terça-feira, 29 de novembro de 2022

Mutirão da iluminação é concluído na Vila São Carlos e no Distrito Industrial


Trabalhos foram realizados na última semana.

A Prefeitura de Camaquã, através do setor de Iluminação Pública, concluiu mais um mutirão da iluminação na última semana. Desta vez, os trabalhos foram realizados na Vila São Carlos e no Distrito Industrial. 

As equipes do Setor de Iluminação colocaram em funcionamento todos os pontos de iluminação pública que não estavam funcionando corretamente nesses locais.

As manutenções nos bairros vão seguir normalmente até a implantação da iluminação de led. Neste momento, os trabalhos do novo sistema estão ocorrendo nos bairros Gaúcho, Maria da Graça, Jardim, Viégas e nos bairros Planejados Pires I e II.

Nesta semana, as equipes iniciaram os serviços de manutenção no Banhado do Colégio – Núcleo 2. Desde o início dos mutirões, já foram consertados quase 3.000 pontos de iluminação. 

Os locais recebem uma visita técnica noturna de equipes do Setor de Iluminação Pública para averiguar as demandas necessárias e em seguida são realizadas as manutenções.



COLUNA PORTUGUÊS E POESIA- ROGER TAVARES


DOIS LIVROS MUITO INTERESSANTES

 

COMO A LOUCURA MUDOU A HISTÓRIA (Editora Nova Fronteira)

Nesta obra espirituosa e perspicaz, o psicólogo norte-americano Christopher J. Ferguson analisa como a loucura e a insanidade moldaram o mundo como o conhecemos hoje. Segundo sua análise, a pessoa certa ou errada em um período específico da história pode ter uma influência considerável no curso dos acontecimentos ― e sua saúde mental afeta esse processo: “Ocasionalmente há momentos em que o destino das sociedades se equilibra no limite entre a vitória e a ruína, a glória e a vergonha. Um indivíduo determinante pode ocupar o espaço surgido e guiar a sociedade no caminho da grandeza ou da decadência. As sociedades desejam um indivíduo com pulso firme, mas equilibrado, que conduza seu povo durante eventuais águas agitadas. Às vezes, em vez disso, elas recebem loucura: indivíduos com graves problemas ou carências cognitivas ou mentais.” Com uma narrativa leve e repleta de ilustrações, o livro é um deleite para os loucos e loucas amantes de história.

 

MENTE AFIADA (Editora Sextante)

“Uma visão abrangente do melhor que a ciência tem a oferecer para preservar e melhorar a memória. Uma fonte genuína de conhecimento prático.” – Kirkus Reviews

Mantenha sua mente jovem, saudável e ativa com estratégias práticas para fortalecer seu cérebro e as mais relevantes informações científicas.

“O otimismo e a riqueza de informações científicas que Dr. Gupta reúne vão encorajar e confortar os leitores.” – Publishers Weekly

O neurocirurgião Sanjay Gupta conversou com os mais renomados cientistas do mundo para derrubar mitos comuns sobre o envelhecimento e sugerir hábitos simples capazes de postergar e reverter os efeitos do tempo.

Neste livro claro e acessível, ele esclarece as principais dúvidas sobre os sintomas do declínio cognitivo, explica se existe a dieta ou o exercício ideal para o cérebro e se há realmente algum benefício em medicamentos, suplementos e vitaminas.

Você vai descobrir o que podemos aprender com pessoas que estão na casa dos 80 e 90 anos sem sinais de perdas cognitivas, além de encontrar informações valiosas sobre as doenças cerebrais, em especial o Alzheimer.

Acima de tudo, Gupta traz uma visão encorajadora e otimista para quem deseja se prevenir ou para quem está lidando com as dificuldades trazidas pela perda das funções mentais.

(Fonte: Amazon)

 

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Sandro Sotili e Douglas “10” realizam jogo beneficente em prol da APAE Camaquã neste sábado

No ano em que a APAE Camaquã completou 50 anos, ex-craques do futebol irão realizar jogo beneficente no próximo sábado dia 3 de dezembro, às 17 horas, no Estádio Coronel Silvio Luiz em Camaquã.

O jogo em os Amigos da TransPetit x Amigos do Guarany de Camaquã contará com a presença dois craques do futebol, Sandro Sotili um dos maiores artilheiros da história do futebol gaúcho e o ex-meio campista, multicampeão, com Grêmio e Corinthians, Douglas 10.

O ingresso será 1 kg de alimento não perecível que serão destinados para APAE Camaquã.

Venham se divertir, assistir esse grande jogo e marcar esse golaço em prol da APAE Camaquã.



Inscrições para a etapa final do Circuito Camaquense de Corrida de Rua Kids vão até dia 1º de dezembro

Competição ocorre no dia 3 de dezembro, na Praça Zeca Netto. 

No dia 3 de dezembro, acontecerá a Etapa Final do Circuito Camaquense de Corrida de Rua Kids, realizado pela Allende Bueno Eventos Esportivos em parceria com a Secretaria da Educação e Desporto. As inscrições para o evento são gratuitas, estão abertas até o dia 1º de dezembro e devem ser realizadas online pelo link https://bit.ly/3NE0UQb.

 A competição será realizada na Praça Zeca Netto, com início das provas às 9h30min. Os competidores receberão medalhas e troféus. 

A competição irá reunir crianças e jovens dos 6 aos 15 anos para disputar em suas respectivas categorias.

 

Confira as categorias:

Categoria 01 - Nascidos em 2015/2016 – Masculino – (600 metros)

Categoria 02 - Nascidos em 2014 – Masculino – (600 metros)

Categoria 03 - Nascidos em 2014/2015/2016 – FEMININO – (600 metros)

Categoria - 04 - Nascidos em 2010/2011 – Masculino – (800 metros)

Categoria 05 - Nascidos em 2010/2011 – FEMININO – (800 metros)

Categoria 06 - Nascidos em 2012/2013 – Masculino – (800 metros)

Categoria 07 - Nascidos em 2012/2013– FEMININO – (800 metros)

Categoria 08 - Nascidos em 2007/2008/2009 – Masculino – (1,5 Km)

Categoria 09 - Nascidos em 2007/2008/2009 – FEMININO – (1,5 Km)

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (51) 3692-1804 (tem WhatsApp).



terça-feira, 22 de novembro de 2022

COLUNA PORTUGUÊS E POESIA- Roger Tavares

 

BIOGRAFIA DO ORVALHO

A maior riqueza do homem é a sua incompletude.
Nesse ponto sou abastado.
Palavras que me aceitam como sou — eu não
aceito.
Não aguento ser apenas um sujeito que abre
portas, que puxa válvulas, que olha o relógio, que
compra pão às 6 horas da tarde, que vai lá fora,
que aponta lápis, que vê a uva etc. etc.
Perdoai.
Mas eu preciso ser Outros.
Eu penso renovar o homem usando borboletas.

 

 

INFÂNCIA

Coração preto gravado no muro amarelo.
A chuva fina pingando... pingando das árvores...
Um regador de bruços no canteiro.

Barquinhos de papel na água suja das sarjetas...
Baú de folha-de-flandres da avó no quarto de dormir.
Réstias de luz no capote preto do pai.
Maçã verde no prato.

Um peixe de azebre morrendo... morrendo, em
dezembro.
E a tarde exibindo os seus
Girassóis, aos bois.

 

 

TRATADO GERAL DAS GRANDEZAS DO ÍNFIMO

A poesia está guardada nas palavras — é tudo que eu sei.
Meu fado é o de não saber quase tudo.
Sobre o nada eu tenho profundidades.
Não tenho conexões com a realidade.
Poderoso para mim não é aquele que descobre ouro.
Para mim poderoso é aquele que descobre as insignificâncias (do mundo e as nossas).
Por essa pequena sentença me elogiaram de imbecil.
Fiquei emocionado.
Sou fraco para elogios.

 

Poemas de Manoel de Barros

Coluna : Prof. Estevão Machado Athaydes

 

CONCURSO EM FOCO

A questão de hoje traz um conteúdo que apresenta certo grau de dificuldade, principalmente após a reforma ortográfica de 2009: o uso do hífen.

Pois bem, vejamos a questão que foi aplicada pela : IBFC no concurso deste ano da Câmara de Franca, no estado de  São Paulo para o cargo de Assistente Contábil.

Leia atentamente as asserções: “Infelizmente não (1) entregou-me as plumas sintéticas, hei de (2) comprá-las em lojas especializadas, entretanto, as últimas que comprei tinham um (3) mal-cheiro característico da química utilizada, não me importa, minha fantasia terá a leveza de um (4) beija-flor”. Assinale, dentre as alternativas, a única em que o hífen não foi empregado corretamente.

Alternativas

A Entregou-me.

B Comprá-las.

C Mal-cheiro.

D Beija-flor.

Para responder a questão acima, o estudante deve ter conhecimento sobre as classes de palavras. Vejamos: Mal com “l” é advérbio, antônimo de bem. Por outro lado Mau com “u” é adjetivo e contrário a bom. Logo, mau cheiro (bom cheiro), mau humor (bom humor), mal-humorado (bem-humorado), mal-intencionado (bem-intencionado), mal-estar (bem-estar).

As formações de vocábulos iniciadas com mal com “l” utilizam o hífen caso a palavra principal inicie-se por vogal ou por-h. Ex.: -l: mal-estar, mal-entendido, mal-humorado, mal-limpo.

Na questão acima temos dois erros. Primeiro a palavra correta é mau cheiro. Eis que cheiro é um substantivo que e mau o adjetivo – que lhe dá a qualidade. Segundo, caso fosse um cheiroso, aí sim, pois teríamos um adjetivo e, dessa maneira, ele poderia ser modificado pelo advérbio “mal”, eis que devemos lembrar que Advérbio é modifica um verbo, um adjetivo ou um outro advérbio, jamais um substantivo.

 

Prof. Estevão Machado Athaydes

Inspetor de polícia civil do Rio Grande do Sul, bacharel em Direito e licenciado em Letras pela Universidade Luterana do Brasil, licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro, mestre em Educação pela Universidad de Jaén, Espanha.



BELEZA: Matizador de cabelo: entenda como usar nos fios

Ter cabelos coloridos requer uma série de cuidados para manter os fios sempre saudáveis, macios e com cor intensa. Para quem deseja reativar o tom da coloração ou até mesmo evitar a cor amarelada no loiro, o matizador é um grande aliado na manutenção da tintura. 

Entenda o que é matizador

        O matizador é um cosmético próprio para ser aplicado no cabelo com o objetivo de neutralizar a cor e remover pigmentos indesejados dos fios. Ele é muito utilizado para retirar tons amarelados e alaranjados de colorações mais claras, como o loiro. 

Quem pode usar o matizador?

        O matizador é muito comum na manutenção de cabelos descoloridos, evitando o tom amarelado indesejado para os fios. Mas, nesse caso, é preciso ter muita cautela, pois o uso indevido do produto pode deixar as madeixas roxas na cor do matizador.

        Uma dúvida muito frequente é sobre o uso do produto em cabelos naturalmente claros. Diversos fatores externos podem afetar a estrutura capilar, causando ressecamento, quebra e até mesmo alterar o tom da coloração. Por isso, o matizador pode ser utilizado para manter o brilho natural dos cabelos grisalhos e loiros, por exemplo.

        Para cabelos loiros que tendem a ficar esverdeados e alaranjados com facilidade decorrente do contato com água do mar, da piscina e pelo excesso de sol, é necessário neutralizar os tons indesejados. Por isso, o ideal é o uso do matizador na cor roxa para cores esverdeadas e azul para alaranjadas.

        Porém, alguns profissionais podem utilizar matizadores vermelhos para neutralizar o tom esverdeado, mas é importante lembrar que o uso inadequado pode transformar o loiro ou o grisalho em uma coloração vermelha.

        Em caso de fios escuros, como preto e castanho, é comum que a cor desbote mais rápido que outras colorações, por isso, opte por matizantes pretos. Já as ruivas precisam ir ao salão. Cada tom de ruivo demanda uma cor de matizador diferente.

Como usar o matizador nos fios sem medo?

        O matizador pode possuir diferentes formatos, podendo ser encontrado em cosméticos convencionais, como cremes e shampoos, mas também em máscaras brancas, sendo aplicado durante o tratamento.

        É indicado que o produto fique de cinco a 30 minutos. O tempo pode variar de acordo com a cor dos fios e com a tonalidade desejada. O matizador pode ser usado a cada vinte dias, mas também pode ser usado de acordo com a necessidade e exposição a fatores externos prejudiciais à cor das madeixas.




João Francisco de Souza Aguiar é eleito novo presidente da APAE Camaquã


Em Assembleia Geral Ordinária realizada na sede da instituição nesta segunda-feira (21) foram aclamadas a nova diretoria, conselho administrativo e fiscal.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Camaquã completou 50 anos de atuação neste 2022, e

se tornou centro de referência regional do Programa de

Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista

(TEAcolhe).

João Francisco e a nova diretoria comandarão a instituição no triênio 2023-2025.

Confira a composição da diretoria e conselhos da APAE

Presidente: JOAO FRANCISCO DE SOUZA AGUIAR

Vice-Presidente: RUDYMAR DE FREITAS ROSALES

1° Diretor Secretario: ALDO JOSÉ DA ROCHA FILHO

2° Diretor Secretario: JORGE RUBEM DIAS SCHAIDHAUER

1°Diretor Financeiro: FRANCISCO DE PAULA PAIVA DELAMARE

2°Diretor Financeiro: SÉRGIO ROBERTO SEVERO PEDROLLO

Diretor de Patrimônio: JOSÉ AMÉRICO MARQUES DE VARGAS

Diretor Jurídico: VALTENCIR KUBASZWSKI GAMA

Diretora Social: CRISTIANE DA ROSA RAMOS BRAGA

Conselho Administração(1): ALAONE SOUZA E SILVA

Conselho Administração(2): PAULO VITOR SCHERER

Conselho Administração(3): EDSON ANTÔNIO DORNELLAS DE ABREU

Conselho Administração(4): LUIS VAGNER MARQUES RODRIGUES

Conselho Administração(5): ARNÓBIO FAN JARDIM

Conselho Administração(6): VALTER LUIS DE BARROS

Conselho Fiscal Titular: PAULO ROBERTO BIERHALS

Conselho Fiscal Titular: VIRLEI VENTURA GODINHO

Conselho Fiscal Titular: SILVANA SCHERER VIEIRA

Conselho Fiscal Suplente: LUIZ GERALDO SANTOS FIGUEIREDO

Conselho Fiscal Suplente: ALAMIR ERIGSON DOS SANTOS

Conselho Fiscal Suplente: ZENIRA MARIA DORNELES CONCEIÇÃO

Durante a Assembleia  o presidente da APAE Camaquã, Francisco de Paula

Paiva Delamare, juntamente com o atual diretor financeiro da instituição, João Francisco de Souza Aguiar, apresentaram relatório de atividades da

gestão 2020/2022 e a prestação de contas do período.

O atual presidente,

Francisco de Paula Paiva Delamare passa a integrar o 

Conselho Consultivo da APAE de Camaquã.

Por: Igor Garcia - Assessor Imprensa APAE Camaquã







DECRAB Camaquã efetua prisão de foragido da Justiça

 DECRAB Camaquã efetua prisão de foragido da Justiça

Na tarde de hoje, dia 22 de novembro a Polícia Civil através da DECRAB Camaquã efetuou a prisão de um foragido da Justiça, fato ocorrido em via pública na cidade de Camaquã.

A denúncia referente ao foragido aportou na DECRAB Camaquã, sendo comprovada a existência de Mandado de Prisão pela Vara de Execuções da comarca de Pelotas. Diante dos fatos agentes da DECRAB realizaram diligências durante a parte da manhã e localizaram o foragido por volta das 13:30hs, momento em que foi abordado e cientificado da existência do referido mandado.

O mesmo foi encaminhado para a realização de Laudo médico e posteriormente até a DPPA Camaquã onde a ocorrência e demais documentos foram formalizados. O foragido foi encaminhado ao Presídio Estadual de Camaquã onde deverá permanecer a disposição da Justiça.



segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Vacinação contra covid para bebês a partir de 6 meses inicia em Camaquã


Agendamento para aplicação do imunizante começou nesta segunda-feira (21).

A Prefeitura de Camaquã, através da Secretaria Municipal da saúde, informa a abertura da nova fase da campanha de vacinação conta Covid-19. O agendamento para vacinação de bebês a partir de 6 meses e menores de 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias) inicia partir desta segunda-feira (21).

O novo lote do imunizante ‘Pfizer Baby’ é exclusivo para bebês, e neste primeiro momento apenas para os que apresentam comorbidades, visto que foram recebidas apenas 90 doses.

O agendamento será realizado através do WhatsApp: (51) 9927-67253. No primeiro contato, a mensagem deve conter o nome completo da criança, data de nascimento, cpf e a comorbidade que apresenta (consultar o quadro 1 em anexo).

O atendimento será exclusivo na sala de vacinas da SMS, Rua Bernardo Viêira Dias, 485, Olaria.

Novo projeto de lei preservará o reajuste de 33% do magistério

Novo projeto de lei preservará o reajuste de 33% do magistério





Prefeito Ivo de Lima Ferreira, após liminar da Justiça Federal, agiu imediatamente para manter o reajuste.

Na última sexta-feira (18), com uma liminar concedida pela Justiça Federal à Associação dos Municípios da Costa Doce, suspendendo os efeitos da Portaria Federal nº 067/2022 que concedeu o reajuste de 33,24% no piso salarial dos profissionais do magistério, deixou de existir, assim, a sustentação legal para que o Município prosseguisse pagando este reajuste.

A Prefeitura Municipal de Camaquã anunciou, no início da tarde desta segunda-feira (21), que enviará à Câmara de Vereadores um projeto de lei para o pagamento do reajuste de 33,24% no piso salarial concedido aos profissionais do magistério em 2022. A decisão foi divulgada pelo Prefeito Ivo de Lima Ferreira em reunião realizada na Secretaria da Educação e Desporto com as equipes diretivas das escolas municipais e de professores da SMED.

O Prefeito Ivo de Lima Ferreira declarou durante a reunião que “era necessário evitar que o Executivo Municipal incorresse em ato de improbidade administrativa pelo pagamento do reajuste sem a devida sustentação legal para tal, o que poderia ocasionar que eu respondesse por improbidade por esse fato”. “Durante o final de semana, todo o Executivo trabalhou incansavelmente para chegar numa alternativa ao impasse, e nós conseguimos construir alternativas que atendessem a sustentação legal para o pagamento e, principalmente, a garantia da tranquilidade no quesito salarial da vida dos nossos docentes de Camaquã”, explicou Ivo.

A reunião também contou com a presença do secretário da Educação e Desporto, Nelson Egon Geiger Filho, da secretária adjunta, Jaqueline Santos, e do coordenador político, Alex Petroman.

EXTRAVIO DE TALÃO

 

EXTRAVIO DE TALÃO DE PRODUTOR

 

                    JOSÉ CARLOS GROSS DIAS, CPF Nº 41729633072, produtor rural, residente na Estrada Santa Rita do Sul, S/Nº, Inscrição nº 336/1006203. Arambaré RS, comunica o extravio do talão de produtor rural Modelo 15 , número P 193 559391 até a 559400. Comunica para fins de regularização junto a Receita Federal. Conforme ocorrência n° 6360/2022/153107

7º Sesc Circo reúne mais de 15 mil pessoas em Camaquã

 7º Sesc Circo reúne mais de 15 mil pessoas em Camaquã

Em seis dias de festival, foram oferecidas mais de 35 atividades culturais gratuitas, entre espetáculos, oficinas e bate-papos

Do Centro da cidade, ao fundo, enxergava-se colorida e brilhante pela luz do sol a lona montada atrás do Sesc Camaquã para o 7º Sesc Circo. Em seis dias de festival, de 15 a 20 de novembro, cerca de 15 mil pessoas participaram das mais de 35 atividades culturais gratuitas oferecidas entre espetáculos, oficinas artísticas, bate-papos e área de lazer com brinquedos infláveis. O público manteve os espaços sempre lotados, inclusive com filas de espera, para prestigiar companhias e artistas vindos de diversas partes do Brasil e do mundo, que fizeram crianças, adultos e idosos se encantarem e reacenderam a magia do circo em seus corações.

Além da lona, escolas, rua e Teatro do Sesc foram palco para apresentações que despertaram as mais variadas reações. Sem dúvida, a maior delas foi o riso, que esteve sempre presente no rosto do público, sem contar as lágrimas de emoção e os incontáveis aplausos. Em sua 7ª edição, o Sesc Circo aproximou os camaquenses da cultura através de técnicas circenses como palhaçaria, dança, teatro, música, acrobacia e malabarismo, encerrando neste domingo (20/11), com “Concerto em Ri Maior”, da Cia dos Palhaços (PR).

"É uma iniciativa diferente! O que mais gostei foi que tiveram atrações para toda a família. Assistimos a vários espetáculos e sempre rimos e nos divertimos. Espero que ano que vem tenha novamente", ressaltou a comerciante camaquense, Liane Kruger.

O destaque ficou por conta da estreia do espetáculo “O Rei, o rio e o Natal”, do Grupo Tholl, reconhecido internacionalmente e considerado Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul. Os palhaços argentinos Chacovachi e Maku Fanchullini também foram sucesso no festival, que contou ainda com companhias como ReTriCirco (RS), Barracão Teatro (SP), Ana Luiza Bellacosta, Elisa Carneiro e Lucas Ferrari (DF), As Marias da Graça (RJ), Teatro do Bebé (RS), Cia dos Palhaços (PR) e muito mais.

Para a coordenadora de artes cênicas e visuais do Sesc/RS, Jane Schoninger, os resultados foram excelentes. "O Festival em Camaquã foi uma grande alegria. Nesses dias, artistas vindos de diferentes locais do País puderam se encontrar com um público entusiasmado. A festividade da magia do circo aconteceu!"

O 7º Sesc Circo foi realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, em parceria com a Prefeitura Municipal de Camaquã, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo. Entre equipes do Sesc/RS, artistas, produtores, técnicos e outras funções, envolveram-se 200 profissionais para a realização do evento. 

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.


Shállon Teobaldo

 

Moglia Comunicação Empresarial

Fone: (51) 9 9324-8677

http://www.moglia.com.br

Edital de Convocação


 

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

ORIGEM DO TABACO

 

A maioria dos historiadores considera o tabaco como sendo de origem americana, onde foi cultivado pelos indígenas, tanto da América do Sul como do Norte. Uma das hipóteses mais prováveis é a de que a planta teria surgido nos vales orientais dos Andes Bolivianos, difundindo-se pelo território brasileiro através das migrações indígenas, sobretudo Tupi-Guarani.

Em novembro de 1492, os companheiros de Cristóvão Colombo viram pela primeira vez os índios fumarem. Segundo os historiadores, em 1530, plantas de tabaco teriam sido levadas para a Europa e cultivadas pela família real portuguesa por seu aspecto ornamental e por sua função medicinal.

Em 1560, o então Embaixador da França em Portugal, Jean Nicot, ao saber que a planta curava enxaquecas, a enviou para sua rainha, em Paris, Catherina de Medicis, a qual padecia deste mal. A rainha teria iniciado o hábito de pitar, sendo imitada pelos nobres da sua corte, difundindo-se pelos demais países da Europa, o que teria originado o mercado de tabaco em pó, chamado rapé.

Assim, em apenas um século o tabaco passou a ser conhecido e usado no mundo inteiro, expandindo-se de duas maneiras: a primeira, por meio dos marinheiros e soldados, pois o tabaco era um bom passatempo durante os longos períodos das viagens; a segunda, durante as expedições portuguesas que levaram a planta para Portugal e França, difundindo-a para outros países europeus, da África e do oriente.

TABACO NO BRASIL

No Brasil, no início do século XVI, os primeiros portugueses a desembarcarem no País já encontraram o cultivo de tabaco em quase todas as tribos indígenas. Para os índios brasileiros, a planta possuía caráter sagrado e origem mítica. Seu uso era, geralmente, limitado a ritos mágico-religiosos, como no evocar dos deuses e nas predições, bem como para fins medicinais, para cura de ferimentos, enxaquecas e dores de estômago, sendo seu uso reservado exclusivamente aos pagés (feiticeiros).

Entre os indígenas, o tabaco era consumido de diferentes maneiras (comido, bebido, mascado, aspirado e fumado), mas o hábito de fumar predominava e esta forma de consumo acabou se difundindo pelo mundo ao longo dos anos.

De planta mágico-religiosa dos índios, o tabaco passou a ser um produto comercial das colônias européias, e mais particularmente, das Antilhas, da Virgínia (a partir de 1612) e do Brasil.

Assim, rapidamente o cultivo e comércio de tabaco no Brasil colonial passou a ter importância destacada, a ponto de já no decorrer do século XVII o seu comércio ter conhecido várias legislações e taxações, passando a figurar entre os principais produtos exportados durante o período do Império.

Esta importância está marcada até os dias atuais no brasão das Armas da República, onde o tabaco e o ramo de café constituem o coroamento deste símbolo da nacionalidade brasileira.



Jovem é morto em Camaquã

A vítima é o jovem Maurício Monteiro. Imediatamente após o crime, as autoridades já iniciaram a investigação do caso, buscando a autoria do crime.

O primeiro passo é identificar os envolvidos na primeira briga, que conforme apurado pela reportagem, aconteceu por volta das 21:30, envolvendo diversas pessoas. Nos vídeos que circulam nas redes sociais, é possível notar a violência da briga generalizada, onde homens dão socos, chutes e pedradas uns nos outros, além de arremessar objetos, até mesmo contra mulheres.

A briga foi separada e alguns dos envolvidos deixaram o local, enquanto outros permaneceram. Alguns minutos depois, um dos envolvidos na briga voltou ao local com uma arma e efetuou mais de dez disparos, matando o jovem de 26 anos e deixando outro homem ferido.

Ainda de acordo com informações preliminares, outro homem estaria junto com o autor dos disparos.

Maurício, que foi atingido por mais de 5 tiros, morreu no local. Um segundo homem, também baleado, foi socorrido e levado ao Pronto Socorro do Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA).

Brigada Militar foi a primeira a chegar ao local. A área foi isolada pelos policiais militares e a perícia foi acionada para apurar os pontos do crime. Agora, a Polícia Civil busca pelo autor (ou autores) dos disparos que vitimaram Maurício e deixaram outro homem ferido.




POLÍCIA: INFORMAÇÕES SOBRE CADÁVER ENCONTRADO EM TAPES

 INFORMAÇÕES SOBRE CADÁVER ENCONTRADO EM TAPES

Em 15/11/2022 um cadáver foi encontrado boiando na região da Estrada das Capivaras, Zona Rural de Tapes/RS.

Os bombeiros voluntários estiveram no local e retiraram o corpo, aparentemente do sexo feminino.

Diante do avançado estado de decomposição do cadáver, não foi possível verificar a identidade.

Polícia Civil e Brigada Militar compareceram, sendo o cadáver encaminhado ao DML/ IGP para realização de necropsia e identificação da vítima.

Há a possibilidade de que o corpo encontrado seja de uma mulher que está desaparecida desde o dia 07/11/2022





COLUNA PORTUGUÊS E POESIA- UM DIÁRIO MARAVILHOSO

 

Baseado no sensacional best-seller internacional Talvez Você Deva Conversar com Alguém (Editora Vestígio), este DIÁRIO: Talvez você deva conversar com alguém: 52 sessões semanais para transformar sua vida (Editora Vestígio) é um mergulho no seu dia a dia para despertar reflexões e fazer mudanças significativas.

Em Talvez você deva conversar com alguém, Lori Gottlieb compartilhou conosco os bastidores da rotina de uma terapeuta que faz de tudo para ajudar seus pacientes – e a si mesma. Agora, neste lindo diário, você pode colocar em prática as poderosas ideias de Lori na sua própria vida.

“A maioria das grandes transformações começa com um passo minúsculo, quase imperceptível, que se soma a centenas de outros que damos ao longo da vida”, diz Lori. “Cada linha, frase e palavra que você escreve neste diário é um passo essencial no caminho para uma mudança relevante e duradoura.”

São 52 sugestões instigantes a serem consideradas ao longo de sete dias – como se fossem sessões de terapia semanais – de forma a estimular pensamentos profundos e criar possibilidades de desenvolvimento consistente.

Com ilustrações cativantes, páginas para colorir reflexivas, check-ins de gentileza, avaliações de progresso e um recado pessoal de Lori, este diário oferece uma experiência única para aprender a ouvir a clareza de nossa própria voz.

Amor e desejo, significado e mortalidade, culpa e redenção, terror e coragem, esperança e mudança nunca estiveram tão acessíveis quanto neste roteiro poderoso e indispensável para transformar sua vida.

“Lori é uma narradora absolutamente convincente: engraçada, inquisitiva, surpreendente, experiente, vulnerável. Ela presta atenção às pequenas coisas enquanto investiga os mistérios mais profundos de nosso coração rebelde e dolorido.”
Leslie Jamison, autora de A reabilitação e Exames de empatia

“Aqui estão algumas pessoas que podem se beneficiar dos livros de Lori Gottlieb: terapeutas, pessoas que fazem ou fizeram terapia, pessoas que estão ou estiveram em relacionamentos, pessoas que tem sentimentos. Ou seja, todo mundo.”
A. J. Jacobs, jornalista e autor de Drop Dead Healthy e The Puzzle

“Com coragem, Lori Gottlieb leva seus leitores em uma visita guiada ao nosso íntimo, mostrando-nos o processo terapêutico de ambos os lados do divã, tanto como terapeuta quanto como paciente. [Talvez você deva conversar com alguém] é o melhor livro que já li sobre as possibilidades de mudança de vida através da terapia.” Amy Dickinson, colunista do Washington Post e autora de Strangers Tend to Tell Me Things.

“[Talvez você deva conversar com alguém] um livro é tão perspicaz, empático e rico, e me ensinou muito sobre mim. Lori captou algo profundo sobre a luta, e o milagre, da conexão humana.” Sarah Hepola, jornalista e autora de Blackout. (Fonte: Amazon)

Apaes do RS recebem indicação de emenda de R$ 18,9 milhões

 Recurso indicado por emenda da bancada gaúcha no Congresso Nacional à Federação das Apaes, atende a reivindicação do presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Apaes no parlamento gaúcho, deputado Paparico Bacchi.

A bancada gaúcha no Congresso Nacional confirmou a indicação de uma emenda coletiva, dos 31 deputados federais e três senadores do Rio Grande do Sul, no valor R$ 18,9 milhões para a Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (FEAPAES-RS). Fundada em 1993, é a primeira vez na história que a instituição vai receber uma emenda de bancada. A indicação do recurso ao Orçamento Geral da União de 2023 foi confirmado pelo coordenador da bancada gaúcha, deputado federal Giovani Cherini, contemplando a reivindicação do presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Apaes no parlamento gaúcho, deputado Paparico Bacchi, e do presidente da FEAPAES-RS, Afonso Tochetto.


“É um momento muito importante na vida das pessoas com necessidades especiais e suas famílias, bem como, para todos os gestores e profissionais que integram as 206 Apaes em atividade no Rio Grande do Sul. Retornamos de Brasília com o sentimento de dever cumprido. Além de agradecer os deputados federais e senadores, parabenizo o dedicado trabalho do presidente da federação, Afonso Tochetto, que tem construído conosco o caminho para resolução das demandas da instituição”, salientou o deputado estadual Paparico Bacchi.


Autor do pedido de R$ 30 milhões do Orçamento Geral da União para a FEAPAES-RS, encaminhada à bancada gaúcha no dia 11 de outubro, Paparico Bacchi foi à Brasília acompanhado pelo presidente da federação, Afonso Tochetto, onde intensificaram o diálogo com os parlamentares federais. Durante três dias de reuniões no Congresso Nacional, os “embaixadores apaeanos” apresentaram as dificuldades que a instituição encontra para manter dos serviços assistenciais nas 206 Apaes em atividade no RS.

“Os deputados federais e senadores do RS entraram em consenso, acolheram nossa reivindicação e marcam na história a primeira indicação de uma emenda de bancada à Federação das Apaes. O expressivo recurso vai fazer a diferença na promoção da saúde e qualidade de vida às mais de 60 mil pessoas que necessitam diretamente do serviço prestado pelas Apae. Aproveito para destacar o excelente trabalho realizado pela diretoria da FEAPAES-RS, liderado pelo presidente Afonso Tochetto”, afirma Paparico Bacchi.


Os representantes da diretoria da federação, Cláudio Rogério Cruz (vice-presidente), Roberto Heemann (diretor financeiro), Silvia Oliveira (diretora social) e Domingos Costa (diretor de comunicação), também participaram das audiências em Brasília.

 

Reivindicação estadual
Além da reivindicação de R$ 30 milhões da emenda de bancada do Congresso Nacional, em agosto, o deputado Paparico Bacchi solicitou a indicação de R$ 25 milhões do orçamento do governo estadual à FEAPAES-RS, por meio de uma emenda de relatoria no Projeto de Lei 212/22 – que determina a estimativa de receita e despesa do RS no exercício econômico e financeiro de 2023. O projeto deve ser votado no Plenário 20 de setembro até o final de novembro.


De acordo com a reivindicação do deputado Paparico Bacchi, líder do Partido Liberal na Assembleia Legislativa, os R$ 25 milhões devem estar indicados como Instrumento de Programação à “Política Pública de Fortalecimento das Apaes”, por meio da Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social.


Apoio efetivo e R$ 1,5 milhão em emendas
Desde que assumiu a presidência da Frente Parlamentar em Defesa das Apaes na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em 2020, o deputado Paparico Bacchi direcionou R$ 1,5 milhão da sua quota de emendas para auxiliar no fortalecimento dos serviços prestados pelas Apaes no RS. Foram R$ 1 milhão em emendas, entre 2021 e 2022, mais a indicação de R$ 500 mil em 2023.


Matéria: Irineu Fontela (MTE 17.690)

 


segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Coluna do VeloPAPO

 Escultura de Ayrton Senna é inaugurada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo

Uma escultura de Ayrton Senna foi inaugurada na última quarta-feira, 9, no Autódromo de Interlagos, na Zona Sul de São Paulo. A pedido da mãe do piloto de Fórmula 1, a obra foi desenvolvida pela sobrinha dele, a artista Lallali Senna.

A cerimônia de inauguração da estátua "Nosso Senna" contou com a presença da escultora e de Viviane Senna, irmã do tricampeão mundial de F1 e presidente do instituto que leva o nome dele. Além de autoridades da capital paulista e do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

A estátua foi instalada dentro do autódromo, porém, segundo o prefeito, a ideia é quebrar o muro e transformar o ponto em um local de visitação para todos.

A data escolhida para a inauguração coincide com a realização do Grande Prêmio de Fórmula 1, que acontece neste final de semana no autódromo, onde Senna celebrou duas vitórias memoráveis na categoria, em 1991 e 1993.




PERSONALIDADES DO ANO 2022 - 54ª EDIÇÃO

 



Personalidades do Ano será na noite de 07 de dezembro no Boombalaka Festas

Em sua 54ª edição a Festa das Personalidades do Ano 2022, acontece na noite de 07 de dezembro (quarta-feira) às 20 horas, no espaço Boombalaka Festas. No total serão 54 agraciados com o Troféu Luiz Renato Barboza, escolhidos através de uma comissão avaliadora formada por jornalistas, escritores e educadores.

A Tribuna Centro-Sul manteve a parceria de sucesso com a Criarte Marketing & Eventos visando à organização deste que é o mais consagrado evento social da Região, e que conta com mais de meio século de existência.

O evento de caráter sociocultural contará com diversas atrações incluindo jantar Beth Festas aos homenageados, show com o músico Cássio Barbosa, mostra cultural “Mulheres pioneiras de Camaquã Terra Farroupilha”, culminando com a entrega dos troféus e certificados.

PERSONALIDADES DO ANO 2022

Acompanhe pela fanpage: https://www.facebook.com/personalidadesdoano/

PERSONALIDADES DO ANO 2022 

Homenagem Póstuma:

Carlos Souza - Supermercado São José

Destaque Nacional

Daniel Trzeciak (Daniel da TV) - Deputado Federal

Destaque Estadual 

José Otávio G. Moraes - Vice-presidente da Fecomércio RS 


Destaques Regionais

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Camaquã) - 50 anos

Cristina Buchaim - Delegada do CRECI-RS (Região da Costa Doce) 

Tabelionato da Comarca de Camaquã - 155 anos


Destaque Política Estadual

Marcus Vinícius Vieira de Almeida - Deputado Estadual 

José Sidney Nunes de Almeida (Zé Nunes) - Deputado Estadual


Destaque Legislativo 

Vereador Vinícios Araújo - Presidente


Destaque Jovem Vereador 

Vereador Vitor Azambuja


Destaque Feminino Política

Vereadora Marivone Ramos 


Destaque Gestão Pública

Secretária da Administração e Planejamento - Cristiane Cunha


Destaque Liderança Social

Marcelo Adriano da Silva  


DESTAQUES ESPECIAIS


Paola Longaray Fonseca 

Empresária do Ano


Daniel Lucas Sperb 

Gerente Sesc Unidade Operacional Camaquã


DESTAQUES FEMININOS


Advogada Previdenciária

Daniela Delfini Leite 


Assessoria Legislativa

Silvia Siara de Almeida Machado


Advogada Especialista em Direito da Família

Kira Chinepe Wolowski Cruz


Liderança religiosa 

Adriana Lacerda de Oliveira


Destaque Político-Social

Glaci Sperb de Oliveira  


Destaque Especial Feminino

Tereza Rosa Delfini


AGRO E EMPREENDEDORISMO 


Fortral Ltda 


Santa Lúcia Alimentos - Blue Ville


Sementes Rancho King


Veterinária Martinsul


COMÉRCIO, SERVIÇOS E TURISMO


Destaque Entidade de classe

Sindicato dos Servidores Públicos de Camaquã - SIMUCA


Destaque Entidade do Comércio

Sindilojas Costa Doce


Destaque Entidade Esportiva

SESC Camaquã


Assessoria de Comunicação Efetiva

Igor Garcia


Comunicação na Web

Programa Camaquã em Debate 


Equipamentos de Informática 

Olidata LTDA


Jovem Empreendedor Gastronômico 

Murilo Kütter


Lazer e Entretenimento

Sítio Galpãozinho 


Setor de Automóveis 

Hélio Martins

DESTAQUES EDUCAÇÃO


Diretora de Curso Superior - Eliane Mancilha 


Educação Rede Estadual

IEE Cônego Luiz Walter Hanquet - 60 anos 


Especial Magistério - Adriana Lacerda de Oliveira


DESTAQUES ARTE E CULTURA


Associação dos Artesãos de Camaquã - 25 anos


Guel Fernandes - Artesanato


Cássio Barbosa - Música 


Iara Schmegel - Escritora 10 anos de Literatura


Sueli Gonzales - Especial Arte da Fotografia


DESTAQUES SAÚDE


Unidade de Pronto Atendimento - UPA 5 anos


Cirurgião e Clínico Geral - Dr. Marconi Luiz Dreckmann


Duo Clínica Camaquã (Laserterapia) - Dr. Endrigo Ribeiro


Medicina da Mulher - Dra. Louise Barbosa


Odontologia Estética e Harmonização Facial - Dr. Jardel Garcia


Saúde Arambaré - Enfermeira Sabrina Ribeiro Farias


Saúde Cristal - Dr. Danilo Guedes Evangelista 


DESTAQUES PROJETOS


Coopertraf/Sintraf Sul - Feira da Agricultura Familiar


SENAC - Projeto Feira da Beleza e Atitude


Servi / Uniasselvi / Uniergs - Cursos Profissionalizantes


SESC - Projeto SESC Circo

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

COLUNA PORTUGUÊS E POESIA - UM LIVRO MOTIVADOR

 

Que atire a primeira pedra quem não precisa resolver problemas no trabalho. Ou melhor: que atire a primeira pedra quem não adora ter funcionários resolvedores de problemas na equipe.

No livro RESOLVA! (Editora Gente), Marcus Vinícius Freire resolve muitos desses problemas.

Pra começar, o prefácio foi escrito pelo ótimo Roberto Shinyashiki, onde, num texto super motivador e esclarecedor, conta como conheceu o Marcus Vinícius e faz nossos olhos brilharem com tamanha inteligência:

“As pessoas que aplaudimos são duras na queda e, principalmente, sabem que sucesso significa problemas, mais ainda: vencer os problemas!”

Tudo de bom, né?!

O livro fala, e mostra, como podemos amar resolver os problemas da sua empresa, equipe. Ensina estratégias de ação pré e pós problemas e a reconhecer sua equipe sabendo com quais você pode contar nas horas críticas e construir um time campeão!

Um episódio que ele cita como exemplo, praticamente em todos os capítulos, foi o acidente com nossa atleta Laís Souza: caiu tudo no colo dele de surpresa, tudo mesmo: toda a logística, imprensa, seguro de vida, hospital, transporte da família, alimentação, etc. E ele, com sua equipe cuidadosa, conseguiu controlar a situação e dar todo suporte necessário para a atleta. Incrível! Uma lição de como contornar os problemas, vencer e se preparar para o próximo!

“…tenha coragem e não pense que problema é algo negativo. Ele é somente um acontecimento no caminho das grandes vitórias.” (pág. 43)

Marcus Vinícius nos faz enxergar como é possível gostar de resolver problemas, ver que eles acontecem com frequência e, especialmente, como estar sempre preparados para agir antes, durante e depois da tempestade. (Fonte: Prima Conta Tudo)

Marcus Vinícius Simões Freire foi um jogador brasileiro de voleibol e, de 2009 a 2016, diretor executivo de esportes do Comitê Olímpico Brasileiro. Foi CEO do Fluminense Football Club de agosto de 2017 a maio de 2018. Como atleta, integrou a chamada Geração de prata do vôlei brasileiro, onde conquistou a medalha nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Formado em Economia pela Candido Mendes, com MBA em Seguros na PUC/RJ e MBA em Marketing pelo IBMEC/RIO. Cursou também a Singularity University no Vale do Silício no curso de Lideranças Exponenciais. (Fonte: Wikipédia)