Solenidade reuniu centenas de professores no auditório do Humanize Centro Empresarial.
A Secretaria Municipal da Educação e Desporto realizou, na última quinta-feira (23), no auditório do Humanize Centro Empresarial, a sua tradicional aula inaugural de abertura do ano letivo de 2023. A solenidade reuniu centenas de professores e servidores da educação no auditório do Humanize Centro Empresarial.
O evento teve a presença do Prefeito Ivo de Lima Ferreira, da primeira-dama, Irene de Lima Ferreira, do Vice-Prefeito Abner Dillmann, do presidente da Câmara de Vereadores de Camaquã, Antônio Altair Puschenerat, de secretários municipais, vereadores e demais autoridades e entidades convidadas.
O auditório do Humanize ficou praticamente lotado pelos profissionais da área de educação do município, que se encantaram com as apresentações e a palestra ministrada pelo professor Robson Lima com o tema "Mestre: aquele que transforma o saber em espanto!”.
Durante a solenidade, o secretário da Educação e Desporto, Nelson Egon Geiger Filho, declarou em sua fala a sua gratidão em conviver com os professores da Rede Municipal de Ensino, pelo empenho e dedicação de cada profissional em levar a educação de qualidade a todos os alunos da rede. Na oportunidade, o secretário elogiou os integrantes da SMED pelo excelente trabalho desenvolvido em busca de qualidade no educar, preparando da melhor forma possível os futuros cidadãos do município.
Já o Prefeito Ivo e o Vice-Prefeito Abner destacaram a importância do trabalho de todos os professores e profissionais da educação na vida de cada aluno. Ambos ressaltaram que o Município se destaca por possuir profissionais que desenvolvem um trabalho de qualidade junto aos estudantes das escolas municipais.
A campanha de imunização com a vacina bivalente contra covid tem seguimento nesta segunda-feira (27), contemplando os idosos acima dos 70 anos com pelo menos 2 doses monovalentes e com mais de quatro meses desde a última dose. A vacina estará disponível nos postos Telmo Marder, Viegas, Washingto Brose e Carvalho Bastos. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8h30 às 12h, e das 13h às 16h30.
As doses serão disponibilizadas para pessoas com deficiência e imunossuprimidos a partir da próxima segunda-feira (6). A vacinação bivalente será liberada de forma escalonada, contemplando gradualmente a população acima de 12 anos. O cronograma irá sendo liberado conforme os públicos prioritários forem atendidos. Pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as doses de reforço de vacinas bivalentes e que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema de duas doses monovalente incompleto, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas Covid-19 monovalentes. De acordo com o Ministério da Saúde, a dose de reforço para pessoas que não estão no grupo prioritário será realizada com a vacina monovalente disponível no momento, conforme a recomendação vigente do Programa Nacional de Imunizações.
O
Ministério da Fazenda confirmou nesta segunda-feira (27) o retorno dos impostos
federais (PIS e Cofins) que incidem sobre a gasolina
e o etanol. O governo federal estima que, com o retorno da
tributação, a alta na arrecadação será de R$ 28,8 bilhões por ano.
A
modelagem ainda está sendo definida, portanto, os valores e os percentuais
ainda não foram anunciados. A Fazenda acrescentou somente que os combustíveis fósseis
serão mais onerados. Assim, os impostos que vão incidir sobre a gasolina serão
mais altos em relação ao etanol, que é um biocombustível.
A descoberta de trabalhadores em condição análoga à
escravidão na colheita de uva em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, reforça
ainda mais a necessidade que nós temos no Brasil de ter uma política nacional
de direitos humanos, algo que já havia sido anunciado pelo Ministério dos
Direitos Humanos e da Cidadania como um dos pontos centrais e um dos focos
principais dessa nova gestão - afirmou Almeida no vídeo, também publicado pelo
portal de notícias Metrópoles.
O ministro informou que, diante do episódio, solicitou a
convocação de uma reunião da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho
Escravo (Conatrae) para que sejam articuladas as ações para apuração nas
esferas criminal e trabalhista - e para que seja dado suporte às pessoas
resgatadas.
Almeida afirmou ainda no vídeo enviado ao portal que determinou
a instauração de procedimento administrativo para que sejam tomadas
providências para proteção dos trabalhadores e para interlocuções com os órgãos
envolvidos para implementar fiscalização e conhecer o estado da questão na
região.
De forma mais ampla, ele afirmou ainda ter determinado à
secretária Nacional de Proteção e Promoção aos Direitos Humanos, Dora Brandão,
que trace um diagnóstico em relação à política nacional de reeducação ao
trabalho escravo no Brasil.
Certamente, (o caso gaúcho) não se trata de um
caso isolado, sabendo como se dão as relações de trabalho no nosso país -
disse.
Almeida está em Genebra, na Suíça, onde participa da 52ª
sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).
Ele discursa nesta segunda-feira (27) no fórum internacional composto por
representantes de 47 países. O ministro viaja acompanhado da secretária
nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat.
A Associação Comercial e Industrial de Camaquã(ACIC) realizará evento especial em prol das empresárias camaquenses, no dia 06 de março de 2023 a partir das 18 horas na sede da entidade em Camaquã. O encontro trará muitos atrativos como feira, espaço para networking e troca de ideais, empreendedorismo feminino, palestras "Enjoy Mulher" e coquetel de confraternização.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site ACIC: https://www.acicamaqua.com.br/evento/,160/eu-mulher-acic.html
Sobre o Enjoy Mulher
Aquele "time" sério com sotaque divertido, criado para conectar mulheres às suas habilidades escondidas e ajudá-las a desfrutar da descontração sem culpa, facilitando assim uma jornada mais assertiva no processo empreendedor ou
corporativo. É um programa que cutuca e inquieta de forma divertida, baseado em ciência e conteúdo, induzindo mulheres a curtir a felicidade, proporcionando uma libertação em prol da descoberta dos seus dons secretos, permitindo assim a posse do seu sucesso em todas esferas (pessoal e profissional). O Enjoy Mulher, inquieta mulheres para que se apoder do seu seu empoderamento.
Sobre as palestrantes
Angélica Noguez
Palestrante, Mentora e Consultora Estratégica. Mestre Internacional em Direção Estratégica de Marketing e Vendas, MBA em Marketing e Vendas e HR Business Partner Internacional, Pós Graduada em Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas, Pós Graduanda em Psicologia Organizacional e ESG, Graduada em Marketing e Matemática , Especializada em Agile Expert, Inteligência Emocional e Leadership EUA, Linkedin, entre outras especializações no Brasil e exterior. Especialista em Produtividade, Comportamento, Atendimento & Liderança, Vendas Encantadoras e iniciação as redes sociais para Empreendedores e Gestores públicos. Treinadora de Líderes, Gestores e equipes de alta performance. Analista comportamental (com mais de 1500 análises comportamentais aplicadas) em Gestores, Líderes e Liderados.
Diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da 1Pure Brasil, Co-founder do Enjoy Mulher, Professora de MBA e Palestrante recomendada pela Federasul, CDL Porto Alegre, Sindividros RS e Sindiatacadistas, com experiência de 20 anos como Gerente Nacional de Vendas, atuando como Conselheira do CME Federasul, Coordenadora de Núcleo e Diretora da Associação Comercial de Porto Alegre, Diretora de Marketing e Conselheira do CME da Federasul. Sua experiência prática e acadêmica foram moldadas para transformar pessoas comuns em seres humanos incríveis.
Marlene Candido
Palestrante e Mentora. Economista e design de moda, com MBA em Varejo, MBA em liderança e Pós-graduada em docência do ensino superior. Vice-presidente de Mercado e Expansão do BCI Empresarial. Palestrante homologada da Federasul, e de outras Associações Comerciais do RS e RJ. Trabalha com foco nas pequenas e médias empresas, que são empregadores carentes de uma orientação acessível e de qualidade para gerir o seu negócio. Seus Workshops e Palestras são motivadores, inquietantes e com muito conteúdo, buscando trabalhar a gestão de pessoas e melhora de resultados. Suas Mentorias são focadas no desenvolvimento de equípes, líderes, formação de lideranças, aliadas como trabalho de business organizer. Os mais de 25 anos de vivência como franqueada de marcas como O Boticário e Mr Cat, proporcionou uma profunda experiência com o varejo e a habilidade de lidar com pessoas.
A experiência prática e a bagagem acadêmica a permitem falar com propriedade e maturidade sobre os desafios enfrentados.
Você pode colaborar com instituições de caridade da cidade trazendo alimentos ou roupas, esperamos todas vocês.
Maiores informações pelo WhatsApp: (51) 98430. 6875.
Nesta quinta-feira, 23/02, policiais civis da DP TAPES, com apoio do efetivo da Operação Verão- Costa Doce realizaram diligências para verificar a procedência de denúncia anônima, que dava conta de estabelecimento comercial onde funcionavam máquinas caça-níqueis. Os Agentes estiveram no local, e confirmaram a veracidade do que foi relatado pelos denunciantes.
Durante a ação, houve a apreensão de duas máquinas, além de mais de R$ 500,00 em espécie. Uma pessoa foi conduzida até a Delegacia de Polícia, sendo liberada após lavratura de Termo Circunstanciado.O dinheiro será perdido em favor do Poder Público, enquanto as máquinas serão destruídas.
O corpo
de Brian Grandi, de 20 anos, foi encontrado na manhã desta quinta-feira (23),
na Praia Azul, em Passo de Torres, em Santa Catarina.
Conforme
Gzh, o cadáver estava próximo ao encontro da água do rio Mampituba com o mar,
no limite com Torres, no Rio Grande do Sul. Populares que caminhavam e andavam de
bicicleta avistaram o corpo e acionaram os bombeiros. Brian
estava desaparecido desde que a ponte pênsil entre Torres, no litoral norte do
Rio Grande do Sul, virou e derrubou dezenas de pessoas na água, na madrugada da
última segunda-feira (20).
Agentes
do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul já estão
no local. A Polícia Militar de SC também está presente na área, além da Polícia
Científica e Polícia Civil de SC.
Na manhã de hoje dia 17 de fevereiro, a Policia Civil através da DECRAB Camaquã, realizou vistoria na localidade de Palmeira, divisa dos municípios de Camaquã e Chuvisca, em virtude de ocorrência registrada no dia 15 de fevereiro, relatando que havia gado solto na estrada. Estes animais acabaram por arrebentar uma cerca, passando por lavoura de soja, sendo que embora o dono da propriedade invadida não conseguiu prender os animais por serem muito difícil a aproximação.
A DECRAB Camaquã não identificou nenhum registro de furto nesta localidade, tendo os agentes desta Delegacia Especializada deslocado com o objetivo de buscar identificar os animais, constatando que era um lote de 6 semoventes, composto por três vacas, uma novilha e dois terneiros, animais extremamente ariscos e de difícil manuseio. Mesmo com apoio de dois campeiros à cavalo e o uso de um cão, parte dos animais acabou fugindo da propriedade em virtude de uma cerca danificada, saindo na estrada e posteriormente entrando numa lavoura de soja.
Uma vaca de cor preta foi rebanhada, sendo este animal revisado na mangueira, não sendo constatado nenhuma marca a fogo, nem sinais identificador nas orelhas, possuía apenas um brinco plástico com a numeração 074, mas não descrevia a propriedade de onde pertenciam. Foi possível constatar que o gado tem raça com base Red Angus, estão muito magros e apresentam carrapatos. Os dois terneiros tem em torno de 6 meses de idade.
Segundo relatos de moradores, este gado já circula na estrada há cerca de 30 dias, entram nas lavouras de soja causando danos, mas acabam retornando para estrada quando alguém tenta prende-los, porém nenhum morador efetuou registro. A DECRAB Camaquã solicita que o proprietário dos animais entre em contato com esta Delegacia Especializada, a fim de comprovar a procedência dos semoventes. Informações que contribuam para identificar a origem destes animais ou do proprietário podem ser realizadas através dos telefones 51-36711818, 51-986109844 e 51-986109839.
A mulher
de 69 anos, vítima de atropelamento, teve diversas fraturas e estava com os
pulmões perfurados. Conforme informações apuradas pela equipe de reportagem ela
necessitava de transfusão de sangue.
Ela foi
socorrida no local do acidente pelo Serviço de Atendimento Móvel de
Urgência (Samu) e após encaminhada ao HNSA, onde passou por uma
cirurgia.
ENTENDA
O CASO
Uma mulher
foi atropelada enquanto atravessa a rua, na faixa de pedestres, na Avenida
Cônego Luiz Walter Hanquet, em Camaquã. A vítima de atropelamento
tem 69 anos de idade e está internada em estado grave no Hospital Nossa
Senhora Aparecida (HNSA). O fato ocorreu na noite desta terça-feira (14), por
volta das 20h25min.
Populares acionaram a Brigada Militar (BM).
Quando a guarnição chegou no local encontraram a condutora do veículo, uma
camionete Jeep Renegade Sport, envolvida no acidente. A mulher já havia sido
atendida pelo Serviço .
Nesta terça-feira (14), o Delegado Fernando Sodré tomou
posse como novo Chefe de
Polícia do Estado do Rio Grande do Sul, em evento realizado no
auditório Cícero do Amaral Viana, no Palácio da Polícia. A cerimônia marcou
também a posse do Delegado Heraldo Chaves Guerreiro como novo Subchefe da
corporação.
Natural de São Paulo, Fernando Antônio Sodré de Oliveira é
Delegado da Polícia Civil gaúcha desde 1998. Ao longo de mais de duas décadas,
sua trajetória na instituição sempre esteve bastante ligada ao interior do
Estado. Sodré já atuou como Delegado Regional da 21ª Delegacia de Polícia
Regional do Interior em Santiago, de 2015 a 2016, e foi Diretor do Departamento
de Polícia do Interior (DPI), o maior departamento da instituição, de 2016 a
2019. O Delegado também chefiou delegacias e distritos policiais em Cerro
Largo, Porto Alegre, Caxias do Sul, São Luiz Gonzaga e Santo Antônio das
Missões. Desde 2019, ele atuava como Delegado Regional da 13ª Delegacia de
Polícia Regional do Interior, em Santo Ângelo, cargo que também ocupou de 2011
a 2015.
Em seu discurso, o novo Chefe de Polícia definiu a posse
como um “momento de extremo júbilo” que assinala o entrelaçamento de diversos
momentos de sua trajetória. Primeiro negro a assumir o comando da Polícia Civil
em 181 anos de instituição, Delegado Sodré também destacou que o feito é um
importante marco no enfrentamento ao racismo. “Isso demonstra a força da
diversidade, a visão do Estado e o cumprimento de suas autoridades públicas no
enfrentamento do racismo estrutural”, explicou.
Além dos agradecimentos, o Chefe de Polícia acentuou, em sua
fala, o compromisso que assume em realizar uma gestão cada vez mais integrada
com as demais forças de segurança do Estado nos níveis operacionais, de gestão
e de inteligência. Ele também ressaltou que seu comando será pautado, principalmente,
pela proteção dos grupos vulneráveis e pelo combate ao crime organizado, aos
crimes violentos, como homicídios e feminicídios, aos crimes patrimoniais, como
roubos e extorsões, e ao tráfico de drogas.
O governador Eduardo Leite comemorou a indicação do primeiro
homem negro para comandar a Polícia Civil gaúcha. “Isso deveria ser algo
natural e que já deveria ter acontecido há mais tempo, mas, enquanto for
exceção, nós teremos que destacar fortemente, porque governar é também buscar
liderar em uma direção correta do ponto de vista civilizatório”, disse. Leite
também destacou a importância da integração entre as forças de segurança que
vem ocorrendo nos últimos anos e que deve seguir pautando a Segurança Pública
nos próximos anos.
O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, exaltou o
trabalho de excelência realizado da Polícia Civil e salientou que a indicação
do Delegado Sodré para o comando da instituição vem para reforçar ainda mais o
trabalho realizado. Caron também lembrou a importante atuação do novo Chefe no
interior do Estado. “Nós temos um Chefe de Polícia que estava no interior, a
mais de 500 km da Capital, e foi guindado ao cargo pelo seu trabalho e pelo
exemplo que sempre deu ao longo de sua carreira”, falou o secretário.
O Delegado Fábio Motta Lopes, Chefe de Polícia desde abril
de 2022, em seu discurso de transmissão de cargo, agradeceu as parcerias
construídas ao longo de sua gestão, incluindo a com o Delegado Vladimir Peukert
Urach, que ocupou o cargo de Subchefe durante o seu comando.
Além do governador do Estado e do secretário de Segurança
Pública, também estiveram presentes a vice-presidente da Assembleia
Legislativa, Delegada Nadine Anflor; o ex-governador e ex-Chefe de Polícia,
Delegado Ranolfo Vieira Júnior; a presidente do Tribunal de Justiça,
Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira; o subprocurador-geral de Justiça
do Estado, Júlio Cesar de Melo; o Subdefensor Público-Geral do Estado,
Alexandre Brandão Rodrigues, o coordenador Estadual do Movimento Negro
Unificado/RS, comissário de polícia Luiz Felipe Teixeira, entre outros
representantes das forças de segurança, do Legislativo, do Executivo, do
Judiciário e da sociedade civil.
Delegado Fernando Sodré
Natural de São Paulo, Fernando Antônio Sodré de Oliveira tem
58 anos. É delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Sul desde 1998. Em 25
anos de atuação na Polícia gaúcha, chegou à 4ª classe, o mais alto nível da
carreira. Desde 2019, atuava como titular da 13ª Delegacia de Polícia Regional
do Interior, em Santo Ângelo, cargo que já havia ocupado entre 2011 a 2015.
Entre 2016 e 2019, dirigiu o Departamento de Polícia do
Interior (DPI), o maior departamento da instituição, responsável por coordenar
29ª Regiões Policiais do Interior, com 470 municípios na sua circunscrição
administrativa e operacional.
Delegado Sodré também foi titular da 21ª Delegacia de
Polícia Regional do Interior em Santiago, de julho de 2015 a outubro de 2016.
Entre 1998 e 2010, ele ainda teve passagens na chefia de delegacias de polícia
e distritos policiais nos municípios de Cerro Largo, Porto Alegre, Caxias do
Sul, São Luiz Gonzaga e Santo Antônio das Missões. Ainda exerceu a função de
coordenador de força-tarefa de combate a abigeatos.
É bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das
Agulhas Negras e em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Concluiu
mestrado em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais/RJ
e em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, cursa o
doutorado em Direitos Humanos na Universidade Regional do Noroeste do Estado do
RS (Unijuí). Ele ainda possui especialização em Supervisão Escolar pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro, em Direito Penal pela UCS e em
Segurança Pública pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Professor universitário desde 2005 e de cursos preparatórios
para concursos desde 2001, atualmente é professor da Universidade Regional
Integrada (URI), no Campus Cerro Largo, e da Escola da Magistratura Federal do
RS (Esmafe).
Delegado Heraldo Chaves Guerreiro
Natural de Mostardas, Heraldo Chaves Guerreiro é delegado da
Polícia Civil desde 1992, mas seu ingresso na instituição aconteceu 10 anos
antes, em 1982, como Investigador de Polícia.
Em 2000, foi titular da 3ª Delegacia de Polícia Regional
Metropolitana (DPRM) de São Leopoldo. Também atuou como titular das delegacias
de polícia de Xangri-lá, Atlântida do Sul, Capão da Canoa e Mostardas.
De 2011 a 2021 foi diretor da 23ª Delegacia de Polícia
Regional (DPRI) de Capão da Canoa. Em março de 2021 passou a comandar o
Departamento de Polícia do Interior (DPI). Em 2022, foi empossado como
secretário da Segurança Pública Adjunto na gestão do então secretário Vanius
Cesar Santarosa.
No dia 16 de fevereiro, agentes da Delegacia de Polícia de Camaquã, com apoio de policiais da Op. Verão, recuperaram um Trator da Marca John Deere, o qual era objeto de uma ocorrência de apropriação indébita do ano de 2007. A vítima deixou o trator em uma revenda nesta cidade, a qual vendeu o bem e não repassou o dinheiro ao cliente, tendo, ainda, encerrado suas atividades. A ação foi coordenada pelo Delegado Luciano Meira.
No dia 16 de fevereiro, agentes da Delegacia de Polícia de Camaquã, com apoio de policiais da Op. Verão, recuperaram uma bicicleta que havia sido furtada no dia 14/02/2023, no centro da cidade. Após análise das imagens, o suspeito foi identificado, localizado, interrogado e admitido o furto, indicando ainda onde havia vendido a bicicleta. Em diligências no local da venda, foi identificado o receptador e recuperada a bicicleta, que foi também restituída à vítima. A ação foi coordenada pelo Delegado Luciano Meira.
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) participa da 33° Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que acontece de 14 à 16 de fevereiro de 2023, na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado – Capão do Leão/RS. apresentando 4 vitrines tecnológicas. O evento, que se mantém nos formatos on-line e presencial, apresentará novidades e ainda mais inovações buscando desenvolver e integrar o setor agrícola da Região Sul do Estado.
Na vitrine de melhoramento genético do Arroz o destaque é para o lançamento da nova cultivar IRGA 426 CL. Também foram apresentadas 3 linhagens que estão próximas de serem lançadas. O processo de desenvolvimento da Irga 426 CL ocorreu entre as safras 2009/2010 e 2020/2021. A cultivar foi desenvolvida pelo método de retrocruzamentos, sendo a Irga 426 CL o genitor recorrente e a cultivar Puitá Inta-CL o genitor doador da resistência a herbicidas do grupo químico das imidazolinonas. Foram realizadas seis gerações de retrocruzamentos, sendo o cruzamento inicial (Irga 426/Putiá Inta-CL) realizado na safra 2009/2010, na Estação Experimental do instituto.
Já na vitrine de Manejo do Arroz foram apresentadas novas recomendações de adubação e também a antecipação da irrigação. Nessa vitrine foi utilizada a Cultivar IRGA 424 RI que é líder de mercado.
Na vitrine de soja o Irga apresentou uma parcela para quem está iniciando na cultura, realizando a demonstração dos benefícios da escarificação e uma soja para alta resposta a adubação semeada sobre sulco que possibilitou a irrigação da cultura. A última vitrine do Instituto apresenta a cultura do milho semeada sobre sulco e irrigada, visando a obtenção de 10 e 15 toneladas de produtividade.
Para o coordenador da Regional Sul do Irga, engenheiro agrônomo Igor Kohls o momento é importante: "A abertura da colheita é uma grande oportunidade para demostrar aos produtores de todo o Estado todas as práticas de manejo recomendadas pela Instituição para as culturas de arroz, soja e milho além dos novos materiais de arroz da genética IRGA que hoje é líder de mercado." salientou.
"Alinhado com o tema da Abertura da Colheita do Arroz, as vitrines dos Irga trouxeram informações de arroz, milho e soja em terras baixas." afirmou Flávia Tomita, diretora técnica do Irga.
Associação de
Pais e Amigos dos Excepcionais de Camaquã/RS
Fundada em 1º de Maio
de 1972
CNPJ
87476826/0001-00
EDITAL DE
CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PARA ALTERAÇÃO DO ESTATUTO DA
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE CAMAQUÃ / RS
A Associação de Pais e Amigos dos
Excepcionais de Camaquã/RS, neste ato representada por seu Presidente, Sr. João
Francisco de Souza Aguiar, no uso das atribuição que lhe são conferidas pelo
artigo 35, II, do Estatuto, para fins do artigo 25, I, CONVOCA todos os
associados, através do presente Edital, para ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA,
que será realizada no dia 28 de fevereiro de 2023, ás 8h15 em primeira
convocação e as 8h45 em segunda convocação, a ser realizada na sede da instituição
situada na rua Francisco Luiz Pereira da Silva, 373, Bairro Carvalho Bastos, com
aseguinte ordem do dia:
1.Homologar
as alterações estatutárias deliberadas pelo Conselho de Administração da
Federação Nacional das APAES em 14 de dezembro de 2022.
A Assembleia
Geral será constituída pelos associados especiais e contribuintes que a ela
comparecem, quites com suas obrigações sociais e financeiras. (art.23)
Terão o
direito de votar os associados especiais que comprovem a matricula e a
frequência regular há pelo menos 1 (um) ano nos programas de atendimento da
APAE, e associados contribuintes, exigindo-se destes a adesão ao quadro de
associados da Apae há, no mínimo, 1 (um) ano, e que estejam em dia com suas
obrigações sociais e financeiras. (art. 23, §1°)
No caso de procuração, esta deverá ter firma
reconhecida em cartório, sendo que o outorgante e o outorgado deverão ser
associados da Apae. (art. 23, §2°)
Não se admitirá mais de uma procuração por associado
especial ou contribuinte. (art. 23,§3°)
A Assembleia Geral instalar-se-á, em primeira
convocação, com a presença da maioria dos associados, e, em segunda convocação,
com qualquer número, meia hora depois, devendo ambas constarem dos editais de
convocação, e nos termos do art. 25, I, para a finalidade de homologar as
alterações do estatuto, será exigindo o voto concorde da maioria simples dos
associados da Apae na Assembleia Geral Extraordinária especialmente convocada
para esse fim. (art. 27, § único).
O Instituto Rio Grande do Arroz apresentou na manhã desta terça-feira (14) os dados da semeadura da safra 2022/2023. A divulgação ocorreu durante coletiva com jornalistas realizada no Auditório da Embrapa durante a 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, com a presença do presidente da autarquia, Rodrigo Machado e a diretora técnica, Flávia Tomita, participaram da coletiva ainda, o presidente da FEDERARROZ; Alexandre Velho e o 1º Diretor Administrativo da FARSUL; Francisco Lineu Schardong, chefe da comissão do arroz.
A área total semeada com arroz no Estado foi de 839.972 hectares, com uma redução de 12% em relação à safra passada (957.185 ha). Entre as cultivares, a IRGA 424 RI segue liderando, com 54,2% do total (455 mil ha). Outro cultivar do instituto, a IRGA 431 CL, com 9,2% (77 mil ha). Ao todo, o Irga responde por 64,47% das cultivares semeadas no RS (541.590 ha).
"Conforme apresentado na EXPOINTER do ano passado a tendência de queda na área de arroz se confirmou e a cultura da soja em terras baixas expandiu sua área novamente. Fato importante a ser relatado é que esse ano foi a primeira vez que o IRGA realizou levantamento da área semeada de milho em terras baixas, sendo uma agradável surpresa o espaço ocupado pela cultura neste ambiente arrozeiro." acrescenta Flávia Tomita.
O presidente da autarquia destaca o grande trabalho dos extensionistas do IRGA que vão a campo, se relacionando diretamente com os produtores. O trabalho do IRGA é feito a muitas mãos, em equipe, com muita responsabilidade, primando sempre, por honrar a história de 82 anos do Instituto, trazendo precisão absoluta nos dados, que traduzem verdadeiramente a realidade da nossa lavoura.
"Em nome dos nossos coordenadores regionais, Cleiton Ramão; Cleo Soares; Gelson Facioni; Igor Kohls; Pedro Hamann e Vagner dos Santos agradeço pela colaboração de nossos servidores de todos os escritórios, que trabalham muito e em harmonia com a diretória executiva." agradeceu Rodrigo.
Nesta segunda-feira (13) o Núcleo Jovem da ACIC se reuniu na sede da entidade em Camaquã para projetar as ações e estratégias de ações para 2023.
A presidente da ACIC; Paola Longaray Fonseca, falou sobre a importância do encontro.
“O Núcleo Jovem é a renovação de ideias e conexões da ACIC, foi importante proporcionar um momento de análise estratégica e focar no futuro do grupo com planejamento e eficácia.” salientou Paola.
Para a coordenadora do Núcleo Jovem da ACIC; Pamela Schaidhauer, a perspectiva é de uma grande ano.
“O encontro foi de muitas ideias e projetos para 2023. Saímos com a certeza que será um grande ano para o Núcleo.” afirmou Pamela.
O consultor Gilmar Barboza, que desenvolve um trabalho de mentoria com a Associação Comercial e Industrial de Camaquã desde o ano passado, esteve presente no encontro. Barboza é administrador de empresas, especialista em Gestão Estratégica do Turismo e em Desenvolvimento de Políticas Públicas de Interesse Empresarial. Atua há mais de 15 anos como consultor do Sebrae, CACB, CNI e BID em desenvolvimento associativo, territorial e setorial. É autor de metodologias e publicações entre as quais cita-se “FGeração de Valor e Riqueza como Estratégia para o Desenvolvimento Local." Especialista em gamificação e criação de jogos de estratégia de natureza customizável, aplicáveis a diferentes perfis de organizações.
O motorista, vítima de
acidente fatal na manhã desta segunda-feira (13), na ERS-350, foi identificado.
Vilmar Oliveira Borges, de 72 anos, natural de Canguçu, morava em Cristal, onde
trabalhava como funcionário público.
O acidente ocorreu em torno de 07h30min, na zona rural de
Chuvisca, onde houve uma colisão frontal entre dois veículos, um Fiat – Pálio
azul e um Chevrolet Ônix branco.
Duas pessoas tiveram ferimentos leves e Vilmar ficou preso às ferragens, sendo
atendido pelo Corpo de Bombeiros.Após a remoção ele recebeu atendimento do Serviço de
Atendimento Móvel de Urgência e foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora
Aparecida (HNSA), mas não resistiu.
Adolescente
de Santos, no
litoral de São Paulo, realizou o sonho ser aprovado em quatro universidades públicas de
medicina. Com apenas 17 anos, Jorge Mathias Santos se dedicou no terceiro e
último ano do ensino médio a uma rotina exaustiva de estudos para ingressar no
curso. Ele revelou que chegou a passar até 16 h por dia estudando.
O jovem,
que estudou a vida inteira em colégios públicos, conseguiu passar na Faculdade
de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), Faculdade de Medicina e
Enfermagem de Marília (Famema), Universidade Estadual Paulista (Unesp), e na
Universidade de São Paulo (USP), onde escolheu que vai cursar.
Jorge
conta que até o 9º ano do Ensino Fundamental queria cursar engenharia no
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mas depois viu que não era muito a
“sua praia”. “Na minha cabeça, eu precisava de uma profissão que me extasiasse.
Também gostava de biologia, então acho que uni o útil ao agradável e escolhi
medicina."
Apesar de
sempre ser estudioso, ele revela que começou a levar com mais afinco os estudos
em 2022, quando passou de duas horas por dia estudando após as aulas. “Tinha
que me esforçar um pouco mais. Tinha dias que eu tirava o dia inteiro para
descansar, nada cronometrado, era quando eu sentia que estava esgotado, que não
estava rendendo mais”, diz.
A
dedicação e foco do menino foram confirmados pela mãe, Ana Paula Aparecida
Mathias, que vivenciou de perto essa fase do adolescente. “Ele já vem se
dedicando, não é de agora. Ele seguiu o caminho da irmã, viu que o caminho dela
é meio certo: focar e determinar no que quer realmente. Jorge estudou muito. Eu
lembro que ele acordava às vezes de madrugada para estudar. Em uma festinha,
ele largava tudo e ia estudar. Sempre muito focado”, revelou.
Acreditar no sonho e focar
Os pais
de Jorge deram para ele a escolha de continuar jogando basquete e se dedicando
ao esporte que tanto ama, ou então, direcionar toda a atenção para os estudos.
“Em nenhum momento a gente falou: ‘você vai ter que estudar’. Ele tinha apenas
16 anos. Falei: ‘o momento é seu, a vida é sua, seja consciente e responsável
nessa decisão’. É fantástico ver o quanto a família é importante nessa hora”,
contou Ana Paula.
O
preconceito que a sociedade têm com o ensino público fez com que, por um
instante, Jorge pensasse que não seria possível ingressar em medicina em uma universidade
pública, mas com uma boa base familiar, e estudos fora da escola, o ajudaram a
ter mais confiança.
“É claro
que quando eu via amigos meus, de escolas particulares, com materiais tão bons,
às vezes dava uma desincentiva, porque eu via que eu não tinha o mesmo acesso
que eles”, explicou.
Apesar
das dificuldades, o estudante acreditava que poderia chegar longe, e foi em
busca de condições melhores. No meio de 2022, participou de uma prova e
conseguiu uma bolsa de estudos no Prevest Poliedro, em um curso preparatório
para medicina. (Fonte: Terra)
Na data de hoje (13/02) a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia da Barra do Ribeiro, efetuou a prisão, por mandado de prisão preventiva, de um homem, de 25 anos, acusado pelo crime de feminicídio tentado, o qual vitimou, sua genitora, uma senhora de 58 anos. A prisão foi efetuada no bairro Centro da cidade de Sertão Santana. Após os trâmites legais, o preso será encaminhado ao Presídio Estadual de Camaquã.
Mais de 100 pontos de iluminação receberam manutenção em ambas as localidades.
O Programa Interior +Forte concluiu o mutirão da iluminação nas localidades da Pacheca e da Ilha Santo Antônio, no 6º Distrito. Ao todo, as equipes do Setor de Iluminação da Prefeitura de Camaquã realizaram a manutenção em 105 pontos em ambas as localidades.
Os trabalhos iniciaram a pouco mais de três semanas nas localidades e foram concluídos na última quinta-feira (09/02). Na Pacheca, as equipes fizeram a troca de 77 pontos de iluminação que estavam com algum problema. Já na localidade da Ilha Santo Antônio, a manutenção ocorreu em 28 pontos. Dentre alguns importantes locais que receberam manutenção além das vilas, estão a Estrada da Capororoca e a Esquina da Pacheca.
Ainda no mês de janeiro, o Setor de Iluminação já havia realizado o mutirão em diversas localidades da região da várzea. Nesta etapa, foram 291 pontos que receberão manutenção, sendo 173 pontos do Banhado do Colégio – Núcleo 2; 43 pontos na Vila do Faia – Núcleo 3; 12 pontos na Estrada Gorrinhos – Núcleo 1; 31 pontos na Estrada do Banhado do Meio; 3 pontos no Banhado – Núcleo 4; 21 pontos na Estrada da Granja Emília e 8 pontos na Estrada do Capão do Café.
PROGRAMA INTERIOR +FORTE
O Programa Interior +Forte leva diversos serviços e obras às comunidades do interior do município que vão desde obras de drenagem até prestação de serviços na área da saúde e assistência social.
Ao todo são oito secretarias que realizam ou prestam algum serviço aos moradores da comunidade atendida em cada etapa. A implementação desta força integrada por diversas secretarias visa melhorar as condições de vida e de acesso à bens e serviços públicos, bem como ampliar as oportunidades de inclusão social e econômica da população que vive no interior de Camaquã.
Programa destinará frutas, verduras e legumes às famílias em vulnerabilidade social.
Na última quinta-feira (09/02), uma reunião do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) confirmou o retorno da iniciativa e definiu que 100 famílias assistidas pelos Cras do município serão beneficiadas com a destinação de alimentos in natura.
O encontro envolveu a Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social (SEMTDS), através do secretário Diego Garcia e das representantes do Cras, a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SMAA), através do secretário Gildo Silva, e os representantes da Coopertraf, Rozenilda dos Santos, Marivone Ramos e Emerson Rocha.
Com a definição de quantas famílias em vulnerabilidade social serão atendidas, o Programa destinará frutas, verduras e legumes a elas periodicamente. Estas famílias são assistidas pelos Cras Bom Sucesso, Cônego Walter e Getúlio Vargas, que estiveram representados na reunião por Elíbia Goulart, Vanessa Morais e Marines Rodrigues.
O Programa de Aquisição de Alimentos, além de fazer uma grande ação no âmbito social atendendo as famílias em vulnerabilidade social do nosso município, também contribui com os nossos produtores locais para o desenvolvimento da agricultura familiar. O secretário Diego Garcia ressaltou que “é graças ao que é produzido nas propriedades dos nossos agricultores familiares, que além de gerar renda, vai garantir alimento saudável na mesa das 100 famílias que serão beneficiadas neste programa e são assistidas pela SEMTDS e pelos Cras”.
Na data de hoje (13/02) a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia da Barra do Ribeiro, efetuou a prisão por mandado de sentença condenatória de um homem, de 27 anos, foragido pelos crimes de tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma de fogo. A prisão foi efetuada no bairro Centro em Barra do Ribeiro. Após os trâmites legais, o preso será encaminhado ao Presídio Estadual de Camaquã.
Na tarde desta quarta-feira, 08, no município de Camaquã, a Polícia Rodoviária Federal prendeu três homens e apreendeu uma pistola 9 mm com numeração raspada. Eles foram interceptados após tentarem fugir.
Os policiais realizavam operação de enfrentamento à criminalidade na BR 116, quando deram ordem de parada ao motorista de um HB20. Ele desobedeceu e fugiu em alta velocidade para dentro da cidade de Camaquã.
Após alguns quilômetros, os policiais alcançaram e interceptaram o veículo, onde viajavam três homens. Durante as buscas, os PRFs encontraram uma pistola semiautomática calibre 9 mm, 18 munições intactas, binóculos e toucas ninja.
O trio, de 54, 32 e 21 anos, naturais, respectivamente, de Roque Gonzales, Uruguaiana e Porto Alegre, todos com extensa ficha criminal por furto e roubo de cargas.
Eles foram presos e conduzidos à polícia judiciária em Camaquã. O carro e o material foram apreendidos e ficarão à disposição da Justiça.
Na data de hoje (08/02) a Delegacia de Polícia Regional de Camaquã recebeu a entrega, através de doação do Município de Camaquã, por meio de Emenda Impositiva do vereador Vinícios da Rocha de Araújo com o auxílio do Conselho Comunitário Pró Segurança Pública de Camaquã (CONSEPRO), de 10 (dez) unidades de câmeras WEB CAM USB FULL HD com microfones, as quais serão utilizadas em reuniões de videoconferências, coleta de depoimentos, entre outras necessidades. Também foram doados dois HD externos.
Dessa forma, tais equipamentos contribuirão na execução do serviço policial.
Na manhã de hoje, dia 8 de fevereiro, a Polícia Civil através da DECRAB de Camaquã, deflagrou a terceira fase da “Operação Ínsula” que visa combater os crimes de abigeato nas localidades de Pacheca, Ilha Santo Antônio, Quebra Mastro e Areal.
Foi realizado um Mandado de Busca e Apreensão em uma propriedade rural na localidade de Quebra Mastro, ocasião em que restou apreendido um revólver marca Rossi, calibre .22, além de munições do mesmo calibre. O referido armamento, embora possuísse numeração aparente, não possuía o registro obrigatório. O dono da propriedade não estava no local, sendo intimado a comparecer na DECRAB para prestar esclarecimentos.
A “Operação Ínsula” teve início em março de 2022 após aportar na DECRAB várias ocorrências de furto abigeato nas localidades mencionadas, as quais são próximas, demonstrando o envolvimento de um mesmo grupo no cometimento dos crimes.
O Inquérito Policial será concluído e remetido a justiça nos próximos dias. Toda e qualquer denúncia pode ser realizada para a DECRAB Camaquã através dos telefones 51-3671-1818, 51-98610-9844 (whats) e 51-986109839 (whats).
A “Operação Ínsula” foi coordenada pelo Delegado Péterson da Silva Benitez, participando 6 agentes em 2 viaturas.
Um lugar ideal para aproveitar as férias e a temporada de
verão junto da natureza
Com as altas temperaturas deste verão uma ótima opção de lazer
para curtir a temporada de férias é aproveitar o dia junto da natureza. O
Verdes Campos Lazer & Eventos está inaugurando sua área de piscinas e
esportes. O espaço oferece duas piscinas: uma de 8m x 4m, e outra 6m x 3m, ambas
com profundidade de 1,40cm. O local conta com amplos vestiários masculino e feminino,
e em breve terá também uma quadra mista de vôlei e futebol cinco.
Para passar o dia o valor é de R$20,00, independente se o
visitante vai ficar somente pela manhã ou à tarde, e crianças até 7 anos somente
R$10,00. O usuário pode levar cesta de piquenique ou lanches, e também sãodisponibilizadas
churrasqueiras em local com sombra. Grupos acima de dez pessoas recebem 10% de
desconto. O consumo de bebidas é no quiosque do centro de eventos a preços de
lanchonete.
A área de piscinas funcionará de quintas a domingos, exceto nos
dias em que houver eventos ou festas privadas (aniversários e casamentos), das
14 às 19 horas em dias de semana, e no horário das 10h às 19h - sábados,
domingos e feriados. A abertura ao público será neste sábado, 11, e acapacidade
máxima diária é de 50 pessoas. Basta preencher o cadastro na hora, apresentar
documento de identidade e o atestado médico dermatológico.
Importante ressaltar que tanto a área das piscinas quanto o
quiosque com cozinha e churrasqueira podem ser locados para festas em qualquer
dia da semana. Reservas pelo Cel/Whats (51) 99811.5067 ou (51) 99118.8446.
No início do mês de dezembro de 2022, aportou na DECRAB Camaquã um registro de ocorrência relatando o crime de furto abigeato, fato ocorrido na cidade de Tapes, onde um lote de 5 terneiros e terneiras, com faixa de idade entre 0 e 12 meses, estavam sendo apontados como objeto de furto, fato que envolvia dois produtores rurais da cidade de Tapes.
Durante as investigações realizadas por esta Delegacia Especializada, foi adquirido um conjunto probatório bastante robusto, permitindo a identificação da origem destes semoventes, bem como de seu proprietário. Nestas diligências a DECRAB Camaquã concluiu que os 5 animais objetos da investigação não eram furtados.
Com a exigência de uma das partes para a realização de um exame genético a fim de obter uma prova científica, a DECRAB Camaquã solicitou a um médico veterinário a realização de coleta de material dos terneiros e terneiras para comparação com as vacas, sendo encaminhado a um Laboratório no Estado de São Paulo.
O resultado do exame demonstrou que os terneiros e terneiros são filhos das vacas apontadas como mães, não havendo dúvidas quanto a origem destes semoventes e consequentemente a quem pertenciam de fato. O resultado do exame de DNA veio a ratificar as diligências e o conjunto probatório produzido pela DECRAB Camaquã.
O Inquérito Policial referente a “Operação DNA” foi concluso e remetido a justiça de Tapes, ficando comprovado que os semoventes não eram objeto de furto.
Na última sexta-feira, 03/01, a casa lotérica de Sentinela do Sul foi alvo de roubo a mão armada, ocasião em que os assaltantes levaram dinheiro em espécie do estabelecimento, além de objetos de clientes.
Visando elucidar o delito, a DP TAPES solicita que a comunidade ajude, fornecendo nomes, apelidos, e endereço dos suspeitos.
Informações podem ser passadas através do WhatsApp (51) 98404-3211.
Os condutores devem trafegar com atenção nas proximidades do portão Boa Viagem.
Na manhã desta segunda-feira (6/02), foram retomadas as ações para as obras de asfalto no Município após um período de recesso das equipes de servidores e manutenção preventiva nos equipamentos e usina. O trânsito na Rua Cap. Adolfo Castro, nas proximidades do portão Boa Viagem, foi alterado com o início da preparação para a continuação das obras de asfalto.
As equipes começaram a limpeza da via, remoção de paralelepípedos centrais e nivelamento do trecho para a colocação do asfalto. Os trabalhos devem seguir pelos próximos dois dias quando deverá iniciar a colocação do asfalto.
O trânsito foi bloqueado para quem vem no sentido centro/bairro, sendo necessário acessar a Av. Olavo Moraes para realizar o desvio. Já para quem vem no sentido bairro/centro só há uma pista liberada para quem segue em direção a Igreja Imaculada Conceição.
Estas obras fazem parte do segundo trecho de pavimentação que liga a entrada da cidade até o Hospital Nossa Senhora Aparecida.
Os condutores devem trafegar com atenção pelo local que está devidamente sinalizado e com máquinas e pessoas trabalhando na via.
No dia 19/01, uma senhora de 76 anos teve o seu aparelho celular furtado enquanto fazia exames num laboratório da cidade. Após diligências investigativas, os policiais diligenciaram e recuperaram o aparelho subtraído na posse de um indivíduo, morador do Bairro Arroio Teixeira.
O suspeito foi interrogado, tendo alegado que havia ganhado o celular da esposa, funcionária do laboratório onde houve o furto.
Diante dessas informações, a suspeita também foi interrogada, oportunidade em que confessou ter praticado o furto do aparelho, que havia sido esquecido na recepção do local onde trabalha.
A mulher será indiciada por furto, com pena entre 1 a 4 anos de reclusão. O aparelho foi restituído à vítima.