quarta-feira, 31 de março de 2021
Ronda policial
- Um morador da Rua Waldemar Eilert, em Arambaré, registrou o furto do seu aparelho de telefone celular no dia 29/03/2021, às 18:00 hs. Segundo a vítima, a mesma deixou o telefone sobre uma mesa na área externa e o acesso foi pelo portão da casa. O fato aconteceu quando a vítima se ausentou da casa.
- Uma moradora de Camaquã registrou que no dia 29/03/2021, por volta das 11:30hs percebeu que seu número de Whatsapp foi aparentemente clonado, pois seus contatos informaram que alguém estava se passando por ela e pedia depósito em dinheiro em uma conta corrente do Banco Bradesco em nome de terceiro, e ainda informando um CPF/PIX desconhecido. Segundo a vítima, o golpe iniciou da seguinte maneira: a vítima disse que recebeu uma mensagem de whatsapp perguntando se ela queria participar de um grupo de whatsapp do Supermercado Nacional. Caso positivo, foi sugerido à vítima que esta deveria informar um código que ela recebeu por mensagem, e a vítima digitou o código. Felizmente até o momento, segundo a vítima, nenhum dos contatos restou em prejuízo financeiro.
- Uma mulher do Bairro Hípica, em Camaquã, denunciou o furto de dois aparelhos de telefone celular que estavam no interior da sala da sua residência enquanto estava em afazeres em outro cômodo. O fato ocorreu no dia 29/03/2021, às 19:30 hs. Não foram apontados suspeitos.
- Um empresário de Camaquã do setor de construção civil registrou que um indivíduo se passando por funcionário da sua empresa entrou em contato com comerciantes de materiais de construção desta cidade de Camaquã, via Whatsapp. O falsário era sabedor que o empresário gozava de boa relação com os comerciantes de materiais de construção, e usou o nome do empresário para efetuar compras nos mencionados comércios. O empresário soube das compras e estranhou o fato e percebeu que seu nome havia sido usado indevidamente tendo em vista que não havia efetuado compra alguma. O empresário informou o golpe aos comerciantes que não entregaram os produtos e não tiveram prejuízo.
- Um servidor público municipal, que labora na Secretaria de Saúde de Camaquã, registrou o furto de uma câmera de monitoramento externo da porta principal da Secretaria de Saúde. O farto ocorreu na Rua Bernardo Vieira Dias, Bairro Olaria, Camaquã RS, no dia 27/03/2021, por volta das 07:00 h. A Polícia investiga o caso.
EMEF Chequer Buchaim realiza despesca em açude da escola
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Chequer Buchaim – Unidade Agropecuária realizou, nos dias 29 e 30 de março, a despesca de peixes no açude localizado na área do educandário.
A diretora da escola, Clarice Brum Martins, ressaltou que foram dois dias de trabalho muito produtivo, realizado por uma equipe de funcionários muito dedicados. “É gratificante ver o resultado final com a qualidade da produção de peixes da nossa escola”, afirma Clarice.
Até o início da pandemia, o processo de despesca era realizado em conjunto com os alunos da escola, colocando em prática, os conhecimentos teóricos da piscicultura.
A SMED reconhece a importância das atividades agropecuárias realizadas nessa escola da Rede Municipal de Ensino, a qual possibilita diversos conhecimentos aos educandos. Agradecemos ao Prefeito Ivo de Lima Ferreira e o Vice-Prefeito Abner Dillmann pelo incentivo e pela credibilidade na realização desse trabalho.
Foto: Divulgação/madeiratotalExtravio de talão
terça-feira, 30 de março de 2021
Os mitos e verdades dos alimentos
No próximo 31 de março, o calendário marca o Dia da Saúde e Nutrição. Há pouco mais de um ano o mundo sobrevive à pandemia do coronavírus e as medidas de isolamento social tiveram um efeito na balança dos brasileiros. Segundo aponta a pesquisa da PoderData, realizada em fevereiro de 2021 com 2.500 pessoas em todos os estados do Brasil, 43% da população diz ter engordado durante os meses de confinamento. A preocupação com o peso e a saúde pode levar as pessoas a cair em algumas armadilhas ao buscar dicas de alimentação na internet. Por isso, a nutricionista e professora da Faculdade Senac Porto Alegre, Antonia Cunha, separou dicas de uma alimentação saudável e comentou sobre alguns mitos que circulam na web. "Cuide com o que você lê na internet. Nem tudo o que é publicado é verdade, principalmente agora nesse momento de pandemia com tantas notícias fake", alertou a especialista.
Os mitos:
- Tapioca é melhor que pão, não engorda.
Mentira: a tapioca é feita com o amido da mandioca, ou seja, um carboidrato, assim como a farinha do qual o pão é feito. O que irá fazer a pessoa aumentar de peso é a quantidade consumida.
- Cogumelos são ricos em proteínas vegetais
Mentira: os cogumelos não têm na sua composição proteína suficiente para ser considerado rico em proteína vegetal. Alimentos ricos em proteína são, por exemplo, lentilha, feijão e grão-de-bico.
- Misturar carboidratos engorda
Mentira: a quantidade consumida é que causará o aumento do peso.
- Água com limão em jejum emagrece
Mentira: o limão é rico em vitamina C, é antioxidante, mas sem benefícios no emagrecimento.
Antonia explica que para manter-se bem nutrido e cuidando da imunidade é necessário consumir diariamente alimentos de verdade. "Isso significa ingerir frutas, legumes, verduras, proteínas (peixes, carnes, ovos) e boas fontes de gordura (azeite de oliva). Nenhum alimento sozinho e isolado fará alguém engordar e sim o contexto, ou seja, a quantidade consumida e a qualidade desse alimento".
A nutricionista reafirma que o importante para se ter saúde e peso adequado é manter uma alimentação variada rica em frutas, verduras e até alimentos ditos "não saudáveis" podem fazer parte da vida das pessoas sem que elas tenham danos na sua saúde e alteração do peso. "O que engorda ou emagrece é a quantidade consumida. E quais as melhores frutas para serem consumidas? São as que a pessoa goste desde que as consuma pelo menos três por dia. A fruta não fará você engordar a não ser que consuma uma quantidade muito elevada, o que dificilmente ocorre", diz. Antonia finaliza lembrando que é sempre melhor consumir os alimentos que estão na safra atual por terem mais vitaminas, minerais e assim ajudam a aumentar a imunidade. "É época de caqui e goiaba, por exemplo. Aproveite!".
O terrível e o sublime
Que somos animais predadores com vernizinho de civilidade, ou de humanidade se quiserem, isso me parece óbvio. Basta soltar as amarras num impulso de raiva, num momento de ódio, num fanatismo qualquer, e lá vamos nós, nada bonzinhos, matando, esquartejando, estuprando, aniquilando com mísseis ou espalhando morte e tripas com algum homem-bomba.
Lá vamos nós treinar menininhos para matar com fuzis maiores do que eles. Lá vamos nós queimar prisioneiros vivos dentro de jaulas aos olhos de uma multidão.
Onde, quando ouvi ou li coisas parecidas? Foi no Holocausto? Está sendo em tantos holocaustos atuais? Foi Nero, que mandou matar a mãe, assassinou com pontapés na barriga sua mulher grávida, mandava empalar cristãos cobertos de óleo em postes para queimarem iluminando seus jardins? Nero, incompreensivelmente discípulo do meu amado filósofo Sêneca, cujos pensamentos sábios, harmoniosos, nobres e tranquilizadores leio e releio desde adolescente? Comentei com um de meus filhos, quando falávamos mais uma vez sobre a violência no Brasil, e também aqui, que, lendo um bocado de História, até acho que melhoramos muito. Não havia imprensa, não havia organizações, não havia democracia que botasse limite na ferocidade humana.
Mas hoje, mesmo tendo melhorado em relação às barbáries passadas, aqui nas nossas ruas não temos sossego. A cada dia, alguém que conheço ou que é conhecido de algum amigo é assaltado, e tudo termina com o suspiro de alívio: "Ainda bem que só levaram minha carteira, meu carro, não minha vida, nem minha mulher ou meus filhos. Tivemos sorte".
Que vida é essa, que pensamento funesto? Terrível atestado da nossa vergonha e conformidade, e da incompetência de quem deveria administrar o país. O crime começa a compensar. O criminoso nos controla. Saímos pouco à noite, e com receio. Não paramos o carro nos sinais vermelhos altas horas, o que aliás nos foi há tempos sugerido por uma autoridade de segurança, se não me engano. Em cidades como Rio, e lugares do Norte e Nordeste, está vivo o espírito dos jagunços, tiroteios, mortes, roubos de grandes quantias, bancos arrombados, cofres explodidos. Criminosos fugidos, às vezes mortos eles e os policiais. Apesar da pandemia assassina, essa loucura prossegue.
Meus filhos brincavam nos terrenos baldios perto de casa, há algumas décadas, e ninguém se preocupava com a possibilidade de tragédias hoje banais. Ao escurecer, a gente chegava na esquina, chamava, "venham tomar banho e jantar!". E vinham, suados, cansados e felizes, os pais de nossos netos, que já não andam sozinhos nem até a escola. Sei que é ingenuidade querer de volta aqueles tempos, mas podíamos estar mais civilizados.
O consolo é que essa humanidade sedenta de sangue também produz milagres como as obras de arte e seus autores. Van Gogh, Monet, Mozart e Bach, Shakespeare e Pessoa, os sublimes: os artistas. Mas também os mais cotidianos gestos dos jovens alegres e saudáveis, das crianças carinhosas, dos pais maravilhados, tudo o que nos faz acreditar que não produzimos só barbárie e repulsa, mas claridade, beleza, e – apesar de tudo – esperança. Muito necessária nestes tempos da Peste do século. Que nos assusta, nos intimida, e nem sempre nos faz escolher a melhor opção, além de cuidados: Vacina.
(Lya Luft)
Furto qualificado
Comunica que durante o repouso noturno, no dia 28/03 ÀS 0230HS, alguém pulou o muro de sua residência, que possui mais de dois metros de altura, abriu a porta lateral da casa, que estava só fechada e não chaveada, e subtraiu dois tablets, sendo um da marca Samsung modelo Galaxy 2017 preto(comprou por R$ 1490,00) e outro Multilazer modelo M7SGO16GB(comprou por R$ 700,00), também preto. Fato ocorreu no Bairro São José na cidade de Camaquã.
Estelionato
Prevenção e repressão aos crimes contra estabelecimentos bancários
As ações operacionais, realizadas nesta terça-feira (30/03), decorrem da integração e da união de esforços entre ambas as Instituições da segurança pública com as suas respectivas operações: Operação Sapatinho da Polícia Civil, investigação da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos, e Operação Angico, investigação da Agência Central de Inteligência da Brigada Militar. Ambas com o mesmo objetivo a captura de foragidos por crimes contra instituições bancários e afins, bem como a descoberta de autoria de fatos ocorridos no RS.
As cautelares em questão decorrem das investigações desenvolvidas em virtude da prática de 3 (três) fatos distintos:
1. Roubo a Estabelecimento Bancário - Tentativa - 05/11/2020 - Banco Banrisul - Avenida Padre Claret, 1104, Esteio/RS
2. Roubo a Estabelecimento Bancário - Tentado - 10/12/2020 - Banco Santander - Avenida Farrapos, 2250, Porto Alegre/RS
3. Roubo a Estabelecimento Bancário - Tentativa - 21/01/2021 Banco Santander - Avenida São Pedro, 862, Porto Alegre/RS
Ao todo, participaram cerca de 90 policiais, de ambas as Instituições com apoio das Delegacias de Repressão a Roubos de Veículos (DRV/DEIC), Repressão a Roubos de Cargas (DFRC/DEIC), Capturas (DECAP/DEIC), DCCOR / DEIC, DEMA/DEIC, DRLD/DEIC e pela Coordenadoria de Recursos Especiais ( CORE), enquanto que pela Brigada Militar as ações operacionais foram executadas pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). A operação contou com o apoio da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina da região de Jaguaruna.
Maiores informações podem ser obtidas com a 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos.
Disque-denúncia: 0800-510 2828
Foto: Divulgação/madeiratotalsegunda-feira, 29 de março de 2021
Idosos acima de 67, 68 e 69 anos receberão imunizante a Covid-19 durante esta semana
A Secretaria de Saúde, através dos servidores de saúde, estão vacinando nesta segunda-feira (29), os idosos acima dos 69 anos, e na terça-feira (30) serão imunizados os idosos acima dos 68 anos e na quarta-feira (31), idosos acima dos 67 anos. Já os idosos que residem no interior a secretaria estará a partir do dia 10 de abril com as equipes de vacinação atendendo os moradores, os quais serão comunicados o cronograma de vacina nos próximos dias.
Foto: Divulgação/madeiratotaldomingo, 28 de março de 2021
Capacite-se: Senac Camaquã está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes
Confira os cursos:
"Vendedor de Farmácia" com início dia 29 de março, as aulas acontecem nas segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30.
"Técnicas de Rejuvenescimento Facial e Clareamento de Manchas" com início dia 5 de abril, as aulas acontecem às segundas-feiras, das 13h às 18h.
"Aperfeiçoamento em Liberação Miofascial" com início dia 5 de abril, os encontros acontecem às segundas-feiras, das 9h às 12h.
"Cuidados com Pessoas com Deficiência" com início dia 5 de abril e aulas segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h30.
"Cromoterapia" com início dia 10 de abril, as aulas acontecem às segundas-feiras, das 13h às 18h.
"Limpeza de Pele" com início dia 7 de junho, as aulas serão realizadas nas segundas-feiras, das 14h às 18h.
"Massagista" inicia dia 7 de junho, com aulas nas segundas e quintas-feiras, das 19h às 22h.
"Excelência no Atendimento ao Cliente em Farmácias e Drogarias" inicia dia 13 de junho, com aulas nas terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30.
"Padronização de Atendimento a Pacientes em Isolamento" início dia 7 de agosto e aulas aos sábados, das 8h às 17h.
"Teleatendimento em Serviços de Saúde" com início dia 23 de agosto, os encontros acontecem nas segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30.
Para se inscrever acesse www.senacrs.com.br/camaqua. Mais informações no WhatsApp (51) 98594-2119.
Foto: Divulgação/madeiratotalsábado, 27 de março de 2021
Vacina de combate a Covid-19 que ocorreria na terça-feira (30), foi antecipada para segunda-feira (29)
A aplicação da vacina inicia às 8h30min até às 16h30min, no Centro de Imunização Viégas, localizado no Centro Social Urbano, pelo sistema de Drive Thru, como também para os idosos que não disponibilizam veículos, diretamente da sala de vacina.
Foto: Divulgação/madeiratotalsexta-feira, 26 de março de 2021
quinta-feira, 25 de março de 2021
quarta-feira, 24 de março de 2021
Macro Atacado Krolow inaugura oficialmente em Camaquã
O empreendimento conta com cafeteria, farmácia, açougue e fiamberia exclusivas.
Sicredi expande e alcança marca de 5 milhões de associados
O Sicredi, instituição financeira cooperativa pioneira do segmento no Brasil, ultrapassou neste mês a marca de 5 milhões de associados. Com um modelo de gestão que valoriza a participação dos associados, os quais têm direito a voto nas decisões da sua cooperativa e participação nos resultados, hoje o Sicredi está presente em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Desta forma, a instituição contribui para a expansão do cooperativismo de crédito no Brasil, segmento surgido em 1902 com a fundação da cooperativa Sicredi Pioneira RS, e que já conta com mais de 11 milhões de adeptos no Brasil, segundo o Banco Central. Atualmente as mais de 800 cooperativas de crédito existentes no país estão presentes em aproximadamente metade dos munícipios brasileiros. Somente o Sicredi, está presente em quase 1,5 mil municípios sendo que em mais de 200 deles, é a única instituição financeira fisicamente presente.
“Enquanto segmento, temos ainda um grande espaço no Sistema Financeiro Nacional para conquistar e acreditamos que o crescimento da nossa base de associados, além de contribuir para a expansão do cooperativismo de crédito, também está em sintonia com a nossa premissa de estarmos próximos aos associados, compreendendo a realidade de cada região para poder disponibilizar as soluções mais adequadas ”, explica Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente do Conselho de Administração do Sicredi (SicrediPar), da Central Sicredi PR/SP/RJ e integrante do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU).
O impacto positivo da atuação das cooperativas de crédito nas regiões onde atuam acontece não somente em função dos produtos e serviços financeiros, mas também pelo envolvimento com a comunidade por meio de iniciativas de viés social. O estudo “Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira”, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e que avaliou dados econômicos de todas as cidades brasileiras com e sem cooperativas de crédito entre 1994 e 2017, cruzando com informações do IBGE, chegou à conclusão de que, em média, o cooperativismo de crédito incrementa o PIB per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal, além de aumentar o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portando, o empreendedorismo local.
“As cooperativas de crédito são, efetivamente, das pessoas que fazem parte dela e é por isso que suas ações são naturalmente voltadas para o benefício daquela comunidade. Vale destacar também que nossa atuação vai além da contribuição por meio da oferta de produtos e serviços financeiros, pois a partir de iniciativas de conexão com as comunidades locais e programas sociais com foco em educação, visamos promover impacto positivo e gerar prosperidade de forma sustentável na sociedade”, complementa Dasenbrock.
Expansão Nacional
Além da presença em cidades interioranas e com forte atuação no agronegócio, o Sicredi vem investindo na abrangência nacional, incluindo grandes centros urbanos. Em 2017, a instituição se expandiu para as regiões Norte e Nordeste do Brasil e inaugurou a primeira agência na cidade de São Paulo, localizada na Avenida Paulista. Um ano depois, em 2018, foi inaugurada a primeira agência no Distrito Federal e, em 2019, em Minas Gerais. Em 2020, o Sicredi marcou sua chegada a Manaus, no Amazonas, e, já neste ano, em Macapá, no Amapá.
Em fevereiro, a instituição chegou à marca de 2 mil agências no Brasil e pretende inaugurar mais de 250 novas agências ainda em 2021, com um investimento superior a R$ 200 milhões, incluindo a chegada ao Espírito Santo e Roraima. Vale destacar que no ano passado foram inauguradas 150 unidades, com destaque para expansão em outras cidades de estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiáse Paraíba. O crescimento da base de associados tem se refletido também na concessão de crédito da instituição, que em fevereiro deste ano ultrapassou a marca de R$ 100 bilhões em carteira.
PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA PARÓQUIA SÃO JOÃO PAULO II
27.03 (4º Sábado) 15h - Missa de Ramos São Paulo de Tarso
16h30min - Missa de Ramos Santo Estevão
18h - Missa de Ramos Imaculada Conceição Santa Auta (com confissões)
28.03 (Domingo de Ramos) - 8h30min - N. Sra. De Lourdes
10h - São José
31.03 - Quarta-feira Santa - Confissões todo o durante o dia - na Igreja São José
01.04 - Quinta-feira Santa - 20h - Missa da Ceia do Senhor - São José
02.04 - Sexta-feira Santa - 15h - Celebração da Paixão – São José e no Guaraxaim(com confissões)
19h - Via-sacra na São José(com confissões)
03.04 - Sábado de Aleluia - 15h - Missa de Páscoa–São Pedro da Costa do Sutil(com confissões)
20h - Missa da Vigília Pascal - São José
04.04 - Domingo da Páscoa - 8h30min - Missa da Páscoa no Guaraxaim
10h - Missa da Páscoa na São José
Orientações Litúrgicas:
1. A Palma para domingo de Ramos deve ser individual, cada um trazendo de sua casa. Não deverá ser distribuída nas comunidades por cuidados sanitários. As famílias que não puderem ir à missa, podem colocar ramos nas portas das casas. Serão abençoados também na intenção das missas de Ramos. Não haverá procissões.
2. Que se tomem todos os cuidados sanitários conforme os protocolos amplamente divulgados, as distâncias nas igrejas e no máximo em torno de 30 fiéis a cada celebração. Use-se o bom senso, conforme orientações do Arcebispado.
3. Em todas as comunidades se realize na sexta-feira santa, às 15h, a celebração da Paixão ou via-sacra. As Igrejas permaneçam abertas nesse dia para o povo poder rezar. Não se fará nenhum beijo da cruz ou contato com a mão nela.
4. As comunidades que terão missa devem pegar antecipadamente os folhetos para preparar bem as celebrações pascais. Temos que ter maior amor à liturgia para preparar o maior encontro semanal.
5. A confissão pascal é um dever e uma necessidade para todos. Devemos procurá-la nas oportunidades que existem. Cada um nós temos pecado. Deus é Pai de misericórdia. O sacerdote nos perdoa de todos os nossos pecados, não importa quais sejam. Deus nos abraça como filhos pródigos. Busquemos o perdão de Cristo crucificado por nós.
6. Na Igreja São José e N. Sra. de Lourdes, na sexta-feira santa, faremos uma escala para vigília de oração e adoração. Cada família ou fiel poderá escolher alguma hora, organizando-se os horários agendados com o Senhor, com a coordenação da capela. É dia Santo de Guarda para podermos rezar mais.
7. Sexta-feira Santa é dia de Jejum e abstinência de carne. Não devemos fazer um banquete de peixe, perdendo o sentido do jejum. Abdiquemos de alguma das três refeições costumeiras. O jejum é uma das práticas quaresmais que nos ajuda a vencer muitos pecados. O jejum, o sacrifício ajudam a purificar a alma.
8. Intensifiquemos, nesse tempo crítico, a oração em família, com novenas, terço, via-sacra... Deus quer abençoar nosso lar. Na semana santa, façamos um altar em casa com o crucifixo destacado e enfeitado com flores da esperança. Ali coloquemos nossos pedidos pelos enfermos ou falecidos.
Aumento na venda de livros digitais revela novo hábito de leitura
Com o aumento do tempo em casa e a necessidade de fazer algumas compras online, o livro se tornou mais importante. Nesse cenário, muitos brasileiros descobriram os livros digitais e as vendas dispararam.
Segundo dados divulgados pela Bookwire Brasil, empresa focada em livros digitais, as vendas de ebooks chegaram a duplicar no período da quarentena. De acordo com o relatório divulgado, há uma mudança clara de comportamento do consumidor, que passou a comprar mais online.
Benefícios da leitura
Mesmo assim, infelizmente, o brasileiro não é um povo que pratica muito a leitura. De 2015 a 2019, o Instituto Pró-Livro afirmou que o nosso país perdeu mais de 4,6 milhões de leitores. Já as pessoas que não possuem o hábito da leitura contabilizaram 48% da população, equivalente a cerca de 93 milhões de pessoas.
É sabido que ler traz incontáveis benefícios. Os mais famosos, dentre eles, envolvem a estimulação da criatividade; o aprimoramento de conhecimentos; a redução do estresse; a evolução da escrita e o desenvolvimento do pensamento crítico.
Pesquisas descobriram que as pessoas que leem, têm 2,5 vezes menos chances de desenvolver a doença de Alzheimer do que aquelas que não mantém seus cérebros ativos.
A leitura é também uma ferramenta fundamental na formação pessoal e profissional. É por intermédio dela que podemos romper fronteiras e descobrir mundos, sem sair do lugar. Ler é um processo de expansão de si mesmo, um caminho para despertar o nosso potencial.
Por isso, é fundamental incentivar a leitura para que a prática se torne natural e constante.
7 em cada 10 brasileiros leem apenas os títulos
Se você chegou até aqui, parabéns! Você faz parte dos 30% que leem as matérias até o final. Um levantamento feito pela empresa de tecnologia DNPontocom revela que sete em cada dez brasileiros leem apenas os títulos das notícias e não dão atenção ao conteúdo apresentado. Foram analisados os perfis de redes sociais de 23.400 brasileiros.
As pessoas que preferem não ler todo conteúdo correm o risco de cair em fake news ou fazer interpretações errôneas. Além disso, quando nós não temos o hábito da leitura, temos maior dificuldade em compreensão e interpretação de texto. Isso, evidentemente, contribui negativamente para o pensamento crítico.
Investir na leitura ainda é a melhor opção para enriquecer o vocabulário e conhecer mais as palavras usadas no dia a dia. Além disso, é uma grande ferramenta contra as notícias falsas.
Mas é importante lembrar que o ato de se tornar um leitor, requer disciplina, motivação, foco e persistência. Que tal, então, começar agora mesmo a leitura de um livro? Pode ser no caminho para o trabalho, na hora do almoço ou até mesmo em casa antes de dormir. (Fonte: r7.com)
Os Anos Dourados - V (Epílogo)
“Ronie Von catava; a mesma praça, o mesmo banco, o mesmo jardim e aquele bom velhinho pipoqueiro ... Havia o cinema Guarany e suas matinês; foi quando o Doutor resolveu se promover para General”.
Surgiu a Jovem Guarda. Roberto Carlos já era o Rei (vai fazer 80 anos em 14 de abril. Ainda tinha o “Tremendão” Erasmo, a Vanusa, o Jair Rodrigues, Geraldo Vandré, a Martinha e o Ronie Von cantando “A Praça”.
Esse era o Mundo de então. Nas Américas, Europa, Ásia e Oceania a economia estava estabilizada. Apenas no continente Africano havia miséria. Exceto na África do Sul, apesar do absurdo “apartheid”.
No Brasil nessa fase dourada, mesmo parte das décadas de que se trata estando sob Regime Militar havia paz. Não existiam tumultos, pairava a tranqüilidade. No lado da convivência social ainda predominavam as antigas tradições: os adolescentes freqüentavam escolas, passeavam e namoravam.
As meninas ao completar 15 anos eram apresentadas à sociedade no tradicional “baile de debutantes”. Bailes em geral havia nos quatro grandes Clubes locais: o Comercial, que encerrou atividades no início dos anos 70; Alvorada; Honorato e Camaquense. Faziam-se jantares para casais. Recebiam-se orquestras e cantores famosos. A AABB, fundada em 1961 chegou a fazer, em seu ginásio coberto, bailes carnavalescos em 65 e 66.
A Praça Donário Lopes era a principal. A Gen. Zeca Netto não existia. Ali era o campo de futebol do Atlético Camaquense, que foi adquirido pelo Município na 1ª administração do José Cândido para construir a magnífica praça inaugurada em 1971. A concentração dos jovens, famílias e crianças era na Donário Lopes.
Situada no centro da cidade com bancos, canteiros de flores, corredores calçados e toda arborizada encantava os visitantes que por aqui passassem. Principalmente sábados, domingos e feriados ficava cheia de pessoas. Na maioria os jovens. A atração desses dias era o Cinema Guarany, no prédio, até hoje existente ao lado da farmácia Panvel.
Encaixava-se exatamente na canção de Ronie Von, porque era: “a mesma praça; as mesmas flores, os mesmos bancos e o mesmo jardim”.Como na canção: “.. havia um bom velinho pipoqueiro”.
Era comum os jovens enamorados, como, é claro, também famílias com filhos pequenos, concentrarem-se na praça em frente ao cinema, para nos dias feriados, assistiram as “matinês” do Cine Guarany.
Na praça o nosso “bom velinho pipoqueiro” era um senhor que mantinha grande freguesia com sua carrocinha. Fazia uma pipoca excelente. E se intitulava: o doutor das pipocas. Tanto que prendia em volta de seu chapéu e da aba, recortes de papelão escrito “Doutor”.
Nessa história termino. Ocorreu o movimento Militar de 31 de março. Passados alguns dias do novo regime, haviam diversos generais colocados em cargos estratégicos da República, inclusive o Presidente Marechal Castelo Branco/ Pois então o “doutor” resolveu mudar de referência. Em sua carrocinha e em seu chapéu em cartazes de papelão passou a se designar: “General”. Bem, afinal, os militares estavam em alta.
Ronda Policial
- Furto /Arrombamento Estabelecimento comercial - comunicou o arrombamento na casa e também na sua oficina, a qual fica no mesmo pátio, sendo furtados dois telefones celulares, R$ 38,00, uma politriz, uma furadeira, uma esmerilhadeira e uma mochila verde. Em Camaquã, centro.
- Devoluçaõ de Veículo - Formalizada a devolução do veiculo, o qual havia sido furtado e recuperado. Camaquã.
- Lesão Corporal - A vitima comunicou que após envolver-se em uma discussão com seu irmão, este lhe agrediu fisicamente. Representou criminalmente e solicitou MPU. Em Camaquã.
- Outros Crimes - comunicou que possui uma conta de poupança em estabelecimento bancário e na data de 15/03/2021 foi feita uma transferência de R$ 28.000,00 para uma conta de outra pessoa na agência 2158 de Mangagua/SP, a qual não foi a vitima que fez. Em Camaquã.
terça-feira, 23 de março de 2021
Desaparecimento de pessoa
Ronda Policial
- FURTO: Homem foi preso em Flagrante pela BM, na Ponte do Arroio Duro, após furtar a bateria de um veículo que estava estacionado na Av. Sete de Setembro. Populares que presenciaram o furto avisaram uma guarnição da BM que estava fazendo patrulhamento. Fato ocorreu em Camaquã, dia 22.03.2021;
- FURTO: Vítima registrou que teve o celular furtado de dentro de um armário na empresa em que trabalha no Distrito Industrial. Fato ocorreu em 22.03.2021, em Camaquã;
segunda-feira, 22 de março de 2021
Informativo
Tráfico de entorpecentes
sábado, 20 de março de 2021
Ronda Policial
- Furto Abigeato – Comunicou o furto de um cavalo raça prancherão pelagem vermelha, o qual foi furtado de um campo na localidade de Distrito Industrial. Em Camaquã.
- Ameaça – O comunicante/vitima relatou ter sido ameaçado pelo autor, o qual havia sido contratado para realizar a troca de seu telhado, porém não chegou a executar o serviço e não apareceu mais no local. Em Camaquã.
- Furto – O comunicante relatou que arrombaram o veiculo Gol que estava utilizando e furtaram um tablet marca Samsung. O carro estava estacionado na rua Acindino Inacio Dias, no centro, em Camaquã. O fato ocorreu logo após o meio-dia.
- Outros Crimes – A vitima relatou que recebeu uma ligação de um homem se passando por funcionário do Ministério da Saude, dizendo que estava fazendo uma pesquisa sobre Covid e lhe fez algumas perguntas, então em dado momento a vitima recebeu uma mensagem de SMS com uma senha, a qual forneceu ao seu interlocutor a pedido dele, bem como também digitou a referida senha no celular e então imediatamente perdeu o acesso ao seu aplicativo de Whats e em seguida ja passaram a se comunicar com os seus contatos pedindo dinheiro e se passando pela vitima. Em Camaquã.
- Tráfico de Entorpecentes – Ja divulgado o conteudo ontem a noite.
- Furto arrombamento de residência – Foram apresentados pela B.M. de Tapes dois individuos, os quais são suspeitos da pratica de furto em uma fazenda na localidade de Pinvest em Tapes. Foram apreendidas uma espingarda calibre 12 que segundo o caseiro foi subtraida da referida fazenda e na lavoura de soja foi localizada e apreendida uma mochila contendo roupas, bijuteriais e outros objetos que também foram reconhecidos pela vitima.
sexta-feira, 19 de março de 2021
Ronda Policial
FURTO ARROMBAMENTO: Vítima registrou que foi furtada a bateria de seu veículo, o qual estava estacionado em via pública. Fato ocorreu em Camaquã, Bairro Gaúcho, dia 17.03.2021;
LESAO CORPORAL: Vítima registrou que foi agredido por golpes de facão pelo proprietário de uma empresa Camaquense em virtude de desacordo comercial. Fato ocorreu em Camaquã, dia 18.03.2021;
APREENSAO DE OBJETO: Servidor da SUSEPE apresentou telefone celular que foi apreendido após preso estar postando fotos nas redes sociais. Fato ocorreu em 18.03.2021, no Presídio Estadual de Camaquã;
APREENSAO DE OBJETO: BM apresentou homem que estava caminhando em via pública com um rolo de cabos de energia (aprox. 10 metros) e não soube indicar a procedência do material. Apreensão ocorreu no centro de Camaquã, dia 19.03.2021;
quarta-feira, 17 de março de 2021
Secretaria retoma vacinas em Camaquã
Já nesta quarta-feira (17), receberão a segunda dose, idosos que foram imunizados no dia 17 de fevereiro, e na quinta-feira (18), é a vez dos idosos com idades de 77 e 78 anos.
O município vem atendendo estas faixas etárias conforme o quantitativo de doses que é disponibilizado pela Secretaria de Saúde do Estado.
O novo velho normal
Marco Sperotto Jr.
O ano de 2021 chegou trazendo esperanças. Esperanças de que passariamos a viver um "novo normal", mais leve, menos mórbido e com a diminuição gradual da pandemia que assolou a todos das mais diversas formas, seja diretamente com a perda de familiares, a crise econômica e tudo que já estamos cansados de saber e lidar.Pois eis que o destino e mais diretamente falando, a irresponsabilidade criminosa das pessoas, trataram de igonrar a realidade. Vieram o reveillon, o carnaval e o verão. E como nós brasileitros poderiamos deixar de "curtir" esses momentos? A conta veio e sinto informar que o vírus não foi comunicado dessas datas festivas, às quais supostamente deveria ter feito feriado. Não fez! Estamos todos pagando a conta com um ano que começa e adentra de forma ainda mais aterradora do que poderiamos imaginar. Os amigos próximos começaram a ter o famigerado Covid-19, pessoas próximas, cada vez mais. A tal "nova cepa" chegou como um "tsunami" e tem levado agora, também os jovens. A imagen da praça Zeca Neto, "lacrada" pelo "lockdown" em Camaquã, simboliza algo que jamais imaginávamos viver. Pois é a realidade dando na cara dos descrentes, dos negacionistas e estúpidos. Sinto lhe informar, mas você que fez parte das aglomerações estúpidas e desnecessárias dos últimos tempos, você também é responsável pelas mortes em massa de agora. Sinto muito!
quinta-feira, 11 de março de 2021
Ronda Policial
APF Furto simples - Apresentado pela B.M. um indivíduo, o qual foi autuado em flagrante pela pratica de furto simples de 2,5 ks de picanha em um supermercado do centro da cidade. Familiares pagaram fiança e ele foi solto para responder em liberdade.
Furto - Relata que por volta do meio dia de 09/03/2021 furtaram 12 metros lineares de tela com 2 metros de altura, a qual estava cercando a frente do cemitério Luterano, de propriedade da igreja luterana, no bairro Vila Nova em Camaquã.
APF Furto simples - Apresentado pela B.M. novamente o mesmo indivíduo que havia sido autuado em flagrante horas antes, o qual foi autuado em flagrante novamente e desta vez pela prática de furto simples de duas espumantes furtadas em outro supermercado na cidade de Camaquã. Desta vez ele foi recolhido ao Presidio de Camaquã.
Furto - A vitima relatou que removeram os pinos das dobradiças e entraram em sua casa pela janela, local de onde furtaram sua Carteira de Identidade e R$ 120,00 em dinheiro. Em Camaquã.
quarta-feira, 10 de março de 2021
Ronda Policial
- APREENSÃO DE OBJETO PRESÍDIO: Comunica, na qualidade de agente penitenciário, que no dia e horário supracitados, durante ronda com sua colega, localizaram no telado ao lado da entrada do plantão do presídio estadual de camaquã uma embalagem totalizando 50 gramas de substância semelhante a maconha.
- DIREÇÃO PERIGOSA: CAMAQUÃ - Comunica, na qualidade de policial militar, que estava em patrulhamento de rotina no bairro Lot. das Flores, mais especificamente na rua Cel. Boaventura Soares, ocasião em que uma motocicleta com dois indivíduos atravessou a frente da viatura policial, e por tratar de local de possíveis suspeitos, proferiram voz de parada para abordagem, que foi desobedecida, os quais empreenderam em fuga em alta velocidade, fazendo manobras perigosas e atravessando ruas preferenciais, sendo perseguidos e alcançados já no bairro Ouro Verde, e enfim abordados. Que os dois tripulantes eram menores e foram conduzidos a Delegacia, juntamente com os responsáveis legais.
segunda-feira, 8 de março de 2021
Nós do SIMUCA, seguiremos sempre na luta!
mas, no dia a dia.
Que sejas festejada.
Não por convenção,
mas, pelo seu valor e pela tua
força.
Que o retrocesso dos direitos sociais e trabalhistas, que impactam principalmente as mulheres, o avanço do conservadorismo, o desmonte das políticas públicas, o aumento da violência contra as mulheres não passe em branco neste dia e em todos os demais.
Nós do SIMUCA, seguiremos sempre na luta!
#DiaInternacionalDaMulher
#Simuca #ClasseForte #ClasseUnida
EXTRAVIO DE TALÃO DE PRODUTOR
domingo, 7 de março de 2021
Camaquã tem mulher caminhoneira
Empoderar mulheres e promover a equidade de gênero em todas as atividades sociais e da economia são garantias para o efetivo fortalecimento das economias, o impulsionamento dos negócios, a melhoria da qualidade de vida de mulheres, homens e para o desenvolvimento sustentável.
Durante vários anos, as funções das mulheres na sociedade eram resumidas ao cuidado da casa, dos filhos e do marido, enquanto os homens tinham de garantir o sustento do lar.
Aqui no Brasil, só em 1934 durante a elaboração da nova Constituição, a ativista feminista, bióloga e política, Bertha Lutz sugeriu os princípios trabalhistas que visavam direitos femininos, como equiparação de salários, voto feminino e licença-maternidade.
O número de mulheres ocupando cargos em áreas tradicionalmente associadas aos homens vem aumentando nos últimos anos, mas uma parte das pessoas ainda pensa que certos cargos não são tão bem executados por elas quanto por homens, principalmente em profissões que exigem maior desempenho físico. Por isso, as mulheres são comumente associadas a profissões que estão ligadas a atividades domésticas, maternas ou que exigem mais delicadeza para serem executadas.
Em Camaquã a empresa, ACB Transportes Ltda, terá no volante uma mulher.
Essa caminhoneira camaquense comprova que não há barreiras para o sexo feminino. Quando motivadas, mulheres executam qualquer tipo de trabalho, mesmo que não seja comum para elas exercerem determinadas atividades.
Fonte: Elis Barboza/Jornal Tribuna
Homicídio culposo
Ronda Policial
- BM apresentou envolvidos em uma briga de vizinhos em um condomínio em Camaquã. Os envolvidos restaram lesionados. Fato ocorreu em 06.03.2021;
- BM registrou evento de trânsito no qual figurou um homem como vítima fatal. Fato ocorreu em Camaquã, dia 07.03.2021;
sexta-feira, 5 de março de 2021
Decrab captura Foragido da Justiça e recupera cavalo furtado
Agentes da Decrab se deslocaram pela estrada do Cordeiro e na localidade de Altinho, próximo a entrada para a Capelinha Santo Antônio, acabaram localizando o cavalo que estava sendo montado por um homem, o qual foi detido e identificado, ocasião em que os agentes constataram que o mesmo era Foragido da Justiça, havendo Mandado de Prisão, sendo então encaminhado a DPPA Camaquã para formalizar o registro e posteriormente ao Presídio Estadual de Camaquã. Este foragido será indiciado pelo crime de Receptação, uma vez que estava de posse de animal furtado.
A Decrab agradece as denúncias recebidas as quais foram fundamentais para o esclarecimento deste crime. Informações podem ser realizadas paras os telefones 197, 51-3671-1818 e 51 98610-9844 WhatsApp
quinta-feira, 4 de março de 2021
Desacato e Desobediência
Ronda Policial
Outros Furtos – comunicou que nos ultimos dias passaram a subtrair fios e cabos de seus equipamentos, totalizando 50 metros de bitolas variadas, retirados do triturador, geladeira, bomba d agua, além de aluminios de objetos que possui no galpão. Em Camaquã.
Furto em residência – O comunicante relatou que furtaram da área da residência de sua mãe uma bolsa contendo varios documentos de sua genitora. Em Camaquã.
Furto Abigeato – Comunicou que nesta data (03/03) foi subtraido um cavalo Zaino, pelagem marrom, com 8 anos. O fato ocorreu no bairro Maria da Graça, em Camaquã.
Furto em Veiculo – O comunicante relatou que furtaram do interior de seu veiculo Fiat Palio o seu talão de Produtor. O fato ocorreu enquanto o carro estava estacionado. Em Camaquã.
Injuria – A vitima relatou que após um desentendimento sua vizinha lhe chamou de sem vergonha, metida, cheia de macho e disse ainda que se caso o gato da vitima entrasse na casa dela iria ver o que acontece com ele. Em Camaquã.
Outros Crimes contra as relações de consumo – Apresentado na DPPA pela PRF na noite de 03/03 para 04/03 um homem que estava conduzindo um automóvel pela BR-116 em Camaquã com cerca de 410 quilos de peixes dos tipos viola, traira e jundiá, sem nota fiscal e sem refrigeração.
quarta-feira, 3 de março de 2021
Ronda Policial
Um homem foi preso em flagrante por PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, no interior de Cerro Grande do Sul, em 02.03.2021;
Vítima registrou que foi depositada em sua conta uma quantia em dinheiro, da qual não reconhece a origem e diz não fazer jus. Não realizou empréstimo bancário e nem autorizou que o fizessem em seu nome. Soube que quem efetuou o depósito foi uma financeira. Vítima tomou conhecimento do fato dia 02.03.2021;
Vítima registrou que foram furtados de dentro de sua bolsa uma quantia em dinheiro, algumas moedas e um óculos de grau. Fato ocorreu em Camaquã, dia 26.02.2021;
Vítima registrou que estão ocorrendo vários débitos indevidos em sua conta bancária por uma Financeira. Não realizou empréstimo bancário e nem autorizou que o fizessem em seu nome. Fatos ocorrem há, pelo menos, um mês;
Vítima registrou que descobriu existir um cartão de crédito adicional em seu nome, onde estão sendo efetuadas dezenas de compras. A vítima não solicitou, nem ativou o referido cartão. Fatos ocorrem há, pelo menos, um mês;
terça-feira, 2 de março de 2021
EXTRAVIO DE TALÃO DE PRODUTOR
segunda-feira, 1 de março de 2021
Ronda policial
Comunica que deixou sua mesa de som, soundcraft azul e preta, no salão da Igreja Evangélica, hoje pela manhã soube que entraram no local, na sexta-feira a tarde, sem arrombar a porta, pois estava aberta, levando sua mesa de som. Soube que levaram outros objetos, mas não de sua propriedade. Possui nota fiscal, que apresentará na Delegacia pois cada mesa possui um numero de identificação. Fato ocorrido em Camaqua.
Comunica que em revista a CELA 7, Galeria B foi apreendido um celular LG, se mCHIP nem Bateria e um carregador marca hmaston.
Comunica que seu irmão vem agredindo constantemente seus pais, sendo que em dezembro chegou a quebrar o braço de sua mãe. Nesta data correu sua mãe, ora vítima a chutes de casa. Ontem ele esteve na casa da comunicante dizendo que mataria os genitores. Exige que seus pais dêem dinheiro para que ele compre bebidas. Fato ocorrido em Camaqua.
Comunica que na manhã de hoje em companhia dos policiais civis localizaram o veículo, roubado ontem a noite, incinerado. Salienta que foi informado que um veículo parecido com o seu estaria no local. O veículo não foi removido, não foi removido no momento. Posteriormente outra guarnição da PM foi ao local e efetuou a remoção do veículo. Fato ocorrido em Cerro Grande do Sul.
Que vive em união estável com há 17 anos e desta relação teve dois filhos sendo com 15 anos e com 09 anos. Que ele faz tratamento para depressão mas ingere bebida alcoólica ficando completamente fora de si. Que vem sofrendo ameaças de agressão física constantemente. Que no dia 25/01/2021 fez registro de ameaça mas não quis processar nem solicitou MPU. Que hoje, após ingerir grande quantidade de bebida alcoólica em um bar ao chegar em casa completamente embriagado começou a acusar de estar o traindo e investiu contra a comunicante tentando agredi-la. Que o filho o segurou. Que a comunicante apavorada saiu de casa. Deseja processá-lo criminalmente e solicita medidas protetivas. Que irá aguardar na casa de sua mãe que reside na Vila Aurora, logo que termina o calçamento. Orientada a permanecer como celular ligado. Fato ocorrido em Camaqua.
Relata que estava na farmacia, na esquina do hospital e ao sair viu quando um individuo, magro, alto, moreno, com boné marrom, levando sua bicicleta que estava no bicicletário, sem cadeado. Pessoas que estavam aguardando atendimento na farmácia lhe informaram alcunha do autor do fato, bem como conseguiram correr atrás dele e informaram a Brigada Militar. A bicicleta é nova, preta, com detalhe verde, não lembra a marca. Fato ocorrido em Camaqua.
Na condição de Policial Militar relata que foi despacho pela Sala de Operações pois havia noticia de um possível furto em residência. Ao chegar ao local visualizou um homem no interior do pátio, e já com uma janela da casa retirada e em seu poder havia uma chave de fenda, facão e um isqueiro. Tal homem não chegou a entrar no imóvel. Identificada a proprietária, residente em Palmares. Foi dado voz de prisão o qual resistiu sendo necessário uso de força moderada e uso de algemas o qual tentou fugir do local no momento da prisão. Posteriormente encaminhado a UPA e apresentado a esta DPPA. Este plantão fez contato telefônico com a proprietária. Realizado também contato com a Autoridade Policial que determinou o presente registro. Fato ocorrido em Camaquã





















