sábado, 30 de outubro de 2021

Homicídio consumado - execução

Vítima Kaue Britto da Silva, morto com diversos disparos de arma de fogo, inclusive no rosto. O crime ocorreu em Camaquã, Rua João Beckel. A vítima tem 17 anos. A perícia foi acionada e a investigação está a cargo da DP Camaquã.





quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Lista dos vencedores do 4° Prêmio Pop Gol - Melhores do ano - Esporte & Saúde

1- Professor de Educação Física- Thiago Serafim
2- Professora de Educação Física - Milena Fortes
3 - Fisioterapeuta Esportivo - Luciano Cabeça Dias
4- Maratonista Masculino - Allende Bueno
5- Maratonista Feminino - Irinês Geiger
6- Equipe de Corrida - Allende Bueno Assessoria Esportiva
7- Ciclista Masculino - Paulo Cesar Brum
8- Ciclista Feminina - Rosicler Lopes
9 - Equipe de Ciclismo - EcoCiclistas
10- Destaque Padel - Bernardo Schmegel
11- Academia - Spatium Corpori
12- Personal Trainer - Vitor Lages
13- Lutador
14- Equipe de luta - Lyons Taekwondo
15- Instrutor de Lutas - Moisés Lima
16- Escola de Dança - Ballet Studio Deise Lemos
17- Personal Trainer Feminino - Eduarda Zacher
18 - Instrutora de Jump - Débora Fontoura Lima
19- Jogador de Sinuca - LuizNey Duarte
20- Equipe de Sinuca - Bar do Arilson
21- Jogador de Poker - Amilton Jr
22- Treinador de Futebol - Alessandro Japa Martins
23- Diretor de Futebol - Marcus Soares
24- Dirigente Esportivo - Gibran Mattos
25- Amigo do Esporte - Daniel Sperb
26- Jogador de Futebol - Matheus Becker
27- Jogador de Futebol Veterano - Maciel
28- Psicóloga do Esporte - Lu Pastorini
29- Treinador de Escolinha - Valtinho Barbosa
30 - Time de Futebol - Arce Oriental
31- Time de Futebol Veterano - ACAC
32- Quiropraxista - Max Peres
31- Entidade Esportiva - Sesc
33- Loja de Suplementos - Matéria Prima
34- Escolinha de Futebol - Craquinho
35- Escolinha de Futebol Feminino - Guarany Futebol Clube
36- Destaque Vôleibol - Bruna Machado
37- Quadra de Futebol - Sesc
38 - Treinamento Funcional - Crossfit Camaquã

Saúde

39 - Nutricionista - Patrícia Tietz
40 - Fisioterapeuta - Igor Antoni
41 - Médico Ortopedista/Traumatologsta - João Paulo Campos
42- Médico Clínico Geral - Antônio Peres
43- Dentista - Eder Huttner
44- Dentista Feminino - Manoela Oliveira
45- Enfermeira - Thay Mattos
44- Enfermeiro - Guilherme Lages
46 - Psicóloga - Isabela Garcia
47- Médico Pediatra - Renato Moczulski
48 - Médico Urologista - Renan Lemos
49- Médico Cardiologista - Mônica Suso
50 - Médico Oftalmologista - Dr Ivanisa
51- Médica Ginecologista - Louise Barbosa
52- Técnica em Enfermagem - Andrielle Restano
53- Fisioterapeuta Feminino - Vanessa Chagas
54 - Instrutor de Pilates - Mariane Alfonsin
55 - Biomédica - Gabriela Pires

Restaurante Galles - Clube Camaquense
25 de Novembro - 20h
Transmissão ao vivo no Facebook na página do PROGRAMA Pop Gol



terça-feira, 26 de outubro de 2021

A HISTÓRIA NÃO CONTADA DO BB DE CAMAQUÃ (XII)

Das Ordens de Pagamento ao PIX
Nelson Egon Geiger Advogado

“Da história das Cruzadas aos dias atuais, passou por todas as formas de remessa as ordens de pagamento. Imaginem a fabulosa história dos Templários chegar ao DOC, ao TED e ao PIX atual. E o fato local de um caixa executivo e um pedido desse serviço.
Ordens de pagamento. Designação para remessa de dinheiro de um local para outro. De uma cidade para outra. Até para o estrangeiro, o que é mais recente. Antigo serviço bancário. Quando ingressei no Banco o setor se chamava ORPAG.
Naquela época o cliente chegava ao balcão e solicitava o serviço. Cito o grande amigo Moacir Zanchet que antes de se estabelecer como comerciante em Camaquã era vendedor da empresa porto alegrense do ramo de ferragens, Eduardo Secco S/A. Fazia a zona sul do Estado, passando por aqui. Quando efetuava vendas com recebimento de valor ia ao Banco remetê-lo à sua empregadora, por ordem de pagamento.
Solicitado o serviço e preenchida a documentação o cliente recolhia o dinheiro no caixa e ao final do expediente a remessa, que ia através de documento era expedida no Malote diário para a Capital, que a redistribuía para o destino. Coisa dias; ou pelo local destinado, semanas.
Pois é, mas historicamente esse tipo de serviço, prestado por terceiros para atender do remetente ao destinatário antecede à criação de bancos. Remonta às CRUZADAS cristãs formadas para Libertação da Terra Santa. Da Europa para a Palestina. Durante os séculos X e XI da era Cristã.
Os Cavaleiros Templários passaram a defender os peregrinos que utilizavam os caminhos que levavam à Jerusalém, depois que a 1ª Cruzada retomou a cidade em 1.099 DC. E nesse tempo iniciaram um serviço para os que passavam a morar na Terra Santa e perto dela. Levavam dinheiro que os parentes que estavam na Europa enviavam para os familiares viajantes. Mas, na verdade, recebiam o valor e não o portavam. Pelos emissários levavam a notícia da remessa e os que estavam nesses caminhos pagavam aos destinatários, cobrando uma taxa. Foram as primeiras ordens de pagamento. Também, os Templários criaram o 1º banco. O “Temple Church” em Londres funcionava como tal. O prédio até hoje existe no mesmo local há mais de 800 anos.
As “ordens de pagamento” da minha época de Banco levavam algum tempo para chegar ao destino. A mais rápida seria para Porto Alegre. O malote saído no final do expediente era aberto na manha seguinte no destino. Daí seguia ao setor e ser processado. Dois dias era muito rápido.
Para longe levava mais tempo. Mas, o desenvolvimento do Banco na década de 60 e na seguinte, meta do então Presidente da Instituição, Nestor Jost, permitiu o serviço daqui para os confins do País. Ainda havia os agentes: outros bancos, em locais que o BB não tinha filial.
Essa meta no ano de 1968 lançou o “caixa executivo”. Método que o caixa atendia ao cliente e processava o serviço. Contrário dos tempos em que o atendimento era no balcão e depois passava ao caixa para cumprir. Naquele ano o saudoso Luiz Carlos Moreira, eu e o José Carlos Faleiro Lopes fizemos um curso da nova modalidade em Santa Maria.
Bem, tinha um cliente que todos os meses mandava dinheiro para uma madeireira no Paraná. Certa feita chegou ao novo “caixa executivo” e solicitou: “quero fazer uma ordem de pagamento”. O funcionário perguntou: “para onde”. A resposta: “Paáto Braaanco, Paranáaa”. O caixa “para quem?” “Madeireira de Néeegri”. “Remetente?” Silvaaano.
À vista de tanta vogal bem aberta e espichada, o caixa comentou com o cliente: “Há com esse sotaque o senhor deve ser hebraico”. Não respondeu o italianão. “Há, então é judaico?”. Se ler este artigo o colega, já aposentado, sem dúvidas vai se lembrar. Não conseguiu apurar um sotaque italiano que emanava do cliente. Confundir italiano com “hebraico”???
POIS É; depois do advir o DOC, o TED e agora o rápido PIX, rápidos, instantâneos como o último, perdeu a graça o serviço bancário...

COLUNA PORTUGUÊS E POESIA

LIVRO “EM BUSCA DE NÓS MESMOS”

Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Perguntas manjadas, é verdade. Mas quem nunca pensou nisso pelo menos uma vez na vida? O questionamento sobre nossa existência, origem e destino tem sido tema de profunda reflexão dos maiores pensadores da humanidade ao longo de três mil anos e, mais recentemente, dos cientistas. As perguntas são as mesmas desde que o homem começou a pensar. As respostas não. Muito pelo contrário.
Filósofos e cientistas de todas as épocas e escolas têm se dedicado também a inquietações bem mais pessoais. O que devo fazer para viver melhor? O que acontece dentro de mim quando me apaixono? As respostas variam. E muito.
Em busca de nós mesmos é uma pequena e agradável viagem pela história da evolução do pensamento e do conhecimento humano. O livro, publicado pela Citadel Editora, é um diálogo informal de Clóvis de Barros Filho e Pedro Calabrez, e apresenta respostas da filosofia (com as ideias de Aristóteles, Platão e Spinoza, entre outros) e das ciências da mente (psicologia e neurociências), além de instigar o leitor a chegar a suas próprias conclusões. Clóvis e Calabrez aproximam a filosofia da ciência, revelando a complementaridade dessas visões. E aproximam ambas do leitor com um texto descontraído e acessível.

Ficha Técnica:
EM BUSCA DE NÓS MESMOS
Autores: Clóvis de Barros Filho e Pedro Calabrez
ISBN: 8568014453
Assunto: Política Econômica / Sucesso Pessoal / Economia
Número de páginas: 400
Formato 14x21cm
Citadel Editora

OS AUTORES:

Pedro Calabrez é sócio-diretor da NeuroVox, membro do Centro de Neuromodulação e pesquisador do Laboratório de Neurociências Clínicas da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e professor da Fundação Instituto de Administração, da Casa do Saber e do Istituto Europeo di Design. Criou os primeiros cursos de neurociências aplicadas a negócios no Brasil. Seus vídeos no YouTube e Facebook somam milhões de visualizações, e suas palestras, cursos e workshops já foram assistidos por mais de 500 mil pessoas.
Clóvis de Barros Filho é doutor em direito pela Universidade de Paris e em comunicação pela Universidade de São Paulo. Professor livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, é autor de vários livros sobre filosofia moral. Clóvis é um dos dez melhores palestrantes do país, cativando as mais diversas plateias sem o uso de aparatos tecnológicos, confiando no poder retórico. Recorrendo a exemplos do cotidiano e histórias divertidas, transmite densos conteúdos filosóficos de maneira leve e compreensível. (Fonte: Correio Braziliense)

Òutubro é o mês de combate à obesidade

Junto da preocupação com a saúde das pessoas, também surge um movimento que se opõe à gordofobia. Pensando nisso, trouxemos uma sugestão de pauta elaborada com o apoio de uma nutricionista. Qualquer dúvida estou à disposição!
Um alerta à Gordofobia: Magreza não é sinal de saúde e excesso de peso não sinônimo de doença, afirma nutricionista.
Culto à magreza é uma ideia construída socialmente e se refere a um padrão de beleza imposto, principalmente, às mulheres, explica a profissional.
A relação entre o excesso de peso e um organismo doente, é algo construído socialmente e nem sempre condiz com a realidade, explica a nutricionista e docente da Estácio-RS, Juliana da Silveira Gonçalves: “Hoje a gente usa o termo ‘obeso metabolicamente saudável’ para designar pessoas que apresentam um excesso de peso através da avaliação corporal, mas olhando a alimentação e os exames o paciente não tem nada alterado”.


Tudo depende dos processos metabólicos de cada pessoa, quem possui um corpo magro, mas passa o dia comendo fasts foods ou ultraprocessados, provavelmente apresentará problemas de saúde, enquanto uma pessoa com maior gordura corporal, com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios, pode ser ter um organismo saudável.
Juliana comenta que o culto ao corpo magro é, antes um padrão de beleza social e imposto, principalmente às mulheres, do que propriamente algo relacionado à saúde. E que não desmistificar essas ideias é também colaborar para uma cultura da gordofobia, que em vez de ajudar as pessoas que buscam sair da obesidade, pode prejudicá-las impondo-lhes culpa.
“Se você está saudável, se sente bem, não tem nenhuma doença, mas o teu peso não é considerado o padrão de hoje, está tudo bem. É da pessoa se aceitar e as outras pessoas entenderem que a gente deve aceitar o próximo com ele é”, orienta a profissional. A nutricionista defende que o caminho para combater a obesidade é a conscientização sem a culpabilização do indivíduo, proporcionando acolhimento e informação para que ele não se sinta pressionado, mas sim motivado a buscar hábitos mais saudáveis.
Gordofobia - O termo “gordofobia” se refere ao preconceito contra pessoas gordas. É uma discriminação que vai muito além de comentários de mal gosto, afeta inclusive o direito ao acesso, pois muitos lugares não são acessíveis para pessoas acima do peso. Cadeiras pequenas, bancos de aviões e roletas de ônibus passam a ser um problema. Além disso, as lojas não possuem diversidade de tamanho e a mídia representa o corpo magro como o ideal. Não conseguir fazer as tarefas do cotidiano sem passar constrangimento, aumenta os níveis de ansiedade e depressão em pessoas gordas, o que dificulta ainda mais o processo de emagrecimento ou a procura por tratamentos de saúde.

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Polícia Civil entrega Diploma Amigo da Polícia a Produtora Rural e Ex-presidente do Sindicato Rural de Camaquã, Dra. Maria Teresa Scherer Mendes

Na tarde de hoje, a Polícia Civil, através da DECRAB Camaquã, realizou a entrega do Diploma e placa Amigo da Polícia, ocasião em que a produtora rural e ex-presidente do Sindicato Rural de Camaquã, a senhora Maria Teresa Scherer Mendes foi agraciada com a homenagem e o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em prol da instituição.
O diploma Integração Polícia Civil – Comunidade, conhecido como Amigo da Polícia, é a materialização do agradecimento da instituição aos seus colaboradores, acontece no mês em que a Polícia Civil comemora seus 180 anos. A solenidade normalmente é realizada todos os anos no Palácio da Polícia, porém em virtude das medidas contra o COVID19, a cerimônia ocorreu no prédio da Decrab Camaquã, onde um vídeo da Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor foi transmitido, agradecendo a atenção e o carinho prestado para a Polícia Civil. Na ocasião, a Decrab Camaquã recebeu um drone das mãos do presidente da Farsul/RS, Sr. Gedeão Pereira. O equipamento doado vai trazer mais tecnologia e qualidade ao serviço da Decrab Camaquã. Em sua fala, o senhor Gedeão fez questão de enfatizar que a Farsul esta sempre disposta a somar forças com as Decrabs, Delegacias especializadas voltadas a dar segurança ao meio rural, e que a Decrab Camaquã merecia o presente ofertado em razão do serviço qualificado que vem desempenhando.
Compareceram também na solenidade o Diretor Vice-presidente da Farsul, Sr. Fábio Avancini Rodrigues, o Presidente do Sindicato Rural de Santa Vitória do Palmar, Sr. Eduardo Cotinho Rodrigues, o Presidente do Sindicato Rural de Camaquã, Sr. Paulo César Griebeler, o Superintendente do SENAR/RS, Sr. Eduardo Condorelli, e a representante da Farsul, Sra. Antonia Scauzilia. A Decrab Camaquã mais uma vez, se sente honrada em representar a Polícia Civil na indicação do homenageado ao diploma Amigo da Polícia.


Habilidades que a psicomotricidade trabalha.

Você sabia que a maioria das dificuldades de aprendizagem estão associadas a falta de estímulos psicomotores?
Os testes que utilizam essas habilidades permite mostrar dificuldades para após interví-las diretamente., são elas:
Motricidade fina:
Capacidade para realizar movimentos específicos, usando pequenos músculos, a lingual importante para a pronúncia, labial para a linguagem oral para a leitura devido a progressão direita e esquerda, manual digital importante para a escrita, movimento de pinça.
Motricidade global:
Realização de grandes movimentos, a capacidade da criança com seus gestos, atitudes, deslocamentos e ritmo nos permite conhecê-la e compreendê-la as vezes melhor do que palavras pronunciadas, naturalmente a criança brinca imitando cenas da vida cotidiana, expressa a sua efetividade e exercita sua inteligência simultaneamente.
Equilibrio:
Manutenção do corpo em uma mesma posição por tempo determinado. É a base primordial para toda a ação diferenciada dos seguimentos corporais, quanto mais defeituoso o movimento, mais energia consome, tal gasto energético que poderia ser canalizado para outros trabalhos neuromusculares, desta luta constante ainda q inconsciente contra o desequilíbrio resulta numa fadiga corporal, mental e espiritual, aumentando o nível de stress, ansiedade e angústia do indivíduo, mais outros transtornos como déficit de atenção e hiperatividade, transtorno opositor desafiador por exemplo.
Na próxima publicação irei falar sobre o esquema corporal, organização espacial e temporal fundamental para a alfabetização.


POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM ACUSADO DE INTEGRAR QUADRILHA ESPECIALIZADA NA PRÁTICA DE EXTORSÃO QUALIFICADA.

A Polícia Civil, através da Delegacia de Tapes, prendeu preventivamente nesta tarde um homem acusado de integrar quadrilha que praticava crimes de extorsão em nosso estado. A prisão foi resultado do trabalho investigativo da Operação Saibreira, coordenada pelo Delegado Luciano Rodrigues Meira. A prisão ocorreu na zona urbana de Tapes/RS.

POLÍCIA CIVIL PRENDE DOIS HOMENS ACUSADOS DE HOMICÍDIO OCORRIDO EM 20 DE AGOSTO DE 2021 EM CAMAQUÃ.

A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Camaquã, e em continuidade a Operação LIARS, prendeu na manhã de hoje, dois homens acusados de homicídio doloso ocorrido na zona urbana de Camaquã na data de 20 de agosto de 2021. Na oportunidade, a vítima foi alvejada no rosto, vindo a falecer. A investigação, coordenada pela Delegada Vivian Sander Duarte, logrou identificar os autores do crime, prendendo-os preventivamente. A ação contou com cinco agentes policiais em duias viaturas.


POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO OBSTINAÇÃO E PRENDE HOMEM EM FLAGRANTE QUE MANTINHA PONTO DE NARCOTRAFICÂNCIA NA RESIDÊNCIA.

A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Camaquã, prendeu nesta tarde um homem flagrado comercializando cocaína em sua residência. Na oportunidade, em cumprimento a mandado de busca, foi apreendido em poder do preso diversas buchas de cocaína, petrechos utilizados na narcotraficância, dinheiro e diversos objetos eletrônicos sem procedência. A ação, coordenada pela Delegada Vivian Sander Duarte, contou com seis agentes em duas viaturas.

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Foi encontrado o corpo do Empresário que estava desaparecido em Dom Feliciano

Paulo Lempek estava desaparecido desde a tarde de ontem (18).

Foi encontrado na manhã desta terça-feira,o corpo do empresário e ex-vereador de Dom Feliciano, Paulo Lempek.
Após buscas intensas durante a madrugada, o corpo foi localizado , no desvio próximo a Cruz do Imigrante segundo informações. Não foi confirmada as circunstâncias da morte.
O carro de Paulo, um Toyota Corolla de cor prata foi encontrado abandonado na área do C.T.G., o veículo estava aberto e com a chave na ignição.
A família disse que Paulo costumava caminhar no local, após o almoço. Porém, às 14h desta segunda-feira (18), deram falta dele, não sendo mais visto. Foram feitas buscas dentro do C.T.G. e proximidades.
Paulo Lempek era dono de um mercado e foi vereador de Dom Feliciano. Era uma pessoa muito querida pela comunidade.

Desaparecimento

Registra o comunicante que tomou conhecimento de que o indivíduo PAULO LEMPECK havia desaparecido. Que seu veiculo, um toyota corola etava parado dentro do CTG Dom FEliciano, aberto e com as chaves na ingnição. Que PAULO costumava caminhar naquele local, após o almoço. Que desde as 14:00h, momento em que familiares deram por falta dele, o mesmo não foi mais visto. Que foram procedidas buscar dentro do CTG e em matos na resigão, contido até o presente momento não se obteve sucesso na localização de PAULO. que en contato com o filho do mesmo, MARCEL LEMPECK, o mesmo relatou que PAULO estava fazendo tratamento para depressão e havia aumentado a dosagem de medicamento. Que o telefone de PAULO ficou em casa. Que nao sabe descrever ao certo as roupas que ele utilizava. Que apresenta foto do desaparecido.

O que é o psicomotricista e qual a sua função.


O psicomotricista é o profissional da saúde e educação que pesquisa, avalia, previne e age de forma lúdica com o objetivo de entender os aspectos emocionais, cognitivos e motores que possam ter impacto no seu desenvolvimento e com isso traçar estratégias de modo que a criança possa alcançar novos limites e intervir nos transtornos que podem estar associados a ela.
É preciso estar atento, pois a maioria das dificuldades de aprendizagem das crianças estão associadas a falta de estímulos psicomotores e que devem começar a desenvolver desde os primeiros anos de vida.
O psicomotricista precisa primeiramente realizar a avaliação para identificar fatores q possam vir afetar o seu desenvolvimento e na alfabetização ela é fundamental pois todas as habilidades investigadas irão influenciar diretamente nesse processo.
O método de avaliação que será realizada é a EDM - Escala de Desenvolvimento Motor (ROSA NETO, 2002) teste padrão ouro, um complemento ao exame psicológico que permite analisar, suspeitar e inclusive afirmar presença de dificuldades motoras, escolares, problemas de conduta e outros transtornos de aprendizagens.

A ADM é composta por os seguintes testes:
Motricidade fina
Motricidade global
Equilibrio
Esquema corporal
Organização espacial
Organização temporal
Lateralidade.

Na próxima publicação irei especificar como cada área se apresenta no processo de desenvolvimento da criança.

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

POLÍCIA CIVIL PRENDE ACUSADO DE HOMICÍDIO CONSUMADO e LESÃO CORPORAL OCORRIDOS EM 14.10.2021 EM AMARAL FERRADOR

A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Amaral Ferrador, prendeu, na tarde de ontem, o autor dos disparos que matou um jovem de 16 anos na cidade de Amaral Ferrador no último dia 14. Na oportunidade, o homem arrebentou a porta da casa onde estava a vítima e desferiu diversos disparos que mataram o jovem. Sua namorada, que estava ao lado, tentou proteger a vítima, restando lesionada com um disparo de arma de fogo no antebraço. A investigação, coordenada pela Delegada de Polícia Carla Kuhn, identificou o autor e representou por sua segregação cautelar, sendo o mandado de prisão preventiva cumprido ontem, com o apoio dos Policiais Civis da 18º Região Policial, na cidade de Pelotas/RS.


sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Em Novembro tem a 4° Edição do Prêmio Pop Gol Esporte e Saúde em parceria com o Jornal Tribuna Centro-Sul




 

Jovem morto a tiros

Na madrugada de 14/10, por volta das 00:30, um homem, aos pontapés, arrombou a porta da casa das vítimas e desferiu disparos de arma de fogo que atingiram fatalmente Bruno Rodrigues de Abreu, de 16 anos, que foi atingido ao menos por três disparos no tórax e cabeça, a namorada da vítima, tentou protegê-la com seu corpo e sofreu um disparo no antebraço. O crime ocorreu na região da Coxilha em Amaral Ferrador e está sob investigação a cargo da Delegacia de Amaral Ferrador.

Pós Graduação EAD


 

Graduação EAD


 

Ensino Superior: Bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Entenda as diferenças

Muitos estudantes ainda não conseguem distinguir corretamente os modelos de graduação existentes, o que pode influenciar diretamente na carreira em que desejam atuar profissionalmente. Segundo a lei das diretrizes e bases da educação, Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo estão todos cursos em nível superior. O professor da Estácio, Douglas Machado, afirma que não há distinção no sentido de um modelo ser melhor ou mais completo que o outro.
Machado explica que cursos de bacharelado são voltados para formação dos profissionais liberais enquanto os cursos de licenciatura são direcionados para formação de professores, ou seja, preparam os estudantes para ensinar aquilo o que aprenderam na faculdade. O docente reforça que a grande diferença entre a Licenciatura e o Bacharelado é que a licenciatura é um requisito para atuação na educação básica.
"Um professor de educação física na educação básica precisa, obrigatoriamente, ser licenciado. Já o profissional que deseja trabalhar em uma academia de ginástica, precisa ser um bacharel em educação física" explica o professor.
Alguns equívocos também são comuns em relação ao curso superior tecnólogo. Neste modelo, a graduação é orientada para atender as demandas do mercado de trabalho e normalmente possuem uma duração de tempo menor.
"É preciso esclarecer que o tempo de duração não torna este curso menos importante ou completo do que os demais modelos. A diferença realmente está no objetivo deste modelo de graduação. São cursos com foco específico em atender as necessidades de profissionais do mercado. Por isso, estes cursos estão mais conectados às demandas do mercado de trabalho" pontua.
O professor da Estácio orienta os futuros universitários a buscarem a formação superior mais adequada ao seu projeto. Além disso, Douglas destaca que é importante buscar o modelo de ensino mais adequado à realidade de cada estudante.
"Com a pandemia, os alunos experimentaram diferentes formas de aprendizagem o que abriu outras possibilidades aos estudantes. Hoje, os universitários podem escolher entre diferentes formatos de ensino e dezenas de opções de cursos de graduação. Seja no modelo presencial, semipresencial, no ensino digital ou no flex, a dica é conhecer todos os formatos oferecidos pelas instituições de ensino para fazer a escolha certa", comenta.
Outra dica é aproveitar as campanhas de incentivo ao ingresso no ensino superior. Nos dias 22 e 23 de outubro, a Estácio irá realizar o Megavestibular, que é um processo seletivo nacional com condições especiais para os candidatos. O processo seletivo trará condições especiais em diversos cursos de graduação. Nas modalidades Presencial e Semipresencial, os candidatos terão 40% de bolsa no 1º ano e 30% no curso todo. Já para quem optar pelo ensino Digital (EaD) ou Flex, o desconto é de 70% de bolsa no 1º ano, além de até 60% de bolsa no curso todo.
Entre os cursos presenciais oferecidos na unidade da Estácio Porto Alegre, estão Psicologia, Enfermagem, Nutrição, Biomedicina e Direito. A prova poderá ser feita de forma online ou presencial. A unidade Porto Alegre da Estácio fica localizada na Rua Mal. Floriano Peixoto, 626, Centro Histórico. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site https://estacio.br/inscricao/megavestibular ou pelos telefones (51) 99460-7771 e (51) 98237-0054.

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

POLÍCIA CIVIL PRENDE AUTOR DE HOMICÍDIO QUE ESQUARTEJOU E QUEIMOU O CORPO DA VÍTIMA

O início da investigação, coordenada pela Delegada Vivian Sander Duarte, começou com o desaparecimento da vítima, de 20 anos de idade, em 30 de julho de 2021. A partir daí começou o intenso trabalho investigativo que apontava o acusado como suspeito. Em diligência realizada pelos agentes da Delegacia de Dom Feliciano, o acusado admitiu o crime praticado com o uso de uma foice, e levou os policiais ao local da execução, onde foram recolhidos parte da mandíbula e crânio da vítima, material genético submetido à perícia. Na tarde de hoje, o acusado foi preso preventivamente por agentes da Delegacia de Polícia de Camaquã.

Crianças e jovens do abrigo municipal visitam o zoológico

Em virtude do Dia das Crianças, a Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social, fechou parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Desporto, para ofertar para as crianças e adolescentes do Abrigo Municipal, uma visita ao Zoológico de Sapucaia do Sul.
As crianças foram acompanhadas pela coordenadora do abrigo e servidores, os quais conseguiram realizar a excursão através da autorização do juizado de menores e pelo Ministério Público.
Foi um momento especial para as crianças que tinham o sonho de conhecer o zoológico, muitas brincadeiras foram realizadas, além de um excelente piquenique ofertado a todos.
Na ocasião o secretário Diego ressaltou a importância de promover momentos como este, “ficamos maravilhados com a alegria e felicidade nos olhos de cada criança”, “todos ficaram maravilhados com o passeio, que faz muita diferença na vida destes pequenos”, falou o secretário ao final da excursão.





Trecho da rua Marechal Floriano receberá asfalto

Teve início nesta terça-feira (13) os trabalhos de limpeza e corte da borda de asfalto na rua Marechal Floriano, trecho entre a avenida Sete de Setembro e rua Júlio de Castilhos.
Estas duas quadras estarão sendo preparadas para posterior colocação da massa asfáltica, esta obra será efetuada até o entroncamento com a rua Capitão Adolfo Castro. Já no trecho entre as ruas Júlio de Castilhos e Manoel da Silva Pacheco, os trabalhos de asfalto serão realizados em outra oportunidade, devido a obras de drenagem que ocorrerão neste trecho, obra que irá beneficiar a parte central em relação aos alagamentos.


RAM adquire veículo caracterizado

Na manhã desta quinta-feira (14) o prefeito municipal Ivo de Lima Ferreira, acompanhado do vice-prefeito Abner Dillmann, pelo Secretário Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social Diego Garcia e pela Coordenadora da RAM (Rede de Atenção à Mulher), Ana Castro, receberam as chaves de um veículo caracterizado com a marca da RAM.
O veículo foi adquirido exclusivamente para o atendimento de prevenção e intervenção contra a violência da mulher, agilizando os serviços prestados pelas equipes que compõem a Rede.


Município adere novo protocolo a partir do dia 18 de outubro

Após a divulgação do novo Decreto Estadual no combate a Covid-19, que flexibiliza alguns setores, o município de Camaquã altera o Decreto Municipal nº 24.539, de 18 de maio de 2021. O novo decreto municipal segue os mesmos protocolos do Estado, possibilitando a partir da próxima segunda-feira (18) a ampliação do público em eventos com a liberação do número máximo de pessoas desde que respeite 50% da capacidade do local. Até 400 pessoas não é necessário autorização do Município devendo ser exigido, entretanto, o comprovante de vacinação bem como as demais exigências constantes nos protocolos sanitários tais como utilização de máscaras e álcool gel, distanciamento etc., o qual está disponível no site da prefeitura.
Outro ponto positivo é a liberação dos horários de funcionamento instituídos no período da pandemia, voltando a vigorar as normas gerais e as definições constantes no alvará de funcionamento.
Caberá a todos os estabelecimentos, como medida orientativa, a recomendação a seus usuários e clientes sobre a importância da vacinação para Covid-19, observadas as orientações médicas e sanitárias e o calendário estabelecido pela Secretaria Estadual da Saúde.
O Governo Municipal salienta que a pandemia ainda não terminou, então solicita a toda a população para que siga o cronograma de vacinação e todos os cuidados necessários para evitar o aumento da contaminação.


POLÍCIA CIVIL PRENDE ACUSADO PELA PRÁTICA REITERADA DE CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO

A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Camaquã, efetuou a prisão preventiva de homem pela prática reiterada de crimes contra o patrimônio. O preso, nos últimos meses, foi sendo indiciado pela prática de 7 furtos/arrombamentos, além de possuir 22 antecedentes policiais pelo mesmo delito. A prisão ocorreu no bairro Bom Sucesso, em Camaquã

sábado, 9 de outubro de 2021

SEMTDS realiza entrega de cestas básicas nas aldeiasindígenas de Camaquã

Na manhã desta quarta-feira (06) o Secretário Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social Diego Garcia, acompanhado da assistente social Janaina Menezes e dos representantes da Emater/RS Charlise Nunes e Mauro Heitor Tedesco, realizaram a entrega de cestas básicas nas aldeias indígenas.
Na Aldeia Tekoa Yvy'ã Poty (Aldeia Flor da Serra) na localidade do Bonito foram recebidos pelo Cacique João Batista, onde prontamente reuniu as famílias que receberam as 14 cestas básicas que foram doadas para aquela aldeia.
Já na aldeia Tenondé no (Passo da Viturina) a equipe da secretaria foi recebida pelo Cacique André Fernandes, sendo entregues 10 cestas básicas.
O secretário Diego em ambas aldeias falou desta importante parceria entre a Prefeitura de Camaquã através da SEMTDS e a Secretaria Estadual da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, qual na semana que passou a secretária Regina Becker acompanhada do prefeito Ivo de Lima Ferreira e o vice-prefeito Abner Dilmann, realizaram a entrega de 50 cestas básicas na secretaria, as quais foram direcionadas para as aldeias indígenas, sendo que a entrega efetuada no dia de hoje é fruto desta parceria.
Na segunda-feira (04) as aldeias Guavira Poty (Três Bicos) e Ka”Amiridy (Água Grande) foram contempladas e nesta quinta-feira (07) será a aldeia Ygua Porã na localidade da Pacheca que receberá as cestas básicas.


Camaquã é Diamante

O vice-prefeito Abner Dillmann, participou durante o dia desta quarta-feira (06), em Caxias do Sul. Representando o prefeito Ivo de Lima Ferreira da programação da Mercopar – Feira de Inovação Industrial, realizada pelo Sebrae RS e FIERGS.
Na ocasião, recebeu a premiação a Sala do Empreendedor de Camaquã, passando a certificação para Selo Diamante, concedida pelo Sebrae RS. O setor é ligado à Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, recebendo o reconhecimento pelos serviços ofertados aos empreendedores do município.
Para receber a certificação, a Sala do Empreendedor passou por etapas de avaliação por meio de questionários, envio de materiais e entrevistas. Camaquã foi destaque na região, possuindo 16 municípios com sala do empreendedor, somente 04 foram premiadas na categoria Diamante.
A entrega da premiação foi acompanhada pelo secretário municipal do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, Clayton Dworzecki, e pelos agentes de desenvolvimento da Sala do Empreendedor.
“Este reconhecimento é uma das formas mais eficazes de motivar para cada vez fazer melhor. Compartilhamos a conquista com todos que fizeram parte da construção da Sala do Empreendedor em Camaquã, todas Secretarias Municipais envolvidas, equipe de agentes de desenvolvimento da Sala do Empreendedor e especialmente, ao Sebrae que nos orienta e acompanha em toda construção do processo. Com certeza, quem ganha com isso é o empreendedor Camaquã”, afirma o vice-prefeito Abner Dillmann.


Prefeitura adquire máquina para demarcação viária

Com o objetivo de aprimorar e agilizar o trabalho executado pelo setor de pintura da Divisão de Trânsito nas vias urbanas, o Executivo Municipal realizou a aquisição de uma máquina para a pintura, o equipamento foi adquirido por meio de licitação com recursos do Funtran, valores de repasse do estacionamento rotativo.
O setor de pintura da Divisão de Trânsito é integrada por três servidores, os quais passaram por treinamento ofertado pela empresa, para o manuseio correto do equipamento, que em breve já começa a ser operado no município.
Com a aquisição deste equipamento, o setor irá proporcionar mais rapidez ao serviço, otimizando o tempo destinado para a pintura e com um custo-benefício melhor.
O equipamento foi adquirido junto a empresa GBP Sinalizações, sendo a máquina de modelo acoplável ou de empurrar, tanque com capacidade de 45 litros de tinta, compressor de 20pcm e reservatório para solvente.
“Com a aquisição da máquina iremos melhorar a qualidade do serviço entregue a população, relatou o prefeito Ivo de Lima Ferreira no momento da entrega do equipamento. Acompanharam a entrega, o vice-prefeito Abner Dillmann, secretário Especial de Governo Rafael de Moura, Diretor da Divisão de Trânsito Tiago Gonzalez e representantes da empresa.



Camaquã se prepara para sediar Etapa Intermunicipal da Conferência Nacional de Educação

O município de Camaquã está se preparando para sediar a Etapa Intermunicipal Acostadoce da Conferência Nacional de Educação, a IV CONAE 2022. O encontro reunirá 10 municípios da região no IFSUL - Campus Camaquã no dia 21 de outubro.
A preparação para o evento contará com uma live da professora Márcia Adriana de Carvalho que é presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. A live será realizada no dia 14 de outubro, às 19h, com transmissão pelo facebook e youtube da Prefeitura de Dom Feliciano. O tema da live será "Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira".
A CONAE 2022 será realizada durante todo o dia com início às 8h30min e término previsto para depois das 18h. No dia 21, entre as atividades programadas haverá uma palestra com o professor e secretário executivo da Undime/RS, Diego Lutz pela manhã e a discussão e estudo dos eixos e sub-eixos temáticos pela tarde. A noite ainda será apresentado as discussões dos eixos e conclusões.
Ainda será disponibilizado um link para que os profissionais da educação, instituições e público em geral participem da transmissão ao vivo das palestras dos dias 14 e 21 e da explanação final da noite do dia 21. Haverá representatividade de cada município no modo presencial.



quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Outubro Rosa

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Pronto Atendimento de Camaquã, em conjunto com a RAM e o CREAS - Camaquã, participou, na tarde de hoje (06/10/2021), de evento alusivo ao Outubro Rosa realizado no CRAIS - Bom Sucesso. Foram debatidos assuntos relacionados à violência doméstica e à prevenção do câncer de mama e orientação acerca do atendimento realizado pela Polícia Civil e demais entidades da rede de apoio à mulher.




P[ps Graduação Uniasselvi

 

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Projeto que acaba com pensão a viúvas de ex-prefeitos é aprovado por unanimidade na Câmara de Camaquã

Autor da proposta, Vítor Azambuja defendeu que benefício é inconstitucional e um privilégio da classe política

O Projeto de Lei Legislativo nº 12/2021, que acaba com a pensão a viúvas de ex-prefeitos de Camaquã, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Vereadores, em sessão realizada na noite desta segunda-feira (4). A proposta é de autoria do vereador Vítor Azambuja, líder da Bancada do Progressistas.
A legislação municipal vigente prevê a concessão de pensão por morte aos viúvos ou viúvas de ex-prefeito(a) com mais de 65 anos, que não tenham como se manter e estejam passando por necessidades. Inicialmente, o valor do benefício era R$ 400,00, mas com a atualização na mesma data e na mesma proporção que os reajustes dos vencimentos dos servidores municipais, atualmente chegou a R$ 1.238,08.
O projeto foi votado junto com uma emenda aditiva, assinada por todos os vereadores, e que tem o objetivo de preservar o ato jurídico perfeito e o direito adquirido, preservando a concessão e o pagamento do benefício àqueles que a seu tempo preencheram os requisitos Lei nº 45, de 1997. Na prática, a emenda visa garantir, na legislação, que a única pensionista que recebe o benefício siga tendo direito a seguir recebendo o montante.
De acordo com Vítor Azambuja, um dos objetivos do PLL 12/2021 é combater privilégios que somente os políticos têm: “A classe política não pode receber privilégios previdenciários e tratamento distinto dos demais cidadãos, assim como não devem receber também as viúvas e viúvos e filhos e filhas destes que ocupam ou ocuparam cargos eletivos”, justificou. O parlamentar defende que os viúvos ou viúvas de ex-Prefeitos devem procurar, independente da situação financeira que se encontrarem, os mecanismos de pensão ou auxílio comuns aos demais cidadãos.
Outro objetivo do projeto de lei é adequar a legislação municipal às decisões judiciais de tribunais superiores, que já se manifestaram sobre a inconstitucionalidade das leis que concedem benefício às viúvas de ex-prefeitos, diante da ausência de previsão constitucional. Em 2016, por exemplo, o Ministro Dias Toffoli suspendeu a eficácia de leis do município de Guaraci (SP) que concediam pensão mensal vitalícia a viúvas de ex-prefeitos da cidade e, no caso de morte delas, aos filhos menores de 18 anos. “Na ocasião, o Magistrado concluiu que é inconstitucional a vantagem pecuniária a ex-detentor de mandato, então tampouco faz sentido conceder o benefício a viúvas de ex-prefeitos”, argumentou Vítor Azambuja.

sábado, 2 de outubro de 2021

Espaço Estímulos

O espaço estimulos busca trabalhar de forma integral todas as áreas essenciais para que a criança se desenvolva plenamente, a avaliação psicomotora vem agregar para q esse processo de desenvolvimento envolva todos os todos os domínios do comportamento humano, são elas cognitivas, emocionais e motoras.
Toda a estimulação cognitiva se forma a partir da estimulação corporal, é fundamental uma avaliação, consistente e criteriosa para a realização adequada de intervenção, seja ela preventiva ou de reeducação.
A avaliação psicomotora permite mostrar certas dificuldades:
Transtornos coordenação motora.
Hiperatividade e déficit de atenção;
Alteração de conduta;
Dificuldades na aprendizagem escolar, entre outros transtornos.
Na próxima publicação explanarei mais sobre essas avaliações pontualmente, o porquê ela é tão precisa na idade escolar e principalmente da primeira infância.


sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Heinze destinará recurso para ampliação de ponte no interior de Camaquã

Demanda que beneficiará produtores rurais foi solicitada pelo vereador Vítor Azambuja

Uma antiga demanda dos produtores rurais de Camaquã está perto de ser viabilizada. Nesta quinta-feira (30), o Senador Luis Carlos Heinze (Progressistas) se comprometeu em destinar recursos para a ampliação de uma ponte na Estrada da Bocanha, que possui estrutura antiga, sendo muito estreita para a passagem dos maquinários agrícolas, e não possui aterros de encontro, responsáveis por evitar a erosão nas margens da ponte. “Estou me comprometendo com a demanda, é uma ponte muito importante para essa comunidade”, declarou o senador. A pauta foi levada pelo vereador Vítor Azambuja, durante agenda em Brasília.
O ofício entregue para Heinze contou com a assinatura da bancada do Progressistas na Câmara de Vereadores, do prefeito Ivo de Lima Ferreira e das entidades do setor: Sindicato Rural de Camaquã e Associação dos Arrozeiros: “O apoio ao agronegócio e, consequentemente, o desenvolvimento de Camaquã é a minha grande prioridade, portanto é fundamental essa união entre vereadores, prefeito e entidades, independentes das posições partidárias ou ideológicas”, salientou Vítor Azambuja.
O recurso e demais trâmites serão definidos na abertura do orçamento de 2022: “Por cinco vezes Deputado Federal e agora Senador, Heinze sempre compreendeu, principalmente por ser oriundo do setor, a importância do agro no desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, destacou o vereador.
O encontro contou com a participação do jovem engenheiro e produtor rural, Lucas Bridi, que comemorou a notícia: “Enquanto produtores, agradecemos o empenho do vereador nesta pauta. Nos alegra em saber que esta será a última safra em que teremos uma estrutura precária e antiquada.”
O espaço estimulos busca trabalhar de forma integral todas as áreas essenciais para que a criança se desenvolva plenamente, a avaliação psicomotora vem agregar para q esse processo de desenvvimebto envolva todos os todos os domínios do comportamento humano, são elas cognitivas, emocionais e motoras.
Toda a estimulação cognitiva se forma a partir da estimulação corporal, é fundamental uma avaliação, consistente e criteriosa para a realização adequada de intervenção, seja ela preventiva ou de reeducação.
A avaliação psicomotora permite mostrar certas dificuldades:
Transtornos coordenação motora.
Hiperatividade e déficit de atenção;
Alteração de conduta;
Dificuldades na aprendizagem escolar, entre outros transtornos.
Na próxima publicação explanarei mais sobre essas avaliações pontualmente, o porquê ela é tão precisa na idade escolar e principalmente da primeira infância.

Operação Liars

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Camaquã, na manhã de hoje, deflagrou a operação “LIARS”, visando a elucidação do delito de Homicídio praticado no dia 20/08/2021, nas imediações do Bar Corujão. Na ocasião, fora cumprido 1 mandado de prisão temporária, 2 mandados de busca e apreensão, bem como, apreensão de eletrônicos. As diligências investigatórias contaram com a participação de 6 agentes e duas viaturas policiais.