sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Pré candidatos de oposição à presidência da FGA apresentam propostas no VeloPAPO, atual presidente e candidato a reeleição optou por não fazer uso do espaço

A eleição para presidência da Federação Gaúcha de Automobilismo é indireta, apenas com clubes filiados podendo votar.
Trata-se de um colégio eleitoral com cerca de 37 votantes, conforme site da FGA. E só.
Parece pouco, e de fato é, mas a legislação assim estabelece no momento.
O VeloPAPO enquanto canal de entretenimento e jornalístico, optou por contribuir para que a discussão sobre o tema não ficasse restrita à salas de reuniões, clubes e/ou bastidores.
Com isso convidamos os pré- candidatos à presidência para que apresentassem suas propostas aos automobilistas gaúchos, em live realizada pelo perfil @velopapo - no Instagram, com formato e tempo equalizados.

Ouvimos os candidatos:

Arlindo Signor - atual vice-presidente(candidato de oposição), automobilista e promotor de eventos
Fifo Auto Som - automobilista e empresário
Jorge Fleck - automobilista, ex-piloto e empresário.
O atual presidente, candidato a reeleição; Carlos Alberto de Deus, optou por não fazer uso do espaço.
A eleição acontece no mês de janeiro e definirá a direção do esporte a motor no Rio Grande do Sul pelos próximos 4 anos.
Você pode conhecer as propostas dos candidatos pelo nosso perfil @velopapo, todas as lives estão salvas no nosso feed.

Bom pleito aos candidatos.
Sobre a Federação

Fundada em 26 de julho de 1961, a Federação Gaúcha de Automobilismo é a entidade máxima do Esporte Motor do Estado do Rio Grande do Sul, filiada à Confederação Brasileira de Automobilismo.
Responsável pela emissão de cédulas desportivas (carteiras de piloto) em todas suas classes e categorias, cabendo-lhe também a fiscalização das provas e dos campeonatos em nível estadual, nacional e internacional realizadas em nosso Estado.
A Federação é detentora dos campeonatos gaúchos e repassa aos seus clubes filiados (36 clubes filiados – é a federação de automobilismo do país com o maior número de clubes filiados) a tarefa de promoção, divulgação e realização dos eventos.

Modalidades:

Arrancada
Kart
Rally
Velocidade no Asfalto
Velocidade na Terra

Comissão de Orçamento da Câmara emite parecer desfavorável para projeto que retira tolerância do Estacionamento Rotativo de Camaquã

De acordo com o relator, vereador Vítor Azambuja, projeto retira direito da população e não possui viabilidade técnica para aprovação

A Comissão de Orçamento, Finanças e Controle Externo (COF) da Câmara Municipal de Camaquã emitiu parecer desfavorável à Mensagem Retificativa nº 1/2021 do Projeto de Lei nº 33/2021, que altera a lei que trata sobre o Estacionamento Rotativo de Camaquã. A proposta visa retirar os dez minutos de tolerância que os motoristas têm para adquirir o tíquete ou retirar o veículo da vaga. Se o projeto for aprovado, o usuário não terá mais a opção de retirar o veículo da vaga, sendo obrigado a adquirir o tíquete dentro dos dez minutos, e sendo multado caso não adquira. 

De acordo com o relator e vice-presidente da COF, Vítor Azambuja, diversos usuários do rotativo afirmam que nunca tiveram os dez minutos de tolerância garantidos, sendo cobrados assim que estacionam seus veículos nas vagas, mesmo que a lei municipal seja clara com relação a este direito. “A ideia deste projeto do Executivo é acabar com o período de tolerância. Se o usuário ficar 3, 6 ou 9 minutos com o carro estacionado e decidir sair da vaga, vai ter que pagar de qualquer forma”, explicou.

O parecer desfavorável emitido pelo relator foi acompanhado pelo presidente da comissão, Professor Claiton Silva (PDT). O secretário da COF, Vaterson Bônus (Republicanos) foi contrário ao parecer. “Recebo da comunidade, todos os dias, reclamações de que não estão sendo cumpridos os 10 minutos de tolerância. Ocorre que a lei municipal garante a tolerância, mas a licitação e o contrato assinado pela Prefeitura com a empresa não respeitam esse direito”, declarou Vítor Azambuja.

Durante a tramitação do projeto COF, foi realizada convocação de secretários para prestar esclarecimentos e audiência pública para ouvir a população, além de outras diligências. O parecer desfavorável será apreciado, podendo ser aprovado ou não pelo plenário. Se o parecer for aprovado, o projeto será arquivado. Caso o parecer seja rejeitado em plenário, o projeto irá para votação dos vereadores.

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Decrab Camaquã realiza ação conjunta com Inspetoria Veterinária e Brigada Militar em Gravataí

A polícia civil através da Decrab Camaquã realizou nos dias 18 e 24 de novembro uma ação conjunta com a Inspetoria Veterinário e a Brigada Militar de Gravataí, ocasião em que 3 propriedades rurais foram revisadas e todos os semoventes contados e vistoriados.
A ação ocorreu após ter aportado na Decrab Bagé denuncia de uma propriedade com grande número de semoventes, animais que não teriam procedência. Em razão da propriedade estar dentro da Macrorregião da Decrab Camaquã, está assumiu o serviço e de imediato organizou a ação conjunta no sentido de averiguar a veracidade da denuncia.
O proprietário da propriedade foi identificado admitindo que o gado lhe pertencia, mas que a lotação dos mesmos não estava regulamentada. Também admitiu que tinha mais 2 locais onde criava semoventes, mas que somente um estava cadastrado em seu nome.
Foram revisados 255 semoventes, não sendo localizado nenhum animal oriundo de Abigeato, porém como as movimentações não foram informadas a Inspetoria Veterinário tomou as medidas administrativas e o proprietário foi multado e a propriedade só será liberada quando a ficha for regularizada.
No total participaram 3 agentes da Decrab Camaquã, 5 Polícias Militares e 4 agentes da Inspetoria Veterinária, sendo toda ação coordenada pelo Delegado Peterson da Silva Benites


sábado, 20 de novembro de 2021

Após jornada na Copa HB20 e Turismo 1.4, Sena Jr. disputa a Turismo Nacional

Uma jornada cansativa, que teve bons resultados, mas também contratempos. Assim foi o fim de semana do piloto caxiense Luiz Sena Jr. (ADESCA - Associação Desportiva Caxiense), na Copa Shell HB20, realizada no Velocittà, no interior de SP, e na final da Turismo 1.4 Brasil, no Autódromo de Tarumã, em Viamão (RS).
Sábado, na Copa HB20, conseguiu um excelente 2º lugar no grid de largada após o treino classificatório. Na corrida 1, foi consistente e conseguiu manter a posição até a bandeirada. Na corrida 2, ficou "entupido" na largada e finalizou em 13º na classe PRO.
No domingo, já em Viamão para a disputa da final do Turismo 1.4 Brasil e RS, Seninha e Luiz Clemente Moroni (seu parceiro de pilotagem), foram 7º no treino classificatório, frente a 43 carros.
Na primeira corrida a dupla finalizou em 5º na cat. A, na segunda corrida finalizou em 8º, e na terceira Sena Jr. recebeu um toque na traseira que o jogou para o muro na saída da Curva do Laço logo na segunda volta, forçando o abandono.
"Foi um fim de semana de altos e baixos. Na HB20, fiz uma excelente primeira corrida. Na segunda, larguei mal devido ao um erro de marcha de um adversário à frente tive que tirar o pé logo na largada perdendo muitas posições, tentei me recuperar, mas devido ao peso do troféu bigorna, não tinha ritmo para ultrapassar os adversários. Em Tarumã vínhamos fazendo boas corridas, mas fomos acertados", disse Sena Jr.
No próximo fim de semana, Sena Jr. disputará a Turismo Nacional BR, etapa que será realizada no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, em conjunto com a Stock Car. O piloto fará dupla com o santacruzense Fernando Jr.
A ADESCA (Associação Desportiva Caxiense) conta com os patrocínios de MATVSUL, Xuk Bebidas, empresas parceiras da iniciativa.

Apoio:
Beta Excursões
Boxe Cabral
KartinSenna
Grupo Concórdia
Qualicar Veículos
Floricultura Alecrim
Vilton Garcia Tattoo Artist
Ballet Studio Deise Lemos
Padaria e TeleXis do Adriano
NatyVida Mais Leve
Master Eletrônicos
Casa dos Pneus
Carpes Mídia Digital
Trato Fino Barber e Pub Chaguinhas Kids
Master Sports
Studio Bee
Fut Camaquã

Texto: Niltão Amaral/LF Assessoria
Foto: Rodrigo Ruiz

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Fruki Guaraná e Gang lançam collab inédita no Rio Grande do Sul

Coleção com peças e acessórios limitados resgata memória afetiva dos 50 anos de Fruki Guaraná

Duas marcas importantes e estimadas pelo público gaúcho se unem para uma colaboração inédita no Rio Grande do Sul. A Fruki Guaraná e a Gang lançam uma coleção de roupas e acessórios que conecta a memória afetiva de Fruki Guaraná com a moda. A linha colecionável faz parte das celebrações de 50 anos da marca de refrigerantes da Bebidas Fruki, que também apresentou novidades como embalagem e conceito.
Inspirada em uma estética urbana, com apelo retrô e informações atuais de moda, a coleção comemorativa contará com produtos icônicos da Gang como camisetas, moletom, jaqueta jeans, mochila, meia, boné e bucket hat. As estampas foram inspiradas no primeiro logo de Fruki Guaraná, com o objetivo de homenagear a marca. Com peças limitadas, a novidade chega no dia 19 de novembro em lojas selecionadas da rede no Estado e no e-commerce Gang (gang.com.br).
"A Gang é uma empresa como a nossa, tem uma relação muito forte com o que é daqui. Por isso, nos juntamos em uma celebração de aniversário inusitada, trazendo um pouco do que cada uma tem de melhor para os nossos clientes", afirma Aline Eggers Bagatini, diretora-presidente da empresa. "Queremos celebrar a nostalgia de Fruki Guaraná de uma maneira contemporânea, criando novas memórias afetivas com as pessoas", completa Aline.
Para a Gang, que também comemora 45 anos neste ano, a collab se alinhou ao propósito da marca, de estar conectada com ações inovadoras, levando até as pessoas o melhor do lifestyle jovem atual. “Quando fomos convidados a fazer essa coleção colaborativa com a Fruki pensamos que seria algo de significado emocional e impactante aos clientes. Está em nosso DNA ser uma marca conectada, que acompanha as tendências do mercado da moda e é direcionada aos jovens de todas as idades. Nada mais apropriado do que unir forças a outra marca gaúcha, reconhecida pelos seus consumidores e antenada, como a Fruki. O resultado dessa parceria só pode ser sucesso. Esperamos que todos se apaixonem por essa mistura, assim como nós”, relata a CEO da Gang, Ana Luiza Ferrão Cardoso.

Onde encontrar as peças
E-commerce (gang.com.br)

Em Porto Alegre
BarraShopping Sul
Rua Otávio Rocha
Shopping Iguatemi

No Interior
Camaquã
Capão da Canoa
Caxias do Sul
Cruz Alta
Lajeado
Novo Hamburgo
Passo Fundo (No Passo Fundo Shopping)
Pelotas
Rio Grande
Santa Cruz do Sul
Santa Maria
Santa Rosa
Santo Ângelo
Tramandaí
Uruguaiana
Venâncio Aires

A BEBIDAS FRUKI

A Bebidas Fruki, de Lajeado (RS), foi fundada em 1924. A empresa conta com modernos equipamentos, tecnologia de ponta e equipe qualificada formada por cerca de 900 colaboradores. Suas sete linhas de produção automatizadas têm capacidade para fabricar até 420 milhões de litros de bebidas por ano. Fazem parte do portfólio da Bebidas Fruki os refrigerantes da marca Fruki, a cerveja BELLAVISTA, os sucos 100% COM/TEM, a água mineral Água da Pedra, a linha Sabores Intensos (Água Tônica e Citrus), o energético Elev e Frukito. Mais informações estão disponíveis pelo www.fruki.com.br.

A GANG

Fundada em 1976, a Gang possui cerca de 350 colaboradores e 48 lojas físicas, mais a loja online, com distribuição para todo o Brasil. Marca que pertence ao Grupo Lins Ferrão, a Gang possui produtos icônicos estampados em seu DNA, como o jeans, as peças básicas, com moletons e camisetas, acessórios, conectando todos de essência e lifestyle jovem nos tamanhos convencional e plus size, além de marcas parceiras como Nike, Adidas, Casio, Jansport e Oceane. Mais informações estão disponíveis no site www.gang.com.br



Executivo Municipal participa de desafio de MTB

No último final de semana, o prefeito municipal Ivo de Lima Ferreira e o vice-prefeito Abner Dillmann, como também o secretário do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo, Clayton Dworzecki e a secretária adjunta da Secretaria de Educação e Desporto, Jaqueline Santos, participaram do III Desafio Triplo X de MTB, ocorrido no interior do município de Camaquã.
Camaquã recebeu aproximadamente 600 ciclistas de diversos municípios do Estado, como também de estados vizinhos, os quais participaram de três trajetos diferentes, 40km, 70km e 100km, desafiando todos os seus limites.
Além de apoiar o evento o Governo Municipal participou do Desafio, sendo que nesta sexta-feira (19) visitou a loja Triplo X Bike Story, para receber das mãos de seus proprietários a medalha que referencia a tradicional sinaleira da Esquina Democrática, como também o certificado de participação no III Desafio.
“Estamos felizes em abrir as portas da nossa cidade para os visitantes e apaixonados por este esporte, na próxima edição estaremos novamente apoiando este evento que encontra-se entre os maiores e mais bem organizados do Estado,” declarou o prefeito Ivo aos organizadores.





Neste domingo inicia o projeto “Prefeitura mais perto de você”

No próximo domingo (21) a Prefeitura Municipal realizará a primeira edição do projeto “Prefeitura mais perto de você”, que será realizado nos Bairros Ouro Verde e Cônego Walter, onde o poder público municipal levará para mais perto da comunidade uma série de serviços aos moradores dos bairros e prestará orientações sobre os mais diversos temas.
A ação organizada pela Secretaria do Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo faz parte do início das atividades da Semana Global do Empreendedorismo e contará com orientações acerca da formalização dos trabalhadores informais, através da abertura do MEI, dentre outros serviços na área do desenvolvimento econômico.
Dentre as atividades programadas destaque para o setor cultural com a apresentação da Orquestra de Câmara Getúlio Vargas, às 15h e do Músico Willian Santos, às 16h. A ação envolve diversos serviços da Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e do Desenvolvimento Social, como o Cadastro Único do Bolsa Família, Rede de Atenção à Mulher (RAM), CRAS que estará realizando às inscrições gratuitas de diversos cursos ofertados pela prefeitura, os quais serão ministrados pela Fundasul.
Também, a Secretaria da Saúde estará com uma unidade móvel realizando diversos serviços, com destaque para a vacinação preventiva contra o Coronavírus (Covid-19) e contra a gripe (H1N1), assim como a realização de testes antígenos para constatação ou não da presença do vírus da Covid-19.
A prefeitura Municipal convida a população dos bairros para prestigiar o evento e tirar dúvidas porventura existentes e utilizar os serviços colocados à disposição para os moradores.

Moradores dos bairros Ouro Verde e Cônego Walter receberão vacinas

Neste domingo (21) moradores dos bairros Ouro Verde e Cônego Walter estarão recebendo o projeto “Prefeitura mais perto de você”

A Secretaria Municipal da Saúde, estará participando do projeto “Prefeitura mais perto de você”, o qual nesta primeira edição estará ocorrendo nos bairros Ouro Verde e Cônego Walter, prestando atendimento aos moradores juntamente com outras secretarias.
Na área da saúde, os moradores irão receber uma unidade móvel a qual realizará diversos serviços, com destaque para a vacinação preventiva contra o Coronavírus (Covid-19) e contra a gripe (H1N1), assim como a realização de testes antígenos para constatação ou não da presença do vírus da Covid-19.
Os atendimentos ocorrem das 14hs às 17hs, em frente ao CRAS Cônego Walter. A prefeitura Municipal convida a população dos bairros para prestigiar o evento e tirar dúvidas porventura existentes e utilizar os serviços colocados à disposição para os moradores.


quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Associação de Artesãos completa 24 anos com grandes realizações

Neste ano de 2021, a Associação de Artesãos de Camaquã, entidade referência no gênero em Camaquã e Região, chegou ao seu 24º aniversário, com uma atuação ininterrupta voltada à difusão do artesanato regional. A entidade, que também é conhecida como a Casa do Artesão, foi fundada em 11 de novembro de 1997. A sua sede própria - uma parceria entre a entidade e a Prefeitura - instalada no quiosque municipal localizado na Praça Zeca Netto, no momento está sendo plenamente restaurada.
A Associação, que integra o Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais, além de seu foco na divulgação do artesanato em geral, busca promover o desenvolvimento das pessoas. A Casa visa incentivar a geração de renda através da comercialização das peças produzidas, e ainda proporciona uma verdadeira terapia aos seus associados.
Os cursos e oficinas de artesanato em diversas técnicas são as atividades de maior relevância. Embora as restrições impostas pela pandemia, o momento atual da entidade é de grandes realizações. No final de 2020 a entidade foi contemplada com o valor de R$8.709,67 através da Lei Aldir Blanc, e neste ano teve o projeto “Mãos solidárias reciclando a pandemia” selecionado na Iniciativa Valor Local da CMPC Celulose, de Guaíba, no valor de R$10.000,00, que beneficiou seis artesãs, que produziram diferentes peças de artesanato, que serão entregues no dia 24 de novembro, a diversas entidades sociais da cidade.
Atenta aos protocolos sanitários muitas ações e oficinas vem sendo realizadas na entidade, entre elas os cursos de Corte e Costura, Lã de Ovelha, Patchwork e de Macramê, que aconteceu recentemente numa parceria com o SENAR e o Sindicato Rural. Em contrapartida as artesãs associadas também produziram cerca de 3 mil máscaras de tecido, que foram doadas para instituições sociais da cidade.
No momento duas emendas impositivas via Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e do Desenvolvimento Social estão sendo geridas pela associação. Uma no valor de R$10.000,00 através da vereadora Marivone Ramos para geração de renda através de oito cursos profissionalizantes na cidade e no interior, e outra no valor de R$5.000,00, do ex-vereador Marco Longaray, que possibilitou a aquisição de uma máquina de costura industrial e treinamento de quatro artesãs. “Mesmo com a pandemia a Casa não parou suas atividades, e estamos fechando 2021 com um balanço mais do que positivo graças a importantes parcerias”, ressaltou Guel Fernandes, presidente da Associação de Artesãos.



Festa das Personalidades do Ano acontece no dia 08 de dezembro, no Clube Camaquense

 Evento, que começou em 1967, chega a sua 53ª edição.

A comissão avaliadora formada por jornalistas, escritores e educadores esteve se reunindo desde o final do mês de setembro para definir os nomes dos homenageados da tradicional Festa das Personalidades do Ano. Pelo fato de não ter sido realizado no ano passado, em virtude da pandemia, o evento social mais longevo da região Sul, chega em sua 53ª edição com o formato 2020-21.
A Criarte Marketing & Eventos e o jornal Tribuna Centro-Sul, que está registrando 15 anos, mantiveram a parceria de sucesso, e nesta edição estão divulgando os nomes dos agraciados, que receberão na noite de 08 de dezembro (quarta-feira), às 20h30 horas, no Clube Camaquense, o Troféu Luiz Renato Barboza, idealizador da promoção, que teve início em 1967.
O tema desta edição é “De volta aos palcos Camaquã, com muitas novidades e atrações, incluindo jantar Beth Festas, show com o músico Lucas Campos, exposição dos artistas plásticos do Grupo Arte Raiz, decoração das artesãs Guel Fernandes e Margarete Campos, telão divulgando os agraciados e os patrocinadores, culminando com a entrega dos troféus e certificados aos homenageados.

Conheça os agraciados da 53ª edição 

Camaquense Honorário
Ivo de Lima Ferreira - Prefeito de Camaquã
Camaquense Honorária
Jussara Jaques
Homenagem Póstuma
Bento Mozarte da Silva
Destaque Nacional
Afubra 65 anos (em 2020)
AUD - 35 anos
Destaque Estadual 
CORSAN 55 anos
Servi / Uniasselvi 20 anos (em 2020)
Destaque Regional
AABB 60 anos
Política Regional
Prefeito Jardel Magalhães Cardoso - Arambaré
Prefeito Joel Santos Subda - Chuvisca
Prefeito Marcelo Luis Krolow - Cristal
Destaque Legislativo 
Vereador Luciano Pereira Dias - Presidente
Destaque Jovem Vereador
João Pedro Grill 
Destaque Revelação Política 
Vice-Prefeito Abner Dillmann
Gestão Pública
Secretaria de Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo - Clayton D. Soares
Secretaria Geral de Gabinete - Rafael Moura (Projeto Asfalto em Camaquã)
Agricultura e Produção
Afubra 30 anos (em 2020) 
Fortral Ltda 
Santa Lúcia Alimentos (Blue Ville) 
Sementes Rancho King
Destaques Empresariais
Kátia Szczepaniak - Empresária do Ano
Duo Clínica Camaquã
Cremolatto Sorvetes
SorriDentes Clínica Geral e Especialidades 
Ótica Ponto de Vista - 30 anos
Plus Engenharia 30 anos (em 2020)
Destaque Empreendedorismo 
ACI Camaquã 85 anos (em 2020)
SENAC Camaquã 
SESC Camaquã 
Sindilojas Costa Doce
Destaques Femininos
Eliane Geber - Paisagismo
Heliane Devantier - Diretora Municipal
Kira Chinepe Wolowski Cruz - Advogada
Lucimar S. Dias Martins - Conselheira Tutelar
Renata Kutter - Promotora de Eventos
Solange Clarinda Kreis de Souza - Terapeuta Holística
Tereza Rosa Delfini - Voluntariado
Victória de Souza Renner - Comunicação e Marketing
Viviane Tavares - Empreendedorismo em Moda 
Destaque Esportivo
Guarany Futebol Clube - 75 anos
Destaque Especial
Enio Cabeleireiro - 60 anos
Entidades Sociais
Associação dos Aposentados e Pensionistas de Camaquã - 20 anos
Liga Feminina de Combate ao Câncer - 35 anos 
Destaques Saúde
Laboratório Biodiagnóstico 
Liliane Aguiar - Enfermagem
Marcelo Bavaresco Mallmann - Médico
Maria de Fátima P. Pielechowski dos Santos - Coordenadora Posto de Saúde
Destaques Educação 
Colégio Estadual Sete de Setembro - 110 anos
EEEF Francisco Luiz - 60 anos
EMEF Chequer Buchaim (Unidade Agropecuária) - 25 anos
EMEF Sepé Tiarajú - 50 anos
Iara Schmegel - Diretora Educacional 
Arte e Cultura
Associação Amigos da Água Grande - 15 anos
Dra. Paola Lucena-Santos - Editora Fênix Sefarad 
Feira do Livro de Camaquã - 40 anos
Ieda Hernandes Sehnem - Artesã
Inez Ramos Crespo - Escritora (30 anos de trajetória em 2020)
José Luis Guimarães Braga (Caiaque) - Artista Plástico
Lucas Campos - Músico
Núcleo de Pesquisas Históricas de Camaquã - 20 anos
Porteira do Pago - Grupo Musical





Feira do Livro de Camaquã terá a Praça Donário Lopes como palco

Foto: Divulgação Criarte
A Feira Municipal do Livro de Camaquã, depois de uma interrupção no ano passado, em virtude da pandemia, retorna à Praça Donário Lopes. O maior evento literário da região, que chega a sua 40ª edição, transcorre de 25 a 28 de novembro, com diversas atrações artísticas e culturais, que serão realizadas através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o SESC - Sistema Fecomércio, com organização da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo. A Patrona da Feira é escritora e educadora camaquense Roberta Flores Cardoso.
Nesta edição a feira dará ênfase aos autores locais, que estão recebendo um espaço privilegiado dentro do evento, com palestras e contação de histórias, além de diversas sessões de autógrafos com novos lançamentos literários. Entre os escritores convidados estão o poeta e pesquisador Catullo Fernandes (Presidente da Associação Amigos da Água Grande), e as escritoras Inez Ramos Crespo (presidente da CAPOCAM), e a Dra. Paola Lucena-Santos, diretora da Editora Fênix Sefarad.
Durante o evento a Casa do Poeta Camaquense e a Criarte Marketing & Eventos estarão lançando a Antologia VI da CAPOCAM, com o sugestivo título “A poesia em tempos de pandemia”. A obra coletiva, que conta com a participação de 24 autores, será distribuída de forma gratuita na Feira, através de uma contrapartida da Lei Aldir Blanc.



40ª Feira Municipal do Livro de Camaquã

Praça Donário Lopes
De 25 a 28 de novembro
Patrona Profª. Roberta Flores Pedroso

- DIA 25/11 - QUINTA-FEIRA
Manhã:
Montagem dos estandes.
Tarde:
14h - Abertura para os livreiros
14h30 - Intervenção com o escritor João Neves.
16h - Intervenção com o escritor Roger Tavares.
19h - Solenidade de Abertura Oficial da Feira do Livro com a Cantora Evellyn Katzer.

- DIA 26/11 - SEXTA-FEIRA
Manhã:
8h30 - Intervenção com a escritora Inez Ramos Crespo.
10h - Teatro Infantil Circulando Por Aí.
Tarde:
14h - Intervenção com o escritor Catullo Fernandes (Distribuição da revista ilustrada “Lessinha e sesus amigos”.
15h30 - Teatro Infantil Circulando Por Aí.
18h - Happy Hour com o músico Hermes Rocha.
19h30 - Palestra Identidade Negra com Liliana Cardoso (Patrona dos Festejos Farroupilhas 2021) e Roberta Flores Pedroso (Patrona da Feira do Livro).

- DIA 27/11 - SÁBADO
Manhã:
Lançamentos Literários:
9h - Escritora Ana Irene Moraes Silveira - Crônicas “E cá estou”.
9h30 - Escritor Irajá Barreto Cibilis - Diversos Títulos
10h - Escritor Celso Garcia Konflanz - “Filosofia da Terra”.
10h30 - Teatro Infantil - Teatro de Caixa.
Tarde:
14h - Intervenção com a escritora Dra. Paola Lucena-Santos (Editora Fênix Sefarad)
15h - Teatro infantil - Teatro de Caixa.
18h - Happy Hour com o músico Fernando Sefrin.
19h30 - A poesia em tempos de pandemia (Antologia VI da CAPOCAM) / Gibi Associação Amigos da Água Grande 15 anos
20h30min - Cafezinho Poético-Musical (Armazém São Bento).

- DIA 28/11 - DOMINGO
Manhã:
10h - Palestra Pública com Vinícius Lima Louzada (Espiritismo).
11h30 - Lançamento da obra “A linguagem do coração - Educação dos sentimentos e cultura da paz”, com o escritor Vinícius Louzada.
Tarde:
16h - Apresentação da Orquestra de Câmara Getúlio Vargas.
17h - Happy Hour com o músico Lucas Campos.



Temas Delicados Tratados Com Carinho

Coluna Português e Poesia - Roger Tavares

Ana Cláudia Quintana Arantes é médica geriatra, nasceu em São Paulo e teve uma infância difícil. Por ser irmã mais velha e ter que dar exemplo e ajudar a criar as irmãs, sempre foi mais séria e reservada. A escolha pela medicina foi desde criança, por ver o grande sofrimento da avó com os problemas de saúde. Sempre teve uma grande inquietude com relação à morte e foi, este o caminho que escolheu: ajudar as pessoas a passar por um momento tão delicado e difícil. Mas nunca imaginou que seu trabalho alcançaria tamanha projeção, a ponto de seu livro servir de base para uma novela global de grande sucesso. (Fonte: O Estado de Minas)
Em A MORTE É UM DIA QUE VALE A PENA VIVER (Editora Sextante), Ana Claudia tem a coragem de lidar com um tema que é ainda um tabu. Em toda a sua vida profissional, a médica enfrentou dificuldades para ser compreendida, para convencer que o paciente merece atenção mesmo quando não há mais chances de cura. Após toda a luta, agora os Cuidados Paliativos têm status de política pública, recebendo do Estado a atenção que ela sempre sonhou.
HISTÓRIAS LINDA DE MORRER (Editora Sextante). Com momentos tocantes, tensos e também divertidos, o livro nos relembra a importância das relações humanas e do respeito ao outro. Como médica paliativa, Ana Claudia Quintana Arantes cuida de pacientes terminais há mais de vinte anos, em contato íntimo com os momentos de maior vulnerabilidade do ser humano.
Uma das principais vozes na tentativa de quebrar o tabu sobre a morte no Brasil, ela nos traz uma coleção de emocionantes histórias reais colhidas em sua prática diária, em que a proximidade do fim nos revela em toda a nossa profundidade.
PRA VIDA TODA VALER A PENA (Editora Sextante). Agora, a autora junta-se aos leitores como caminhante na trilha da vida e do envelhecimento, oferecendo dicas práticas, conselhos e belas histórias neste guia de bem-viver.
O que é preciso fazer para tornar nosso corpo habitável, nossa mente sã e nosso espírito elevado enquanto não chega essa hora? Como podemos envelhecer bem?
Algumas orientações já conhecemos: sabemos da importância da boa alimentação e da atividade física, mas Ana Claudia traz novas motivações para cuidarmos da saúde do corpo. Sabemos do valor de ter amigos, mas ganhamos novo impulso para fortalecer nossos laços. Sabemos que o cérebro precisará de estímulos extras, e ela nos mostra como fortalecê-lo para driblar as doenças que corroem a lucidez. Sabemos que haverá perdas, de amigos e familiares, mas também de independência e vitalidade. A médica nos ensina a lidar com os lutos cotidianos da velhice sem perder de vista que ainda estamos vivos e que a vida vale a pena ser vivida. De mãos dadas com ela, aprendemos a construir uma velhice que não nega as grandes transformações que o tempo traz, mas busca o bem-estar e a alegria até o último suspiro.



Cleber dorneles é empossado como novo delegado representante do CRCRS em camaquã

Coluna Contabilidade - Vinícius de Lacerda Pereira

Em cerimônia de deliberação no mês que se passou, o ilustríssimo colega de classe, Sr. Cleber Nilson Barcellos Dorneles, foi empossado como novo Delegado representante do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio Grande do Sul (CRCRS) com jurisdição em: Camaquã, Dom Feliciano, Cristal, Arambaré e Chuvisca.
O contador era delegado suplente, agora passou a ser o Delegado Representante do município.
O Sr. Célio Belmiro Affeldt, estava como delegado desde junho de 2018, quando renunciou ao cargo para poder concorrer como conselheiro na Chapa 1. Se ele for eleito, passará a representar nossa cidade perante o conselho.
As eleições para escolha de dois terços (2/3) dos conselheiros que compõem os Plenários dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e para preenchimento de vagas em mandato complementar, por vacância, no terço remanescente, irão ocorrer nos dias 23 e 24 de novembro de 2021. O voto é obrigatório a todos os profissionais registrados nos CRCs, mas só poderão participar da escolha de seus candidatos os profissionais que estiverem com seus dados cadastrais atualizados e em situação de regularidade quanto a débitos de qualquer natureza.
O CRCRS é responsável pelo registro da profissão contábil no Estado do RS e pelo desenvolvimento dos profissionais da contabilidade, com ética, excelência, confiabilidade e transparência.
Representa mais de 38 mil profissionais e 4 mil organizações contábeis que atuam no desenvolvimento sustentável do País, garantindo o cumprimento da legislação e do Código de Ética Profissional do Contador e atuando com transparência na proteção do interesse público.
Aproveitamos para parabenizar os colegas, Cleber e Célio por assumirem um conselho de classe tão importante para o desenvolvimento de nossa região. A Delegacia é a "Casa dos Contadores Camaquenses”, pela busca do aperfeiçoamento e valorização constante da classe.



A história não contada do BB de camaquã

Das Ordens de Pagamento ao PIX

“Da história das Cruzadas aos dias atuais, passou por todas as formas de remessa as ordens de pagamento. Imaginem a fabulosa história dos Templários chegar ao DOC, ao TED e ao PIX atual. E o fato local de um caixa executivo e um pedido desse serviço.
Ordens de pagamento. Designação para remessa de dinheiro de um local para outro. De uma cidade para outra. Até para o estrangeiro, o que é mais recente. Antigo serviço bancário. Quando ingressei no Banco o setor se chamava ORPAG.
Naquela época o cliente chegava ao balcão e solicitava o serviço. Cito o grande amigo Moacir Zanchet que antes de se estabelecer como comerciante em Camaquã era vendedor da empresa porto alegrense do ramo de ferragens, Eduardo Secco S/A. Fazia a zona sul do Estado, passando por aqui. Quando efetuava vendas com recebimento de valor ia ao Banco remetê-lo à sua empregadora, por ordem de pagamento.
Solicitado o serviço e preenchida a documentação o cliente recolhia o dinheiro no caixa e ao final do expediente a remessa, que ia através de documento era expedida no Malote diário para a Capital, que a redistribuía para o destino. Coisa dias; ou pelo local destinado, semanas.
Pois é, mas historicamente esse tipo de serviço, prestado por terceiros para atender do remetente ao destinatário antecede à criação de bancos. Remonta às CRUZADAS cristãs formadas para Libertação da Terra Santa. Da Europa para a Palestina. Durante os séculos X e XI da era Cristã.
Os Cavaleiros Templários passaram a defender os peregrinos que utilizavam os caminhos que levavam à Jerusalém, depois que a 1ª Cruzada retomou a cidade em 1.099 DC. E nesse tempo iniciaram um serviço para os que passavam a morar na Terra Santa e perto dela. Levavam dinheiro que os parentes que estavam na Europa enviavam para os familiares viajantes. Mas, na verdade, recebiam o valor e não o portavam. Pelos emissários levavam a notícia da remessa e os que estavam nesses caminhos pagavam aos destinatários, cobrando uma taxa. Foram as primeiras ordens de pagamento. Também, os Templários criaram o 1º banco. O “Temple Church” em Londres funcionava como tal. O prédio até hoje existe no mesmo local há mais de 800 anos.
As “ordens de pagamento” da minha época de Banco levavam algum tempo para chegar ao destino. A mais rápida seria para Porto Alegre. O malote saído no final do expediente era aberto na manha seguinte no destino. Daí seguia ao setor e ser processado. Dois dias era muito rápido.
Para longe levava mais tempo. Mas, o desenvolvimento do Banco na década de 60 e na seguinte, meta do então Presidente da Instituição, Nestor Jost, permitiu o serviço daqui para os confins do País. Ainda havia os agentes: outros bancos, em locais que o BB não tinha filial.
Essa meta no ano de 1968 lançou o “caixa executivo”. Método que o caixa atendia ao cliente e processava o serviço. Contrário dos tempos em que o atendimento era no balcão e depois passava ao caixa para cumprir. Naquele ano o saudoso Luiz Carlos Moreira, eu e o José Carlos Faleiro Lopes fizemos um curso da nova modalidade em Santa Maria.
Bem, tinha um cliente que todos os meses mandava dinheiro para uma madeireira no Paraná. Certa feita chegou ao novo “caixa executivo” e solicitou: “quero fazer uma ordem de pagamento”. O funcionário perguntou: “para onde”. A resposta: “Paáto Braaanco, Paranáaa”. O caixa “para quem?” “Madeireira de Néeegri”. “Remetente?” Silvaaano.
À vista de tanta vogal bem aberta e espichada, o caixa comentou com o cliente: “Há com esse sotaque o senhor deve ser hebraico”. Não respondeu o italianão. “Há, então é judaico?”. Se ler este artigo o colega, já aposentado, sem dúvidas vai se lembrar. Não conseguiu apurar um sotaque italiano que emanava do cliente. Confundir italiano com “hebraico”???
POIS É; depois do advir o DOC, o TED e agora o rápido PIX, rápidos, instantâneos como o último, perdeu a graça o serviço bancário...

Quem planta concientisação colhe saúde e segurança

 


Arambaré é reconhecida com título de “Capital das Figueiras”

O prefeito Jardel Cardoso e a vice-prefeita Ida Machado acompanharam a votação do projeto na Assembleia Legislativa.

Foto: Agência de Notícias do Estado
Arambaré será reconhecida oficialmente como a “Capital das Figueiras”. O Projeto de Lei 118/21, de autoria do deputado Paparico Bacchi (PL), que institui o título ao município foi aprovado nesta terça-feira (16). A matéria que segue para sansão do governador Eduardo Leite, também reconhece o relevante interesse histórico e cultural do Estado a “Figueira da Paz”.
O prefeito de Arambaré, Jardel Cardoso, e a vice-prefeita do município, Ida Machado, acompanharam na galeria do Plenário 20 setembro o apoio unânime dos 46 parlamentares presentes na sessão.
De acordo com a vice-prefeita, este é um divisor de águas para o município.
O líder da bancada do partido liberal na Assembleia Legislativa e autor do projeto de lei, deputado Paparico Bacchi, destacou a importância da proposta para ampliar a projeção do município no cenário turístico na região, no Estado e no País.
A Figueira da Paz - com idade entre 400 e 700 anos - está entre as milhares de árvores nativas preservadas em todo território do município de Arambaré.
A espécie do gênero Fícus é uma das maiores do reino vegetal e destaca-se por suas frondosas sombras, fornecer alimentos a aves e a outros animais dispersores de sementes, tendo reconhecida importância na preservação das vegetações tropicais e subtropicais.
A sua copa abrange um raio de 50 metros e a circunferência do tronco é de 12 metros. À noite, o local é iluminado e a árvore acolhe moradores e turistas nos bancos sob seus galhos.
O aspecto cultural da Figueira da Paz está gravado em uma placa de bronze junto ao atrativo turístico e resgata o histórico da “Índia Justa”.
A data é celebrada no dia 1º de janeiro. A cultura popular reza que toda pessoa que visitar a Figueira da Paz deve fazer um pedido que será atendida pela personagem da cultura popular.
Fonte: www.cliccamaqua.com.br



sábado, 13 de novembro de 2021

Acusado de estuprar a própria filha é encontrado morto em Camaquã

Por: Camila Mattos/Acústica FM

O corpo foi encaminhado para necropsia no IML

A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (12) um homem acusado de estuprar a própria filha, em Camaquã. Neste sábado (13), houve a confirmação de que o investigado foi encontrado morto dentro da cela para qual foi encaminhado após os trâmites legais.
De acordo com informações da Polícia, ao ser levado para a Delegacia, o homem passou mal. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi chamado e prestou atendimento. A princípio, ele teria sofrido uma alteração de pressão.

Foto: Valério Weege/Acústica FM



quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Intensificada as ações de monitoramento da Febre Amarela no município






O Centro Municipal de Vigilância em Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, realizou em conjunto com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, a captura de mosquitos nos locais onde ocorreram algumas das epizootias registradas no município em 2021.


O objetivo é tentar identificar a presença do vírus em mosquitos presentes nas regiões demarcadas onde foram encontrados os bugios doentes ou mortos.

Na segunda-feira (08), foram montadas armadilhas e posteriormente no Laboratório de Entomologia do Centro Municipal de Vigilância em Saúde a classificação das amostras. Os trabalhos contam com a equipe de biólogos do Centro Estadual de Saúde, juntamente das servidoras municipais Helena Alves e Greyce Mello, bióloga e médica veterinária respectivamente.

No decorrer do presente ano foram realizadas atividades de orientação e consciencialização sobre a Febre Amarela no interior do Município. Ao todo, foram 145 propriedades visitadas. Também, a Secretaria Municipal de Saúde realizou mutirão de vacinação, ofertando a população vacina contra a Febre Amarela.

Lembramos que as vacinas estão disponíveis à população, sendo nas quartas-feiras na Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde e nas quintas no Posto Telmo Marder (em frente ao HNSA).

A Vigilância salienta que a doença é transmitida por um mosquito, sendo o macaco o hospedeiro do vírus. Em caso de bugios doentes ou mortos, as informações devem ser repassadas para a Vigilância Ambiental pelo (51) 3671.8665.

Novo trecho começa a receber pavimentação asfáltica

Na manhã desta quarta-feira (10) a Secretaria Municipal da Infraestrutura, através de seus servidores, estão dando sequência na pavimentação asfáltica na rua Marechal Floriano, agora no trecho entre as ruas Manoel da Silva Pacheco e Antônio José Centeno.
A equipe está realizando a reperfilagem para o nivelamento da pista, para a colocação da camada de massa asfáltica definitiva.
As obras de asfalto na rua Marechal Floriano serão até a rua Capitão Adolfo Castro, agilizando o fluxo de veículos, por se tratar de uma importante rua que liga a área central com a BR 116.




sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Mais um trecho receberá asfalto

Novo trecho da rua Marechal Floriano, entre as ruas Júlio de Castilhos e Manoel da Silva Pacheco, começou a receber trabalhos de limpeza e corte do antigo asfalto, para a colocação de nova massa asfáltica.
Os servidores da Secretaria Municipal da Infraestrutura, responsável pelos trabalhos de pavimentação com asfalto, estarão refazendo parte da pista, ficando a outra parte para ser feita posteriormente, já que, neste trecho haverá a colocação de tubulação de drenagem para solucionar os transtornos ocorridos em dias de fortes chuvas na rua Olavo Moraes. Esta obra de drenagem seguirá da esquina da prefeitura municipal em direção a rua Marechal Floriano, sendo ligada em galeria que passa na rua Manoel da Silva Pacheco.
Após as obras de asfalto serem concluídas no trecho da rua Marechal Floriano, as equipes estarão dando sequência da esquina da rua Manoel da Silva Pacheco em direção a rua Capitão Adolfo Castro.


Seguem as obras da ciclovia

As obras de revitalização da Avenida José Loureiro da Silva, encontram-se em sua primeira fase, onde esta sendo efetuada a construção da ciclovia.
Os primeiros quinhentos metros de ciclovia tem o prazo de quatro meses para sua entrega, seguindo a redução dos canteiros centrais para a construção da pista de rolagem para os ciclistas.
Esta obra está dentro do projeto de revitalização da avenida, a qual ainda consta a instalação de iluminação com led, colocação de asfalto na extensão da BR 116 até o posto Triângulo e a implantação de duas rótulas que estarão beneficiando quem precisa acessar os bairros adjacentes.
 


Estradas do interior recebem patrolamento

A Secretaria Municipal de Transportes, responsável pelo interior do município de Camaquã, esta realizando diversos trabalhos na área rural.
Neste momento parte dos servidores da pasta, estão empenhados no patrolamento nas estradas da Terra Dura e da Divisa. Outros pontos do município estarão recebendo ações que visam melhorias no fluxo de veículos pelo interior de Camaquã.


Decrab Camaquã deflagra “Operação Tapera”

A Polícia Civil, através da Decrab Camaquã, deflagrou na manhã de hoje a “Operação Tapera” no combate ao crime de furto abigeato, em uma ação conjunta com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, ocasião em que esta sendo realizado Mandado de Busca e Apreensão em propriedade rural de cerca de 1400 hectares de reflorestamento na localidade de Chácara Velha, em virtude das denúncias de que os animais existentes neste local são produtos de abigeato.
Cerca de 12 cavaleiros entre agentes da Decrab, da Inspetoria Veterinária estão rebanhando os semoventes, enquanto 8 viaturas fazem o patrulhamento na área externa. A “Operação Tapera” é coordenada pelo Delegado Peterson da Silva Benitez, conta com apoio de agentes da 29ª e 18ª Regiões Policiais, num total de 19 policiais civis e 1 Delegado, além de 6 agentes da Inspetoria Veterinária.
Os animais apreendidos serão revisados e as marcas e sinais existentes serão divulgadas nas redes sociais para identificar a procedência. A Decrab Camaquã orienta ao possíveis proprietários, que tenham introduzido os animais na propriedade, que procurem a Decrab a partir do dia 8 para esclarecimentos.



quarta-feira, 3 de novembro de 2021

A HISTÓRIA NÃO CONTADA DO BB DE CAMAQUÃ (XIII)

Um Helicóptero na Praça Donário Lopes
Nelson Egon Geiger Advogado

“Um helicóptero descendo na esquina da Praça Donário Lopes, em frente à sinaleira, em pleno horário de trabalho e dia de semana. Fato presenciado por muitos camaqüenses. E funcionários em meio à jornada de trabalho, nos idos de abril ou maio de 1964”.
Ao longo do tempo em que laborei na Agência local do Banco do Brasil ocorreram muitos fatos históricos que marcaram aquele tempo. Décadas de 1960, 70 e 80. Em meados dessa última, com a eleição de Tancredo Neves para Presidente da República na eleição indireta criada pelo Regime Militar fui transferido para Brasília.
Então houve fatos marcantes da história. Pouco antes de eu ser empossado no Banco o então Presidente Jânio Quadros renunciou. Dificuldades na posse do Vice, João Goulart culminaram no Episódio da Legalidade, que atrasou minha posse. Concluída essa tivemos, em seguida, a fundação da AABB que no último dia 24 completou 60 anos.
Dois anos depois, no novo prédio, onde hoje está o Banrisul, dia 22 de novembro de 1963, o Presidente americano John Kennedy foi assassinado em Dallas, notícia que o alto falante do Café Tropical informou na hora, enquanto trabalhávamos à tarde.
Em 31 de março de 1964 ocorreu a Intervenção Militar, que durou até 15 de março de 1985, com a posse do Vice José Sarney. Em junho fui empossado no Gabinete de Recursos Humanos do Banco, em Brasília, tendo Odacir Klein como Diretor. Por tal deixei de ser da agência daqui.
Pois bem exato no início do Regime Militar o fato objeto deste artigo. Trabalhando pela manhã com intervalo ao meio dia para almoço saímos da agência e, no mesmo momento, um enorme barulho no ar: um helicóptero sobrevoava o centro da cidade, e começou a descer exato ali.
Em diagonal com a agência do Banco estava a esquina da praça. Hoje considerada “esquina democrática”; em diagonal com o Banco, na esquerda o Café Tropical e na frente o Café Nacional. No centro o semáforo que até hoje se encontra no mesmo lugar.
Então o aparelho gradativamente diminuiu a altura e foi levemente descendo até fixar seu trem de aterrissagem na ponta da praça.
Curiosos e sem se saber o motivo os funcionários que saiam para o almoço e depois troca de turno aproximaram-se. Não era uma nave muito grande; nem muito nova. Continha insígnias oficiais. Dela desceram alguns militares fardados. Dentro de alguns minutos chegaram policiais conduzindo um homem vestido de terno.
Em seguida pelos comentários se ficou sabendo tratar-se do Promotor Público de São Lourenço do Sul e que naquele dia, estava substituindo no Foro local. Este se situava na esquina da Rua Bento Gonçalves com o início da Pres. Vargas, onde mais recente era uma livraria.
Os militares que vieram buscar para prestar um depoimento o agente Ministerial. Possível inquérito policial militar de interesse do Regime de então. Nunca soube o nome do Promotor e nem qualquer referência a que tenha sido algo grave. Presumo que simples investigação.
Além de alguns funcionários, como Napoleão, Sérgio, João Máximo, Aldo, Pierre, Ubirajara, Romeu e outros que não lembro, pessoas que transitavam por ali naquela hora, que estavam nos dois cafés, outros passando de automóvel devem se lembrar do fato.
Não tenho lembrança de alguma outra ocasião um helicóptero parar naquele local. Sim no aeroporto, no Campo do Guarani, no CTG e outros espaços do Município. Ali, nenhuma outra vez. Somente naquela ocasião. Episódio ocorrido na longa história do Banco do Brasil em Camaquã. Hoje com o trânsito intenso, a movimentação maior e o emaranhado de fios de luz adicionados com “internet” TV a cabo, etc. o pouso seria impossível.

Campeonato de vôlei de areia movimenta o Ginásio de Esportes

O Ginásio Municipal de Esportes Wadislau Niemxeski recebeu duplas de vôlei de praia para a etapa masculina da modalidade. O Torneio Masculino de Vôlei de Areia reuniu oito duplas vindas de cidades da região da costa doce e metropolitana.
O evento foi organizado por Cátia Schmeguel Machado e Bruna Schmechel Machado com o apoio da Prefeitura de Camaquã, através da Secretaria da Educação e Desporto, e foram as responsáveis pela arbitragem das partidas. Estiveram presentes também o diretor de esportes, Everton Peglow, e o coordenador de esportes, André Farias.
Os grandes campeões foram os camaquenses e charás Leonardo e Leonardo, que receberam os troféus da equipe organizadora. A classificação final ficou assim:

1° lugar – Leonardo e Leonardo (Camaquã)
2° lugar – Leio e Luis (Porto Alegre)
3° lugar – Yan e Eduardo (Eldorado do Sul)





Prefeitura municipal adquire nova Escavadeira

Na tarde desta quarta-feira (10) a prefeitura municipal recebeu uma Escavadeira Hidráulica JS210SC Ecomax, a qual ficará lotada na Secretaria Municipal dos Transportes, beneficiando o interior do município.
Camaquã entrou na lista dos 1.121 municípios escolhidos pelo Governo Federal para aquisição de equipamentos, necessitando apenas ser oficializado pelo município qual seria a prioridade para a cidade, sendo assim, o Executivo Municipal solicitou uma máquina Escavadeira Hidráulica, a qual foi entregue no dia de hoje.
A máquina destinada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, irá realizar diversos serviços ligados à Secretaria de Transportes, para promover o desenvolvimento regional com modernização e melhorias nas ações para a população do interior.
Estiveram na entrega da Escavadeira Hidráulica, o prefeito municipal Ivo de Lima Ferreira, vice-prefeito Abner Dillmann e o secretário de Transportes Elemar Bartz (Mazinho), acompanhado do adjunto Sidnei Peglow.

Prisão por violência doméstica

A Polícia Civil, por intermédio de agentes da DPPA Camaquã, na manhã desta terça-feira (02/11/2021), deu cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido contra investigado por crime de violência doméstica.
Segundo relato da vítima, a qual está grávida de 06 meses, em 31/10/2021, seu ex-marido foi até a residência dela, sob o efeito de substância entorpecente, e a ameaçou de morte. Na sequência, ao perceber que a vítima estava fugindo do local, tentou atropelá-la, perseguindo-a com carro.
Intimado acerca das medidas protetivas de urgência de afastamento do lar e proibição de aproximação e contato, o investigado reiterou as ameaças, afirmando que mataria a vítima.
A prisão foi efetuada no município de Arambaré.
Após as formalidades de praxe, o indivíduo será encaminhado ao Sistema Prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil está sempre pronta para SERVIR e PROTEGER.


segunda-feira, 1 de novembro de 2021

COLUNA PORTUGUÊS E POESIA

 LITERATURA: INSTRUMENTO CAPAZ DE MUDAR O HOMEM

 A literatura não é um fenômeno recente. Antes mesmo das inscrições rupestres, ela já existia em sua forma oral. É fácil imaginar o Homo sapiens, ainda na era das cavernas, no fim do dia, ao redor do fogo, narrando suas façanhas de caçador. Certamente aquele que tivesse a melhor estratégia narrativa acabava por angariar vantagens competitivas naquela civilização incipiente. Poderia exercer algum posto de liderança e comando, reivindicar as melhores glebas de caça, reservar para si as mulheres mais saudáveis e gerar as proles mais bem-sucedidas. É razoável supor que, pela prevalência do mais apto, somos descendentes de uma linhagem de trogloditas contadores de histórias. As linhagens sem aptidões narrativas certamente pereceram ao longo do tempo.

Mas o registro literário desde a escrita rupestre, passando pela escrita cuneiforme, pelo papiro, pelo pergaminho, pelos incunábulos dos escribas dos mosteiros medievais, sempre permeou a vida da humanidade. Mas só o suporte de papel, em um chumaço impresso e encadernado, numa técnica desenvolvida por Gutenberg, no século 15, vulgarmente conhecido como livro, permitiu a disseminação massiva dos conteúdos literários.

A propósito, quem milita com Literatura neste mundo de coisas utilitárias de hoje em dia, às vezes se vê instigado a responder de pronto: para que serve mesmo a Literatura? A resposta parece óbvia, mas na hora de responder assim de chofre e de forma objetiva, acaba-se caindo em apuros.

Em primeiro lugar, para se dar uma resposta que convença minimamente, será preciso admitir que há, ainda hoje, certos fatores que entram na composição das forças do mundo que são, digamos, sutis. Como a força do Papa, que não tem nenhuma divisão de brigada, mas conseguiu interferir em muitas guerras e questões relevantes ao longo da História. Inclusive agora, recentemente, com o papa Francisco protagonizando sutilmente o reatamento diplomático entre os Estados Unidos e Cuba, que viviam um embargo por mais de cinco décadas. São forças não passíveis de avaliação imediatamente em números, peso, medida ou valor monetário. São coisas que não entram no cálculo do PIB, nem no superávit primário, mas são primordiais. Como o ar que respiramos, que ninguém calcula o seu preço, mas sem ele não existiríamos para dar preço às outras coisas. Com uma diferença significativa: o ar é natural; a Literatura é invenção humana, no desenrolar de sua cultura. Seja como for, valendo-me inclusive de um ensaio de Umberto Eco, aí vão alguns exemplos de utilidade da Literatura que consegui elencar:

Literatura mantém o exercício, o arejamento, o frescor da língua, que é o principal fator de criação de identidade, de noção de comunidade, do sentimento de pátria e pertencimento a uma placenta cultural que nos acolhe e nos dá sentido à vida tanto individual quanto coletivamente.

Literatura enseja o surgimento e a disseminação de valores estéticos, aguça a sensibilidade, introduzindo na vida das pessoas o verdadeiro sentido do belo, distinguindo-nos da fauna geral, onde gosto não se discute. (Edival Lourenço)