Você sabia que a maioria das dificuldades de aprendizagem estão associadas a falta de estímulos psicomotores?
Os testes que utilizam essas habilidades permite mostrar dificuldades para após interví-las diretamente., são elas:
Motricidade fina:
Capacidade para realizar movimentos específicos, usando pequenos músculos, a lingual importante para a pronúncia, labial para a linguagem oral para a leitura devido a progressão direita e esquerda, manual digital importante para a escrita, movimento de pinça.
Motricidade global:
Realização de grandes movimentos, a capacidade da criança com seus gestos, atitudes, deslocamentos e ritmo nos permite conhecê-la e compreendê-la as vezes melhor do que palavras pronunciadas, naturalmente a criança brinca imitando cenas da vida cotidiana, expressa a sua efetividade e exercita sua inteligência simultaneamente.
Equilibrio:
Manutenção do corpo em uma mesma posição por tempo determinado. É a base primordial para toda a ação diferenciada dos seguimentos corporais, quanto mais defeituoso o movimento, mais energia consome, tal gasto energético que poderia ser canalizado para outros trabalhos neuromusculares, desta luta constante ainda q inconsciente contra o desequilíbrio resulta numa fadiga corporal, mental e espiritual, aumentando o nível de stress, ansiedade e angústia do indivíduo, mais outros transtornos como déficit de atenção e hiperatividade, transtorno opositor desafiador por exemplo.
Na próxima publicação irei falar sobre o esquema corporal, organização espacial e temporal fundamental para a alfabetização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário