quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Arambaré é reconhecida com título de “Capital das Figueiras”

O prefeito Jardel Cardoso e a vice-prefeita Ida Machado acompanharam a votação do projeto na Assembleia Legislativa.

Foto: Agência de Notícias do Estado
Arambaré será reconhecida oficialmente como a “Capital das Figueiras”. O Projeto de Lei 118/21, de autoria do deputado Paparico Bacchi (PL), que institui o título ao município foi aprovado nesta terça-feira (16). A matéria que segue para sansão do governador Eduardo Leite, também reconhece o relevante interesse histórico e cultural do Estado a “Figueira da Paz”.
O prefeito de Arambaré, Jardel Cardoso, e a vice-prefeita do município, Ida Machado, acompanharam na galeria do Plenário 20 setembro o apoio unânime dos 46 parlamentares presentes na sessão.
De acordo com a vice-prefeita, este é um divisor de águas para o município.
O líder da bancada do partido liberal na Assembleia Legislativa e autor do projeto de lei, deputado Paparico Bacchi, destacou a importância da proposta para ampliar a projeção do município no cenário turístico na região, no Estado e no País.
A Figueira da Paz - com idade entre 400 e 700 anos - está entre as milhares de árvores nativas preservadas em todo território do município de Arambaré.
A espécie do gênero Fícus é uma das maiores do reino vegetal e destaca-se por suas frondosas sombras, fornecer alimentos a aves e a outros animais dispersores de sementes, tendo reconhecida importância na preservação das vegetações tropicais e subtropicais.
A sua copa abrange um raio de 50 metros e a circunferência do tronco é de 12 metros. À noite, o local é iluminado e a árvore acolhe moradores e turistas nos bancos sob seus galhos.
O aspecto cultural da Figueira da Paz está gravado em uma placa de bronze junto ao atrativo turístico e resgata o histórico da “Índia Justa”.
A data é celebrada no dia 1º de janeiro. A cultura popular reza que toda pessoa que visitar a Figueira da Paz deve fazer um pedido que será atendida pela personagem da cultura popular.
Fonte: www.cliccamaqua.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário