Empatia - Amor:
"A empatia é quase amor". A "Simpatia" ninguém pira, ou não. Na prática, você deve saber que golpistas, estelionatários ou de outros tipos, se mostram muito simpáticos e sabem conquistar a sua confiança, no sentido de lhe enganar,
A "empatia" é "se colocar no lugar do outro", é uma reação mais difícil de ser compreendida e praticada. Muitas vezes achamos que estamos compreendendo o outro quando na verdade não estamos. Logo, a falsa empatia é a "identificação", ou seja, vermos na outra pessoa características que na verdade são nossas. A frase seguinte: "Eu sei como você se sente", esta pode ser uma frase enganosa, porque a pessoa que lhe diz pode estar conectado com os próprios sentimentos, e não com os do outro.
O psicólogo Carl Rogera realizou uma pesquisa que, gravando sessões de psicoterapia autorizada dos pacientes e terapeutas, esclarece, que sobre as gravações, todos foram ouvidos e assistidas também por outras pessoas neutras. Segundo este psicólogo, houve diferenças entre os momentos em que os pacientes se sentiam compreendidos, em relação aos que os terapeutas acreditavam que os haviam entendido. A opinião dos juizes neutros coincidia com a dos pacientes, não com a dos terapeutas. Então, a conclusão da pesquisa foi a seguinte: "só a própria pessoa sabe quando foi bem compreendida, ou não".
Sabedoria: "Nunca houve império mais universal do que o do diabo. E quem foi que o destronou? A razão".
Nenhum comentário:
Postar um comentário