terça-feira, 18 de julho de 2023

COLUNA PORTUGUÊS E POESIA- ROGER TAVARES

 

CINCO LIVROS SOBRE CAFÉ

 

1. Brasil: do café à indústria, de Roberto Catelli Jr.

Um livro que mostra a importância do café na indústria brasileira ao analisar o papel desse grão durante o processo de industrialização no país. Também explica como ele foi o motor da economia nacional até 1929. O autor narra acontecimentos históricos de uma forma bastante simples, passando pela transição do plantio de café escravo para o trabalho livre, de forma centrada no processo de produção paulista e como ele transformou o café em uma verdadeira indústria. O livro faz parte de uma coletânea de livros chamada Tudo é História, que conquista historiadores e coffee lovers ao redor do mapa do nosso país.

 

2. Dicionário gastronômico: café com suas receitas, de Giuliana Bastos.

Em seu dicionário, Giuliana Bastos apresenta toda a história do café por meio de lendas antigas e folclóricas, organizadas em verbetes que vão de A a Z. A escritora faz uso da literatura para tornar o grão uma arte, criando uma obra que demonstra como esse elixir conquista corações. Ainda traz várias técnicas de preparo e receitas em que o café é o protagonista, pensadas para os mais diferentes gostos e paladares. Você não vai se arrepender de ler essa obra, que mistura história com ilustrações e fotos incríveis, além de pratos deliciosos feitos com o grão.

 

3. Sou barista, de Concetta Marcelina e Cristina Couto.

Este livro conta sobre a origem do café e sua expansão para o mercado, o surgimento dessa profissão e as suas técnicas mais essenciais. Também traça um panorama sobre o mercado cafeeiro no Brasil, desde o plantio, passando pelo preparo até a comercialização do grão. O mais legal sobre a obra é que pode se tornar livro de cabeceira de quem curte o café e de quem trabalha com ele, com técnicas e ensinamentos incríveis.

 

4. Guia do barista: da origem do café ao espresso perfeito, de Edgard Bressani

O guia traz conteúdos sobre o caminho que o café percorre das fazendas até o barista. Além disso, aborda dicas e receitas de drinques à base de café para que você possa prepará-las adequadamente. O autor da obra foi o primeiro juiz brasileiro a receber o certificado de World Barista Championship, uma competição anual de baristas. Por isso, é um livro que precisa estar na estante de todo amante de café!

 

5. Café com design: a arte de beber café, de Miriam Gurgel e Eliana Relvas

Este livro é para quem ama café, arquitetura, design e arte, e novas tecnologias, pois une as visões da arquiteta Miriam Gurgel e da barista Eliana Relvas para falar dos locais onde o café costuma ser servido. A obra explora como, antigamente, esses lugares foram privilegiados e onde se reuniam intelectuais da sociedade, construindo uma ponte para a atualidade, onde reuniões são feitas em cafeterias e encontros marcados para que o café una corações. Além de um convite para conhecer mais sobre a história do grão e de onde ele é servido, Café com design é uma verdadeira viagem estética.

(Fonte: Moka Clube)

Nenhum comentário:

Postar um comentário