O Poder Judiciário do Rio Grande do Sul (TJ/RS) foi alvo de um ataque cibernético, tendo sido invadido por hackers, que acessaram todas as informações processuais armazenadas no banco de dados, tais como arquivos sigilosos e dados pessoas de funcionários, consistentes em declarações de imposto de renda e remunerações, bem como informações de investigações em andamento.
O TJ-RS vem informando através dos seus veículos de comunicação que está trabalhando para o restabelecimento de todos os seus sistemas operacionais com a máxima brevidade possível, após a invasão em suas redes internas ocorrida na noite de 28/04/21.
Ainda não há previsão de quando o sistema voltará a operar normalmente. Como medida de segurança, desde a confirmação do problema todo e qualquer acesso interno foi bloqueado, seja dentro das dependências do Judiciário ou via acesso remoto.
Ainda há poucas informações sobre o ataque. O que se sabe oficialmente é que o ataque foi causado por um ransomware, um programa malicioso que criptografa e bloqueia os arquivos em um dispositivo da vítima, impedindo sua utilização. Em geral, os criminosos que usam esse programa exigem o pagamento de uma quantia como resgate para desbloquear as informações.
Não bastasse os efeitos da crise econômica provocada pela pandemia, agora o enfrentamento de um dos ataques mais sérios já vistos pelo Tribunal do RS, uma verdadeira cena de filme de terror!

Nenhum comentário:
Postar um comentário