quinta-feira, 30 de abril de 2020

Beto Grill e Renato Nogueira os dois primeiros pré-candidatos de Camaquã

Os pré-candidatos Beto Grill e Renato Nogueira - Foto: Divulgação
Em virtude do avanço do coronavírus - Covid 19, dentro de todas as normas legais de saúde em vigor, os quatro partidos (PSB, PDT, PT e PC do B) que compõem o “Coletivo Novos Rumos para Camaquã” reuniram separadamente suas respectivas executivas. 
As atividades realizadas na noite de quinta-feira, 23, tiveram como objetivo lançar os pré-candidatos à Prefeitura de Camaquã nas eleições 2020. Para prefeito o ex-vice-governador e atual suplente de deputado estadual Beto Grill (PSB), e a vice o bancário Renato Nogueira, que foi candidato a prefeito pelo PDT na última eleição municipal. A confirmação da parceria deverá ser aprovada durante as convenções partidárias, que ocorrem entre os dias 20 de julho e 05 de agosto.
O encontro também definiu que a futura coligação está aberta ao diálogo com outros partidos que comunguem destas mesmas ideias de mudança para ampliar a base de sustentação da proposta, e que tem como ponto central dar um novo rumo para o município colocando Camaquã no devido papel de protagonismo de cidade polo da Região Costa Doce.
Os presidentes do PSB, Gildo Silva; do PDT, vereador Claiton Silva; do PT, professor Leandro Barbosa Neutzling; e do PC do B, o sindicalista Marcio Oliveira foram unânimes em defender que esta aliança não tem caráter exclusivamente político partidário mas busca acima de tudo criar e executar um projeto de futuro para Camaquã, com um planejamento para longo prazo.
Já os pré-candidatos Beto Grill e Renato Nogueira assumiram o compromisso de lutar por ações que envolvam o tripé saúde, educação e infraestrutura conjugadas com investimentos em turismo, cultura, meio-ambiente, segurança pública, habitação e atendimento social culminando em projetos de atração para novas empresas, com geração de emprego e renda.


Prefeitura Municipal divulga lista de estabelecimentos que podem abrir neste feriado

Mesmo com permissão através do decreto, supermercados só podem abrir se entrarem em acordo com o Sindicato; saiba quais os locais e horários permitidos
Nesta quinta-feira (30), a Prefeitura Municipal de Camaquã, divulgou um comunicado referente aos estabelecimentos que poderão abrir neste feriado, na sexta-feira, dia 1º de maio. De acordo com o Poder Executivo, os supermercados, mercados, minimercados, açougues estão liberados para abrirem neste feriado.
Porém, mesmo com a permissão através do decreto, supermercados só podem abrir se entrarem em acordo com o Sindicato Municipal dos Empregados no Comércio de Camaquã. Sendo assim, só poderão abrir os supermercados que conseguirem o acordo com o Sindicato.
A Medida Provisória de número 905/2020, que autorizava a abertura, perdeu a sua validade na segunda-feira, dia 20 de abril. Desta forma, volta a vigorar o acordo anterior à pandemia do Coronavírus, que estabelece multa de dez salários mínimos por funcionário que trabalhar no feriado enquanto não houver acordo coletivo.
A medida em questão regrava a abertura dos estabelecimentos e estava sobrepondo as decisões estaduais e municipais. Após o fim de sua vigência, volta a pesar o acordo sindical do município.
A nota emite um alerta, de que a presente autorização municipal não suprime outras exigências de Lei Federal para viabilizar o funcionamento do estabelecimento, não se sobrepondo as exigências trabalhistas vigentes. 

Confira os locais e horários: - Supermercados, mercados, minimercados, açougues, peixarias, das 8h às 12h30min.
- Padarias, mercearias, restaurantes, lancheiras e bares, das 8h às 20h, após, apenas na modalidade delivery ou take away.
- Lojas de conveniências de postos de combustíveis das 7h às 19h.
- Demais comércios autorizados em feriados (horário conforme alvará).
Alerte-se que a presente autorização municipal não suprime outras exigências de Lei Federal para viabilizar o funcionamento do estabelecimento, não se sobrepondo as exigências trabalhistas vigentes.

Acordo vigente No dia 6 de janeiro de 2020, o Sindicato dos Empregados no Comércio em Camaquã anunciou o reajuste salarial para os seus representados no município. A decisão veio após acordo firmado junto ao Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado do Rio Grande do Sul (Sindigêneros/RS).
No ato, o Sindigêneros foi representado pela procuradora Lúcia Ladislava Witczak e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Camaquã, pela presidente Sandra Maura Sampaio Ribeiro. Dentre os principais pontos definidos pelo acordo, se destaca o dissídio coletivo, que estabeleceu os novos pisos que devem ser pagos aos empregados do comércio em Camaquã e Cristal .



Nota de Alerta

A Polícia Civil de Camaquã alerta sobre os golpes via telefone de “FALSOS SEQUESTROS”, onde os criminosos, normalmente detentos do sistema prisional, efetuam ligação telefônica para as vítimas e simulam que estão com algum familiar sequestrado, fazendo uma verdadeira lavagem cerebral na pessoa e, inclusive, colocam vozes, gritos e pedidos de socorro ao fundo da ligação para convencer a vítima, a qual acaba entrando em pânico e passa a acreditar que o sequestro existe e passa a realizar depósitos diversos nos bancos e nas lotéricas para contas “laranjas” dos criminosos. Durante o golpe, os criminosos pedem para as vítimas não fazerem contato com nenhuma pessoa e nem desligar o fone, pois assim a vítima fica em contato permanente, evitando contato com o suposto familiar sequestrado e, com muita lábia, conseguem controlar todas as ações da vítima. Alertamos que 100 % das últimas ocorrências sobre “sequestro” foram GOLPES e, quando fato semelhante ocorrer, a primeira coisa a fazer é MANTER A CALMA, NÃO FORNECER NENHUM DADO e se DIRIGIR/CONTATAR COM SUPOSTO FAMILIAR SEQUESTRADO, PEDIR SOCORRO A UM AMIGO, COLEGA OU FAMILIAR PRÓXIMO ou, ainda, ENTRAR EM CONTATO COM A POLÍCIA CIVIL, a fim de que a situação seja melhor avaliada. No último período, a Polícia Civil vem atendendo muitas ocorrências de golpes do tipo: “FALSO SEQUESTRO”; “GOLPE DO NUDES” “BILHETE PREMIADO” E “FALSO DEPOSITO”.


Acidente entre duas motos deixa três pessoas feridas no bairro Viégas

Colisão ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (29), no cruzamento das ruas Diretor Pestana e Cruz Alta; informação é de que um dos condutores fugia da Polícia

No final da tarde desta quarta-feira (29), um acidente de trânsito deixou três pessoas feridas no cruzamento das ruas Diretor Pestana e Cruz Alta, no bairro Viégas, em Camaquã. Segundo relato de internautas do Clic Camaquã, a colisão ocorreu após uma das motocicletas cortar a frente de outra motocicleta, que tinha a preferencial no cruzamento.
No local, uma ambulância da Secretaria da Saúde e outro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestaram os primeiros socorros e conduziram os envolvidos ao Pronto Socorro do Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA).
Além das equipes de resgate, uma equipe dos Bombeiros e duas viaturas da Brigada Militar também prestaram auxílio no atendimento da ocorrência. Com auxílio dos agentes de trânsito, o fluxo de veículos foi interrompido em ambas as vias.
A área foi isolada para que os moradores se mantessem longe e permitissem o trabalho das equipes. Internautas ainda relataram que uma das mulher envolvidas teve fratura nos membros inferiores e relatava muita dor ao ser atendida.
De acordo com o portal Blog do Juares, o condutor de uma das motocicletas estaria fugindo da polícia quando cortou a preferencial da outra moto que vinha pela rua Cruz Alta.


Famílias de alunos das escolas municipais recebem kits com verduras e legumes

Produtos são oriundos da agricultura familiar e iriam para as escolas
Os pais e responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica do município receberam kits com verduras e legumes nessa terça-feira (28). A iniciativa ocorre numa parceria entre Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Especial da Mulher, Trabalho e Desenvolvimento Social (SEMTDS) e o Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
Com o intuito de ofertar a alimentação escolar aos estudantes que estão afastados das aulas em função do coronavírus, a SME recolheu das escolas os alimentos em estoque com validade até junho de 2020. Os produtos foram encaminhados à SEMTDS que distribuiu às famílias cadastradas nos CRAS municipais que possuem filhos matriculados nas escolas municipais.
Os gêneros alimentícios foram recebidos no Departamento de Suprimento Escolar no último dia 27 e a divisão em kits e distribuição ocorreu no dia 28. As verduras e legumes foram adquiridos através de chamamento público de produtores da agricultura familiar de nosso município, para que os mesmos não percam suas vendas já programadas para a Alimentação Escolar nesse período do ano vigente, bem como, ajude a alimentar esses alunos durante o período de calamidade pública das famílias informadas pelos CRAS, cadastradas em programas assistenciais por estarem em vulnerabilidade social.
A ação vai ao encontro do recomendado pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), no período de calamidade pública. A Lei Federal Nº 13.987, de 7 de abril de 2020 e a Resolução do FNDE Nº 02, de 9 de abril de 2020 altera a Lei Nº 11.947, de 16 de junho de 2009 “para autorizar, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica”.


Executivo Municipal prorroga pagamento da cota única do IPTU

Considerando o Decreto nº 23.290 de 2020 que decreta calamidade pública e estabelece medidas de prevenção ao contágio pela COVID-19 (novo Coronavírus), no âmbito do Município de Camaquã, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal da Fazenda, prorroga o prazo para o pagamento da Cota Única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2020), até o dia 28 de maio de 2020, como também o contribuinte optante pelo parcelamento terá o prazo para pagamento da primeira parcela também até o dia 28 de maio.


Governo Municipal faz nova entrega de cestas básicas




Nesta etapa será entregue 540 cestas básicas para famílias necessitadas

Na manhã desta quinta-feira (30), o Executivo Municipal, através da Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social, esta realizando mais uma ação de ajuda aos cidadãos que necessitam de auxílio, com a distribuição de 540 cestas básicas, com recursos do município, destinadas as pessoas que devido à pandemia do Coronavírus, necessitam de alimento para suas famílias.
Esta ação esta sendo efetuada nos Cras Cônego Walter, Bom Sucesso e Getúlio Vargas, além da Secretaria, onde esta sendo disponibilizado este auxílio para os moradores dos bairros que os Cras não abrangem.
O Executivo Municipal, vem empenhando-se para auxiliar os munícipes cadastrados no Bolsa Família, desempregados e autônomos que realizaram o seu cadastro via telefonema para os Cras, que após análise de profissionais da secretaria, foram habilitados para o recebimento da cesta básica.



terça-feira, 28 de abril de 2020

EXTRAVIO DE TALÃO DE NOTA FISCAL

Michel Reis Curtinaz, residente na rua Pacheca, 320 Bairro Viégas, Camaquã RS, comunica para efeitos legais que perdeu seu talão de produtor rural ( nota inicial nº P 180 441521)Inscrição 017/1136640 .Registra para fins de regularização junto a Secretaria da Fazenda do RS. Conforme ocorrência nº 1529/2020/153107.


Executivo Municipal busca aproximar empresários com agências bancárias

A intermediação seria para a reivindicação de benefícios para enfrentamento à crise do Covid-19

Na manhã desta terça-feira (28), o Executivo Municipal, através do Prefeito Ivo de Lima Ferreira e o Secretário Municipal da Indústria, Comércio e Serviços, Sidnei Soares, reuniram-se com representantes dos principais Bancos de Camaquã.
A reunião que ocorreu na prefeitura de Camaquã, teve como finalidade a aproximação das principais entidades ligadas ao comércio, indústria e agronegócio, para reivindicarem algum benefício junto às Agências Bancárias, para que os setores possam enfrentar a crise do Covid-19, porém as entidades não se fizeram presentes.


Estado recebe mais 350 mil doses de vacina contra a gripe

Foto: Ascom / SES 

Com essa remessa, coordenadorias terão recebido 100% das doses para a segunda etapa da campanha;
A Secretaria da Saúde (SES) recebeu, na manhã desta terça-feira (28), do Ministério da Saúde, um novo lote com 350 mil de vacinas da Influenza para a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B). Com essa remessa, as 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) terão recebido 100% das doses para a segunda etapa da campanha.
“Para disponibilizar as vacinas para a população, as regionais buscam os lotes junto à Ceadi (Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos) e, então, os repassam aos municípios”, informa a farmacêutica Tatiana Castilhos.
Durante o período de 16 de abril até 8 de maio, o foco é vacinar doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, população indígena, caminhoneiros/motoristas de transporte coletivo e portuários.
A partir do sábado, 9 de maio, que também será o Dia D de vacinação em todo território nacional, a campanha é destinada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias.
A distribuição gradual das doses aos Estados, e consequentemente aos municípios, se dá conforme disponibilidade de produção pelo Instituto Butantan. O próximo lote está previsto para chegar ao Estado no início da próxima semana, informa Tatiana.
Na primeira etapa da campanha, os idosos e os profissionais de saúde atingiram a marca de 100% da estimativa do público vacinado.

Camaquã

Durante a tarde desta terça-feira (28), a enfermeira Danieli Hain de Souza, informou que foram atingidos mais de 100% das metas para idosos e profissionais da saúde. O percentual é referente a campanha de vacinação para imunizar a população contra a Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e Influenza B).
Ela comentou que fora mais de 9.500 pessoas vacinadas durante as últimas semanas. Além disso, Danieli comentou que as quatro salas de vacinação do município estão abertas para seguirem a vacinação da segunda etapa da campanha.
Na segunda fase da campanha foram vacinados idosos, que por algum motivo não receberam a vacina na primeira fase da campanha, caminhoneiros, portadores de doenças crônicas, forças de segurança e motoristas de transporte coletivo.
A última e terceira etapa, começa no dia 9 de maio. Os grupos prioritários serão crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas e pessoas com deficiência.


Identificada mulher morta a facadas no interior de Camaquã

Foto: Divulgação/Facebook

O corpo de Maria Ereni Medeiros, de 50 anos, foi encontrado no começo da manhã por vizinhos da vítima; suspeita é de que o próprio filho da vítima seja o autor do crime 

Na manhã desta terça-feira (28), uma mulher foi encontrada morta ao lado de sua residência, no interior de Camaquã. A vítima foi identificada como Maria Ereni Medeiros, de 50 anos.
A suspeita é que o próprio filho da vítima seja o autor do crime. O caso aconteceu na localidade da Ponte do Assentado, próximo ao quarto Distrito de Camaquã.
Segundo informações da Delegada Vivian Sander Duarte, a Brigada Militar está responsável pela ocorrência. “Até o momento os policiais não se deslocaram até o local, pois estão esperando a perícia repassar mais informações”, afirmou Vivian.
O corpo foi encontrado no começo da manhã por vizinhos da vítima, que acionaram os órgãos policiais e de emergência. De acordo com informações extraoficiais obtidas pela reportagem do Clic Camaquã, a principal suspeita é de que o crime tenha sido cometido pelo próprio filho da vítima.
No local, a perícia deve isolar o perímetro para apurar com exatidão as circunstâncias da morte.


Segmentação regional será anunciada na quinta-feira

O governador Eduardo Leite também anunciou, durante a transmissão ao vivo diária, que a segmentação regional, um dos critérios para a implantação do distanciamento controlado no Estado, será divulgada na quinta-feira (30/4).
"Teremos as divisões em regiões definidas, e o novo decreto, que substituirá o que está vigente, vai contemplar essas regiões", explicou. No entanto, os protocolos para os níveis de risco de cada região serão estabelecidos ao longo da primeira semana de maio.
Até a última sexta-feira (24/4), a sociedade civil foi convidada a contribuir com sugestões para o modelo que está em elaboração. O Executivo recebeu mais de 200 contribuições, todas em avaliação pelo Gabinete de Crise.
Para a implantação do distanciamento social controlado, o Estado será dividido em regiões, de modo que seja possível analisar indicadores, como a ocupação dos leitos de UTI e o perfil da população. Esses indicadores farão com que cada região pertença a uma das quatro bandeiras que evidenciam o risco. Eles serão monitorados constantemente, podendo mudar para restrições mais ou menos rígidas.
A outra divisão leva em consideração os setores econômicos, que serão segmentados em pelo menos 12 setores, para os quais haverá protocolos específicos. "Devemos ter quatro bandeiras de risco e quatro níveis de protocolo para pelo menos 50 atividades econômicas", descreveu Leite.
A previsão inicial era de que a migração para o novo modelo já fosse iniciada no dia 1º de maio, mas o governador ressaltou a necessidade de, além do desenvolvimento da estrutura técnica, reforçar a comunicação, de forma clara, para que as mudanças ocorram com transparência.

ATENÇÃO: Aulas seguem suspensas em todo o Rio Grande do Sul, anuncia Leite

Governador anunciou prorrogação do atual decreto que suspende as atividades educacionais que terminaria em 30 de abril; data de retomada não foi definida

As aulas em escolas da rede estadual, em universidades e em instituições de ensino públicas e privadas não retornarão na próxima segunda-feira (4/5). A decisão foi anunciada nesta terça-feira (28/4) pelo governador Eduardo Leite em transmissão ao vivo pela internet. A interrupção gradual das atividades de ensino começou em 19 de março. No final daquele mês, a suspensão foi prorrogada até 30 de abril. 
"Ainda estamos definindo se o retorno das aulas se dará ao longo do mês de maio ou a partir de junho. Estamos observando protocolos que deverão ser atendidos para que os alunos possam retornar às aulas em segurança. Isso pode exigir a compra de materiais ou equipamentos de proteção, cujos processos de aquisição podem demorar", detalhou o governador.
Para evitar que os alunos da rede estadual sejam prejudicados, foi implementada a metodologia das aulas programadas, envolvendo diversos recursos pedagógicos e tecnológicos os quais as escolas dispõem, incluindo plataformas digitais e aplicativos variados.
O planejamento dos conteúdos e a preparação das dinâmicas pedagógicas, conforme orientação da Secretaria da Educação, são realizados pelos educadores a partir das possibilidades de cada comunidade escolar.
Para manter a carga horária anual dos estudantes, os professores estão utilizando diversos recursos, desde a distribuição presencial de tarefas e materiais didáticos aos pais ou responsáveis pelos estudantes que não têm acesso à internet até a utilização de plataformas digitais e rede sociais, como Facebook e WhatsApp, aplicativos, blogs, jogos interativos e atividades planejadas.
As aulas programadas são atividades escolares, presenciais ou não, previamente elaboradas com base em objetos de conhecimentos já abordados em sala, compreendendo um conjunto de aulas a serem cumpridas pelos estudantes e seus respectivos professores. A entrega das atividades dos alunos será realizada após o retorno das aulas presenciais na rede estadual.
O governador Eduardo Leite anunciou, durante transmissão pela internet o que chamou de distanciamento controlado de atividades a partir de 1º de maio no Rio Grande do Sul. No entanto, pouco depois, ressaltou que a retomada das aulas não deve observar esse mesmo calendário. O mesmo deve acontecer com as aulas da rede municipal, federal e particular.
— Considerando que a gente tem 20% da população gaúcha em escolas públicas municipais, estaduais, privadas, nas universidades, pode ser algo que a retomada das aulas fique mais distante — explicou Leite.
O governador deixou claro que ainda não há definição sobre datas de volta às aulas. Na rede estadual, as escolas não recebem alunos desde 19 de março. São ministradas as chamadas aulas programadas para tentar vencer o conteúdo do ano letivo. Leite chegou a dizer que as instituições de ensino também poderão entrar no distanciamento controlado, mas que isso ainda precisa ser melhor avaliado.
— Que vai ser feito observando a capacidade de atendimento hospitalar de cada região e os indicadores de propagação do vírus naquela região. Se o vírus está se propagando mais rapidamente e a capacidade hospitalar é baixa, então mais restrições serão impostas naquela região. Se temos o vírus se propagando pouco e a capacidade hospitalar é alta, então poderemos ter uma liberação de atividades maior — complementou o governador.
Por mais de uma vez o governador citou que as decisões de flexibilização de atividades levam em conta a pesquisa liderada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sobre a prevalência de coronavírus no Estado. Para o reitor da UFPel e coordenador da pesquisa, Pedro Hallal, não há nenhuma possibilidade de retomada das aulas a partir de 1º de maio, data prevista para início do distanciamento controlado.




Parceria entre Executivo Municipal e Brigada Militar realiza fiscalização


Durante este final de semana, houve a parceria entre o Executivo Municipal, através da Divisão de Trânsito e Brigada Militar, para coibir as aglomerações em pontos estratégicos do município. A ação tem a finalidade de combate disseminação do Coronavírus, seguindo normativas decretadas em Camaquã.
Esta parceria terá a sua continuidade, porque somente desta forma pode-se evitar as aglomerações e o descumprimento do decreto, principalmente à noite.

Números disponíveis para denúnciasA prefeitura municipal disponibilizou números para denúncias da população, sendo de segunda à sexta-feira, das 8h às 12 h e das 13h30min às 17h30min, o 3671.7206 (Fiscalização) e o 3671.8665 (Vigilância Sanitária), já aos finais de semana e feriados o número disponibilizado é o 3671.6655 (Divisão de Trânsito). Na parte da noite haverá dois números disponíveis, o 99822.3491 e o 99221.0290. Estes órgãos juntamente com a Brigada Militar fazem parte das equipes de fiscalização montada pela Prefeitura Municipal de Camaquã, para que se faça cumprir o Decreto Municipal.


segunda-feira, 27 de abril de 2020

Macro Atacado Krolow chega a Camaquã



Chegaram, na manhã desta segunda-feira (27), as primeiras oito carretas trazendo os pavilhões pré-moldados, que servirão de base para a construção do Macro Atacado Krolow em Camaquã.
Estes componentes de base já chegam devidamente prontos para a instalação no terreno adquirido pela empresa na Avenida Cônego Luis Walter Hanquet, a Faixinha, próximo ao número 551.
O proprietário, Jader Krolow, está em Camaquã, coordenando pessoalmente a operação junto com sua equipe. Segundo Jader, o empreendimento deverá gerar de 150 a 200 empregos diretos no município.
A estimativa do proprietário é que a obra seja concluida no prazo de três meses.


Furto de uma Motocicleta

Foi furtada uma Motocicleta Honda CG Titan 150 de cor azul e placa ILT3978 que estava estacionada na Rua Chicuta Moreira. Fato ocorreu no inicio da noite de domingo. Polícia Civil já está investigando o fato.


Prisão em flagrante por Embriaguez

No final da noite de Domingo foi apresentado nesta Delegacia de Polícia, pela Brigada Militar, um indivíduo preso em flagrante por embriaguez. O Homem abordado estava conduzindo seu veículo próximo à saída da cidade de Camaquã quando foi abordado pela BM. Logo após foi apresentado na Delegacia de Polícia para os procedimentos.


Bairros de Camaquã recebe retirada de entulhos

O Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal da Infraestrutura, realizou neste final de semana a retirada de entulhos em alguns bairros da cidade, as equipes foram distribuídas em duas frentes, os quais com muito empenho deixaram limpos os bairros onde ocorreu esta primeira etapa de limpeza.
Esta primeira ação foi feita nos bairros Viégas, Jardim, Maria da Graça e Gaúcho, sendo que terá a continuidade deste trabalho nos demais bairros da cidade.


Continuam trabalhos de sanitização no município


Parceria entre entidades tem por finalidade evitar proliferação do Coronavírus em Camaquã

Durante este final de semana, equipes da Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento, realização a sanitização de pontos estratégicos na cidade de Camaquã, trabalhando com máquinas pesadas para evitar a proliferação do Covid-19.
Este trabalho é realizado através da parceria do Executivo Municipal com empresários locais e agricultores, que disponibilizaram equipamentos para somar nesta ação de prevenção.


sábado, 25 de abril de 2020

População terá auxílio para preenchimento cadastral de solicitação do Auxílio Emergencial do Governo Federal

Pessoas que não tem acesso a Internet será auxiliada por servidores municipais

A partir desta sexta-feira (24), o Executivo Municipal, através da Secretaria Especial da Mulher, do Trabalho e Desenvolvimento Social, está disponibilizando auxílio ao cidadão que não possui acesso a Internet, para realizar o cadastramento para o Auxílio Emergencial do Governo Federal.
Este apoio do Governo Municipal será junto ao CRAS referência em seu bairro, onde estará um servidor para orientar sobre o cadastramento, esta ação é para evitar filas e aglomerações na Caixa Econômica Federal.
Já os bairros que não possuem CRAS, o solicitante deve se dirigir a Secretaria do Desenvolvimento Social, à rua João de Oliveira, 55.
Os CRAS têm acesso ao sistema e as equipes estão preparadas para informar sobre a situação cadastral e esclarecer as dúvidas mais freqüentes sobre esse benefício, evitando assim o enfrentamento de filas junto ao Banco.
Horário de funcionamento dos CRAS, de segunda à sexta-feira, das 8h às12h e das 13h30min às 17h30min.
CRAS CÔNEGO WALTER 3671 6928; CRAS GETÚLIO VARGAS 3671 8430; CRAS BOM SUCESSO 3671 0191.


Executivo Municipal anuncia primeiro caso de Coronavírus em Camaquã

Em coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (24), teve a participação do Prefeito Municipal de Camaquã, Ivo de Lima Ferreira, juntamente com o Secretário da Saúde, Fabiano Martins, acompanhado do Coordenador da Vigilância em Saúde, Luciano Pereira Dias e o Procurador  Chefe do Município, Fabiano Ribeiro.
A coletiva teve a finalidade de anunciar o primeiro caso confirmado do coronavírus na cidade, trata-se de um homem de 58 anos, o qual foi contaminado em Porto Alegre, onde realizava tratamento médico. Sendo que toda a família esta em isolamento domiciliar, sendo monitorados por agentes da Secretaria da Saúde, os quais estarão recebendo acompanhamento diário.
Em questão das aglomerações que estão ocorrendo na cidade, principalmente nas filas de estabelecimentos bancários, o Governo Municipal esta disponibilizando equipes que estão nos CRAS, para o cadastramento do Auxilio Emergencial do Governo Federal.
Outro fato anunciado foi a respeito da fiscalização, a qual será intensificada, “pedimos novamente para que a população, principalmente os empresários nos ajudem, não queremos precisar multar ninguém", declarou o procurador chefe do município, Fabiano Ribeiro. “Sigam os regramentos impostos através dos Decretos”, finalizou.
Já o prefeito Ivo solicitou a ajuda da população para continuar a flexibilização, “não queremos retornar aos regramentos", declarou. Deixando claro que, “se tivermos que endurecer, vamos endurecer, o nosso trabalho é cuidar da saúde da população”.


sexta-feira, 24 de abril de 2020

CAIXA abrirá 799 agências neste sábado (25) para atendimento de serviços essenciais

A CAIXA abrirá 799 agências neste sábado (25), de 8h às 12h, para atendimento de serviços essenciais à população. Poderão ser realizados saque INSS sem cartão; saque de Seguro Desemprego/Defeso sem cartão e senha; saque Bolsa Família e outros benefícios sociais sem cartão e senha; pagamento de Abono Salarial e FGTS sem cartão e senha; saque de conta salário sem cartão e senha; e desbloqueio de cartão e senha de contas.

Consulte as agências que estarão abertas:
http://www.caixa.gov.br/caixacomvoce/Paginas/default.aspx#agencias-feriado

As unidades terão fluxo de clientes controlado e nas salas de autoatendimento será permitida a entrada de um ou dois clientes por máquina, de acordo com o espaço físico disponível. Tais medidas visam manter o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas. Além disso, está sendo efetuada sinalização para delimitação nos pisos externos das agências para manutenção do afastamento social.
O banco também reforçou seu protocolo de higienização das unidades priorizando a limpeza das superfícies de contato humano, portas de entrada, maçanetas e vidros do entorno, teclados dos caixas eletrônicos, balcões de caixa e torneiras e aparelhos sanitários com periodicidade mínima de seis vezes ao dia.

Medidas para redução de filas
Adicionalmente à abertura no sábado, a CAIXA vem adotando uma série de medidas para reduzir o impacto das filas. Desde quarta-feira (22), 1.102 agências pelo país passaram a abrir com 2 horas de antecedência para atendimento de serviços essenciais, funcionando das 8h às 14h.
Visando otimizar o controle e organização das filas, a CAIXA está alocando mais de 2.800 vigilantes adicionais, bem como recepcionistas para reforçar orientação e atendimento ao público.

Informações e pagamento do Auxílio Emergencial
A CAIXA esclarece que os beneficiários do Auxílio Emergencial que receberam o crédito em poupança da Caixa podem movimentar o valor digitalmente pelo Internet Banking ou mesmo utilizando o cartão de débito em suas compras. Aqueles que receberam o crédito por meio da Poupança Digital Caixa podem pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras, bem como fazer transferências para outros bancos por meio do aplicativo CAIXA Tem.
Vale ressaltar que a prestação de informações sobre cadastro e pagamento do Auxílio Emergencial está disponível apenas por meio do aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, do site auxilio.caixa.gov.br e da central telefônica exclusiva 111.

Mais informações
twitter.com/caixa
facebook.com/caixa
instagram.com/caixa
youtube.com/user/canalcaixa


Secretariada Saúde realiza vacinação na modalidade drive-thru

Dando sequências as ações de vacinação contra a gripe H1N1, a Secretaria Municipal da Saúde estará dando início à segunda etapa de vacinação.
Esta etapa será feita na modalidade drive-thru, com início das 8h às 12h, nas dependências da Secretaria Municipal da Saúde, neste sábado (25), envolvendo as equipes de vacinação, os quais estarão imunizando idosos que não tenham recebido a vacina, caminhoneiros, portadores de doenças crônicas, forças de segurança, funcionários do sistema prisional e motoristas de transporte coletivo.
Importante salientar que a vacina contra a influenza (H1N1), não é eficaz contra o Covid-19, mas, pode auxiliar os profissionais da área da saúde para descartar o diagnóstico do Coronavírus, já que os sintomas são semelhantes.


Estudo sobre coronavírus no RS inicia 2ª fase de testes rápidos neste sábado (25)

Resultados da primeira fase do estudo apontam que o número de pessoas que já contraíram o vírus é cerca de sete vezes maior do que o de casos notificados 

O primeiro estudo a levantar a proporção de casos de coronavírus na população do RS inicia a segunda fase da pesquisa no próximo fim de semana, com a meta de realizar 4,5 mil testes rápidos e entrevistas em nove cidades gaúchas entre os dias 25 e 27 de abril.
A pesquisa inédita, encomendada pelo Governo do Rio Grande do Sul à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), irá mapear os casos de coronavírus no estado, avaliar a velocidade de disseminação da Covid-19 e fornecer subsídios para estratégias de saúde pública baseadas em evidências científicas.
“O grande diferencial de nosso estudo é fazer o levantamento global de quantas pessoas já tiveram contato com o vírus, independentemente de apresentarem sintomas, além de acompanhar a evolução quinzenal do contágio no estado”, afirma o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e coordenador geral da pesquisa, Pedro Hallal. “Essa segunda etapa vai permitir uma compreensão mais clara do avanço do vírus em diferentes regiões”, acrescenta.
O cronograma da pesquisa tem quatro rodadas de exames e entrevistas, realizadas em intervalo de duas semanas entre cada uma. A segunda fase ocorre neste fim de semana, entre os 25 e 27 de abril – exatamente quinze dias depois da primeira, que aconteceu no último feriado de Páscoa, de 11 a 13 de abril. As próximas fases estão programadas para 9 a 11 de maio, e 23 a 25 de maio.

Estudo mobiliza rede de doze universidades e tem apoio de órgãos de segurança pública

Para realizar as entrevistas e testes rápidos para a Covid-19 na população, entrevistadores da pesquisa irão visitar quinhentos domicílios neste fim de semana em cada uma das cidades sentinela das regiões demográficas do RS segundo critérios do IBGE: Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Passo Fundo e Caxias. Ao todo, são 4,5 mil participantes da amostra. Em cada município, são sorteados aleatoriamente os domicílios que entram no estudo; e em cada domicílio, um novo sorteio determina o morador que irá realizar o teste rápido.
“É muito importante que os moradores recebam os entrevistadores e participem do estudo para que possamos coletar as informações necessárias e estimar a real dimensão do coronavírus na população”, comenta a epidemiologista Mariângela Silveira, que integra a comissão de pesquisa na UFPel.
Todos os entrevistadores - profissionais voluntários da área de saúde – têm identificação do estudo e vestem equipamentos de proteção individual - máscaras, óculos, luvas e jalecos. A pesquisa tem o apoio das secretarias de saúde, centros de vigilância epidemiológica e órgãos de segurança pública dos municípios. “Sabemos que muitos moradores têm receios de golpes. Em caso de dúvida, pedimos que liguem para o telefone da Brigada Militar ou Guarda Municipal para checar a abordagem em suas casas. Esses órgãos também estão informados sobre os locais de atuação da pesquisa”, completa a pesquisadora.
Durante a visita, os entrevistadores aplicam um breve questionário e coletam uma amostra de sangue (uma gota) da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. O teste rápido detecta a presença de anticorpos, que são defesas produzidas pelo organismo somente depois de sete a dez dias da data de contágio pelo vírus. Dentro desse período, o resultado pode apontar negativo, mesmo que a pessoa tenha contraído o coronavírus. Em caso de resultado positivo, os participantes recebem um informativo com orientações e, em seguida, são contatados para acompanhamento e suporte da secretaria de saúde local.
O estudo coordenado pela UFPel mobiliza uma rede de doze instituições de ensino superior pública e privadas: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal do Pampa (Unipampa/Uruguaiana); Universidade de Caxias do Sul (UCS); IMED e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Passo Fundo), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade La Salle (Unilasalle).
Os custos do estudo, de R$ 1,5 milhão, têm financiamento da Unimed Porto Alegre, do Instituto Cultural Floresta, também da capital, e do Instituto Serrapilheira, do Rio de Janeiro. Os resultados serão divulgados por integrantes da coordenação do estudo e do Governo do RS em aproximadamente 48 horas após a finalização de cada rodada do inquérito populacional.

Para saber mais sobre os resultados da primeira etapa da pesquisa, acesse https://bit.ly/fase1-Epicovid19


quinta-feira, 23 de abril de 2020

Pequenos negócios que se adaptam conseguem ampliar faturamento durante a crise

Levantamento feito pelo Sebrae mostra que, apesar da queda no faturamento de 88% dos entrevistados, 400 mil empresas registraram aumento médio de 47% na receita

Donos de pequenos negócios que se adaptaram mais rapidamente ao momento de crise têm mais chances de se manter no mercado. Pesquisa realizada pelo Sebrae, entre os dias 3 e 7 de abril, mostra que, para além do amplo impacto negativo para quase 88% dos empresários, alguns segmentos, mesmo afetados pelo avanço do novo coronavírus, como o comércio varejista e o ramo de alimentos e bebidas, conseguiram equilibrar o fluxo de caixa e até registrar crescimento no faturamento. O levantamento, que ouviu 6.080 empreendedores de todo o país, estima que 400 mil pequenos negócios tiveram aumento médio de 47% na receita.
De acordo com o Presidente do Sebrae, Carlos Melles, pequenos negócios que passaram a inovar e mudaram seu modelo de negócio estão conseguindo se manter. “Observamos que, ainda que em um percentual baixo, se comparado ao resultado macro da pesquisa, os empresários que enxergaram oportunidades e se reinventaram saltaram na frente dos outros. Segundo nossa pesquisa, entre as micro e pequenas empresas que tiveram crescimento na receita durante a crise, cerca de 48% mudaram o modo de funcionamento, apostando mais em entregas online e serviços na internet”, explicou o presidente.
Dentre os 14 segmentos analisados na sondagem - restaurantes, lanchonetes, marmitarias e afins - são exemplos de como a adaptação e a inovação podem render resultados positivos. No segmento de alimentos e bebidas, por exemplo, 92% dos que aumentaram o faturamento adaptaram o negócio ao modelo de entrega (delivery). Percebemos que os empresários que apresentaram crescimento no faturamento encontraram uma oportunidade de negócio, conseguiram capturar o mercado. Muitos deles já faziam entregas e investiam em marketing digital,” destacou o Melles.
A maior parcela dos entrevistados aposta fortemente nas entregas online (41,9%), mas um percentual igualmente representativo reduziu o horário para minimizar os gastos e ganhar fôlego (41,2%). O teletrabalho ocupa o terceiro lugar no ranking que elenca as principais medidas adotadas pelos pequenos para se manter de pé em meio aos abalos sísmicos causados pela COVID 19(21,6%).
Em Capivari do Sul, a Don Benício Pizza Delivery, que já realizava o serviço de delivery, adaptou-se rapidamente ao novo momento e conseguiu aumentar o faturamento em 110% em março deste ano em comparação com o mesmo mês de 2019. Além disso, elevou seu ticket médio de R$ 49 para R$ 57. Tudo como resultado de pequenas ações feitas pela empresa, mostrando que nem tudo é notícia ruim em meio à crise econômica causada pelo distanciamento social. “Tínhamos a ideia de fazer uma promoção de aniversário. Antecipamos e resolvemos colocar em ação: o cliente compra duas pizzas de qualquer tamanho e concorre a um mês de pizza grátis”, conta o proprietário da Don Benício Pizza Delivery, Paulo Maurício Souza de Souza. Um fator importante para o crescimento: poucas pizzarias na região realizam tele-entrega. Na empresa, entenderam que o momento também era de cortar aqueles custos que não são essenciais, mas optaram por investir em material humano. Antes do Coronavírus, a Pizzaria Don Benício possuía três entregadores. Hoje, está com cinco. E ainda há uma vaga aberta para pizzaiolo. O crescimento foi tão grande que ele precisou transformar a casa onde vivia em uma fábrica de pizza. E aí, alugou a casa ao lado para morar. “Temos várias ações de marketing, mas o boca-a-boca é o que dá o maior retorno. O resultado está sendo bem superior ao que esperávamos. Temos muito que agradecer. Nossos colaboradores são uma peça fundamental da empresa para tudo isso acontecer”, destaca o empresário.
É válido registrar também que, apesar do isolamento social, algumas empresas dos segmentos do comércio varejista, moda, beleza e artesanato conseguiram resultados significativos implementando mudanças no modo de funcionamento, reduzindo horário, abrindo para serviços online e oferecendo entregas.

A PESQUISA EM DETALHES Sua empresa mudou o funcionamento com a crise?
• 6,6% - não mudaram a forma de funcionar
• 31% - mudaram o funcionamento
• 58,9% - interromperam o funcionamento temporariamente
• 3,5 % - decidiram fechar de vez

Entre as empresas que mudaram seu funcionamento
• 41,9% estão atuando apenas para entregas ou online
• 41,2% - estão com horário reduzido • 21,6% - adotaram o teletrabalho (home office)  • 15,3% - implementaram o rodízio de funcionários  • 5,9% - adotaram drive thru

Como seu negócio está sendo afetado em termos de faturamento mensal
• Aumentou - 2,4%
• Diminuiu - 87,5%
• Permaneceu igual - 2,9%
• Não sabe ou não quis responder - 7,2%

Em relação aos funcionários - tomou alguma medida?
• 46,8% - ainda não tomou medidas
• 28% -férias coletivas
• 17,8% - suspensão de contrato de trabalho
• 17% -  redução da jornada de trabalho com redução de salários

Você precisará pedir empréstimos para manter seu negócio em funcionamento sem gerar demissões?
• 54,9% - sim
• 17% - não
• 28,1% - não sabe ou não respondeu

SOBRE AS MEDIDAS ANUNCIADAS PELO GOVERNO NAS ÚLTIMAS SEMANAS
 Suspensão de contratos de trabalho e redução de jornada com compensação do governo para empregado
62% - ouviramfalar 22,8% - conhecem bem 15,3% - não conhecem

Nota Técnica: 6.080 Entrevistados em todas as Unidades Federativas; Margem de erro de +/-1% para o resultado nacional; intervalo de confiança de 95%.


Mesa Brasil Sesc tem livro de receitas nutritivas e com aproveitamento dos alimentos

Salgados, doces e sucos que podem ser feitos em casa como novas experiências culinárias 

Evitar o desperdício de alimentos é um grande desafio e pode ser uma estratégia para evitar a ida frequente ao supermercado durante o período de pandemia da Covid-19. O Mesa Brasil Sesc, rede de solidariedade que faz a mediação para a doação de alimentos em todo o Brasil, também realiza ações educativas que promovem o aproveitamento integral, a nutrição adequada e a reeducação alimentar.
O uso de partes não convencionais como folhas e talos pode ser muito nutritivo e saboroso. E para agregar esses ingredientes à mesa dos brasileiros, as nutricionistas do programa no Sesc/RS desenvolveram receitas de pratos salgados, doces e sucos que podem ser feitas em casa como novas experiências culinárias e representar o início de uma mudança de hábitos. O livro de receitas está disponível no link https://tinyurl.com/receitasmesabrasil. Confira abaixo algumas inspirações.

Link para Livro de Receitas do Mesa Brasil:
https://tinyurl.com/receitasmesabrasil

Panqueca de espinafre com queijo
INGREDIENTES

Massa
1 xícara (chá) de talos e folhas
de espinafre, cenoura e beterraba,
cortados e cozidos
1 xícara (chá) de leite
2 ovos
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de manteiga

Recheio
200 g de espinafre
2 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de azeite
4 fatias de muçarela
Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO
Massa: Bata todos os ingredientes no liquidificador até que se forme uma mistura homogênea. Em uma frigideira, coloque um fio curto de óleo e espalhe com ajuda de um papel-toalha. Coloque uma concha da massa e vire a frigideira cuidadosamente, espalhando a massa por igual no fundo. Deixe dourar dos dois lados.
Recheio: Doure o alho picado no azeite e em seguida adicione o espinafre, temperando com sal e pimenta-do-reino. Adicione o queijo e misture até que ele derreta completamente. Coloque um pouco do recheio no centro da massa de cada panqueca e enrole cuidadosamente.

Cuca de casca de banana
INGREDIENTES

4 xícaras (chá) de casca de banana
2 ovos
2 xícaras (chá) de leite integral
2 colheres (sopa) de manteiga
3 xícaras (chá) de açúcar refinado
3 xícaras (chá) de farinha de rosca
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de uva-passa
ou frutas cozidas e picadas

Farofa
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar refinado
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de canela em pó
1/2 banana esmagada

MODO DE PREPARO
Bata as claras em neve e reserve na geladeira. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a manteiga, o açúcar e as cascas das bananas. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca e as uvas-passas. Mexa bem. Acrescente as claras em neve e o fermento. Coloque a massa em uma forma untada e, por cima, a farofa. Leve ao forno preaquecido a 180° e asse por 40 minutos.
Para continuarmos próximos das pessoas neste período de isolamento, disponibilizamos o portal www.pertodevc.com.br, onde estão mais de 200 cursos e serviços gratuitos para que todos possam se manter em atividade, tanto as educativas quanto de saúde e bem-estar, sem sair de casa. Mais informações pelos canais de Fale Conosco dos nossos sites, redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn) e demais canais oficiais de comunicação. Acesse www.pertodevc.com.br.


Vereadores aprovam repasse imediato de emendas impositivas para Hospital de Camaquã

Requerimento foi aprovado por unanimidade

A Câmara de Vereadores de Camaquã realizou na noite desta quarta-feira (22) a 156ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura. A sessão ocorreu por meio de videoconferência e transmitida ao vivo por meio da página do Legislativo no Facebook.
Na oportunidade, os vereadores aprovaram por unanimidade dois Requerimentos com Apoio do Plenário e um Projeto de Lei. Confira:
Projeto de Lei nº 21 de 2020, de autoria do Poder Executivo, abre crédito suplementar no orçamento municipal no valor de R$ 20.452,64 com recurso proveniente do excesso de arrecadação.
Requerimento com Apoio do Plenário nº 13 de 2020, de autoria do vereador Professor Claiton Silva (PDT) solicita reajuste no vale refeição e estudo da possibilidade de abono salarial aos servidores públicos do município do Camaquã.
Requerimento com Apoio do Plenário nº 11 de 2020, de autoria do vereador Marcelinho (Progressistas) solicita que o valor das emendas impositivas no ano de 2019, para o Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA), sejam encaminhadas imediatamente.

Fonte: Mayara Farias - Ascom Câmara de Vereadores de Camaquã 
Foto: Mayara Farias 


Vereadores aprovam repasse imediato de emendas impositivas para Hospital de Camaquã

Requerimento foi aprovado por unanimidade
A Câmara de Vereadores de Camaquã realizou na noite desta quarta-feira (22) a 156ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura. A sessão ocorreu por meio de videoconferência e transmitida ao vivo por meio da página do Legislativo no Facebook.
Na oportunidade, os vereadores aprovaram por unanimidade dois Requerimentos com Apoio do Plenário e um Projeto de Lei. Confira:
Projeto de Lei nº 21 de 2020, de autoria do Poder Executivo, abre crédito suplementar no orçamento municipal no valor de R$ 20.452,64 com recurso proveniente do excesso de arrecadação.
Requerimento com Apoio do Plenário nº 13 de 2020, de autoria do vereador Professor Claiton Silva (PDT) solicita reajuste no vale refeição e estudo da possibilidade de abono salarial aos servidores públicos do município do Camaquã.
Requerimento com Apoio do Plenário nº 11 de 2020, de autoria do vereador Marcelinho (Progressistas) solicita que o valor das emendas impositivas no ano de 2019, para o Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA), sejam encaminhadas imediatamente.
Fonte: Mayara Farias - Ascom Câmara de Vereadores de Camaquã / Foto: Mayara Farias 

Vacinação da gripe retorna nesta quinta (23)

A Secretaria Municipal da Saúde, comunica que retorna as ações de vacinação de idosos nesta quinta-feira (23), nos bairros Santa Marta, Jardim do Forte e restante do centro, dando sequência na sexta-feira (24).
Também nesta sexta-feira, a partir das 9 horas, terá a continuidade da vacinação no interior do município, desta vez as localidades da Chácara Velha, Freguesia, Santa Auta e São Carlos, estarão recebendo a visita das equipes de saúde. Após o término da vacinação nos bairros, começará a serem feitas nos demais grupos.