ladrões fugiram pelos fundos da Escola, pois no mezanino que vai em direção ao ginásio e fica nos fundos da Escola, foi encontrado caído um interruptor com seus fios elétricos.


segunda-feira, 15 de junho de 2020

Ocorrências

HOMICIDIO -  Um homem foi morto a golpe de facada na data de ontem em uma cancha de carreira na localidade de Sutilzinho na cidade de Dom Feliciano, segundo foi apurado  um dos autores chegou pela frente da vitima e bateu em seu rosto com um corda ou relho, enquanto ao outro individuo veio por tras e desferiu um golpe certeiro nas costas deixando a vitima no chão, a qual foi socorrida mas chegou no Hospital sem vida.

FURTO QUALIFICADO - A vitima  comunica que foi aberto a janela lateral direita da casa, que da acesso ao quarto do filho, sendo subtraido do interior da residência  diversas roupas masculinas, pacotes de coxas e sobre coxas de franco e dois fardos de cervejas. 

DESAPARECIMENTO DE PESSOA - Comunica o desaparecimento de FABIANA DA SILVA RIBEIRO, que mora na Rua Santiago, 144, em Camaquã. Segundo o comunicante fabiane saiu para encontrar uma amiga, que mora no beco da viegas e não mais retornou para casa não atende ligações telefônicas, O comunicante tentou contato com as amigas, mas não obteve êxito na localização de FABIANNA. Que não tem testemunha que tenha vista a FABIANA sair de casa, portanto, não sabe descrever as roupas que a mesma usava. Que namora há um mês com a FABIANA, e paga o aluguel da casa. Que FABIANA desde o início se queixa de ameaça de um ex-namorado, que mora no Banhado do Colégio no Núcleo II - sabe que é um homem de cor branca, cabelos e olhos claros tipo "alemão", barba e bigode raspado, aparentando 36 anos de idade, compleição normal).  Salienta que FABIANA chegou a comentar que o ex disse que mataria ela, caso  o visse a memsa junto com o atual namorado. Não apresentou foto da FABIANA.

ENTORPECENTE TRAFICO - Um homem foi preso na data ontem quando foi flagrado vendendo drogas(maconha) em via publica.  Que tal individuo estava em prisão domiciliar. Que após as formalidades legais o mesmo foi encaminhado ao presídio onde permanece  a disposcioa da justiça.

sábado, 13 de junho de 2020

Novena à São João Batista – de 15 a 24/06

A Paróquia São João Batista convida a comunidade para a Novena em louvor ao Padroeiro de Camaquã, que este ano tem como tema “Comunidade, Casa da Igreja”. A Novena acontecerá de 15 a 23/06, com Missa sempre às 19h30min e, com a Missa Solene ocorrendo no dia 24, Dia de São João, às 10 horas, na Igreja Matriz.
Este ano, em razão da Pandemia do Covid-19, não serão realizadas as tradicionais atividades sociais após as celebrações, sendo que estas serão transmitidas on line através do facebook da Paróquia e, de forma presencial na Igreja Matriz, limitado ao um público total de 80 participantes (por ordem de chegada), de acordo com os Decretos Municipal e Estadual, que limitam o público em eventos.
Em razão disto, não acontecerá também a entrada das Bandeiras dos convidados especiais de cada noite. Os Festeiros irão dispor as bandeiras, estandartes, flâmulas e demais identificações dos homenageados no altar, sendo que para participar estes devem entregar na Secretaria da Igreja suas identificações no seu dia de referência.
Como não acontecerão as atividades sociais, que tem como principal objetivo a arrecadação de verbas para a manutenção e reforma da Igreja Matriz, serão realizadas atividades diferentes para este mesmo fim, como por exemplo, a venda de Máscaras (EPI), Vaquinha On Line e, no dia 24, das 11h às 12h, o Drive Thru da Benção, quando os fiéis poderão receber a Benção do Pároco, sem sair do seu veiculo e realizar suas doações em troca de adesivos e medalhas da festa.
Para maiores informações, visite as páginas da Paroquia e da Festa de São João Batista no Facebook.

TEMA CENTRAL: “COMUNIDADE, CASA DA IGREJA”

15/06 (Segunda feira) – 1° noite – 19h30min – Missa
Sub tema: “Ser Cristão num mundo que transforma”
Pregador : Padre Ilário Flach
Convidados Especiais para Benção: Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Promotoria, Liga de Defesa Nacional e OAB

16/06 (Terça feira) – 2° noite – 19h30min – Missa
Sub tema: “A Comunidade é a Casa dos Cristãos neste Mundo”
Pregador : Padre Loivo Aloisio Koham
Convidados Especiais para Benção: Clubes de Serviços, Órgãos Públicos Estaduais e Federais, Instituições Bancárias e FUNBECA

17/06 (Quarta feira) –31° noite – 19h30min – Missa
Sub tema: “A Igreja nas Casas”
Pregador : Padre Tiago Francesco Escouto
Missa Crioula
Convidados Especiais para Benção: CTGs, Piquetes e Sindicatos

18/06 (Quinta feira) – 4° noite – 19h30min – Missa
Sub tema: “Casa da Palavra”
Pregador : Padre Vanderlei
Convidados Especiais para Benção: Polícia Civil, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Escoteiros e Bombeiros

19/06 (Sexta feira) – 5° noite – 19h30min – Missa
Sub tema: “Casa do Pão”
Pregador : Padre Adilson Fonseca
Convidados Especiais para Benção: Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, Faculdades, Sindilojas Costa Doce, Sesc, Senac, Sebrea e IFSUL

20/06 (Sábado) – 6° noite – 19h30min – Missa
Sub tema: “Casa da Missão”
Pregador : Padre Ângelo Bohn
Convidados Especiais para Benção: ACIC e Braspol 

21/06 (Domingo) – 7° noite – 19h30min – Missa
Sub tema: “Casa da Caridade”
Pregador : Padre Alex Suris
Convidados Especiais para Benção: Núcleo de Pesquisas Históricas de Camaquã, Conselhos Municipais, Clubes de Mães

22/06 (Segunda feira) – 8° noite – 19h30min – Missa
Sub tema: “Casa da Ternura”
Pregador : Padre Edilson Rosales de Lima
Convidados Especiais para Benção: Jeep Clube, Guarany Futebol Clube, Gremistas de Camaquã, Núcleo dos Colorados e Clubes Sociais

23/06 (Terça feira) – 9° noite – 19h30min – Missa
Sub tema: “Casa das Famílias”
Pregador : Dom Adilson Pedro Busin
Convidados Especiais para Benção: MACAM, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Meios de Comunicação Social.

24/06 (Quarta feira) – 10 h – Missa Solene
Sub tema: “Rumo à Casa Trinitária”
Pregador : Padre Luis Inácio Flach
Convidados Especiais para Benção: Todos os paroquianos fiéis e devotos e pessoas com nome de João Batista

Festeiros:
Adão Eledar de Souza e Nina Rosa de Souza
Agemir Marcolin e Rozani Marcolin
Alex Vicente Ness e Silvane Stelmaszczyk Ness
Cleni Bartz
Carlos Eduardo Lopes e Denise Sefrin
Edinei Batista dos Santos e Maria Neli Gonçalves dos Santos
Gabriel de Oliveira Xavier e Graziela Brandeburski Grala
Gemma Francisca Verza
Marcelo Neves de Avila e Renata Conrado Beyer
Patrick da Costa Silva e Nataniele  D’Oiveira Rosa
Rubem Carlos Serafini Machado e Eunice Aguiar Machado 
Valter Luis Barros e Magda Barros


quarta-feira, 10 de junho de 2020

Homicídio doloso

Foi informado por volta de 22h pela SOP da Brigada Militar de CAmaquã, que havia ocorrido um homicídio no bairro Getulio Vargas. Então deslocaram até o local os agentes da PC Camaquã que constaram no local a morte de um homem e foram informados pela Brigada Militar que isolava o local, que outros dois haviam sido levados ao Hospital de Camaquã pelo SAMU com ferimentos de arma de fogo. Durante o atendimento no Hospital, um dos homens não resistiu e foi a óbito. Portanto, ocorreram duas mortes e um homem ferido. O fato já está sendo investigado pela Polícia Civil de Camaquã.

Entorpecente e tráfico

Ontem, por volta de 23h, a Policia Rodoviário Federal,estava efetuando barreira na BR 116, quando deram ordem de parada para um veículo FIAT Siena. Que o veículo fez manobra como se fosse parar, porém quando o policial se aproximou, o carro saiu em fuga. Que a guarnição saiu em acompanhamento e percebeu o momento em que pelo vidro do carona foram arremessados objetos para o acostamento. Que aproximadamente 800 metros após conseguir a abordagem e, ao voltar no local dos arremessos, foi localizado a quantidade de quase 4kg de drogas. Dois homens foram autuados em flagrante pelo crime de tráfico de entorpecentes.

Extravio de Talão de Produtor

IVANOR DA SILVA, CPF 011.250.550-30, produtor rural estabelecido na localidade do Quarto Distrito, Interior de Camaquã, RS, comunica o extravio do talão de produtor notas fiscais nº. 176360231. Comunica para fins de regularização junto a Receita Federal conforme ocorrência n°: 2020/0609/9379/336.

Justiça dá prazo de cinco dias para prefeitura destinar gabinete para vice-prefeito de Camaquã

Jair Martins acionou a justiça por alegar retaliação política após romper com Ivo Ferreira 

O juiz de direito Luis Otavio Braga Schuch deferiu um mandado de segurança a favor do vice-prefeito de Camaquã, Jair Martins. O documento foi expedido na tarde desta segunda-feira (08) e dá prazo de cinco dias para que o prefeito Ivo de Lima Ferreira conceda uma sala de trabalha para o vice.
Conforme o documento, Jair Martins alega ter sofrido retaliação política após deixar o PSDB, partido de Ferreira. Em 03 de abril Martins saiu do PSDB, ingressando no dia 05 no Progressistas, onde pretende concorrer como vereador.
O vice-prefeito alega que não teve seu gabinete restituído após deixar Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e do Desenvolvimento Social. Conforme o texto, Jair Martins afirma que está recebendo seus subsídios, mas que estaria impedido de atuar como vice-prefeito. Conforme o despacho do juíz, o prefeito deve "destinar uma gabinete junto ao prédio principal ou alternativamente junto ao Centro Administrativo".

Ministério Público volta a defender eleições na data prevista

Disputas municipais estão marcadas para 4 e 25 de outubro

Por: Agência Brasil

Em ofício enviado hoje (9) à cúpula do Congresso Nacional, o vice-procurador-geral eleitoral, Renato Brill de Góes, voltou a defender a realização das eleições municipais nas datas previstas, em 4 e 25 de outubro, mesmo no contexto da pandemia do novo coronavírus. 
A manifestação foi enviada aos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que se reuniram ontem (8) com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, para discutir questões de saúde e a possibilidade de adiamento do pleito. 
No novo ofício, Brill de Góes afirmou que “estão em jogo elementos fundantes da República”. Como fiscal do processo eleitoral, ele disse que é necessário ressaltar aos líderes do Congresso pontos que já haviam sido levantados por ele em um parecer enviado ao TSE em maio. 
Em ambos os documentos, Brill de Góes cita estudos de universidades no Brasil, nos Estados Unidos e em países europeus e asiáticos que preveem a estabilização do número de registros de novos casos de covid-19 até o fim de julho, ainda antes do início das campanhas, que devem começar em agosto. 
“Nesse contexto, entende-se que a curva preditiva de tais pesquisas permite sejam mantidas as datas estabelecidas no Art. 29, II, da Constituição Federal para a realização das eleições, afastando-se a hipótese de seu adiamento”, escreveu o vice-procurador-geral eleitoral. 
Brill de Góes citou ainda as eleições realizadas pela Coreia do Sul em 15 de abril e mencionou nove países que devem realizar eleições até o fim do ano, como Estados Unidos, Espanha e Chile. 
Para que haja qualquer mudança no calendário eleitoral, o Congresso precisa aprovar uma proposta de emenda à Constituição (PEC). Empossado no mês passado na presidência do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso tem dito que o adiamento, ou não, das eleições é uma “decisão política”, embora pregue que o Congresso tenha como prioridade a saúde do eleitor.

Foto: Fábio Pozzebom / Agência Brasil 

Cinco regiões no Estado têm sinal de alerta para queda em indicadores em relação à Covid-19

Equipe que atualiza Distanciamento Controlado observou aumento dos casos que precisam de internação e de leitos de UTI

Por: Secom RS
Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini 
Ao menos cinco regiões do Rio Grande do Sul, além das três que nesta semana passaram à classificação laranja, apresentaram piora em alguns indicadores na quinta atualização do Distanciamento Controlado, realizada no sábado (6). 
As regiões de Novo Hamburgo, Taquara e Palmeira das Missões registraram bandeira preta no quesito que mede o crescimento do número de casos de hospitalização pela doença nos últimos sete dias, mas não houve mudança na bandeira que identifica a situação geral. As áreas de Santa Maria e Erechim, que igualmente não tiveram alteração na versão do mapa em vigor a partir desta segunda feira (8), obtiveram classificação vermelha nesses mesmos critérios.
Pioneiro na definição de protocolos com restrições proporcionais ao avanço do coronavírus e à capacidade de resposta dos serviços de saúde, o modelo gaúcho apresenta atualmente 16 regiões na bandeira laranja (risco médio) e apenas quatro na cor amarela (risco baixo).
Com apenas sete leitos de UTI livres no mais recente levantamento, os municípios que compreendem a região de Novo Hamburgo tiveram aumento no registro de casos de Covid-19 hospitalizados (de cinco na semana anterior para 19 internações).
“São pontos de alerta que as autoridades locais precisam monitorar com urgência. Se esses indicadores seguirem na cor preta é alta a probabilidade de mudança na cor da bandeira nas próximas atualizações”, destaca a coordenadora do Comitê de Dados do governo, Leany Lemos. Ela lidera uma equipe de técnicos e especialistas externos que, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), acompanha diariamente os números do Distanciamento Controlado.
Totalizando 57 casos ativos no dia de fechamento das bandeiras, a região de Novo Hamburgo apenas não ingressou na cor vermelha (alto risco e maiores restrições para as atividades econômicos) já nesta semana por manter estáveis os demais indicadores, mas principalmente considerando que esse indicador considera também a estrutura hospitalar (disponibilidade de leitos) da macrorregião metropolitana de Porto Alegre. É que mesmo diante de um cenário de ocupação acima de 90% dos leitos de UTI, a proximidade com a capital permite a transferência dos casos mais graves quando houver necessidade.
A região de Palmeira das Missões, no centro norte do Estado, igualmente teve classificação na cor preta para o avanço dos casos de Covid-19 que precisaram de internação: nos últimos sete dias foram 15 pacientes, enquanto no mesmo período anterior eram apenas duas hospitalizações. Houve ainda salto tanto no número de pacientes que precisaram de UTI por diagnóstico de Covid-19 (de um para quatro casos) e por síndrome respiratória aguda grave - SRAG (de um para sete pessoas). Além disso, diminuiu a disponibilidade de UTIs na região: de 15 leitos vagos na semana anterior para 12 na última sexta-feira.
Taquara é uma das quatro regiões que seguem sob a cor amarela. Porém, nesta última atualização, os municípios que integram a área no Vale do Paranhana tiveram classificação preta para novos casos de hospitalização nos últimos sete dias: dois registros, quando no levantamento anterior nenhum caso havia sido apurado. O que chamou atenção também foi a presença de apenas cinco casos ativos no último dia do levantamento (sexta-feira). Os demais indicadores mantiveram a região sob o menor grau de restrições, em especial pelo aumento de quatro para sete leitos de UTI vagos.
Duas regiões ligaram o alerta da equipe do Distanciamento Controlado porque apresentaram classificação vermelha nos mesmos indicadores que medem os novos casos de Covid-19 hospitalizados. Nos municípios das áreas de Santa Maria, passaram de 10 para 17 os novos casos de hospitalização pelo vírus de uma semana para outra, assim como houve aumento de 12 para 14 pacientes na UTI por síndrome respiratória aguda.
Em compensação, Santa Maria reduziu os internados por Covid-19 nas unidades intensivas, cujo total de leitos disponíveis passou de 32 para 41.
O comportamento da doença na região de Erechim foi muita parecido e, por isso, mereceu classificação vermelha nesses indicadores. Houve um pequeno aumento das internações por Covid-19 (de 14 para 16 casos) e de internação na UTI pelo mesmo motivo (quatro para seis pacientes).

Indicadores positivos

Na atualização do modelo divulgada no último sábado (6), três regiões passaram para laranja: Ijuí, Santa Rosa e Santa Cruz do Sul. Apenas a região de Pelotas apresentou melhora, reduzindo de laranja para amarela. Mas outras regiões que seguem na classificação amarela vêm mantendo bons indicadores sobre o avanço da doença e da estrutura de atendimento. Um exemplo é a região de Bagé – assim como os municípios da área de Cachoeira do Sul –, que não registrou novos casos de hospitalização na última semana e conseguiu manter uma estabilidade nos demais indicadores.
Entre as regiões já na bandeira laranja o destaque vai para Santo Ângelo, que reduziu as internações por Covid-19 na última semana, manteve o mesmo patamar de casos em UTI e tinha na sexta-feira (5/6) apenas um paciente hospitalizado vítima do coronavírus.
Para consultar o mapa com a cor de cada cidade e os protocolos que regram o funcionamento de mais de cem atividades econômicas criados pelo governo do Estado, acesse https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br.
Conforme o novo decreto (55.285), publicado no dia 31 de maio, excepcionalmente e com justificativa clara, os municípios podem determinar medidas próprias, desde que não estejam classificados com bandeira vermelha (risco alto) ou preta (risco altíssimo).

Entenda o distanciamento controlado

Com base em evidências científicas e análise de dados, o modelo de Distanciamento Controlado – que está oficialmente em vigor desde 10 de maio, com o Decreto 55.240 – tem o objetivo de equilibrar a prioridade de preservação da vida com uma retomada econômica responsável em todo o Rio Grande do Sul.
Para isso, o governo dividiu o Estado em 20 regiões e mapeou 105 atividades econômicas. A partir de um cálculo que leva em conta 11 indicadores, segmentados em dois grupos – propagação do vírus e capacidade de atendimento de saúde –, determinou a aplicação de regras (chamados de protocolos) mais ou menos restritas para cada segmento de acordo com o risco calculado para cada região.
Conforme o resultado do cruzamento de dados divulgados de forma transparente, cada local recebe uma bandeira nas cores amarela (risco baixo), laranja (risco médio), vermelha (risco alto) ou preta (risco altíssimo). O monitoramento dos indicadores de risco é semanal, e a divulgação das bandeiras ocorre aos sábados, com validade a partir da semana seguinte.

Cristal ingressa na região que possui bandeira amarela no Estado

A cidade encontra-se com baixa propagação de coronavírus

Cristal está entre os municípios da região sul que apresentam bandeira amarela, de acordo com modelo de distanciamento controlado do Rio Grande do Sul. A região encontra-se com baixa propagação da doença. O último boletim epidemiológico divulgado aponta 119 casos descartados da covid-19 e nenhuma confirmação.

Secretário de Educação participa da entrega de materiais para alunos do interior

Atividades pedagógicas não presenciais foram disponibilizadas para estudantes da EMEF Mário Centeno Crespo.

O secretário municipal de educação, Nelson Egon Geiger Filho, participou, na última quarta-feira (3), da entrega de atividades pedagógicas não presenciais para os alunos e famílias da EMEF Mário Centeno Crespo, localizada na Pacheca. Os materiais foram entregues nas casas das famílias que não têm como ir buscar as atividades na escola.
Acompanhando o secretário estava a diretora da escola, Clarice Brum Martins, e os demais membros da equipe diretiva. Além da entrega das novas atividades, o grupo ainda recolheu as atividades que já haviam sido entregues na semana passada e que os estudantes já fizeram. Essas atividades recolhidas serão avaliadas pelos professores para dar continuidade nesse processo de aprendizagem.
As atividades pedagógicas não presenciais estão sendo realizadas neste período de distanciamento social em que as aulas estão suspensas.
Tarso Ribeiro


Ação da Divisão de Trânsito instalou banners em pontos estratégicos com informações para prevenção ao Coronavírus


O setor de Divisão de Trânsito, esta realizando ações de conscientização de combate a pandemia do Novo Coronavírus, sendo distribuído banners em pontos estratégicos do município com informações sobre o uso de máscaras de proteção.
As informações que constam nos banners são para alertar a população sobre os riscos do vírus, com informações de precaução para evitar o contágio.


Sesc Camaquã realizou final da 1ª etapa do Circuito Sesc de Futebol Virtual de FIFA 20

Partidas foram transmitidas ao vivo e o jogador Lucas Miguellis foi o campeão


Deu Manchester City na Final da etapa de Camaquã do Circuito Sesc de Futebol Virtual. O jogador Lucas Miguellis Rodrigues venceu o adversário Diogo Souza do Canto, que capitaneava a equipe do Real Madrid no Fifa 20 para Playstation 4. A partida terminou em 3 a 1. O bronze ficou com William Camejo, que também usou a equipe do Manchester City e derrotou Carim Veleda Saliba, no comando do Barcelona. A final foi transmitida ao vivo pelo canal Campeonato Sesc PS4 no YouTube.
A etapa do Sesc Camaquã contou com 32 jogadores. Os mais bem colocados ganharam troféus e medalhas, além de somarem pontos na classificação para a final. Esta foi a primeira etapa do campeonato, que contará com 14 fases. As inscrições para a fase de Gravataí já estão abertas e vão até o dia 15 de junho. É possível se inscrever para mais de uma etapa e não é preciso se deslocar até a cidade que sedia cada fase, com a exceção da final, que será disputada em Porto Alegre, em dezembro. O grande vencedor ganhará um fim de semana de estadia em um dos hotéis do Sesc/RS
Podem participar jogadores a partir dos 14 anos, que tenham instalado o jogo Fifa 20 para Playstation 4 uma conexão de no mínimo 10 Mega. Confira a programação completa abaixo e o link para as inscrições.
O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.

1º Circuito Sesc de Futebol Virtual - FIFA 20

Etapas municipais: de 20/05 a 02/12
Final estadual: 11 e 12/12, em Porto Alegre
Jogo: FIFA 20
Plataforma: PS4
Inscrições: www.sesc-rs.com.br/esporte/torneiosecompeticoes, na aba “Inscrições”
Regulamento: www.sesc-rs.com.br/esporte/torneiosecompeticoes
Critérios de participação: ter no mínimo 14 anos completos no momento da inscrição e internet de no mínimo 10MB

Valores:
R$ 10 para pessoas com Cartão Sesc/Senac nas categorias Comércio e Serviços ou Empresários
R$ 15 para o público em geral

Programação:
Gravataí
Data: 17/06 a 01/07
Inscrições: até 15/06

São Leopoldo
Data: 01/07 a 15/07
Inscrições: até 29/06

Montenegro
Data: 15/07 a 29/07
Inscrições: até 13/07

Cruz Alta
Data: 29/07 a 12/08
Inscrições: até 27/07

Santa Rosa
Data: 12/08 a 26/08
Inscrições: até 10/08

São Luiz Gonzaga
Data: 26/08 a 09/09
Inscrições: até 24/08

Caxias do Sul
Data: 09/09 a 23/09
Inscrições: até 07/09

Bagé
Data: 23/09 a 07/10
Inscrições: até 21/09

Uruguaiana
Data: 07/10 a 21/10
Inscrições: até 05/10

Pelotas
Data: 21/10 a 04/11
Inscrições: até 19/10

São Borja
Data: 04/11 a 18/11
Inscrições: até 02/11

Chuí
Data: 18/11 a 02/12
Inscrições: até 16/11

Final Estadual - etapa presencial em Porto Alegre
Data: 11 e 12/12
Classificam-se os 64 melhores colocados no ranking
*As despesas com transporte, hospedagem e alimentação ficam por conta de cada participante

Natacha Gomes

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Pandemia provocará a crise mundial mais extensa desde 1870, adverte Banco Mundial

A pandemia de coronavírus provocou um golpe "rápido e maciço" que mergulhou a economia mundial na crise mais extensa desde 1870, alertou o Banco Mundial nesta segunda-feira (8). O organismo espera uma contração da economia mundial de 5,2% em 2020, com uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) na América Latina de 7,2%. 
"A economia global sofrerá contração de 5,2% neste ano. Isso representaria a recessão mais profunda desde a Segunda Guerra Mundial, com a maior proporção de economias desde 1870 a experimentar declínio do produto per capita", afirma o Banco Mundial em sua publicação "Global Economic Prospects".
A contração da economia mundial levará à pior recessão em 80 anos, mas a queda do produto bruto per capita é a mais extensa desde 1870, devido ao número de países afetados. A estimativa é de que o índice tenha um declínio de 3,6%. A instituição atenta para o fato de que a crise pode arrastar de 70 milhões a 100 milhões de pessoas para a pobreza extrema - um número superior à estimativa anterior do Banco, que projetava 60 milhões de pessoas em risco.
A pandemia de coronavírus - detectada no final de 2019 na China - deixou quase 400 mil mortos, segundo contagem da AFP. Para conter o contágio e tentar evitar o transbordamento dos sistemas de saúde, muitos países decretaram um confinamento que teve efeitos graves na economia.
Segundo as previsões do Banco Mundial, a China registrará um crescimento de 1%, em contraste com a contração de 6,1% nos Estados Unidos, 9,1% na Zona do Euro e 6,1% no Japão. O Banco estimou que esse golpe será mais forte onde a pandemia tiver sido mais grave e em locais que dependem mais do comércio global, turismo, exportações e financiamento externo.

Forte queda do PIB no Brasil

No Brasil - o terceiro país com mais mortes depois dos Estados Unidos e do Reino Unido, com quase 36,5 mil óbitos - o Banco Mundial espera uma contração de 8% do PIB, um dos piores resultados globais. Em janeiro, a instituição projetava crescimento de 2% para o Brasil neste ano. Além de ter uma retração superior à média mundial de 5,2%, o país terá uma recuperação mais lenta. A projeção de crescimento para 2021 é de 2,2%, pouco mais da metade do crescimento mundial de 4,2% esperado para o próximo ano.
Para a Argentina, a entidade projeta uma queda de 7,3% no PIB, e 7,5% para o México. O Banco observou que o impacto na América Latina é mais pronunciado do que o colapso sofrido durante a recessão financeira global da década passada ou durante a crise da dívida nos anos 1980.
A desaceleração abrupta nos Estados Unidos e na China interrompeu a cadeia de suprimentos para México e Brasil e causou uma queda acentuada nas exportações em países como Chile e Peru, explicou o Banco. Na América Central, o choque ocorreu devido à severa contração nos Estados Unidos que afetou o comércio e as remessas dos migrantes. No México e no Caribe, o golpe também ocorreu devido ao colapso da indústria do turismo.
O Banco espera uma contração do PIB per capita em 90% dos países emergentes e teme que isso arraste "milhões de pessoas à pobreza". O relatório alertou que os mercados emergentes também serão atingidos por um crescimento mais fraco na China e um colapso na demanda global por matérias-primas, especialmente petróleo.
"A média dos países em desenvolvimento está mais vulnerável ao estresse financeiro agora do que antes da crise global de 2007-2009", estimou a entidade multilateral, que explicou que há maior endividamento dos governos e do setor privado e maior déficit fiscal.

Cicatrizes da crise

As estimativas consideram que a pandemia se atenue o suficiente para permitir a suspensão das medidas de distanciamento social até meados deste ano nas economias avançadas e um pouco mais tarde nas economias emergentes e em desenvolvimento. Se isso não se confirmar, em um cenário mais negativo, a contração do PIB mundial poderia chegar a até 8% neste ano, seguida de uma recuperação de apenas 1% em 2021.
Essa crise pode deixar "cicatrizes" que implicam que a recuperação pode ser insuficiente para retornar aos níveis projetados antes da pandemia, afirmou a instituição que pediu reformas para melhorar as perspectivas de crescimento.
"O dano econômico da pandemia pode durar, pois levará um tempo considerável para reparar os danos no mercado de trabalho, na cadeia de valor, nos balanços patrimoniais (das empresas) e restaurar a confiança do consumidor", concluiu.
Embora exista uma taxa de crescimento mundial prevista de 4,2% para o próximo ano, o Banco alertou que em muitos países a crise causada pela covid-19 deve pesar no potencial de crescimento nos próximos anos. Para a América Latina, o Banco espera que a recuperação leve a um crescimento de 2,8% em 2021, com riscos consideráveis, incluindo a retomada dos protestos do ano passado.

Reforma da Previdência, impacto no município

A Emenda Constitucional nº 103/2019, trouxe alterações aos RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), em todo o território Nacional


O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal da Administração e Planejamento, estará encaminhando na tarde desta segunda-feira (08), para a Câmara Municipal de Vereadores, Projeto de Lei, o qual trata da adequação à Reforma da Previdência, Emenda Constitucional nº 103, promulgada em 12 de novembro de 2019, a cerca dos impactos do texto nos municípios.
Em atendimento também a Portaria nº 1.348, de 03 de dezembro de 2019, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, cujo prazo limite é de até o dia 31 de julho de 2020, para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, adotarem medidas em cumprimentos das normas constantes da Lei nº 9.717, de 1998 e da Emenda Constitucional nº 103/2019, evidencia a adequação da Legislação Municipal, em relação à alíquota mínima uniforme dos segurados ativos, aposentados e pensionistas, de 14% a título de contribuição do servidor na forma prevista no caput do art. 11 da Emenda Constitucional.
A direção do FAPS (Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor), após elaboração do cálculo atuarial realizado pela Caixa Econômica Federal, através do atuário Thiego Fernandes, MIBA 100.002, constatou da necessidade de adequação à normativa Federal, visando o equilíbrio financeiro e atuarial do Fundo, diante do exposto a diretoria do FAPS encaminhou ao Prefeito Municipal ofício solicitando encaminhamento ao Legislativo tais adequações.
As exigências trazidas pela Emenda Constitucional, caso não realizada a adequação mínimas nela contida, acarretará após 31 de julho de 2020, o inadimplemento junto à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o bloqueio de transferências voluntárias ao Município nas áreas de saúde, assistência social, educação e emendas parlamentares.
Assessoria de Imprensa de Camaquã

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Bairros Viégas e São Luis recebem manutenção

Servidores realizaram serviços de manutenção na rede de esgoto em pontos específicos destes bairros


Nesta semana a Secretaria Municipal da Infraestrutura, através de seus servidores, realizaram o concerto e colocação de tubos de esgoto nos bairros Viégas e São Luis.
O Executivo Municipal vem fazendo manutenções de esgoto, recolhimento de entulhos e restos de podas, patrolamentos e melhorias em todos os bairros da cidade, atendendo as solicitações da população camaquense.
As equipes que fazem estes trabalhos estão empenhadas em fazer o melhor para todos, com dedicação e empenho para deixar a comunidade satisfeita com os resultados finais destes serviços.

Repartições públicas municipais terão ponto facultativo em 12 de junho


Em função do feriado de Corpus Christi na quinta-feira (11), o Decreto nº 23.500, de 26 de maio de 2020, decreta ponto facultativo na sexta-feira, 12 de junho nas repartições públicas do Município, o atendimento será normalizado na segunda-feira (15), a partir das 8 horas. A medida se baseia na Lei nº 1720/2012, de 19 de dezembro de 2012, exceto serviços essenciais.

Confira os serviços essenciais:
1 - Aterro Sanitário;
2 - Canil Municipal;
3 - Casas 24 Horas da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social;
4 - Coleta seletiva de resíduos domiciliares;
5 - Conselho Tutelar;
6 - Corpo de Bombeiros Municipal;
7 - Posto de abastecimento de combustível (galpão Santa Marta);
8 - Rodoviária Municipal;
9 - Serviço de ambulância;
10 - Unidade de Pronto Atendimento - UPA
11 - Serviço de recolhimento de lixo na zona rural;
12 - Serviço de vigilância nos prédios públicos e praças;
13 - Serviço de sepultamento (cemitérios);
14 - Transporte de pacientes para atendimento médico pré-agendado;
15 - Fiscalização de Trânsito.

Governo começa a definir situação do prédio da Receita Federal

Em reunião virtual, prefeito Ivo declarou o interesse de assumir o prédio da Receita Federal em Camaquã

Em virtude do fechamento do prédio da Receita Federal em Camaquã, o Prefeito Municipal, Ivo de Lima Ferreira, participou na tarde desta quinta-feira (04), de reunião virtual com representantes da Receita Federal de Brasilia e Pelotas, além de integrantes do IBGE.
A reunião teve por finalidade tratar sobre a cedência do prédio onde se encontra a Receita Federal, o qual pertence a União, caso seja concluída estas tratativas, o município assumirá o prédio para alocar setores da atual administração, como também o posto do Procon. Alem destes setores, a Receita Federal continuará atendendo através de um posto no próprio local.
Neste primeiro momento, ficou pré agendada uma nova reunião, para que seja definido os passos a serem seguidos pelos órgãos envolvidos nestas negociações.


Ocorrências Policiais

Vítima comunica que deixou sua bolsa vernis preta dentro de seu veiculo, a qual foi furtada, sendo que dentro da referida bolsa tinha, carteira de identidade, carteira de motorista, documentos de seu veiculo de trafegar e de transferencia, um carregador de iphone, duzentos e sessenta reais em especie, cartao do banco do brasil, cartao de credito do banrisul e cartao refeicao. A comunicante acredita que por um lapso nao trancou as portas do veiculo. Nao tem suspeito. Fato ocorrido em 03/06/2020 às 18:00 horas, na Rua adolfo azambuja, CAMAQUA-RS.

No inicio da ultima noite foi apreendido pela Brigada Militar um freezer vertical com gavetas da marca Prosdocimo, provavelmente oriundo de furto. Até este momento nenhuma vitima nos procurou, então pedimos que divulguem para que o dono de tal objeto tome conhecimento e procure esta delegacia.
O freezer é personalizado, portanto diferenciado.

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Órgãos de saúde confirmam a primeira morte por Coronavírus em Camaquã


Ao Final da tarde desta terça-feira (02), o Executivo Municipal foi informado através do Secretário da Saúde, Fabiano Martins, a confirmação de mais 2 casos positivos de Coronavírus em Camaquã, chegando a 17 casos confirmados.
Sendo também informado ao Executivo, o primeiro óbito no município sendo um paciente do sexo masculino, o qual encontrava-se internado realizando tratamento oncológico e com comorbidades.
Os órgãos de saúde solicitam a população para que tomem todas as precauções possíveis, usando máscara de proteção, lavando frequentemente as mãos ou utilizando álcool gel 70%. “Evitem aglomerações para que possamos vencer este desafio, vencer esta pandemia”, afirmam especialistas de saúde.

Secretaria de Educação de Camaquã promove live com especialista Regina Shudo

Além da live de hoje, Regina participará de outra que ocorre na próxima quinta-feira.


A Secretaria Municipal da Educação de Camaquã realizou, na tarde desta terça-feira (02), uma live com a especialista em educação, Regina Shudo. O encontro foi mediado pela assessora pedagógica da educação infantil da SME, Tatiane Duarte Marmitt, e foi direcionada aos diretores e gestores da educação infantil da Rede Municipal.
O evento online faz parte de uma série de vídeos e lives que a SME irá promover neste período em que os alunos estão sem aulas presenciais. Nesta semana, serão duas lives com a especialista e mais o início da publicação de vídeos com professores do município abordando temas importantes para o momento.
A live com Regina teve como tema “Pandemia e Isolamento – O novo cenário atual” e abordou questões como aprimoramento e desenvolvimento de competências, além de provocar os professores a refletir sobre como estamos nos reinventando.
A especialista Regina Shudo é pedagoga, pós-graduada em Metodologia de Ensino e possuí mais de 30 anos de experiência na área educacional. Além de participar desta live, Regina também participará da outra, que ocorrerá na próxima quinta-feira (04), às 14h, com transmissão pelo canal do youtube da professora, Amaná Educacional.

terça-feira, 2 de junho de 2020

Estiagem

Ação de apoio ao usuário da Aapecan começa por Dom Feliciano


A Associação de Apoio à Pessoas com Câncer (Aapecan) dá início à ação de apoio ao usuário morador na zona rural. Visitas das equipes da entidade tiveram início sexta-feira (29/05) em propriedades localizadas na zona rural de Dom Feliciano e Chuvisca. Na ocasião, psicóloga e assistente social da Unidade Camaquã procuraram as famílias cadastradas para levantar suas reais necessidades. A situação preocupa a entidade. Além de se submeterem a tratamento oncológico e se precaverem da pandemia do novo Coronavírus, esses usuários são obrigados a enfrentar uma estiagem sem precedentes.
No Passo do Sutil, distrito de Dom Feliciano, a psicóloga Aline Pacheco e a assistente social Catiane Rodrigues estiveram na propriedade do usuário Ivo Antônio Nunes Ribeiro, 56 anos, usuário da Aapecan há três. Conhecido como “Ivo das Nozes”, devido ao principal cultivo na propriedade de dez hectares, ele projeta queda na produção das nogueiras. “Vou ter prejuízo”, disse, conformado.
Em tratamento contra Câncer de próstata, este agricultor moderno, que além de nozes planta alimentos como batata, milho e aipim, cria pequeno rebanho de ovelhas e se dedica à apicultura e à piscicultura, com cuidado de preservar a densa mata nativa situada junto à sanga que cruza a propriedade, diz que amargaria perdas maiores se não estivesse em localização privilegiada. Segundo ele, seu pequeno pedaço de terra é cercado de recursos hídricos. No entanto, se preocupa com o nível baixo das fontes. “Se não tivesse chovido [na semana anterior à visita da equipe foram registrados 100 milímetros de precipitação na região de Dom Feliciano] estaríamos sem água.” Além de cesta básica, a Unidade Camaquã da Aapecan deixou com a família um kit da Avon com boné e protetor solar.


“Tá braba”
Usuária desde 2017 da Aapecan, Jaqueline da Silva Vanske, 50 anos, não vive da agricultura. Porém, não fecha os olhos para a dura realidade que a cerca. Moradora na Boa Vista, divisa entre Camaquã e Chuvisca, ela reconhece: “Tá braba (a seca).”
Segundo Jaqueline, a situação dos vizinhos está difícil. Um deles já perdeu para a estiagem duas lavouras de milho. Fumicultores também se mostram preocupados com as perdas. O esposo, Éder, ressalta ainda o problema da falta de abastecimento de água para as refeições e higiene pessoal. Para a sorte do casal, o poço da propriedade onde vivem “tem boa vertente” - realidade que não é comum para a maioria dos moradores da região. “Está tudo seco, tem gente que só tem água com caminhão-pipa”, disse ele.
Zona Rural
Equipes da Aapecan irão visitar nos próximos dias usuários que vivem na zona rural das regiões onde as 14 unidades da entidade atuam. Profissionais dos setores de Psicologia e Serviço Social estarão nas propriedades para saber das necessidades dos usuários e familiares cadastrados junto à Aapecan. Um kit da Avon com boné e filtro solar será deixado em cada família visitada. Benefícios serão concedidos de acordo com levantamento do Serviço Social.