quinta-feira, 30 de junho de 2022

EDITAL


 

EDITAL

 


OPERAÇÃO CAMALEÃO VERDE




Na data de hoje (30/06) a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Camaquã e com apoio de outras Delegacias, deflagrou a OPERAÇÃO CAMALEÃO VERDE, com objetivo de reprimir a prática de estelionatos, crimes praticados por uma associação criminosa com atuação em diversos municípios do Estado. Ao todo foram cumpridos 07(sete) mandados de busca e apreensão, nas cidades de Porto Alegre, Viamão e Alvorada e 02(dois) mandados de prisão preventiva, nas cidades de Porto Alegre  e Alvorada, deferidos pela Vara Criminal de Camaquã/RS. O modus operandi do grupo criminoso consistia no seguinte: os indivíduos tinham amplo acesso a informações sigilosas das vítimas, referentes a aposentadorias/pensões do INSS, de posse desses dados, eram falsificados os documentos de identidade/CNH, com a finalidade de solicitar empréstimos bancários em nome dessas vítimas. Além dos empréstimos, o grupo sacava os proventos mensais recebidos pelas vítimas, bem como efetuavam compras em seus nomes. 

A investigação durou cerca de 04 meses. O prejuízo acarrertado pela ação do grupo criminoso chega a, aproximadamente 130 mil reais. 

A operação contou com 37 policiais civis e 13 viaturas policiais

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Festa de São João recebe mais de 15 mil pessoas na Prainha





Acendimento da fogueira e show de fogos de artifício encantaram o público.

A tradicional Festa de São João Batista, padroeiro de Camaquã, foi um sucesso de público e de atrações no Complexo da Prainha, no último sábado (25). O evento reuniu mais de 15 mil pessoas segundo informações da Brigada Militar que esteve presente na festa.

O evento com a maior fogueira aquática do Brasil contou com diversas atrações que animaram e encantaram o público. A abertura do evento teve a apresentação da quadrilha da EMEF Boaventura Cardoso da Silva, na sequência ocorreu o show com a banda Os Andeiros.

Outro momento muito esperado da festa foi o show com a dupla gaúcha de sucesso nacional, Claus e Vanessa. O último show do dia ficou com a banda Vip Show.

O principal momento da Festa de São João foi o acendimento da fogueira, que foi realizado pelo Prefeito Ivo de Lima Ferreira. O acendimento deu início também ao espetáculo com shows de fogos de artifício que teve duração de 6 minutos e encantou quem estava na Prainha.

Toda a festa também foi transmitida ao vivo pela primeira vez pela página da Prefeitura no facebook. A festa realizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, teve o apoio do Sesc Camaquã/Fecomércio RS.

O Prefeito Ivo comemorou o retorno da maior festa do município após dois anos sem as atividades em razão da pandemia. “É muito gratificante poder retornar com a nossa tradicional Festa de São João e ter uma multidão de pessoas presentes para aproveitar as delícias que temos aqui e o espetáculo das atrações, da fogueira e dos fogos”, destacou o Prefeito Ivo.

Irga promoveu Seminário do Milho Irrigado em Terras Baixas em Restinga Seca



O Instituto Rio Grandense do Arroz realizou na quinta (23) e sexta-feira (24), no Hotel Recanto Maestro em Restinga Seca, o seminário "Milho Irrigado em Terras Baixas", com objetivo de promover e difundir o cultivo de milho irrigado em terras baixas.

Com grande número de participantes, o evento foi composto por produtores de arroz que realizam rotação com culturas de sequeiro, técnicos atuantes na temática, pesquisadores, extensionistas e parceiros da autarquia. Ao todo 170 participantes pessoas participaram do Seminário. 

Ao longo dos dois dias do evento, muitas palestras tratando dos mais diversos temas relacionados ao cultivo foram realizadas, a maneira interativa em que o seminário foi realizado, foi o ponto alto do evento. 

No primeiro dia do seminário os pesquisadores do IRGA, Jossana Cera, Paulo Régis da Silva Ferreira, Roberto Carlos Wolter e Cleiton Ramão, apresentaram os principais manejos a serem adotados para atingir altas produtividades e estabilidade da cultura em terras baixas. A utilização da irrigação foi ponto em comum em todas as palestras. O primeiro dia foi finalizado com um jantar, marcado pelas grande interação entre produtores e técnicos. 

No segundo dia, produtores que cultivaram milho em terras baixas, na última safra, trouxeram suas experiências em um painel técnico coordenado pelo professor Ênio Marchezan.  Jair Buske de Agudo, Werners Arns de Uruguaiana e Lucas Thürmer da Agropecuária Canoa Mirim de Santa Vitória do Palmar, além de apresentarem o manejo realizado pela cultura em suas propriedades destacaram os pontos que precisam ser superados para atingir a estabilidade da cultura em terras baixas. A macrodrenagem e adequação da área são fatores de extrema importância para que se tenha sucesso na irrigação, temas discutidos na palestra do consultor Antoniony WinKler, da WR Acessoria Agrícola. O seminário foi finalizado com a palestra de mercado e custos de milho, ministrada pelo economista da FARSUL, Ruy Silveira Neto.

Para Rodrigo Machado, presidente da autarquia, o evento foi de grande valia e importância.

"A lavoura de arroz esta inserida no sistema de produção, onde se agrega soja, que já vem sendo trabalhada a mais tempo, a pecuária e agora o milho. O Irga vem desenvolvendo pesquisas desde 2013 e tem muita entrega e informação para ser feita. Agradeço a adesão maciça dos produtores, a nossa comissão organizadora pelo grande evento e aos patrocinadores que foram parceiros da nossa autarquia para que pudéssemos entregar um evento de tamanha qualidade." salientou Machado. 

"O Seminário de milho irrigado em terras baixas é um marco inicial da expansão dessa cultura em rotação com arroz. O milho sai das parcelas experimentais, das estações de pesquisas do IRGA e vai ganhar as lavouras dos produtores, assim como foi na soja.  O IRGA deu a largada e pelo interesse apresentado pelos produtores, à continuidade está garantida." afirmou Glaciele Valente, organizadora e pesquisadora do Instituto Rio Grandense do Arroz. 

O evento contou com o patrocínio e participação das empresas, BASF, Pioneer, NK Sementes e BAYER, representadas pela AGROCERES, AGROESTE e DEKALB.

Escola Boaventura Cardoso da Silva participa da Festa de São João





Alunos realizaram a abertura das festividades em homenagem a São João Batista

O Complexo Poliesportivo Ruy de Castro Netto, mais uma vez foi palco das festividades em homenagem a São João Batista, Padroeiro de Camaquã, que ocorreu no sábado (25).

Para a abertura das festividades, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Boaventura Cardoso Soares, realizaram a apresentação da Quadrilha Arraial do Boaventura, a qual participa a mais de vinte anos desta tradicional comemoração de São João.

Novamente a apresentação foi em grande estilo, contagiando o público que ali se fez presente, como também a coordenadora do projeto, professora Maitê.

A Secretaria Municipal da Educação e Desporto, agradece a direção, professores e principalmente aos alunos pela bela apresentação.

Assalto a motorista de taxi

 Por volta das 11 horas de hoje (26/06) ocorreu um assalto a um motorista de táxi. Duas pessoas tomaram o táxi no centro e solicitaram uma corrida até a Prainha. Chegando no local de destino anunciaram o assalto, momento em que o motorista abriu a porta e saltou do veiculo, correndo em direção a uma casa onde se abrigou. Os assaltantes levaram seu carro, o qual foi abandonado no bairro Ouro Verde, batido, cerca 20 minutos depois. Durante o restante do dia ocorreram buscas e um casal foi detido pela Brigada Militar, suspeito de praticar o assalto, sendo apresentados neste momento na DPPA onde estão sendo tomadas as devidas providencias para apuração dos fatos.

sábado, 25 de junho de 2022

OCORRÊNCIA DE HOMICÍDIO DOLOSO

A Polícia Civil foi comunicada esta manhã (25/6) pela Polícia Militar que na localidade do Banhado do Meio, em CAMAQUÃ, havia um homem em óbito. 

No local foi possível identificar a vítima, um homem de 40 anos, caído em via pública, sem vida, com vários ferimentos na cabeça e ao lado um pedaço de pau, tipo lenha, POSSIVELMENTE, utilizado no crime. 

A Perícia foi devidamente acionada. 

As investigações, bem como a motivação ficarão sob responsabilidade da DP de CAMAQUÃ.

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Carro encontrado queimado é de taxista camaquense

A Polícia Civil confirmou que o veículo pertence ao taxista Werno Peglow, conhecido há anos por trabalhar no “ponto da Lebes”, localizado no cruzamento da avenida Presidente Vargas com a rua General Zeca Netto, no Centro de Camaquã.

POLÍCIA CIVIL REALIZA OPERAÇÃO AO COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS E HOMICÍDIOS










Na data de hoje (23/6) a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Camaquã, deflagrou a OPERAÇÃO RETOMADA. Na ação, realizada com o apoio de mais de 80 policiais civis e 20 viaturas policiais. Foram cumpridos 14(quatorze) mandados de busca e apreensão e mandados de prisão preventiva no Bairro Bom Sucesso na cidade de Camaquã, com o objetivo de coibir os crimes de tráfico de drogas, homicídio e Organização Criminosa. 

Foram presas 6 pessoas preventivamente, apreendidos celulares, dinheiro em espécie, uma porção de uma substância semelhante a crack, um revólver calibre 32 e munições. 

As investigações duraram, aproximadamente, 06 (seis)meses. 

A Delegada de Polícia Regional Vivian Sander Duarte ressalta que o combate ao crime de tráfico de drogas, homicídio e aos demais acontecimentos na cidade de Camaquã estão sendo diariamente investigados a fim de dar um retorno à sociedade. 

Parceria entre Prefeiura e Instituto Lins Ferrão promove Padel Solidário em Camaquã




Iniciativa é realizada com crianças atendidas pelas CRAS no município.

O esporte como meio de socialização, educação e cidadania. Com esse objetivo, o Instituto Lins Ferrão, formado pelas empresas Pompéia e Gang, promove o projeto Padel Solidário na cidade de Camaquã, em parceria com a escola Smash e a Prefeitura de Camaquã, através da Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social.

As aulas, que começaram no final de junho, acontecem duas vezes por semana, na Smash, escola de padel e tennis, com a participação de três professores voluntários. Serão 24 crianças, com idade entre 9 e 12 anos, moradoras das áreas de abrangência dos CRAS Bom Sucesso e Getúlio Vargas.

Segundo a presidente do Instituto Lins Ferrão, Fernanda Ferrão, o exercício da cidadania já começa na infância. “Ao promover um projeto de cunho esportivo, como o nosso, estamos dando a essas crianças a possibilidade de aprender sobre respeito, compromisso, ética. Estamos contribuindo para o crescimento desses jovens. O projeto vai além da socialização e da integração, ele desperta nas crianças a possibilidade de um futuro diferente.”, declara Fernanda.  

O secretário Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social, Diego Garcia, também destaca a importância do projeto para a comunidade: "É muito gratificante, pra nós como Poder Executivo, poder realizar essa parceria com o Instituto Lins Ferrão e proporcionar a prática esportiva do Padel às nossas crianças atendidas pelos Cras de Camaquã”.

Para Márcio Silva, da Smash escola de Padel e tennis, a participação no projeto é uma forma de levar para as crianças uma das modalidades esportivas que mais cresce atualmente. “É um prazer poder dispor da estrutura e dos professores de forma voluntária para ensinar esses jovens, tanto o esporte em si quanto os benefícios que o padel trará na vida social de cada um. Possivelmente descobriremos grandes talentos”, afirma Márcio.

Camaquã é a segunda cidade a receber o projeto, que teve início em Porto Alegre, no espaço Rogerinho Padel Indoor, na Associação Libanesa, com coordenação do professor Rogerinho.

quarta-feira, 22 de junho de 2022

OCORRÊNCIA DE ENCONTRO DE CADÁVER

Na tarde de hoje (22/06) a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Camaquã foi informada pela Brigada Militar que havia um veículo incendiado na localidade da Estrada lateral do Banhado do Colégio, zona rural. No local foi identificado um veículo HB 20 Sedan queimado e no seu interior havia um corpo carbonizado, sem identificação, aguardando laudo pericial. 

O veículo identificado, somente pelas placas, era utilizado para o serviço de táxi na cidade de Camaquã. 

As investigações ficarão sob responsabilidade da Delegacia de Camaquã que aguarda laudo pericial para identificação da vítima. 

Quaisquer informações sobre os fatos podem ser repassadas para a Polícia Civil, mesmo de forma anônima, por meio do telefone 197 ou pelos telefones 51- 98416-8027 e 3671-4900.

POLÍCIA CIVIL – PRA SERVIR E PROTEGER

Previsão de tempo chuvoso motivou o adiamento do evento.

Festa de São João Batista na Prainha é adiada para sábado (25)

A Prefeitura de Camaquã adiou a Festa de São João Batista para o próximo sábado, 25 de junho, e não mais na sexta-feira (24). A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo detalhou que o motivo do adiamento é a previsão de tempo chuvoso no dia 24.

A Festa de São João com a tradicional fogueira gigante dentro da água também terá pequenas alterações na programação do evento. A tradicional festa do município retorna após dois anos sem realização do evento.

A SMDICT convida toda a comunidade camaquense para participar da maior festa de São João da região que será aberta a partir das 14 horas.

A festa terá diversas atrações para que o público presente e o acendimento da tradicional fogueira de São João irá ocorrer às 19 horas.

O evento tem o apoio do Sesc Camaquã/Fecomércio RS.

segunda-feira, 13 de junho de 2022

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

 A presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Camaquã, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONVOCA todos os associados a comparecerem à ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a ser realizada no dia 30 de junho de 2022, às 17h 30min, em primeira convocação, ou às 18h em segunda e última convocação, realizado na sede social da entidade sito à Rua Marcírio Dias Longaray, nº. 130, em Camaquã/RS.

     A Assembleia será realizada de forma presencial e online, onde divulgaremos o link mais próximo a data.

 

ORDEM DO DIA

 

1.     Prestação de contas do exercício 2021;

 

2.     Previsão orçamentaria do exercício de 2022;

 

 

Camaquã, 13 de junho de 2022


Carla Simone de Oliveira Blaskowski

Presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Camaquã

 

Camaquã registra um homicídio nesta segunda-feira

Saymon Ferreira tinha 25 anos e trabalhava como entregador

Mais uma morte violenta chocou a população de Camaquã na manhã desta segunda-feira (13), quando um jovem de 25 anos foi alvejado por pelo menos três tiros no bairro Bom Sucesso e acabou morrendo. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. O crime ocorreu na rua Ana Gonçalves Meirelles.
De acordo com as primeiras informações, a vítima ficou caída em via pública e populares acionaram o resgate. O jovem foi identificado como Saymon Ferreira. Ele trabalhava como entregador.



sexta-feira, 10 de junho de 2022

lustrador camaquense lança quadrinhos com aventuras de mangás

O autor e ilustrador de histórias em quadrinhos João Edimar de Araújo, nome artístico João Eddie, 35, tem se destacado, inclusive internacionalmente, com seus trabalhos retratando mangás. Sua trajetória começa em 2010, quando percebe que através da internet poderia divulgar suas criações com custo zero de divulgação. Eddie começou a produzir seus mangás inspirado por autores que lia na época: Yoshihiro Togashi, Akira Toriyama, Hirohiko Araki, etc. “Foi então que surgiu “TaNoSekai”, meu primeiro trabalho”, relembra. A partir daí o artista não parou mais de desenhar, e passou a participar de diversos concursos e alguns eventos onde comercializa seus mangás.

A abertura para o sucesso no mundo dos quadrinhos teve início em 2018, quando Eddie produziu duas obras para o Round 09 do Silent Mangá Audition, considerado um dos maiores concursos de quadrinhos do mundo. Uma das histórias “Fisherman Tales”, ele produziu sozinho, e a outra “Brothers in Arms”, desenhou em parceria com o reconhecido roteirista gaúcho Marcel Ibaldo.

No canal virtual Omelete, especializado em cultura pop, ele é apresentado assim: Seus trabalhos foram publicados em portais de mangás nacionais até receber seu primeiro prêmio no segundo Brazil Mangá Awards. Foi premiado seis vezes no Silent Manga Audition, concurso internacional da editora japonesa Coamix. Na última dessas vitórias, levou também o prêmio Unesco Award e teve seu quadrinho “Invisible” publicado em um catálogo distribuído em escolas da Tailândia.

Depois de diversos trabalhos e premiações o artista gráfico acaba de lançar seu primeiro livro: o mangá brasileiro “Joy Comet”, uma história que conta as aventuras da androide melancólica Joy Comet e seu parceiro Quindim, onde eles enfrentam androides, alienígenas e um governo fascista intergaláctico.

O mangá de ficção científica com mais de 250 páginas, criado pelo camaquense João Eddie foi publicado pela Draco através de financiamento coletivo no Catarse. Vale lembrar que a primeira obra de ficção científica produzida no Brasil provavelmente tenha sido o romance “A Liga dos Planetas”, do camaquense pouco conhecido entre nós, Albino José Ferreira Coutinho (1860-1940).



Coluna Contabilidade

Fim do prazo de entrega da declaração do imposto de renda de 2022

Até às 24 horas de terça-feira (31/05), fim do prazo de entrega, foram recebidas 36.322.912 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário de 2021. A expectativa, que era de que 34.100.000 de declarações fossem enviadas, foi superada.

A partir de agora quem estava obrigado a entregar a declaração e não o fez até o fim do prazo estará sujeito a multa. O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega e o contribuinte terá 30 (trinta) dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic).

Fonte: www.gov.br/receitafederal/pt-br 

Coluna Josy Frias

Empatia - Amor:

"A empatia é quase amor". A "Simpatia" ninguém pira, ou não. Na prática, você deve saber que golpistas, estelionatários ou de outros tipos, se mostram muito simpáticos e sabem conquistar a sua confiança, no sentido de lhe enganar,

A "empatia" é "se colocar no lugar do outro", é uma reação mais difícil de ser compreendida e praticada. Muitas vezes achamos que estamos compreendendo o outro quando na verdade não estamos. Logo, a falsa empatia é a "identificação", ou seja, vermos na outra pessoa características que na verdade são nossas. A frase seguinte: "Eu sei como você se sente", esta pode ser uma frase enganosa, porque a pessoa que lhe diz pode estar conectado com os próprios sentimentos, e não com os do outro.

O psicólogo Carl Rogera realizou uma pesquisa que, gravando sessões de psicoterapia autorizada dos pacientes e terapeutas, esclarece, que sobre as gravações, todos foram ouvidos e assistidas também por outras pessoas neutras. Segundo este psicólogo, houve diferenças entre os momentos em que os pacientes se sentiam compreendidos, em relação aos que os terapeutas acreditavam que os haviam entendido. A opinião dos juizes neutros coincidia com a dos pacientes, não com a dos terapeutas. Então, a conclusão da pesquisa foi a seguinte: "só a própria pessoa sabe quando foi bem compreendida, ou não".

Sabedoria: "Nunca houve império mais universal do que o do diabo. E quem foi que o destronou? A razão".

Em defesa da Câmara de Vereadores

Nelson Gaiger

“Divulgar notícias é coisa antiga. Viajantes narravam o acontecido em locais distantes. A Acta Diurna de Roma, meio século antes de Cristo iniciou a informação ao povo. Na idade contemporânea o telégrafo a expandiu; jornais e rádio a consagraram”.

Interregno na série da História Não Contada do Banco do Brasil. Para falar sobre jornalismo e política. Aquele foi uma profissão que, caso não tivesse cursado direito era uma possível opção. Sou do tempo do rádio como meio de comunicação falada. Do antigo “Repórter ESSO”, que se expandiu a partir da “guerra da Coréia” (1951/53). E do jornal impresso.

Política, por que os antigos gregos tinham razão quando, muito antes de Jesus Cristo já falavam em democracia e em política. Para eles o homem era um “zoom político”; e o governo (“kracia”) do povo (“demos”).

Exemplo de jornalismo sério e objetivo, buscador de notícias, as mais escondidas nos retrataram os dois repórteres do jornal “Washington Post” (Carl Bernstein e Bob Woodward) que pesquisaram, pinçaram informações e denunciaram o que ocorrera no edifício “Water Gate” culminando com o “impeachment” do Presidente Ricard Nixon, em 1974.

Esse o jornalismo sério, de escol, de gabarito. Não as fantasiosas e insuportáveis manias atuais que, através de todos os meios de divulgação destroem a seriedade, necessidade e importância das comunicações através da imprensa. Basta se ver tendenciosas maldades das grandes empresas jornalísticas do País contra o Governo atual, disfarçadamente favorecendo e esquecendo as corrupções de administração passada.

Isso não é imprensa séria. Pois seu objetivo, como ensinado nas faculdades de jornalismo é correção, honestidade informativa e divulgações pautadas pela ética; não ser tendenciosa.

Outro dia ouvi um comentário absurdo, estapafúrdio, grotesco em relação à nossa Câmara de Vereadores. E nem falo no assassinato ao vernáculo. Palavreado “chulo” inconsistente com a linguagem que deveria ser condizente com o órgão público, representativo da população. Afinal os edis são autoridades legislativas e representativas do povo que os escolhe e devem ser tratados dentro da elegância e com respeito. Ainda que se apontem erros por atuação ou omissão.

Afinal, os legisladores fiscalizam o Executivo cuidando dos interesses dos munícipes nos seus limites legais. Chamá-los: “esses caras” ou “o que eles têm na cabeça”, desrespeita a função; agride o linguajar; fere os ouvidos; ofende a educação e a cultura.

A deselegância na referência aos ocupantes desses cargos não deve ser utilizada pela imprensa sadia, pena de contradizer seu objetivo profissional. A crítica na utilização de verbas públicas é admissível. Por isso existem os Tribunais de Contas, que fazem minuciosos exames e cujas decisões podem apontar erros e exigir correções. Agressões sem base técnica ferem a correta arte de informar.

Fui integrante da nossa Câmara de Vereadores. Em certa época oposição ao Governo Executivo; noutra seu parceiro. Assim ocupei as duas situações. Aprecei a forma correta como o órgão Legislativo atuava antes da LC 101, de 04.05.2000 (Lei da Responsabilidade Fiscal). Depois, como advogado das Câmaras de Cristal, Arambaré e Chuvisca. Conheço o rígido sistema contábil que norteia as atividades e as despesas legislativas.

Nossa Câmara tem 6% do orçamento municipal (R$ 10.830.000,00). Nos primeiros 04 meses deste ano gastou R$ 2.100.062,23; ou seja, menos de 2% do valor. Em 2021 utilizou 60% de sua verba total; devolveu os outros 40% para o erário Municipal. Neste ano, a simples criação de um FG que não ultrapassará no orçamento anual R$ 22.000,00 e no ano em curso R$ 11.500,00 foi o suficiente para uma agressão midiática.

Não preciso defender a Câmara local. Seus integrantes sabem o que fazer. Pode-se discordar de posições, de idéias, de manifestação de algum Vereador. Eu, inclusive, não concordo com algumas. Mas, parafraseando “Voltaire” defenderei até a morte o direito de seus autores.

A transparência da Câmara está ali; disponível. Seu atual Presidente, Ver. Vinicius Araújo, particular amigo e correligionário tem competência suficiente para defender a Casa. Mas, não posso calar perante grotescas e simplórias críticas sem base técnica. Motivo deste artigo.

Coluna Português e Poesia

Quando ninguém está olhando

Quando ninguém está olhando (Editora Intrínseca) conta a história de Sydney Green. Ela nasceu e foi criada no Brooklyn, em Nova York, mas cada vez que ela pisca os olhos seu amado bairro parece mudar. Condomínios se espalham como erva daninha, placas de “vende-se” surgem da noite para o dia e os vizinhos que ela conhece a vida toda estão sumindo.

Para manter de pé tanto o passado quanto o presente da comunidade, Sydney decide canalizar sua frustração planejando um passeio guiado em que pretende contar a verdadeira história do local. Só que, para tornar o projeto realidade, vai precisar aturar seu novo vizinho, Theo, como assistente.

A pesquisa dos dois, entretanto, logo se transforma. O que era apenas uma distração vira uma história de paranoia e medo. No fim das contas, talvez os vizinhos não tenham se mudado para outros bairros e a revitalização do lugar seja mais mortal do que eles imaginaram.

Seriam apenas coincidências ou sinais de uma grande conspiração? Sydney pode confiar em Theo, ou ela também corre o risco de desaparecer? Quando ninguém está olhando nos conduz por um enredo hipnotizante e surpreendente, que aborda com perspicácia a violência racial e as assimetrias sociais, em uma sequência de eventos instigantes que aos poucos dão forma a um cenário de completo horror.

Alyssa Cole é autora premiada de romances históricos, contemporâneos e de ficção científica. Seus livros foram aclamados por veículos como The New York Times, BuzzFeed, Kirkus Reviews, Entertainment Weekly, Library Journal, Booklist e Vulture. Quando não está trabalhando, em geral pode ser encontrada assistindo a animes ou passeando com seus animais de estimação. (Fonte: Amazon)


Biografia do Orvalho
(Manoel de Barros)

A maior riqueza do homem é a sua incompletude.
Nesse ponto sou abastado.
Palavras que me aceitam como sou eu não aceito.
Não aguento ser apenas um sujeito que abre portas,
que puxa válvulas, que olha o relógio,
que compra pão às 6 horas da tarde, que vai lá fora,
que aponta lápis, que vê a uva etc. etc.

Perdoai.

Mas eu preciso ser Outros.
Eu penso renovar o homem usando borboletas.

Curso de Biomedicina

 

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Super Turismo RS: Sena Jr/Roncen buscam avançar no Velopark

 

Buscar crescer no campeonato após pódio na primeira etapa. Com este objetivo os pilotos Luiz Sena Jr./Maicon Roncen (ADESCA - Associação Desportiva Caxiense) vão para a segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Super Turismo, que será realizada no próximo fim de semana (03 e 04 de junho), no Autódromo Internacional Velopark em Nova Santa Rita (Grande Porto Alegre).

 Conquistando o terceiro lugar na etapa de estreia da temporada, Sena Jr/Roncen ocupam a terceira posição na classe TL com o Chevrolet Corsa #97, somando 65 pontos, e buscam um bom resultado na etapa para avançar rumo à liderança.

 "Apos o terceiro lugar em Guaporé, vamos para o Velopark buscando a vitória e, no mínimo, mais um pódio e somar o maior número de pontos possível, sempre com foco no campeonato", disse Sena Jr. que vem de uma maratona de vários fins de semana de corrida seguidos, na Turismo 1.4 Brasil, Copa HB20 e Mercedes Challenge

"Estamos confiantes num bom resultado, a equipe fez toda a revisão no carro e está tudo pronto para acelerarmos rumo ao pódio no Velopark", disse Maicon Roncen.

 A sexta será dedicada aos treinos livres e ao classificatório, que será realizado a partir das 16h50. No sábado acontecerá a corrida, com largada prevista para às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal Curva do S no YouTube (youtube.com/curvadoS) e pelo Facebook da Super Turismo (facebook.com/superturismors).

O Governo Federal por meio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania apresenta o projeto: (Adesca no Automobilismo). Os patrocinadores são Segurança Vêneto, M.A Soluções em Tecnologia, Xuk Bebidas, Supermercados Carboni e Trans Roncen.

LF Assessoria/ Niltão Amaral

Fotos: Grégori Dai Prá

Diretor da ACIC, Claunei Szczpaniak assume presidência do Sindicato dos Estabelecimentos Funerários do Rio Grande do Sul

No dia primeiro de junho o diretor de patrimônio da Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC) - Claunei Szczepaniak, assumiu a presidência do Sindicato dos Estabelecimentos Funerários do Rio Grande do Sul (SESF-RS). 

Claunei Szczepaniak que é vice-presidente da entidade, assumiu nesta quarta-feira (01) a presi­dência do sindicato, em substituição a Valdir Gomes Machado, que concorrerá a deputado estadual pelo MDB. O retorno do dirigente ao cargo está previsto para outubro, após o término das elei­ções.

O SESF tem aproximadamente 430 associados em todo estado e busca sempre a profissionalização da categoria, promovendo cursos, palestras e atividades para unir e preparar as empresas do segmento do luto a cada vez mais atender melhor e buscando a excelência na atividade.


"Minha atuação no SESF RS - Sindicato das Empresas Funerárias do estado do Rio Grande do Sul vem desde 2008, quando fui convidado pelo então presidente; Sr. Luiz Carlos Brum, a fazer parte da diretoria com o cargo de diretor financeiro. Na diretoria seguinte fui novamente diretor financeiro e nesta que irá até 2026 estou no cargo de vice-presidente" salienta Claunei. 

Claunei Szczepaniak está à frente da Funerária Camaquense, reconhecida por seu trabalho sério, de qualidade, comprometimento e respeito, com atuação destacada, há mais de 7 décadas em nosso município. 

Por: Igor Garcia - Assessor de Comunicação ACIC

quinta-feira, 2 de junho de 2022

OPERAÇÃO POLICIAL EM TAPES APREENDE FAMÍLIA DO CRIME


Em 02/06/2022, policiais civis e militares realizaram operação em Sentinela do Sul, dando cumprimento a Mandado de Busca e Apreensão expedido pelo Poder Judiciário.

Durante as buscas, houve a apreensão de mais de 1KG, droga avaliada em cerca de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), 01 revólver, várias munições, cerca de R$ 1.500,00 em espécie, 01 balança de precisão, 03 celulares, dentre outros objetos.

Três pessoas foram presas, sendo pai, mãe e filho.

A investigação durou alguns meses, e decorre de monitoramentos realizados pelo Setor de Investigações da DP Tapes, que pode receber *denúncias anônimas* através do *WhatsApp (51) 9 8404-3211*.

O Delegado Luciano Rodrigues destaca que os três serão autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico, além de porte ilegal de arma de fogo. Os indiciados serão recolhidos ao Sistema Prisional, onde ficarão a disposição do Poder Judiciário.